2011

Comunicações em encontros científicos internacionais 2011
Referência Nome linha
Alarcão, I. (2011). Clara Ferrão Tavares e didáctica de línguas e culturas: uma relação a considerar. Conferência apresentada a convite, no encerramento do Colóquio Internacional de Homenagem à Professora Clara Ferrão Tavares sobre o tema “Intercompreensão, Plurilinguismo e didáctica das línguas estrangeiras: uma viagem entre culturas”. Portugal, Universidade do Algarve, 27 de setembro. Isabel Alarcão 1
Alarcão, I. (2011). Escola reflexiva e supervisão. Conferência apresentada a convite, no 1º Congresso Internacional de Supervisão Clínica: da qualidade da formação à certificação de competências realizado. Portugal, Escola Superior de Enfermagem do Porto, 28 de junho. Isabel Alarcão 1
Alarcão, I. (2011). Qualidade de vida e educação. Conferência apresentada a convite, no Simpósio Internacional de Educação 2011 sobre o tema Amar a educação é … dar lugar às próximas gerações. Guarujá, Brasil, 15 de outubro. Isabel Alarcão 1
Albergaria Almeida, P. (2011). Tell me a joke! The role of humor in learning. Comunicação apresentada no 4th World Universities Forum. China, Hong Kong, Hong Kong Institute of Education, 14-16 de janeiro. Patrícia Almeida 2
Albergaria Almeida, P., Teixeira-Dias, J. J. C., & Medina, J. (2011). Establishing a relationship between creativity and questioning – an exploratory approach. Comunicação apresentada na 2nd International Conference on Technology Enhanced Learning, Reforming Education and Quality of Learning. Grécia, Corfu, Aquis Corfu Holiday Palace Hotel, 18-20 de maio. Patrícia Almeida 2
Albergaria Almeida, P., Teixeira-Dias, J. J. C., & Medina, J. (2011). The interplay between students’ perceptions of context and approaches to learning. Comunicação apresentada na 3rd International Conference on Education, Economy and Society. França, Paris, Hotel Concorde La Fayette, 20-23 de julho. Patrícia Almeida 2
Almeida, M. J., & Bettecourt, T. (2011). Characterization of natural sciences blogs: are teachers exploiting the technical possibilities of this web 2.0 tool? Comunicação apresentada no 4th International Conference of Education Research and Innovation. Espanha, Madrid, 14-16 de novembro. Maria João Almeida 2
Amado, C. S., & Melo-Pfeifer, S. (2011). Que cultura(s) nos manuais de Português Língua Estrangeira para falantes germanófonos? Uma análise de manuais escolares editados na Alemanha. Comunicação apresentada no IX Congresso de Lusitanistas Alemães / 9. Deutscher Lusitanistentag. Aústria, Universidade de Viena, 14-17 de setembro. Silvia Melo-Pfeifer 1
Amaral, V., Silva, C., Pereira, A. C., Pereira, A., Cotrim, T., & Nossa, P. (2011). Copenhagen Psychossocial Questionnaire: Portuguese version. Comunicação em painel apresentadano 12th European Congress of Psychology. Turquia, Istambul. 4-8 de julho. 3
Ambrósio, S., Araújo e Sá, M. H., & Simões, A.R. (2011). Making wishes come true: a methodological design in a multicase study with non traditional adult students. Comunicação apresentada na ESREA Access, Learning Careers and Identities network conference, “Transitions and Identity in Learning and Life”. Portugal, Universidade de Aveiro, 24-26 de novembro. Susana Ambrósio 1
Ançã, M. H. (2011). A educação em Português na formação do sujeito/cidadão em contexto de acolhimento. Comunicação apresentada, a convite, no Colóquio Internacional Educação e Línguas: Questões de Identidade, Docência e Avaliação. Porto, Universidade do Porto, 4-5 de novembro. Maria Helena Ançã 1
Ançã, M. H. (2011). Em torno da língua portuguesa: saberes e crenças de africanos não especialistas. Comunicação apresentada no 15º Colóquio da Lusofonia, “Macau: Quatro séculos de Lusofonia – Passado, Presente e Futuro”. China, Macau, Instituto Politécnico de Macau, 12-15 de abril. doc Maria Helena Ançã 1
Ançã, M. H. (2011). Narrativas de angolanos sobre a língua portuguesa – contributo para o Português Língua Segunda. Comunicação apresentada, a convite, nas II JORNADAS “Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa”. Argentina, Córdoba, Universidade Nacional de Córdoba, Faculdade de Línguas, 14-16 de novembro. Maria Helena Ançã 1
Ançã, M. H. (2011). Português como língua de acolhimento – o papel da consciência linguística na formação de novos públicos. Comunicação apresentada, a convite, na Mesa-Redonda “Teorias Linguísticas na divulgação e ensino da língua e na formação de jovens falantes de português no mundo”,do III SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. China, Macau, Universidade de Macau, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Departamento de Português, 30 de agosto-2 de setembro. Maria Helena Ançã 1
Andrade, A. I., & Sá, S. (2011). Educação para o desenvolvimento sustentável e diversidade linguística: que possibilidades?. Comunicação nas VII Xornadas Lingua e Usos: Lingua e Ecoloxía. Espanha, Servizo de Normalización Lingüistica da Universidade de Coruña, 30 de novembro-2 de dezembro. Ana Isabel Andrade 1
Andrade, A. I., Pinho, A. S., & Mesquita, L. (2011). Aprendizagem profissional e colaboração: que possibilidades de desenvolvimento nas cozes dos autores do projecto “Línguas e Educação”?.  Comunicação no Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia/5º Encontro do GT-PA. Portugal, Instituto de Educação da Universidade do Minho, 21-23 de julho. doc Ana Isabel Andrade 1
Antunes, P., Barbosa, I., Moreira, A., & Pombo, L. (2011). O papel das redes sociais no desenvolvimento profissional de docentes do ensino não superior – o caso da interactic 2.0. Comunicação apresentada no ICEM&SIIE’2011 Joint Conference, “Old meets new – media in education”. Portugal, Universidade de Aveiro, 28-30 de setembro. Paula Antunes 2
Araújo e Sá, M. H (2011). ‘C’est un thème qui me tient à coeur!’: sujets de discussion dans une formation à l’intercompréhension par l’intercompréhension. Convegno Internazionale Attraverso le lingue. L’íntercomprensione, in ricordo di Claire Banche-Benveniste. Roma, Itália, Università degli studi Roma Tre, 20-21 de outubro. Maria Helena Sá 1
Araújo e Sá, M. H., & Andrade, A. I. (2011). No palco… com Clara Ferrão Tavares: a intercompreensão como mote. Comunicação apresentada, a convite no Colóquio Internacional de Homenagem a Clara Ferrão Tavares. Intercompreensão, Plurilinguismo & Didática das Línguas Estrangeiras: uma Viagem entre Culturas. Faro, Universidade do Algarve, 26-27 de setembro. Maria Helena Sá 1
Aresta, M., Moreira, A., & Pedro, L. (2011). Social software, learning and education: new ways to look at and work with the classroom.  Comunicação apresentada na 6th International Conference – Education in a Changing Environmen. Reino Unido, University of Salford, 6 de julho. url | doc António Moreira 2
Aresta, M., Pedro, L., Moreira, A., & Santos, C. (2011). Learning beyond the curriculum: PLE and the development of soft-skills. Comunicação apresentada na PLE Conference 2011. Southampton, Reino Unido, 11-13 de julho. url | doc António Moreira 2
Augusto, A. C., & Talaia, M. (2011). Como interpretar o estado do tempo atmosférico a partir de cartas meteorológicas. Comunicação apresentada no 6º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia e 3º Congresso de Engenharia de Moçambique. Moçambique: FEUP – FEUEM – OEP – OEM, Hotel VIP Gran Maputo, 29 de agosto a 2 de setembro. Mário Talaia 2
Augusto, A. C., & Talaia, M. (2011). Contributo dos clubes para as práticas lectivas – A construção de uma estação meteorológica. Comunicação apresentada no 6º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia e 3º Congresso de Engenharia de Moçambique. Moçambique: FEUP – FEUEM – OEP – OEM, Hotel VIP Gran Maputo, 29 de agosto  – 2 de setembro. Mário Talaia 2
Bago, J., Fonseca, H. M. A. C., & Santos, L. (2011). Back to university: a first glance on the transitions of non-traditional students in Portugal. Comunicação apresentada na ESREA Network on Access, Learning Careers and Identities, Transitions and Identity in Learning and Life Conference. Portugal, Universidade de Aveiro, 24-26 de novembro. Lucília Santos 2
Bago, J., Fonseca, H. M. A. C., Santos, L., Gonçalves, T., Fragoso, A., Ribeiro, C. M., Monteiro, R., & Quintas, H. (2011). Promoting success for non-traditional students in Portugal – a preliminary diagnosis. Comunicação apresentada no The challenge of Access, Retention and Drop-out in Higher Education in Europe: the experiences of non-traditional students. Espanha, Sevilha, 7-8 abril. Lucília Santos 2
