2011

Capitulos de Livros Internacionais 2011
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Alarcão, I. (2011). Contribuição da Didáctica para a formação de professores – reflexões sobre o seu ensino. In S.G. Pimenta (Org.), Didáctica e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. S. Paulo: Cortez Editora. (ISBN: 85-7273-279-9. 1). Isabel Alarcão 1 Publicado
Albergaria-Almeida, P., & Teixeira-Dias, J. J. C. (2011). Classroom questioning: teaching strategies to enhance learning. In J. P. Henderson & A. D. Lawrence (Eds.), Teaching strategies (pp. 113-144). New York: Nova Science Publishers. (ISBN: 978-1-61209-687-2).  url Patrícia Almeida 2 Publicado
Albergaria-Almeida, P., & Teixeira-Dias, J. J. C. (2011). Implementing a constructivist learning environment: students’ perceptions and approaches to learning. In C. Nygaard, N. Courtney & C. Holtham (Eds.), Beyond transmission – innovations in university teaching (pp. 135-150). Oxfordshire: Libri Publishing. (ISBN: 978-1907471-58-2). url Patrícia Almeida 2 Publicado
Albergaria-Almeida, P., & Teixeira-Dias, J. J. C., & Martinho, M. (2011). How can critical thinking be recognised in the classroom? In C. P. Horvath & J. M. Forte (Eds.), Critical thinking (pp. 175-188). New York: Nova Science Publishers. (ISBN: 978-1-61324-419-7).  url Patrícia Almeida 2 Publicado
Albergaria-Almeida, P., Pedrosa de Jesus, H., & Watts, M. (2011). Kolb’s Learning styles and approaches to learning through the use of students’ critical questions. In S. Rayner & E. Cools (Eds.), International perspectives on style differences in human performance: leading edge research, theory and practice (pp. 115-128). New York: Routledge. (ISBN: 978-0-415-80199-7). Patrícia Almeida 2 Publicado
Araújo e Sá, M. H., De Carlo, M., & Melo-Pfeifer, S. (2011). L’intercomprensione nell’interazione plurilingue. In M. de Carlo (Coord.), Intercomprensione e educazione al plurilinguismo. Collana “Lingue sempre meno straniere (pp. 287-301). Porto S. Elpidio: Edizioni Wizarts. (ISBN: 9788888510217).
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Maria Helena Sá 1 Publicado
Araújo e Sá, M. H., Ferreira, C., & Melo-Pfeifer, S. (2011). Insertion curriculaire de l’intercompréhension dans un cours de français à l’université – le point de vue des étudiants. In D. Álvarez, P. Chardenet & M. Tost (Dir.), L’intercompréhension et les nouveaux défis pour les langues romanes (pp. 311-330). Paris, França: Union Latine. (ISBN: 978-9-291220-30-4). url Maria Helena Sá 1 Publicado
Baptista, A. V., Huet, I., & Jenkins, A. (2011). Quality of doctoral supervision: supervisors’ conceptions of learning, supervision and students’ profiles. In N. Jackson, L. Frick, C. Nygaard, & N. Courtney (Eds.), Postgraduate Education: Form and Function (pp. 43-58). Oxfordshire: Libri Publishing. (ISBN: 978-1-907471-26-1).
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Ana Vitória Baptista 3 Publicado
Bettencourt, C., Lopes Velho, J., & Albergaria-Almeida, P. (2011). An investigation of Science-Technology-Society education: perceptions of secondary biology teachers. In J. P. Henderson, & A. D. Lawrence (Eds.), Teaching strategies (p. 335-344). New York: Nova Science Publishers. (ISBN: 978-1-61209-687-2).
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Patrícia Almeida 2 Publicado
Cachapuz, A. (2011).  Bolonha 2010. In M.L. Almeida, & E. M. Pereira (Eds.), Reforma universitária e a construção do espaço europeu de educação superior (pp. 93-107). Mercado das Letras: Campinas, SP. (ISBN : 978-85-7591- 198 -3) .