Balula, A., & Moreira, A. (2011). Evaluation of eTeaching in Higher Education – towards a theoretical framework. Comunicação apresentada na TECH-EDUCATION 2011 – 2nd International Conference on Technology Enhanced Learning, Quality of Teaching and Reforming of Education. Grécia, Corfu, 17-21 de maio.  Ana Balula 3
Baptista, A. V., Huet, I., & Jenkins, A. (2011). The reflective practice of doctoral supervisors: a path towards the enhancement of the scholarship of postgraduate supervision. Comunicação apresentada no 3rd Postgraduate Supervision Conference. África do Sul, Stellenbosch, 18-21 de abril. 3
Barbas, M. (2011). Ambientes tecnológicos: memórias relacionais, mutações tecnológicas, focos de inovação. Comunicação apresentada, a convite, no 1º Colóquio da UIIPS – A investigação no IPS. Portugal, Santarém, Instituto Politécnico de Santarém , 8 de fevereiro. Maria Barbas 2
Barbas, M. (2011). Reação ao convidado internacional Albert Sangrà (Universitat Oberta de Catalunya) que apresentou o tema ‘ Creatividad y colaboración en la integración de la tecnología en Educación Superior. Comunicação, apresentada a convite, no 1º Encontro de Instituições e Unidades de e-learning do Ensino Superior (LE@D). Lisboa, Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, 19 de dezembro. Maria Barbas 2
Barbosa, I., Antunes, P., Moreira, A., & Pombo, L. (2011). O potencial das redes sociais para o desenvolvimento profissional dos docentes. Comunicação apresentada no CISTI’2011 – 6ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. Chaves, Portugal, junho de 2011. doc Isabel Barbosa 2
Barbosa, I., Antunes, P., Pombo, L., & Moreira, A. (2011). Competências na utilização das ferramentas/serviços Web 2.0 no contexto do desenvolvimento profissional de professores. Moreira et al. (2011). Comunicação apresentada no ICEM-SIIE2011. Portugal, Universidade de Aveiro, 28-30 de setembro. doc Isabel Barbosa 2
Basílio, D., Araújo e Sá, M. H., & Simões, A. R. (2011). Reciprocal images of Turkish and Portuguese university students: for an intercultural mediation between Portugal and Turkey. Comunicação apresentada no 1st International Conference on Foreign Language Teaching and Applied Linguistics. Bósnia-Herzegovina, International Burch University, 5-7 de maio. doc Daniel Basílio 1
Bettencourt, T. (2011). Mundos virtuais e suas potencialidades educativas. Comunicação apresentada, a convite, na Conferência Online de Informática Educacional (COIED). Lisboa, Universidade Católica de Lisboa, 11 de fevereiro. Teresa Bettencourt 2
Boné, M., & Bonito, J. (2011). Compreender o consumo de álcool entre os estudantes dos ensinos básico e secundário.Comunicação apresentada no VII Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. Braga, Instituto de Educação da Universidade do Minho, 19-22 de julho. Jorge Bonito 2
Bonifácio, V., & Malaquias, I. (2011). Portuguese amateur astronomy (1850-1910). Comunicação apresentada no StephensonFest – A Conference to celebrate F. Richard Stephenson’s 70th Birthday and Mark his Long and Important Contribution to the History of Astronomy. Grã-Bretanha, Universidade de Durham, 13-16 de abril. url Vítor Bonifácio 2
Bonifácio, V., Malaquias, I., & Fernandes, J. (2011). Francisco Miranda da Costa Lobo da vanguarda do cinema astronómico internacional. Comunicação apresentada no Congresso Luso-Brasileiro de História das Ciências. Coimbra, Universidade de Coimbra, 26-29 de outubro. url doc Vítor Bonifácio 2
Branco, P., & Barbas, M. (2011).  Projecto TV.COMMUNITY – plataforma web com serviço de televisão comunitária e interativa. Comunicação apresentada no Challenges 2011 – VII Conferência Internacional de TIC na Educação: “Perspetivas de Inovação. Braga, Universidade do Minho, 12 e 13 maio. Paulo Branco 2
Cabral, A. P., & Huet, I. (2011). Avaliação e qualidade da investigação em educação. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional da Red Iberoamericana de Investigación sobre la Calidad de la Educación Superior (RIAICES) – Investigación, Evaluación E Innovación De La Calidad De La Educación Superior: Modelos Y Estrategias. Portugal, Universidade do Algarve, 22-24 de fevereiro. doc 3
Cabral, A. P., & Huet, I. (2011). Research in Higher Education: the role of teaching and student learning. Comunicação apresentada no International Conference on Education and Educational Psychology. Turquia, Istanbul, 19-22 de outubro. doc 3
Cabral, A. P., Huet, I., & Elton, L. (2011). Assessing the quality of research: development of a framework. Comunicação apresentada na 15th Biennial International Study Association on Teachers and Teaching – ISATT 2011 – Back to the Future: Legacies, Continuities and Changes In Educational Policy, Practice and Research. Portugal, Universidade do Minho, 5-8 de julho. doc 3
Cabrita, I. (2011). Padrões geométricos – uma abordagem criativa. Comunicação apresentada na III Bienal da Aprendizagem da Aprendizagem da Matemática, Língua Portuguesa e Tecnologias, S. Tomé e Príncipe. São Tomé e Príncipe, Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe, 30 de agosto – 1 de setembro. doc Isabel Cabrita 2
Cabrita, I. (2011). Percursos de um programa de formação contínua em matemática inovador – o caso do m@c1/2. Comunicação apresentada, a convite, na III Bienal da Aprendizagem da Aprendizagem da Matemática, Língua Portuguesa e Tecnologias, S. Tomé e Príncipe. São Tomé e Príncipe, Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe, 30 de agosto – 1 de setembro. doc Isabel Cabrita 2
Cachapuz, A. (2011). Educação em ciências: identidade e perspectivas em contexto internacional. Conferência apresentada, a convite, na Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ. Rio de Janeiro, 12 de agosto. António Cachapuz 2
Cachapuz, A. (2011). O ensino das ciências para a compreensão. Conferência apresentada, a convite, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio De Janeiro, 8 de agosto. António Cachapuz 2
Cachapuz, A. (2011). Políticas e reformas curriculares: uma perspectiva internacional. Conferência apresentada, a convite, no VII EnFOCO Políticas e Reformas Curriculares Oficiais de Ensino de Ciências na Escola Fundamental. Campinas, UNICAMP, 25- 26 de novembro. António Cachapuz 2
Capucho, F., & Pereira, L. A. (2011). EILC – an open door for the success of Erasmus mobility programs. Comunicação apresentada no III Uluslararasi Türkiye Eğitim Araştirmalari Kongresi. Girne-Kuzey Kıbrıs Türk Cumhuriyeti, 4-7 de maio. Luísa Álvares Pereira 1
Cardoso, I., & Pereira, L. A. (2011). “A origem do meu nome”: para abordar na aula de língua a escrita do “eu”. Comunicação apresentada no II Encontro Internacional do Ensino do Português. Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra, 10-12 de fevereiro. doc Inês Cardoso 1
Cardoso, T. (2011). E-Learning and the experience of Universidade Aberta (UAb). Comunicação apresentada, a convite, no Seminário Internacional de Aprendizagem e Troca de Boas Práticas. Caparica, Madan Parque – Auditório, 14 de setembro. Teresa Cardoso 1
Cardoso, T., & Matos, F. (2011). Skype as a tool to learn languages online in teletandem. Comunicação apresentada no 61st International Council for Educational Media/XIII International Symposium on Computers in Education «Old meets New media in education». Portugal, Universidade de Aveiro, 28 de setembro. Teresa Cardoso 1
Carrinho, P., & Pereira, A. (2011). A vinculação e os sem abrigo. Comunicação apresentada no XVIII Congreso Internacional de Psicología, “Desafíos y Perspectivas Actuales de la Psicología”. Itália, Roma, INFAD, 13-16 de abril. url | doc 3
Casanova, D., Costa, N., & Moreira, A. (2011). Aprendizagem potenciada pela tecnologia no Ensino Superior: proposta de um modelo para avaliar e monitorizar a sua qualidade. Comunicação apresentada no I Congreso Internacional da Red Iberoamericana de Investigación sobre la Calidad de la Educación Superior (RIAICES). Portugal, Faro: Universidade do Algarve, 22, 23 e 24 de fevereiro. doc 3
Casanova, D., Costa, N., & Moreira, A. (2011). Technology enhanced learning (TEL) in Higher Education: a proposal for developing a quality evaluation framework. Comunicação apresentada no International Conference Science, Technology, Higher Education, and Society in the Conceptual Age (STHESCA). Polónia, Krakow: Jagiellonian University, 5-7 de julho. url | doc 3