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António Cachapuz 2 Publicado
Cachapuz, A. (2011). Tecnociência, poder e democracia. In W.F. P. dos Santos & D. Auler (Eds.), CTS e Educação Científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa (pp. 49-72). FundaçãoUnB: Brasília. (ISBN : 978-85-230-1306-6).
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António Cachapuz 2 Publicado
Casanova, D., Costa, N., Leal, R., & Oliveira, O. (2011). Curriculum development in virtual mobility educational contexts. In M. Teresevičienė, A. Volungeviciene, & E. Daukšienė (Eds.), Virtual Mobility for Teachers and Students in Higher Education – Comparative research study on virtual mobility (pp. 35-42). Kaunas: Vytauto Didziojo Universitetas. (ISBN: 978-9955-12-675-1).
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Diogo Casanova 3 Publicado
Faria, F., & Bonito, J. (2011). Excesso de peso e a obesidade infantil numa escola portuguesa. In G. Silva, & V. Espósito (Orgs.), Educação e saúde – cenários de pesquisa e intervenção (pp. 135-148). São Paulo: Editora Martinari. (ISBN: 978-85-89788-80-9).
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Jorge Bonito 2 Publicado
Ferreira, S. L., & Neri de Souza, F. (2011). As tecnologias digitais no currículo escolar no Brasil e em Portugal. In D. Feldens, E. F. V.-B. C. Nascimento & F. T. Borges (Eds.), Formação de professores e processos de Aprendizagem: rupturas e continuidades (pp. 67-88). Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia. (ISBN: 978-85-232-0756-4).
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Francislê Neri de Souza 2 Publicado
Figueiredo, M., & Paixão, F. (2011). Opiniões sobre a natureza da ciência e da tecnologia de estudantes portugueses do ensino superior. In A. Bennássar, A. Vázquez, M.A. Manassero & A. García Carmona (Eds.), Ciencia, tecnologia y sociedad en Iberoamerica: una evaluación de la comprensión de la naturaleza de ciencia y tecnologia (pp. 77-89). Madrid: Centro de Altos Estudos Universitários, OEI (Organización de los Estados Iberoamericanos). (ISBN: 978-84-7666-228-1).
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Maria de Fátima Paixão 2 Publicado
Gonçalves, T., Reis, P., & Mesquita, L. (2011). Contributos da primeira implementação do período probatório para o desenvolvimento profissional dos professores portugueses. In C. M. Guimarães, P. Reis, A. Akkari & A. A. Gomes (Eds.), Formação e Profissão Docente (pp. 167-183). São Paulo: Junqueira & Marin Editores. (ISBN: 978-85-86305-95-5).
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Luciana Mesquita 1 Publicado
Leão, M. B. C., & Neri de Souza, F. (2011). FlexQuest: uma ferramenta para níveis avançados do conhecimento. In M. B. C. Leão (Ed.), Tecnologias na educação: uma abordagem crítica para uma atuação prática (pp. 149-162). Recife: UFRPE. (ISBN: 978-85-7946-083-8). url Francislê Neri de Souza 2 Publicado
Martins, F. (2011). Intercompreensão e formação de professores para os primeiros anos de escolaridade – desafios e potencialidades. In D. Álvarez, P. Chardenet & M. Tost (Eds.), L’intercompréhension et les nouveaux défis pour les langues romanes (pp. 417-431). Paris: Agence Française de la Francophonie/ Union Latine. (ISBN: 978-9-291220-30-4). url | doc Filomena Martins 1 Publicado
Martins, I. P., & Paixão, F. (2011). Perspectivas atuais Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino e na investigação em educação em ciência. In W. L. P. dos Santos & D. Auler (Orgs.), CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas (pp. 135-160). Brasília: Editora Universidade de Brasília. (ISBN: 978-85-230-1306-6). url | doc Isabel P. Martins 2 Publicado