Casanova, D., Moreira, A., & Costa, N. (2011). Technology enhanced learning in Higher Education: results from the design of a quality evaluation framework. Comunicação apresentada na 2nd International Conference on Education and Educational Psychology. Turquia, Istambul, 19-22 outubro. doc 3
Cortesão, A., Barbas, M. (2011).  SLOODLE – ambiente de aprendizagem Moodle no mundo virtual SECOND LIFE®. Comunicação apresentada no Challenges 2011 – VII Conferência Internacional de TIC na Educação: “Perspetivas de Inovação. Braga, Universidade do Minho, 12 e 13 maio. Maria Barbas 2
Costa, A. M., Moreira, G., & Pinho, A. S. (2011). English language diversity in the classroom: what do the official documents tell us?. Comunicação apresentada no 4th International Adriatic-Ionian Conference Across Languages and Cultures. Itália, Universidade Ca’ Foscari de Veneza, 1-3 de setembro. doc Ana Margarida Costa 1
Costa, A. R., Andrade, A. I., Martins, F., & Pinho, A. S. (2011). English in secondary school – a way towards or against the development of the plurilingual competence? Interview with a Portuguese teacher of English. Comunicação apresentada no 4th International Adriatic-Ionian Conference Across Languages and Cultures. Itália, Universidade Ca’ Foscari de Veneza, 1-3 de setembro. url | doc Ana Rita Costa 1
Costa, C., & Martins, I. P. (2011). Conceptions of primary school teachers about science education: relevance for innovative classroom activities. Comunicação apresentada na 15th Biennial of the International Study Association of Teachers and Teaching. Portugal, Universidade do Minho, 5-8 de julho. Isabel P. Martins 2
Costa, J. A., Neto-Mendes, A., & Castanheira, P. (2011). Modèles de gestion scolaire et de leadership démocratique au Portugal. Comunicação apresentada no Congresso da AfIRSELa recherche en éducation dans le monde, où en sommes-nous? Thèmes, méthodologies et politiques de recherche. França, Paris, Afirse e UNESCO, 14-17 de junho. doc Jorge Adelina Costa 1
Costa, J. A., Neto-Mendes, A., Azevedo, S., & Gouveia, A. (2011). Les cours particuliers au Portugal: traces d’un itinéraire. Comunicação apresentada no Congresso da AfIRSELa recherche en éducation dans le monde, où en sommes-nous? Thèmes, méthodologies et politiques de recherche. França, Paris, Afirse e UNESCO, 14-17 de junho. Jorge Adelina Costa 1
Costa, J., & Castanheira, P. (2011). School leadership in Portugal: the role of the director’s intervention project. Comunicação apresentada na International Conference on Education & Educational Psychology (ICEEPSY 2011). Istanbul, 19-22 de outubro. 3
Costa, J., Neto-Mendes, A., & Castanheira, P. (2011).The ELO Project – Educational Leadership Observatory. Comunicação apresentada na International Conference on Education & Educational Psychology (ICEEPSY 2011). Turquia, Istanbul, 19-22 de outubro. 3
Costa, N. (2011). Avaliação do Desempenho Docente (ADD). Do pré-escolar ao ensino superior. Comunicação em painel apresentada, a convite, no Encontro Internacional deEducação, Currículo e Didácticas: Tendência, Contextos e Dinâmicas. Portugal, Ponta Delgada, Universidade dos Açores, 27-29 de outubro de 2011. doc Nilza Costa 3
Costa, N. (2011). Formação inicial de professores que desafios?. Comunicação apresentada, a convite, nas XVI Jornadas Científico-Pedagógicas Por uma educação científica de qualidade ao serviço da sociedade angolana. Angola, Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla, 5-7 outubro. doc Nilza Costa 3
Costa, N. (2011). Internationalization of Higher Education: the experience of the Project Teacher Education Review and Update of Curriculum. Comunicação apresentada, a convite, na IPVC International Week. Portugal, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2-6 de maio. doc Nilza Costa 3
Cruz, M., Araújo e Sá, M. H., & Moreira, A. (2011). Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-line. Comunicação apresentada no Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia / 5º Encontro do GT-PA. Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação, 21-23 de julho. doc Mário Cruz 1
Cruz, M., Araújo e Sá, M. H., & Moreira, A. (2011). Duma pedagogia crítica a uma hiperpedagogia crítica: caminhos para a implementação da pedagogia para a autonomia no processo de ensino-aprendizagem on-line. In J. L. Costa et al (Orgs.), Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia / 5º Encontro do GT-PA (pp. 137-149). Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação. (ISBN: 978-989-8525-02-4). doc Mário Cruz 1
Duque de Sousa, D., & Pereira, G. R. (2011). Homossexualidade x AIDS: representações sociais de estudantes de licenciatura. Comunicação apresentada no XI Congreso de La sociedad Latinoamericana de Medicina Sexual. Argentina, Buenos Aires, 8-11 de setembro. Graziela Pereira 2
Faneca, R. M., Reste, C., & Guzeva, T. (2011). A língua portuguesa (LP) como lugar de (des)encontro intercultural. Comunicação apresentada no III Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. A Formação de Novas Gerações de Falantes de Português no Mundo. Macau, Universidade de Macau, 30 de agosto-2 de setembro. Rosa Faneca 1
Fernandes, L., Pereira, A., Francisco, C., Procópio, M., & Tiballi, E. (2011). Supervisão pedagógica como fonte de stress: um olhar comparativo entre Portugal e Brasil. Comunicação apresentada no II Congresso Internacional da Universidade de Évora. Portugal, Universidade de Évora, 14-15 de novembro. url | doc Anabela Pereira 3
Ferrão Tavares, C. (2011).  Implications des technologies dans les approches plurilingues et pluriculturelles: le cyber-chantier. Comunicação apresentada na XXVème Édition de nos Journées Pédagogiques de l’ Association de Professeurs de Français de Galice. Galiza, 20 de junho-1 de julho. doc Clara Ferrão Tavares 1
Ferrão Tavares, C. (2011). À l’heure de la virturéalité en Didactique des Langues Cultures. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional de Homenagem a Clara Ferrão Tavares Intercompreensão, plurilinguismo e didáctica das línguas estrangeiras: uma viagem entre culturas. Portugal, 26-27 de setembro. INTERNACIONAL? UNIFORMIZAR, HÁ VÁRIAS REFERENCIAS doc Clara Ferrão Tavares 1
Ferrão Tavares, C. (2011). D’autres voies pour la didactique des langues étrangères. Comunicação apresentada na  XXVème Édition de nos Journées Pédagogiques de l’Association de Professeurs de Français de Galice. Galiza, 20 de junho-1 de julho. doc Clara Ferrão Tavares 1
Ferrão Tavares, C., Silva, J., & Silva e Silva, M. (2011). L’approche actionnelle dans la formation des enseignent de langues-cultures: littératie(s) multimodale(s). Comunicação apresentada no Colloque international FICEL – DILTEC. França, Université Sorbonne Nouvelle – Paris III, 3-4 de novembro. url | doc Clara Ferrão Tavares 1
Ferraz, N., Taveira, E., Pereira, A., & Castanheira, H. (2011). Promotion of personal and social development in college students: a study for the construction of a scale to assess the influence of physical environment. Comunicação apresentada no INTE2011 – International Conference on New Horizons in Education. Portugal, Instituto Politécnico da Guarda, 8-10 de junho. url | doc Anabela Pereira 3
Fragoso, A., Quintas, H., Ribeiro, C. M., Monteiro, R., Gonçalves, T., Fonseca, H. M. A. C., Bago, J., & Santos, L. (2011). Navigating through higher education: mature students in transition. Comunicação apresentada na 2nd Conference of ELOA – Elderly, Education, Intergenerational Relationships and Social Development. Portugal, Braga, 25-27 de outubro. Lucília Santos 2
Freitas Luís, J., Oliveira-Formosinho, J., & Costa, N. (2011). Understanding the educational intentionality within pedagogy-in-participation. Comunicação apresentada na 21st EECERA Annual Conference Switzerland. Suíça, Universidade de Geneva e Universidade de Lausanne, 14-17 de setembro. Joana Freitas Luís 3
Gonçalves, M. L. (2011). Educação em línguas: um diálogo entre o Eu e o(s) Outro(s) em espaços de formação contínua”. Comunicação apresentada, a convite, no Colóquio Internacional Educação e Línguas: questões de identidade, docência e avaliação. Porto, 3-4 de novembro. Maria de Lurdes Gonçalves 1