Melo-Pfeifer, S. (2011). De la dissociation à l’articulation de compétences: apports théoriques au concept  d’Intercompréhension. In F.-J. Meißner, F. Capucho, Ch. Degache, A. Martins, D. Spita & M. Tost (Coords.), Intercomprehension: learning, teaching, research / Apprentissage, enseignement, recherche / Lernen, Lehren, Forschung (pp. 219-242). Tübingen: Giessener Beiträge zur Fremdsprachendidaktik. Narr Verlag. (ISBN: 978-3-8233-6675-1). url doc Silvia Melo Pfeifer 1 Publicado
Melo-Pfeifer, S. (2011). Lecture en langues étrangères voisines en contexte universitaire – Quel profil de lecteur romanophone des étudiants portugais ?.InR. Goigoux & M.-C. Pollet (Coords.), Didactiques de la lecture, de la maternelle à l’université (pp. 245-266). AIRDF, Collection « Recherches en Didactique du Français, 3. Namur: Presses Universitaires de Namur. (ISBN: 978-2-87037-711-6). url Silvia Melo-Pfeifer 1 Publicado
Melo-Pfeifer, S. (2011). Researchers’ multilingual awareness in an international research team. In C. Varcasia (Org.), Becoming multilingual. Language learning and language policy between attitudes and identities (pp. 135-163). Bern: Peter Lang. (ISBN: 978-3-0343-0687-4). url  doc Silvia Melo-Pfeifer 1 Publicado
Neri de Souza, F. (2011). Competência de questionamento em cursos híbridos (Blended Learning). In M. B. C. Leão (Ed.), Tecnologias na educação: uma abordagem crítica para uma atuação prática (pp. 57-70). Recife: UFRPE. (ISBN: 978-85-7946-083-8). url Francislê Neri de Souza 2 Publicado
Neri de Souza, F., & Rocha, L. S. (2011). Blogs escolares: desenvolvendo uma aprendizagem ativa. In M. B. C. Leão (Ed.), Tecnologias na educação: uma abordagem crítica para uma atuação prática (pp. 163-179). Recife: UFRPE. (ISBN: 978-85-7946-083-8). url Francislê Neri de Souza 2 Publicado
Oliveira, A. L., & Ançã, M. H. (2011). Fostering students’ plurilingual competence through language awareness – implications for language teacher education. In S. Breidbach, D. Elsner & A. Young (Eds.), Language Awareness in teacher education: Cultural-political and socio-educational dimensions (pp. 201-220). Frankfurt: Peter Lang. (ISBN: 978-3-631-61464-8). url | doc Maria Helena Ançã 1 Publicado
Osório, C., & Martins, I. P. (2011). La educación científica y tecnológica para el espacio iberoamericano de conocimiento. In M. Allbornoz & J.A. López Cerezo (Eds.), Ciencia, tecnología y universidad en Iberoamérica (pp. 119-141). Buenos Aires: Eudeba, Organización de Estados Iberoamericanos (OEI). (ISBN: 978-950-23-1770-0). doc Isabel P. Martins 2 Publicado
Pantané, R., & Martins, A. (2011). Objecto de estudo e seu percurso metodológico: do processo de definição do objeto ao tratamento de dados sobre representações sociais. In I. Pinto (Ed.), Escrituras, Imagens e Sentidos. Saberes sobre o objecto de pesquisa na educação (pp. 137-160). Belém – Pará: Editora Cromos. (ISBN: 978-85-64067-20-2). doc Rosana Patané 1 Publicado
Pereira, L. A., Cardoso, I., & Loureiro, M. J. (2011). Classroom teaching of writing throughout schooling. In M. Torrance et al (Eds.), Learning to write effectively: current trends in European Research (pp. 130-133). United Kingdom: Emerald Group Publishing Limited. url Luisa Álvares Pereira 1 Publicado
Pinho, A. S., Gonçalves, L., Andrade, A. I., & Araújo e Sá, M. H. (2011). Engaging with diversity in teacher language awareness: teachers’ thinking, enacting and transformation. In S. Breidbach, D. Elsner & A. Young (Eds.), Language awareness in teacher education: cultural-political and socio-educational dimensions (pp. 41-61). Frankfurt am Main: Peter Lang. (ISBN: 978-3-631-61464-8).