Gonçalves, M., & Martins, A. (2011). Universidade e processos de recomposição social. Comunicação apresentada no II Congresso Internacional de Docência Universitária. Espanha, Universidade de Vigo, 30 de junho-2 de julho. António Maria Martins 1
Gonçalves, R. (2011). Evaluar los estudiantes en practicum: concepciones y practicas. Conferência apresentada, a convite, na Escuela Universitária de Enfermería y Fisioterapia da Universidad de Alcalá. Espanha, Alcalá de Henares, Universidad de Alcalá, maio. Rui Gonçalves 3
Gonçalves, R., Batista, A., Lobão, C., & Melo, A. (2011). Evidence-based practice in Higher Education: discussing its value to enhance teaching and learning. Comunicação virtual apresentada no The Fourth World Universities Forum. China, Hong Kong Institute of Education, janeiro. Rui Gonçalves 3
Gonçalves, R., Ferreira, M., & Costa, N. (2011). Concepções de avaliação no Ensino Superior. Comunicação apresentada no II Congreso Internacional de Docencia Universitaria. Espanha, Universidad de Vigo, 30 de junho – 2 de julho. Rui Gonçalves 3
Gonçalves, R., Ferreira, M., & Costa, N. (2011). Construção de um inventário de concepções de avaliação de docentes de enfermagem. Comunicação apresentada no 11th Conference Ibero-American on Nursing Education. Portugal, ALADEFE e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 18-24 de setembro. Rui Gonçalves 3
Gonçalves, T., Fragoso, A., Ribeiro, C. M., Monteiro, R., Quintas, H., Bago, J., Fonseca, H., & Santos, L. (2011). Who are they? Making non-traditional students visible. Comunicação apresentada no Between Global and Local: Adult Learning and Development, Positioning and Conceptualizing Adult Education and Learning within Local Development. Turquia, Istambul, 29-30 de abril. Lucília Santos 2
Guerra, C., Moreira, A., & Vieira, R. (2011). Technology enhanced science education: a design framework for primary teacher education. Comunicação apresentada na ICEM&SIIE’2011 Joint Conference, “Old meets new – media in education”. Portugal, Universidade de Aveiro, 28-30 de setembro. url | doc António Moreira 2
Huet, I. (2011). Designing the curricula based on learning outcomes. Case studies and best practices from western universities. Comunicação apresentada, a convite, no Training Workshop on Professional Standards. Moldávia, Ion Creanga Pedagogical State University, 18 de outubro. Isabel Huet 3
Huet, I. (2011). Linking a research dimension to an internal quality Assurance system to enhance teaching and learning in Higher Education. Comunicação apresentada na International Conference on Education and Educational Psychology. Turquia, 21 de outubro. Isabel Huet 3
Huet, I. (2011). Linking educational research to institutional measures of quality enhancement: a Portuguese project. Comunicação apresentada, a convite, na 3rd International Conference on Institutional Strategic Management. Roménia, Sibiu, 14 de julho. Isabel Huet 3
Huet, I. (2011). Qualidade da investigação pós-graduada: construção de um modelo de avaliação. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional da Red Iberoamericana de Investigación sobre la Calidad de la Educación Superior (RIAICES) – Investigación, Evaluación E Innovación De La Calidad De La Educación Superior: Modelos Y Estrategias. Portugal, Universidade do Algarve, 24 de fevereiro. Isabel Huet 3
Leão, M. B. C., Neri de Souza, F., & Moreira, A. (2011) FlexQuest: literacia da informação e flexibilidade cognitiva. Comunicação apresentada no International Council for Educational Media (ICEM) and the International Symposium on Computers in Education (SIIE) ICEM&SIIE’2011. Portugal, Universidade de Aveiro, 28- 30 setembro. doc Francislê Neri de Souza 2
Lopes, B., & Pedrosa-de-Jesus, M.H. (2011). Quality questioning in undergraduate biology: a way to promote professional development. Comunicação apresentada na 9th biannual ESERA Conference Science Learning and Citizenship.  França, Lyon, 5-9 de setembro. doc Betina Lopes 2
Lopes, B., Macário, M.J., Pinto, M., Ançã, M. H., & Loureiro, M. J. (2011). Research training in higher education: exploring the case of three doctoral students with different backgrounds. Comunicação apresentada na Conferência ESREA Transition and Identity in Learning and Life.Portugal, Universidade de Aveiro, 24-26 de novembro. doc Betina Lopes 2
Lopes, C., Loureiro, M. J., & Marques, L. (2011). ICT in the assessment of learning: a case study with teachers from the elementary and secondary education. Comunicação virtual apresentada no ICERI 2011 International Conference of Education, Research and Innovation. Espanha, Convention Centre – MELIA CASTILLA MADRID, 14-16 de novembro. doc Carla Morim Lopes 3
Lopes, L., & Bettencourt, T. (2011). Functional features of group work developed by 12 grade students within “inquiry teaching approach”. Comunicação virtual apresentada na 3th World Conference of Educational Sciences 2011. Turquia, Istambul, Bahcesehir University, 3-7 de fevereiro. Teresa Bettencourt 2
Loureiro, A, Santos, A., Costa, C., & Bettencourt, T. (2011). Technology enhanced learning through the use of virtual worlds. Research Conference in the Second Life® World – SLACTIONS 2011. Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 18 de novembro. doc Ana Loureiro 2
Loureiro, A., & Bettencourt, T. (2011). The extended classroom: meeting students’ needs using a virtual environment. Comunicação apresentada na 3rd WCES- World Conference on Educational Sciences. Turquia, Istambul, Bahcesehir University, 5 de fevereiro. Ana Loureiro 2
Loureiro, A., & Bettencourt, T. (2011). A utilização de mundos virtuais como sala de aula estendida. VWBPE2011 – Virtual World Best Practices in Education (virtual presentation in Second Life), 19 de março. Ana Loureiro 2
Loureiro, A., Bettencourt, T., & Santos, A. (2011).  Extending collaborative learning beyond the boundaries of the physical classroom through virtual environments. Comunicação apresentada no iVERG 2011 Conference. Middlesbrough, United Kingdom, 27-28 de junho. url | doc Ana Loureiro 2
Loureiro, M. J. (2011). Evolving b-learning practices – do they increase the quality of online learning?. Comunicação apresentada, a convite, na “CONCEDE User Generated Conference”. Portugal, Oeiras, 14 de setembro. Maria João Loureiro 3
Macário, M. J., & Sá, C. M. (2011). Promoção do trabalho colaborativo através de fóruns na formação de professores. Comunicação apresentada na VII Conferência Internacional de TIC na Educação: perspetivas de inovação. Portugal, Braga, Centro de Competência da Universidade do Minho, 12-13 de maio. Maria João Macário 1
Macário, M. J., Lopes, B., Pinto, M., Loureiro, M. J., & Ançã, M. H. (2011). Research training in the 21st century: a reflection on collaborative work and emergent learning. Comunicação apresentada no ICEM&SIIE‘11 Joint Conference. Portugal, Aveiro, University of Aveiro, 27-30 de setembro. Maria João Macário 1
Malaquias, I. (2011). Material aspects of scientific culture – didactic instruments of Physics & Chemistry. Comunicação apresentada no 3º Simpósio Internacional de Filosofia da Ciência – Culturas experimentais: Teorias, Coisas e Experiências. Portugal, Universidade de Évora e CEHFC, 6-7 maio. Isabel Malaquias 2
Malaquias, I. (2011). Stirring towards a chemical modernization – a curious popularising collection. Comunicação apresentada no 8th International Conference on History of Chemistry, Alemanha, University of Rostock, 13-16 setembro. Isabel Malaquias 2
Malaquias, I., & Bonifácio, V. (2011). À procura da modernização – dinâmicas no ensino e investigação em Física na Universidade de Coimbra (1856-1876). Comunicação apresentada no Congresso Luso-Brasileiro de História das Ciência. Portugal, Universidade de Coimbra, 26-29 de outubro. Isabel Malaquias 2
Martins, F. (2011). Eveil aux langues à l’école primaire : quelles possibilités de formation initiale des enseignants?. Comunicação apresentada no II Congrès Européen de la FIPF. Vers l’éducation plurilingue en Europe avec le français. De la diversité à la synergie. República Checa, Praga, 8-10 de setembro. doc Filomena Martins 1
Mateus Filipe, A., Moreira, A., & Branco V. (2011). Design de contextos móveis de suporte à aprendizagem de projecto. Comunicação apresentada no CIPED VI Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 10-12 de outubro. António Mateus Filipe 2
Mateus Filipe, A., Moreira, A., & Branco V. (2011). Mobilidade e interoperabilidade na aprendizagem on-line de Projecto em Design. Comunicação apresentada no CIPED VI Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 10-12 de outubro. António Mateus Filipe 2
McIsaac, M., Vrasidas, C., Tu, C.H., & Loureiro, M. José (2011). Developing teacher knowledge and skills in teaching with technology. Comunicação apresentada no Congresso ICEM&SIIE’11 Old meets new – media in education. Aveiro, Universidade de Aveiro, 27 a 30 de setembro. Maria José Loureiro 2
Melo, S., & Pereira, G. R. (2011). Emancipatory intentional sexual education: urgent need in teachers’ formation courses. Comunicação apresentada no 20th World Congress of Sexual Health. Reino Unido, Glasgow, 12-16 de junho. Graziela Pereira 2
Melo-Pfeifer, S. (2011). “Vamos fazer um acordo?” – Escritores africanos e o novo acordo ortográfico para a língua portuguesa. Intervenção oral no Colóquio DASP (Deutsche Gesellschaft fur die Afrikanischen Staaten Portugiesische Sprache) Portugiesischsprachige afrikanisch Literatur der Gegenwart / Literatura Africana Contemporânea de Expressão Portuguesa. Alemanha, Universidade de Colónia, 12-13 de junho. Sílvia Melo-Pfeifer 1
Melo-Pfeifer, S. (2011). O que quer, o que pode esta língua? E nós, com ela?. Intervenção inaugural no Colóquio “Aspectos da Lusofonia: a Língua Portuguesa, elo de ligação e de integração”. Alemanha, Universitat Heidelberg, 20 de janeiro. Sílvia Melo-Pfeifer 1
Moreira, A. C., & Pedrosa de Jesus, M. H. (2011). O papel da avaliação e do feedback num fórum de discussão online: promoção das competências de questionamento nos alunos universitários de biologia. Comunicação oral apresentada no Seminário Ibérico “A formulação de perguntas sobre conteúdo científico: processos individuais e sociais em sala de aula”. Portugal, Universidade de Coimbra, 18-19 de novembro. Maria Helena Pedrosa de Jesus 2
Moreira, G., & Costa, A. M. (2011). Da diversidade de vozes em língua inglesa à competência plurilingue. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional “Educação e Línguas – Questões de Identidade, Docência e Avaliação”. Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 4-5 de novembro. doc Ana Margarida Costa 1
Mourão, S. (2011). Don’t nibble at a picturebook! Comunicação apresentada, a convite, no EncontroReading Together & Ler Juntos & Ler Xuntos & Leer Juntos – Joint APPI Portugal / APIGA Galicia. Pontevedra, Espanha, 12 de Novembro. Sandie Mourão 1
Mourão, S. (2011). Picturebooks are for old and young. Comunicação apresentada no 25th APPI Conference: “Shaping the Future of ELT”. Portugal, Lisboa, 6-8 de maio. Sandie Mourão 1
Mourão, S. (2011). The illustrations and structure within Rosie’s Walk and its role in language development during repeated read alouds. Comunicação apresentada no PhD Workshop: New Perspectives in Picturebook Research. Alemanha, University of Tübingen, 21 de setembro. Sandie Mourão 1
Mourão, S. (2011). The potential of picturebooks. Comunicação apresentada, a convite no International Forum on English Language Teaching V, Integration, inclusion & innovation: conceptualizing 21st c. Portugal, Universidade do Porto, 17-18 de outubro. Sandie Mourão 1
Mourão, S. (2011). The power of the picturebook. Comunicação apresentada, a convite, no EncontroReading Together & Ler Juntos & Ler Xuntos & Leer Juntos – Joint APPI Portugal / APIGAGalicia. Pontevedra, Espanha, 12 de novembro. Sandie Mourão 1
Neri de Souza, D., Costa, N., Abreu, M., Torres, S., & Teixeira, H. (2011). The informal caregiver of the elderly person – from needs assessment to intervention in partnership. Comunicação apresentada na 2nd Conference of ELOA – Elderly, Education, Intergenerational Relationships and Social Development. Portugal, Universidade do Minho, 25-27 de outubro. doc 3
Neri de Souza, F. (2011) Análise de conteúdo. Comunicação apresentada, a convite, no I Encontro Luso-Brasileiro em Pesquisa e Análise Qualitativa de Dados. Brasil, Universidade Federal de Goiás (UFG), 30 de novembro – 1 de dezembro. url | doc Francislê Neri de Souza 2
Neri de Souza, F. (2011) Perguntas dos estudantes e aprendizagem de conceitos em química. Comunicação apresentada no VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – VIII ENPEC e I CIEC Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. Brasil, UNICAMP, 5-9 de dezembro. url | doc Francislê Neri de Souza 2
Neto, T. B. (2011). Formação de professores: teoria e práticas. Comunicação apresentada, a convite, na I Conferência Internacional de Educação. República Democrática de Timor-Leste, Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais de Educação, 15 de dezembro. Teresa Neto 2
Neto, T.B., & Godino, J.D. (2011). Análisis de experiencias de desarrollo del razonamiento deductivo en el marco de geometrias planas con herramientas del enfoque ontosemiótico. Comunicação apresentada no XV Simposio de la Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática – SEIEM. Espanha, Universidad de Castilla La Mancha,7-9 setembro. Teresa Neto 2
Nogueira, F., & Moreira, A. (2011). Civic Education – Portuguese students’ perceptions. Comunicação apresentada na 3rd World Educational Science Conference. Turkey, Bahcesehir University, 3-6 fevereiro. doc Fernanda Nogueira 2
Oliveira, J. M. (2011). Aprendizagem baseada em projetos em engenharia: um caso de implementação em Portugal. Comunicação apresentada, a convite, na sessão Inovação no Ensino da Engenharia, IEEE EdSoc PT, que teve lugar no âmbito da 6ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI 2011). Portugal, Chaves, 15 de junho. doc José Manuel Oliveira 3
Oliveira, J. M. (2011). The European perspective on engineering education research: the status quo in Southern Europe. Comunicação apresentada, a convite, na European Engineering Education Research Summit. Bélgica, Leuven, 28-29 de outubro. doc José Manuel Oliveira 3
Paixão, F. (2011). História da química: um recurso relevante na educação científica. Comunicação apresentada, a convite, no I Simpósio Mineiro de Educação Química “Educação Química e as novas perspectivas para a (re)construção dos saberes”. Brasil, Universidade Federal de Viçosa, 7-9 de outubro. Maria de Fátima Paixão 2
Pardal, L. (2011). Currículo escolar, integração e identidades: a voz de Imigrantes.Comunicação apresentada no XV Congresso Brasileiro de Sociologia. Brasil, Curitiba, 26-29 de julho. doc Luís Pardal 1
Patané, R. (2011). O que se pode esperar da educação sexual em meio escolar no Brasil e em Portugal: representações sociais dos professores sobre as políticas educativas. Comunicação apresentada no XVI Seminário Académico APEC Horizontes de Brasil – Escenarios, Intercambios y Diversidad. Espanha, Barcelona, Universitat de Barcelona, 11-14 de maio. doc Rosana Patané 1
Patané, R. (2011). Representações sociais e tensões sobre as políticas educativas em sexualidade e género. Comunicação apresentada no I Colóquio Internacional Portugal entre Desassossegos e Desafios. Portugal, Coimbra, Universidade de Coimbra, 17 de fevereiro. Rosana Patané 1
Patané, R. (2011). Sexualidade na adolescência – uma conversa com professores e professoras.  Comunicação apresentada, a convite, no âmbito do Ciclo de Palestras sobre sexualidade na adolescência, realizado pela Diretoria Regional Pedagógica da Metropolitana IV da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Brasil, Rio de Janeiro,Auditório da Fundação Educacional Unificada Campograndense – FEUC, 7 de novembro. Rosana Patané 1
Patané, R., & Reis, M. A. (2011). Políticas de educação sexual: uma análise do conteúdo dos Relatórios do Grupo de Trabalho de Educação Sexual [GTES 2005, 2007] e do Censo Escolar 2005 – Levantamento das ações em DST/AIDS, Saúde Sexual e Reprodutiva e Drogas (2007). Comunicação apresentada no I Colóquio Internacional Portugal entre Desassossegos e Desafios. Portugal, Coimbra, Universidade de Coimbra, 18 de fevereiro. Rosana Patané 1
Pedrosa de Jesus, M. H., & da Silva Lopes, B. (2011). Exploring teaching and learning conceptions and questioning intentions of biology university teachers.  Comunicação apresentada na 16th Annual Conference of the Education, Learning, Styles, Individual Differences Network (ELSIN). Antuérpia, Universidade de Antuérpia, 28 de junho – 1 de julho. doc Maria Helena Pedrosa de Jesus 2