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Ana Sofia Pinho 1 Publicado 2011
Pombo, L., Loureiro, M. J., & Moreira, A. (2011). Guidelines for effective bLearning in teacher education: experience gathered from the three cycles of Higher Education. In M. Bhattacharya, N. Mach & M. Moallem (Eds.), Emerging technologies in learning: impact on cognition & culture (pp. 259-268). Association for the Advancement of Computing in Education (AACE Publication). (ISBN: 1-880094-91-6). url Lúcia Pombo 2 Publicado
Reis, M. A., & Patané, R. (2011). Políticas de educação sexual em meio escolar: um estudo comparativo em Portugal e no Brasil. In M. A. Reis & H. Alevato (Eds.), Nexus & Sexus: perspectivas instituintes (pp. 21-37). Rio de Janeiro: Editora De Petrus. (ISBN: 978-85-61593-48-3).
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Rosana Patané 1 Publicado
Ribeiro J., Casanova, D., Nogueira, F., Moreira A., & Almeida, A. M. (2011). Personal learning environments – meeting the special needs of gifted students. In J. Zhao, P. De Pablos & R. Tenysson (Eds.), Technology enhanced learning for people with disabilities: approaches and applications (pp. 67-88). Hershey: IGI Global. (ISBN: 978-1-61520-923-1). url | doc Jaime Ribeiro 2 Publicado
Ribeiro, J., Almeida, A. M., & Moreira, A. (2011). Enabling students with SEN through the use of digital learning resources:  guidelines on how to select, develop and use DLR with SEN.  In A. Méndez-Vilas (Ed.), Education in a technological world: communicating current and emerging research and technological efforts (pp. 180-189). Badajoz: Formatex Research Center. (ISBN (13): 978-84-939843-3-5). url | doc Jaime Ribeiro 2 Publicado
Sousa, S., Senos, S., Araújo e Sá, M. H., & Simões, A. R. (2011). Representações de alunos no final da escolaridade obrigatória acerca da diversidade intralinguística do Português. In A. S. da Silva, A. Torres, & M. Gonçalves (Orgs.), Pluricentric languages – linguistic Variation and sociocognitive dimensions (pp. 705-718). Braga: Universidade Católica Portuguesa. (ISBN: 978-972-697-201-3). url Maria Helena Sá 1 Publicado
Talaia, M. (2011). Conforto térmico como condicionante na saúde, escola, indústria e turismo. In J.F. Silva Gomes, C.C. António, C.F. Afonso & A.S. Matos (Eds.), A engenharia como alavanca para o desenvolvimento e sustentabilidade (pp. 587-610). Maputo, Moçambique: Edições INEGI. (ISBN: 978-972-8826-23-9). Mário Talaia 2 Publicado
Talaia, M., & Augusto, A. (2011). A meteorologia e a educação. In J.F. Silva Gomes, C.C. António, C.F. Afonso & Matos A.S. (Eds.), A engenharia como alavanca para o desenvolvimento e sustentabilidade (pp. 81-98). Maputo, Moçambique: Edições INEGI. (ISBN: 978-972-8826-23-9). Mário Talaia 2 Publicado
Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2011). Educação em ciências e em matemática numa perspectiva de literacia: desenvolvimento de materiais didácticos CTS / Pensamento Crítico (PC). In W. L. P. dos Santos & D. Auler (Orgs.), CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas (pp. 417-437). Brasília: Editora Universidade de Brasília. (ISBN: 978-85-230-1306-6).
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Celina Vieira 2 Publicado
Viegas, C., Lopes, J. B., & Cravino, J. P. (2011). Reflection on teachers’ practice to improve teaching and learning of introductory physics in engineering education. In W. Aung, J. Moscinski, J. Uhomoibhi & W-C Wang (Eds.), Innovations 2011 – world innovations in engineering education and research (pp. 211-225). Arlington, VA, USA: iNEER. (ISBN. 978-0-9818868-2-4).
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José Bernardino Lopes 2 Publicado
Watts, M., & Pedrosa-de-Jesus, H. (2011). Questions and science (Chapter 7). In R. Toplis (Ed), How science works. Exploring effective pedagogy and practice (pp. 85-102). London: Routledge. (ISBN: 978­0­415­56279-9). url Maria Helena Pedrosa de Jesus 2 Publicado

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