Pereira, A. C., Silva, C., Amaral, V., Pereira, A., & Silvério, J. (2011). Work conditions and work-family conflict evaluated by the Copenhagen Psychossocial Questionnaire. Comunicação em painel apresentadano 12th European Congress of Psychology. Turquia, Istambul, 4-8 de julho. Alexandra Cristina Pereira 3
Pereira, A. C., Silva, C., Amaral, V., Pereira, A., Nossa, P., & Silvério, J. (2011). Employee’s well-being: the role of psychosocial factors in a Portuguese sample. Comunicação em painel apresentada na 15th Conference of the European Association of Work and Organizational Psychology. Holanda, Maastricht, 25-28 de maio. url | doc Alexandra Cristina Pereira 3
Pereira, A. C., Silva, C., Amaral, V., Pereira, A., Vasconcelos, G., Rodrigues, V.,…Cotrim, T. (2011). Stress at work: the importance of psychosocial factors in Portuguese workers. Comunicação em painel apresentada no 2nd Stress and Anxiety Research Society Conference. Alemanha, Munster, 18-20 julho 2011. Alexandra Cristina Pereira 3
Pereira, A., (2011). Psicologia, saúde e espiritualidade. Comunicação apresentada, a convite, no II Congresso Internacional da Universidade de Évora. Portugal, Universidade de Évora, 14-15 de novembro de 2011. Anabela Pereira 3
Pereira, A., Direito, I., Vagos, P., Santos, L., Vasconcelos, G., Monteiro, S.,…Castanheira, H. (2011). The far side of the moon: listening the listener. Comunicação em painel apresentadano 12th European Congress of Psychology. Turquia, Istambul, 4-8 de julho. Anabela Pereira 3
Pereira, A., Silva, C., Amaral, V., Pereira, A., Bem-Haja, P., Rodrigues, V.,…Cotrim, T. (2011). Measuring psychological factors and well-being in Portuguese employees. Comunicação apresentada no II Congresso Internacional da Universidade de Évora. Portugal, Universidade de Évora, 14-15 de novembro. url | doc Anabela Pereira 3
Pereira, G. R. (2011). Educação e sexualidade na maturidade. Comunicação apresentada, a convite. Brasil, Faculdade Municipal da Palhoça, 26 de setembro. Graziela Pereira 2
Pereira, G. R. (2011). Educação sexual e estabelecimento de redes internacionais: pesquisas entre Brasil, Portugal, Espanha e Argentina. Comunicação apresentada, a convite, no V Colóquio Sobre Grupos de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual, ação integrante do Programa de Extensão Formação de Educadores e Educação Sexual e as Novas Tecnologias. Brasil, Universidade do Estado de Santa Catarina, 28-30 de setembro. Graziela Pereira 2
Pereira, G. R. (2011). Sexualidade com adolescentes. Comunicação apresentada, a convite. Brasil, Escola de Ensino Médio Prefeito Acácio Garibaldi São Thiago, 13 de outubro. Graziela Pereira 2
Pereira, G. R., & Melo, S. (2011). Inclusión de la educación sexual intencional en la currícula escolar y formación de profesores principiantes. Comunicação apresentada no VI Encontro Iberoamericano de Educação. Brasil, Universidade do Estado de São Paulo, 26-29 de outubro. Graziela Pereira 2
Pereira, G. R., Vieira, R., Melo, S., & Chagas, I. (2011). Formação docente e Educação Sexual: proposta de estudo comparativo das realidades portuguesa, espanhola, brasileira e argentina. Comunicação apresentada no VI Encontro Iberoamericano de Educação. Brasil, Universidade do Estado de São Paulo, 26-29 de outubro. Graziela Pereira 2
Pereira, L. A. (2011). Didática da escrita de textos e formação de professores. Comunicação apresentada, a convite, no Colóquio Internacional Educação em Línguas – Questões de Identidade, Docência e Avaliação. Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 4-5 de novembro. Luísa Álvares Pereira 1
Pereira, L. A. (2011). Elaborar Sequências de Ensino para desenvolver a (competência de) produção verbal por escrito em Língua(s). Como? Com que pressupostos teóricos?. Comunicação apresentada, a convite, no Colóquio Internacional de Homenagem a Clara Ferrão Tavares “Intercompreensão, plurilinguismo & didática das línguas estrangeiras: uma viagem entre culturas”. Faro, Universidade do Algarve, 26-27 de setembro. Luísa Álvares Pereira 1
Pereira, L. A. (2011). O trabalho com a escrita na escola: modos de (des)envolvimento e propostas de didactização. Conferência apresentada, a convite, no II Encontro Internacional do Ensino do Português. Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra, 10-12 de fevereiro. Luísa Álvares Pereira 1
Pereira, L. A. (2011). Towards a definition of a teaching sequence for textual production: framework and examples. Comunicação apresentada no 38th International Systemic Functional Congress (ISFC). Lisboa, Universidade de Lisboa, 25-29 de julho. Luísa Álvares Pereira 1
Pereira, L. A., & Capucho, F. (2011). Negotiating and constructing European identities across languages and cultures. Comunicação apresentada na 4th ENIEDA Conference on Linguistic and Intercultural Education. Serbia, Vrsac, 29 de setembro. Luísa Álvares Pereira 1
Pereira, L. A., & Cardoso, I. (2011). PROTEXTS: a national Project for the teaching of texts production in Compulsory Education, in Portugal. Comunicação apresentada na 4th International Conference on Writing Research – “Writing research across borders II”. Washington D.C., George Mason University, 17-20 de fevereiro. Luísa Álvares Pereira 1
Pereira, L. A., & Correia, J. A. (2011). Práticas de Literacia no Ensino Superior em Portugal. Comunicação apresentada no VI Simpósio Internacional de Estudos de Géneros Textuais (SIGET). Brasil, Natal, 16-19 de agosto. Luísa Álvares Pereira 1
Pereira, S., & Martins, I. P. (2011). Science education in kindergarten 4 practical activities. Comunicação apresentada na ASE Annual Conference2011. Reino Unido, Universidade de Reading, 5-8 de janeiro. Sara Pereira 2
Pinho, A. S., & Andrade, A. I. (2011). Intercultural narratives and intercomprehension: steps to teachers’ sensitivity towards diversity-oriented teaching. Comunicação apresentada na 4th International Adriatic-Ionian Conference Across Languages and Cultures. Itália, Universidade Ca’ Foscari de Veneza, 1-3 de setembro. doc Ana Sofia Pinho 1
Pinho, A. S., & Moreira, G. (2011). Plurilingual and Intercultural Education as a Challenge for Language Teacher Education – the case of a research project. Comunicação apresentada na ECER 2011 – European Conference on Educational Research – “Urban Education”. Alemanha, Freie Universität Berlin, European Educational Research Association, 13-16 de setembro. doc Ana Sofia Pinho 1
Pinho, A. S., & Simões, A. R. (2011). Signs of construction of a professional development community in language education: a case study. Comunicação apresentada na 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) – Back to the future: legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research. Portugal, Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação (CIEd), 5-8 de julho. doc Ana Sofia Pinho 1
Pinho, A. S., Andrade, A. I., & Martins, F. (2011). Talking together, growing together: the role of exchanges in the professional development of language teachers. Comunicação apresentada na 7th International Conference on Language Teacher Education “Expanding Our Horizons”. Estados Unidos da América, University of Minnesota, 19-21 de maio. doc Ana Sofia Pinho 1
Pinho, A. S., Andrade, A. I., Gonçalves, M. L., & Martins, F. (2011). Language teacher educators as practitioner researchers: inquiring and developing a new image of our collaborative practice. Comunicação apresentada na ECER 2011 – European Conference on Educational Research – “Urban Education”. Alemanha, Freie Universität Berlin, European Educational Research Association, 13-16 de setembro. doc Ana Sofia Pinho 1
Pombo, L., & Moreira, A. (2011). An evaluation model for blended learning – Evaluation goals, the process and lecturers’ perspectives. Comunicação apresentada no ICEM&SIIE’2011 Joint Conference, “Old meets new – media in education”. Portugal, Universidade de Aveiro, 28-30 de setembro. Lucia Pombo 2
Pombo, L., & Moreira, A. (2011). Assuring and enhancing the quality of blended learning courses – reflections of course directors. Comunicação apresentada no IADIS 2011 – International Conference e-Learning 2011. Itália, Roma, 20-23 de julho. Lucia Pombo 2
Pombo, L., Guerra, C., Moreira, A., Hoath, L., Howard, D., & Smith, M. (2011). Web 1.0 and Web 2.0 – an Anglo-Portuguese research project on the impact of using technology in Science Education programmes. Comunicação apresentada no ICEM&SIIE’2011 Joint Conference, “Old meets new – media in education”. Portugal, Universidade de Aveiro, 28-30 de setembro. Lucia Pombo 2
Portugal, G. (2011). Qualidade em educação. Comunicação apresentada, a convite, no IEncontro Nacional do Sindicato dos Professores e Educadores de São Tomé e Príncipe. São Tomé, Instituto Superior Politécnico, 5 de novembro. doc Gabriela Portugal 2
Precisoso, J., Carolina, A., Machado, J., Samorinha, C., Calheiros, J. M., Becoña, E., Ravara, S. B., Vitória, P., Rosas, M., Bonito, J., & Antunes, H. (2011). A família, a escola e a sociedade na protecção das crianças ao fumo ambiental do tabaco.Comunicação apresentada no XI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Espanha, La Coruña, Universidade da Coruña, 7-9 de setembro. Jorge Bonito 2
Procópio, M., Tiballi, E., Pereira, A., Fernandes, L., & Oliveira de, I., (2011). O alto e o baixo desempenho dos académicos do curso de física: reflexões iniciais de um projecto de pesquisa. Comunicação apresentada no II Congresso Internacional da Universidade de Évora Interfaces da Psicologia: Qualidade de Vida… Vidas de Qualidade. Portugal, Universidade de Évora, 14-15 de novembro. url | doc Anabela Pereira 3
Ramos, S., Pereira, A., Carvalho, C., Barroso, M., & Castanheira, H. (2011). Media violence: a study of Portuguese children. Comunicação apresentada no Congresso EU KIDS Online Conference. Reino Unido, London, setembro. Anabela Pereira 3
Relvão, M., & Trindade, G. (2011). NPPEB – Desenvolver a competência de escrita. Comunicação apresentada no II Encontro Internacional do Ensino do Português. Coimbra, Escola Superior de Educação, 11 de fevereiro. Madalena Relvão 1
Reste, C. D., & Ançã, M. H. (2011). Benefits of intercultural dialogue and diatopic hermeneutics. Comunicação apresentada no 1st International Conference on Foreign Language Teaching and Applied Linguistics. Sarajevo, Bosnia, International Burch University, 5-7 de maio. Maria Helena Ançã 1
Reste, C. D., & Ançã, M. H. (2011). Contributos da hermenêutica diatópica para a educação intercultural. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional – Portugal entre Desassossegos e Desafios. Coimbra, Centro de Estudos Sociais, 17-18 de fevereiro. Maria Helena Ançã 1
Reste, C. D., & Ançã, M. H. (2011). Empowerment and discrimination through Portuguese Language (PL). Comunicação apresentada no 4th ENIEDA Conference on Linguistic and Intercultural Education “Negotiating and constructing European identities across languages and cultures”. Serbia, Preschool Teacher Training College “Mihailo Palov”, 29 de setembro-1 de outubro. Maria Helena Ançã 1
Rodrigues, H., Sousa, R., & Pereira, G. R. (2011). A promoção da saúde sexual: estudo sobre os conhecimentos e as atitudes dos alunos universitários sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana. Comunicação apresentada no XI Congreso de La sociedad Latinoamericana de Medicina Sexual. Argentina, Buenos Aires, 8-11 de setembro. Graziela Pereira 2
Rodrigues, J. A. (2011). Divulgar, partilhar e disseminar a integração de ferramentas digitais na disciplina de EVT com o EVTdigital. Comunicação apresentada online na 1ª Conferência Online de Informática Educacional (COIED). Portugal, Funchal, Universidade Católica Portuguesa, 7-19 de fevereiro. José Alberto Rodrigues 2
Rodrigues, J. A. (2011). EVTux. Comunicação apresentada na Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação. Portugal, Avanca, Cine-Clube de Avanca, 20-24 de julho. url | doc José Alberto Rodrigues 2
Rodrigues, J. A. (2011). EVTux. Comunicação apresentada na Internacional Conference on New Horizons in Education – INTE2011. Portugal, Guarda, Instituto Politécnico da Guarda, 8-10 de junho. José Alberto Rodrigues 2
Rodrigues, J. A. (2011). EVTux: uma distribuição de Linux para a integração das ferramentas digitais na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Comunicação apresentada na Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC. Portugal, Bragança, Instituto Politécnico de Bragança, 15-17 de julho. José Alberto Rodrigues 2
Rodrigues, J. A. (2011). EVTux: uma distribuição de Linux para a integração das ferramentas digitais na disciplina de EVT. Comunicação apresentada no ICEM&SIIE’2011 Joint Conference, “Old meets new – media in education”. Portugal, Aveiro, Universidade de Aveiro, 28-30 de setembro. José Alberto Rodrigues 2
Rodrigues, J. A. (2011). O EVTdigital como ponte para a construção de uma comunidade de prática de professores. Comunicação apresentada no Challenges 2011 – VII Conferência Internacional de TIC na Educação: “Perspetivas de Inovação. Portugal, Braga, Centro de Competência da Universidade do Minho, 12-13 de maio. José Alberto Rodrigues 2
Rodrigues, M. J. (2011). Atuais orientações para abordagem das ciências na Educação Infantil. Palestra ministrada, a convite, para professoras da Rede Municipal de Ensino de São Lourenço do Sul. Brasil, São Lourenço do Sul, Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Marina Vargas, 7 de dezembro. Maria José Rodrigues 2
Rodrigues, S., & Moreira, A. (2011).Metacognição em ambientes online: perspectivas de “quem aprende” e “quem ensina” numa comunidade de B-learning.Comunicação apresentada no Challenges 2011 – VII Conferência Internacional de TIC na Educação: “Perspetivas de Inovação. Portugal, Braga, Centro de Competências, 12- 13 de maio. url | doc António Moreira 2
Rua, M. (2011).A Reflexão como estratégia de desenvolvimento de competências em contexto de ensino clínico. Comunicação apresentada na Jornada de Inovação Educativa 2011. Espanha, Universidade de Vigo, 10 de junho. Marília Rua 3
Rua, M., Alarcão, I., & Abreu, W. (2011). Desenvolvimento de competências do estudante de enfermagem, em contexto de ensino clínico, à luz da perspetiva bioecológica. Comunicação apresentada na XI Conferência Iberoamericana de Educacão em Enfermagem. Portugal, ALADEFE e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 18-24 de setembro. Marília Rua 3
Rua, M., Alarcão, I., & Abreu, W. (2011). Desenvolvimento de competências do estudante de enfermagem: evidência das classificações e as vivências dos atores. Comunicação apresentada na XI Conferência Iberoamericana de Educacão em Enfermagem. Portugal, ALADEFE e Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 18-24 de setembro. Marília Rua 3
Rua, M., Isabel, A., & Wilson, A. (2011).De aluno a enfermeiro. Desenvolvimento de competências em contexto de ensino clínico. Comunicação apresentada no I Congresso de Supervisão Clínica: Da qualidade da Formação à Certificação de Competências. Portugal, Escola Superior Enfermagem Porto, 13-14 de janeiro. Marília Rua 3
Sá, C. M. (2011). Cinema de animação e ensino-aprendizagem da língua portuguesa/Animation and the teaching-learning of the mother tongue. Comunicação apresentada no AVANCA | CINEMA 2011 Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação. Portugal, Cine-Clube de Avanca, 20-24 de julho. doc Cristina Sá 1
Sá, C. M. (2011). Transversalidade da língua portuguesa: representações, instrumentos, práticas e formação. Conferência internacional apresentada, a convite, no II Encontro Internacional de Ensino do Português. Portugal, Escola Superior de Educação de Coimbra, 10-12 de fevereiro. doc Cristina Sá 1
Sá-Chaves, I. (2011). Complexidade, diversidade e condição humana. A diferença como marca constitutiva, a dignidade como construção deliberada. Conferência apresentada, a convite, no Colóquio Europeu Complexidade e Diversidade Humana, Lisboa, Fundação LIGA, 23 de novembro. doc | doc Idália Sá-Chaves 1
Sá-Chaves, I. (2011). Construção de conhecimento, identidade e desenvolvimento humano. Uma abordagem multi-referencial. Conferência apresentada, a convite, no Programa Doutoral Master en Educación Intercultural. Huelva, Universidade de Huelva, 14 de fevereiro. doc Idália Sá-Chaves 1
Santos, A., & Loureiro, A. (2011). The use of a virtual simulated newsroom in Second Life. Comunicação apresentada no iVERG 2011 Conference. Middlesbrough, United Kingdom, 27-28 de junho. Ana Loureiro 2
Santos, L. (2011). Pathways for the acknowledgment of acquired competences at the University of Aveiro, Portugal. Comunicação apresentada, a convite, na 42nd EUCEN Conference, Bridging the gaps between learning pathways. Itália, Universidade de Génova, 16-18 de novembro. Lucília Santos 2
Santos, M., Araújo e Sá, M. H. & Simões, A. R. (2011). Educational partnerships and intercultural education in primary school. Comunicação apresentada na 1st International Conference on Foreign Language Teaching and Applied Linguistics: Linguistic and Cultural Diversity within Learning Communities: Cross-cultural and Trans-national Perspectives. Bosnia I Herzegovina, International Burch University, 5-7 de maio. Marta Santos 1
Santos, P., Feliciano, F., Silva, C., Portugal, G., Carvalho, L., Tavares, R., Bicho, A., Simões, O., Rodrigues, C., & Agra, S. (2011). Promoting relational competences in early intervention (EI) through video home training / video interaction guidance (VHT/VIG) Method. Comunicação apresentada na 2nd. International Conference on Education and Educational Psychology (ICEEPSY 2011). Istambul, Turquia, 19-22 de outubro. Paula Santos 2
Santos, P., Feliciano, F., Silva, C., Portugal, G., Tavares, R., Carvalho, L., Bicho, A., Simões, O., Rodrigues, C. &, Agra, S. (2011). Promovendo competências relacionais em IP através do Método VHT/VIG. Comunicação apresentada, a convite, no I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no Século XXI: Olhares Interdisciplinares. Org. Escola Superior Educação Portalegre. Portalegre, 3-4 de junho. Paula Santos 2
Silveira, S., Teixeira, F., Albuquerque, A., & Morgado, J. (2011). Water: a new culture for sustainability. Comunicação apresentada, a convite, na 17th EuroWeek, Water4World. Portugal, Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, 6 de maio. Filomena Teixeira 2
Simões, A. R. (2011). The European Year of Intercultural Dialogue in Portugal. Comunicação apresentada na 4th ENIEDA Conference on Linguistic and Intercultural Education- Negotiating and constructing European identities across languages and cultures. Serbia, University of Vršac, 29 de setembro-1 de outubro. doc Ana Raquel Simões 1
Simões, A. R. (2011). To develop intercultural dialogue within formal and informal settings: a study over the European Year of Intercultural Dialogue (2008) in Portugal. Comunicação apresentada na 4th International Adriatic-Ionian Conference – Across languages and cultures. Itália, Ca’Foscari University of Venice, 1-3 de setembro. doc Ana Raquel Simões 1
Sousa, M.T., & Orega, M. I. (2011). Viagens – encontrar o outro, encontrar-se a si em formação de professores (de línguas). Comunicação apresentada no Colóquio Internacional de Homenagem a Clara Ferrão Tavares, Intercompreensão, plurilinguismo e didática das línguas estrangeiras: uma viagem entre culturas. Universidade do Algarve,  Portugal, 26-27 de setembro. doc Maria Isabel Orega 2
Sousa, M.T., & Orega, M.I. (2011). O estrangeiro em nós – diversidade linguística, identidade(s) e construção na interacção. Comunicação apresentada no Colóquio Internacional, O Estrangeiro. Universidade do Algarve, Portugal, 9 a 12 de novembro. doc Maria Isabel Orega 2
Talaia, M., & Resendes, H. (2011). Fornos naturais de cozedura num campo geotérmico – extensão de uma sala de aula. Comunicação apresentada no 6º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia e 3º Congresso de Engenharia de Moçambique. Moçambique: FEUP – FEUEM – OEP – OEM, Hotel VIP Gran Maputo, 29 de agosto a 2 de setembro. Mário Talaia 2
Talaia, M., & Silva, M. (2011). A meteorologia e o conforto térmico. Comunicação apresentada no 6º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia e 3º Congresso de Engenharia de Moçambique. Moçambique: FEUP – FEUEM – OEP – OEM, Hotel VIP Gran Maputo, 29 de agosto a 2 de setembro. Mário Talaia 2
Talaia, M., & Silva, M. (2011). Conforto térmico – implicações no processo de ensino e aprendizagem de alunos. Comunicação apresentada no 6º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia e 3º Congresso de Engenharia de Moçambique. Moçambique: FEUP – FEUEM – OEP – OEM, Hotel VIP Gran Maputo, 29 de agosto a 2 de setembro. Mário Talaia 2
Talaia, M., Moisés, A., Trindade, A., Faria, B., & Batista, D. (2011). Potencial eólico condicionado pela presença de brisas. Comunicação apresentada no 6º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia e 3º Congresso de Engenharia de Moçambique. Moçambique: FEUP – FEUEM – OEP – OEM, Hotel VIP Gran Maputo, 29 de agosto a 2 de setembro. Mário Talaia 2
Taveira, E., Pereira, A., Castanheira, H., & Ferraz N. (2011). Cidadania activa e solidariedade em alunos de residências universitárias – estudo de caso. Comunicação apresentada no XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. Espanha, Universidade da Coruña, 7-9 de setembro. Anabela Pereira 3
Taveira, E., Pereira, A., Castanheira, H., & Ferraz, N. (2011). Peer support at the residences of the University of Aveiro: contributions to the personal and social development of the students. Comunicação apresentada no INTE2011 – International Conference on New Horizons in Education. Portugal, Instituto Politécnico da Guarda, 8-10 de junho. url | doc Anabela Pereira 3
Torres, A. C., & Vieira, R. M. (2011). STS relations through a courseware for early school years‘ science education. Comunicação apresentada no International Day da ASE Annual Conference 2011. Reino Unido, Universidade de Reading, 5-8 de janeiro. Ana Cristina Torres 2
Torres, A., Pereira, A., Monteiro, S., & Araújo, F. (2011). The effectiveness of psychosocial groups in Portuguese breast cancer survivors: a pilot study. Comunicação apresentada no 13th Congress of IPOS. Turquia, Antalya, 19 de outubro. Ana Carla Torres Pires 3
Tréz, T., Carlos, V., Guerra, C., Moreira, A., & Vieira, R. (2011). Developing a community of practice on education for sustainable development: first steps towards the design of a storyboard. Comunicação apresentada no 61st International Council for Educational Media and the XIII International Symposium on Computers in Education. Portugal, Universidade de Aveiro, 28-30 setembro. Ticiana Tréz 2
Vale, I., & Cabrita, I. (2011). Matemática e criatividade – o papel das tarefas no ensino e aprendizagem. Comunicação apresentada na III Bienal da Aprendizagem da Aprendizagem da Matemática, Língua Portuguesa e Tecnologias, S. Tomé e Príncipe. São Tomé e Príncipe, Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe, 30 de agosto – 1 de setembro de 2011. doc Isabel Cabrita 2
Ventura, A. (2011). Bullying no espaço escolar. Comunicação apresentada, a convite, no I Seminário Internacional de Bullying Escolar e Cultura de Paz. Brasil, Assembleia Legislativa de São Luís do Maranhão, 15 de abril. Alexandre Ventura 3
Ventura, A. (2011). Bullying: intimidação no ambiente escolar e virtual. Comunicação apresentada no âmbito das Palestras organizadas pela Prefeitura de Itajubá, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino e com a Conexa Eventos. Brasil, Auditório do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Itajubá, Minas Gerais, 11 de abril. Alexandre Ventura 3
Ventura, A. (2011). Bullying: intimidação no ambiente escolar e virtual. Comunicação apresentada, a convite, na Conferência sobre Bullying na escola. Brasil, Espaço CBPA, Pouso Alegre, Minas Gerais, 12 de abril. Alexandre Ventura 3
Ventura, A. (2011). Bullying: intimidação no ambiente escolar e virtual. Comunicação apresentada, a convite, na Palestra sobre Bullying na escola. Brasil, Teatro Manoel Franzem de Lima, Nova Lima, Minas Gerais, 5 de julho. Alexandre Ventura 3
Ventura, A. (2011). Bulying: intimidação no ambiente escolar e virtual. Comunicação apresentada, a convite, na Conferência sobre Bullying. Brasil, Salão da Câmara Municipal de Nova Resende, Minas Gerais, 13 de abril. Alexandre Ventura 3
Ventura, A. (2011). Competências necessárias para o professor moderno e o Bullying: como lidar com a intimdação no ambiente escolar e virtual. Comunicação apresentada, a convite, na III Pedagógica Ouro Preto | Congresso Internacional de Competências e Habilidades na Educação. Brasil, Hotel Estalagem de Minas Gerais, 23 de setembro. Alexandre Ventura 3
Ventura, A., & Fante, C. (2011). O bulying e a sua interferência no ensino. O que fazer?. Comunicação apresentada, a convite, no IV Congresso Internacional de Transtornos e Dificuldade de Aprendizagem – Congresso Internacional de Competências e Habilidades na Educação. Brasil, Minascentro, Belo Horizonte, Minas Gerais, 9 de abril. Alexandre Ventura 3

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *