2011

Comunicações em encontros científicos nacionais 2011
Referência Nome linha
Alarcão, I. (2011). O efeito transformador da supervisão. Conferência apresentada, a convite, no 2º Seminário Formação e Mediação: Investigar e (Re) Imaginar Práticas Transformadoras Sustentáveis. Portugal, Universidade do Minho, 31 de maio. 1
Albergaria Almeida, P. (2011). Perfis de questionamento e estratégias de ensino: influência da área disciplinar. Comunicação apresentada no XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC): Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania. Portugal, Universidade do Minho, 29 de setembro – 1 de outubro. 2
Barros, J., Albergaria Almeida, P., & Cruz, N. (2011). Trabalho de campo em geologia: concepções e práticas de professores. Comunicação apresentada no XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC): Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania. Portugal, Universidade do Minho, 29 de setembro-1 de outubro. 2
Ambrósio, S., Araújo e Sá, M. H., & Simões, A.R. (2011). A competência plurilingue nos “maiores de 23” – um estudo de caso na Universidade de Aveiro. Comunicação apresentada no XI Congresso SPCE – Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação. Portugal, Instituto Politécnico da Guarda, 30 de junho-2 de julho. 1
Ançã, M. H. (2011). Produções e representações de cabo-verdianos na aprendizagem do Português. Comunicação apresentada no Encontro do LEIP – Ensinar Português hoje: problemas e desafios. Portugal, Universidade de Aveiro, 8 de julho. 1
Andrade, S., & Santos, P. (2011). A abordagem experiencial em educação de infância como resposta às dificuldades emocionais. Comunicação apresentada no V Encontro do CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais) – Escola e Comunidade. Portugal, Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa, 18-19 de novembro. 2
Andrade, S., & Santos, P. (2011). A abordagem experiencial em educação de infância: crianças em acolhimento institucional. Comunicação apresentada no X Congresso SPCE: Investigar, Inovar e Desenvolver. Desafios das Ciências da Educação. Portugal, Guarda, Instituto Politécnico da Guarda, 30 de junho-2 de julho. 2
Andrade, S., & Santos, P. (2011). O contributo da abordagem experiencial em educação de infância: crianças em acolhimento institucional. Comunicação apresentada no IV Encontro sobre maus tratos, negligência e risco na infância e na adolescência. Portugal, Maia, Fórum da Maia, 11-12 de novembro. 2
Andreucci, L., Pereira, A., Cró, L., Rocha, A., Merrell, K., Lopes, A.,…Santos, S. (2011). Promoção do sucesso escolar em crianças portuguesas desfavorecidas: um estudo sobre a resiliência. Comunicação apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis, (MISIJ). Portugal, Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu, 25-26 de novembro. 3
Araújo e Sá, M. H., Santos, L., & Melo-Pfeifer (2011). “Intercompreensão ou as “línguas que não sabemos que sabíamos” (Mia Couto): perspetivas para uma Didática de Línguas renovada”. Comunicação apresentada no Colóquio Redinter – Histórias em Intercompreensão. Portugal, Aveiro, Universidade de Aveiro, 15 de outubro. 1
Augusto, A. C., & Talaia, M. (2011). Uma metodologia para abordar a previsão e descrição do tempo atmosférico. Comunicação apresentada no XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC): Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania. Portugal, Braga, Universidade do Minho, 29 de setembro-1 de outubro. 2
Baptista, A. V., & Huet, I. (2011). Perfil de um supervisor de investigação de doutoramento de qualidade: Um contributo para o desenho de um referencial integrador. Comunicação apresentada no II Encontro Qualidade, Investigação e Desenvolvimento. Portugal, Tróia, Rede de Investigadores da Qualidade (RIQUA), 10 de junho. 3
Boné, M., & Bonito, J. (2011).Compreender o consumo e a abstinência de bebidas alcoólicas entre os alunos do 12º ano de escolaridade no concelho de Estremoz. Comunicação apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis. Portugal, Viseu, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu, 26 de novembro. 2
Boné, M., & Bonito, J. (2011).Sobrepeso e obesidade na infância e na adolescência. A importância do fator ambiental: análise comparativa. Comunicação apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis. Portugal, Viseu, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu, 26 de novembro. 2
Bonito, J. (2011). Pensar no ensino das ciências com cognição. Comunicação apresentada no Seminário “Os tempos do mundo e o tempo geológico: das aprendizagens ao contributo para a cidadania”. Portugal,Aveiro, Universidade de Aveiro, 8 de outubro. 2
Bonito, J., & Rebelo, H. (2011). Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre as metodologias de ensino. Comunicação apresentada no XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Portugal, Guarda, Instituto Politécnico da Guarda, 8 de julho. 2
Cardoso, I., & Pereira, L. A. (2011). O ensino da produção escrita com base em géneros de texto. A «sequência de ensino» como dispositivo de aprendizagem. Comunicação apresentada no Encontro do LEIP – Ensinar Português hoje: problemas e desafios. Portugal, Aveiro, Universidade de Aveiro, 8 de julho. 1
Cardoso, T., Göttsche, K., Machado, A. P., & Nobre, A. (2011). Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras “em qualquer lugar do mundo”: estratégias e soluções inovadoras no âmbito da oralidade. Comunicação apresentada, a convite, no Workshop do LE@D «Teaching vocabulary through a variety of learning styles and technologies». Portugal, Lisboa, Universidade Aberta, 14 de março. 1
Carvalho, A., Diniz, A., & Pereira, A., (2011). Desenvolvimento da aptidão física em aulas de educação física e auto-conceito corporal e de saúde. Comunicação apresentada noI Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis, (MISIJ). Portugal, Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu, 25-26 de novembro. 3
Clemente, M., & Martins, F. (2011). Educação em ciências com orientação CTS no 1.º CEB – sustentabilidade e paisagens físico-naturais. Comunicação apresentada no XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC): Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania. Braga, Universidade do Minho, 29 de setembro a 1 de outubro. 2
Costa, A. M., Moreira, G., & Pinho, A. S. (2011). A diversidade da língua inglesa e as competências plurilingue e intercultural: que relação?. Comunicação apresentada no XI Congresso SPCE – Investigar, Inovar e Desenvolver: Desafios das Ciências da Educação. Portugal, Guarda, Instituto Politécnico da Guarda, 30 de junho-2 de julho. 1
Costa, J. (2011). As explicações e os resultados escolares. Conferência apresentada no Seminário Nacional da Comunidade Educativa. Portugal, Porto, Fundação Portugal África, 12 de novembro. 3
Costa, J. (2011). Escolas, Lideranças e Avaliação de Desempenho Docente. Ciclo de Conferências em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes. Portugal, Lisboa, Faculdade de Ciências Humanas – Universidade Católica Portuguesa, 21 de junho. 3
Costa, J. (2011). Gestão da escola, avaliação e mudança. Conferência apresentada, a convite, no Seminário Internacional A Avaliação das escolas: um caminho para a qualidade educativa. Portugal, Celorico de Basto, Centro de Formação de Basto, 8-9 de junho. 3
Costa, J. (2011). Liderança nas organizações escolares. Conferência apresentada, a convite, no Curso de Formação – Líderes Inovadores.  Portugal, Lisboa, Hotel Altis, 17 de fevereiro. 3
Costa, J., Neto-Mendes, A., Ventura, A., Azevedo, S., & Gouveia, A. (2011). XPLIKA Internacional – Análise comparada do mercado das explicações em cinco cidades capitais: dados de um projecto em curso. Comunicação apresentada no XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.  Portugal, Guarda, Instituto Politécnico da Guarda, 30 de junho – 2 de julho. 3
Costa, J., Neto-Mendes, A., Ventura, A., Rodrigues, M., & Castanheira, P. (2011). Projecto ELO – Observatório de Liderança Educacional: mapeamento do quadro conceptual de análise. Comunicação apresentada no XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.Portugal, Guarda, Instituto Politécnico da Guarda, 30 de junho – 2 de julho. 3
Costa, N. (2011).  Quanto vale o que fazemos?. Seminário Práticas de Avaliação de Desempenho – Quanto vale o que fazemos?. Braga, Universidade do Minho, 28 de maio. doc 3
Costa, N. (2011). Building bridges: making sense of QA in European, national and institutional (fifth European quality assurance forum). Comunicação apresentada no Painel Globalização no Ensino Superior e na Investigação do Seminário Perspetivas e Tendências de Ensino e Investigação. Portugal, Aveiro, Universidade de Aveiro, 21 de setembro. 3
Costa, N. (2011). Investigações em curso no LAQE. Comunicação apresentada no Seminário “A Educação e o Ensino das Ciências/Física: pesquisas em curso no Brasil e em Portugal”. Portugal, Aveiro, Universidade de Aveiro, 18 de janeiro. 3
Costa, N. (2011). The excellence imperative. World-class aspirations and real-world needs (ACA annual conference 2011). Comunicação apresentada no Painel Globalização no Ensino Superior e na Investigação do Seminário Perspetivas e Tendências de Ensino e Investigação. Portugal, Aveiro, Universidade de Aveiro, 21 de setembro. 3
Fernandes, C., Pereira, A., & Silva, C. (2011). Avaliação da capacidade para o trabalho no sector da metalurgia e da metalomecânica: perspectivas e desafios. Comunicação apresentada no Simpósio Nacional de capacidade para o trabalho. Portugal, Aveiro, Universidade de Aveiro, 17-18 de novembro. 3
Fernandes, L., Pereira, A., & Almeida, C. (2011). Percepção do adolescente sobre o hábito de fumar. Comunicação apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis. Portugal, Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu, 25-26 de novembro. 3
Ferrão Tavares, C. (2011). La classe de langue et le WEB 2.0. Conferência de Abertura do XIX Congresso da APPF. Portugal, Lisboa, APPF, 30 de setembro e 1 de outubro. 1
Ferrão Tavares, C., Silva, J. & Silva e Silva, M.(2011). Découvrir l’autre: didactique de l’intercompréhension en didactique des langues cultures. Comunicação apresentada no Colloque de l’Association Portugaise d’Études Françaises – L’Étranger. Portugal, APEF, 9-12 de novembro. 1
Figueiredo, A., & Portugal, G. (2011). Não há mau tempo, há é roupa inapropriada – Forest schools. Comunicação apresentada, a convite, na Creche/Jardim de Infância. Portugal, Coimbra, Associação Nacional de Intervenção Precoce, 12 de janeiro. 2
Figueiredo, A., & Portugal, G. (2011). O espaço exterior em contextos de infância. Comunicação apresentada, a convite, no Congresso Pré-Escolar 2011 “Educar na creche e no jardim-de-infância – Das ideias à inovação”. Portugal, Lisboa, Porto Editora, 10 de setembro. 2
Figueiredo, A., & Portugal, G. (2011). O espaço exterior em contextos de infância. Comunicação apresentada, a convite, no Congresso “Educar na creche e no jardim-de-infância – Das ideias à inovação”. Portugal, Porto, Porto Editora, 17 de setembro. 2
Fonseca, A., & Costa, J. (2011). Escolas, avaliação externa, auto-avaliação e resultados dos alunos. Comunicação apresentada no XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Portugal, Guarda, Instituto Politécnico da Guarda, 30 de junho a 2 de julho. 3
Gomes, R. M., Pereira, A., Abrantes, N., Inocêncio, L., Merrell, K., & Andreucci, L. (2011). Avaliação das aptidões sociais e comportamentais de crianças em idade pré-escolar: estudo comparativo entre Portugal, Brasil e Cabo Verde. Comunicação apresentada no XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Guarda, IPG da Guarda, 30 de junho. 3
Gomes, R., Pereira, A., Abrantes, N., Chaves, C., Mota, C., & Inocêncio, L. (2011). Práticas educativas para a sustentabilidade do tresse na infância. Comunicação apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis. Portugal, Viseu, Escola Superior de Viseu, 25 de novembro. 3
Gonçalves, M. L. (2011). Modos de ser e estar em educação: percursos de desenvolvimento profissional em contexto escolar. Comunicação apresentada no XI Congresso Sociedade Portuguesa de Ciências a Educação – Investigar, inovar e desenvolver: desafios das ciências da Educação. Portugal, Instituto Politécnico da Guarda, 30 de Junho-2 de julho. 1
Huet, I. (2011). Perspectivas sobre desenho curricular no Ensino Superior. Comunicação apresentada, a convite, no Seminário: Repensar a Pedagogia Universitária. Portugal, Famalicão, Universidade Lusíada, 18 de março. 3
Jorge, F. R., & Paixão, F. (2011). Problemas recreativos – um recurso para a abordagem da grandeza massa na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico. Comunicação apresentada no ProfMat2011. Portugal, Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 5 de setembro. 2
Leite, C., Mouraz, A., Figueiredo, C., Fernandes, P., Rodrigues, M. A., Esteves, M. M., Costa, N., & Morgado, J. C. (2011). Contextualizar o saber. Comunicação apresentada no XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Portugal, Guarda, Instituto Politécnico da Guarda, 30 de junho-2 de julho. 3
Lemos, L., Lemos, C., & Pereira, A. (2011). Motivação para a mudança e comportamentos de saúde. Comunicação apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis. Portugal, Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu, 25-26 de novembro. 3
Lopes, B., & Pedrosa-de-Jesus, M.H. (2011). O papel do questionamento no desenvolvimento da literacia científica. Comunicação apresentada no XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências sobre Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania. Portugal, Braga, Universidade do Minho, 01 de outubro. 2
Lopes, C., Santos, M., Martinho, M., & Moreira, A. (2011). Videoconferência e competência leitora. Comunicação apresentada na Conferência As TIC no 1.º CEB: Práticas e Desafios. Viseu, Escola Superior de educação de Viseu, 25 de fevereiro. 2
Loureiro, M. J. (2011). O Portal SemBarreiras.org as TIC e as NEE. Comunicação apresentada no Encontro TIC@Algarve’11. Faro, Universidade do Algarve, 8 de julho. 2
Lourenço, M., & Andrade, A. I. (2011). A sensibilização à diversidade linguística como suporte para a aprendizagem de línguas ao longo da vida. Comunicação apresentada no XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Portugal, Guarda, Instituto Politécnico da Guarda, Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, 30 de Junho-2 de julho. 1
Macário, M. J., & Sá, C. M. (2011). Trabalho colaborativo e didática da ortografia. Comunicação oral apresentada, a convite, no Encontro do LEIP – Ensinar Português hoje: problemas e desafios. Portugal, Aveiro, Universidade de Aveiro, 8 de julho. 1
Martins, H., Neto-Mendes, A., & Rochette Cordeiro, A. (2011). Cartas educativas: um olhar sobre soluções de reordenamento da rede escolar e mudanças no(s) território(s). Comunicação apresentada no XII Encontro de Sociologia da EducaçãoEducação, territórios e (des)igualdades. Portugal, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 27-28 de janeiro. 1
Martins, I. P. (2011). Ciência e cidadania – perspectivas de educação em ciência. Conferência Plenária apresentada, a convite, no XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Educação em Ciências para o trabalho, o lazer e a cidadania. Portugal, Braga, Universidade do Minho, 30 de setembro. 2
Martins, I. P. (2011). Ciência, literacia científica e cidadania. Comunicação apresentada, a convite, no Congresso Educação e Sociedade. Portugal, Lisboa, Instituto Superior de Ciências Educativas, 20 de maio. 2
Mesquita, F., Costa, N., & Machado, E. A. (2011). Investigação em avaliação do desempenho docente: estado da arte em Portugal (2008-2010). Comunicação apresentada no XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 2011. Portugal, Guarda, Instituto Politécnico da Guarda, 30 de junho-2 de julho. 3
Migueis, M. (2011). O trabalho colaborativo e a aprendizagem docente. Conferência apresentada, a convite, no Congresso “Educar na creche e no jardim-de-infância – Das ideias à inovação”. Portugal, Porto, Exponor/Porto Editora, 17 de setembro. 2
Monteiro, G., Hyden, L.-C., & Bonito, J. (2011).The interaction process between medical students and families in a context of community health promotion: the case “one student, one family” at Lúrio University (Napula). Comunicação apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis. Portugal, Viseu, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu, 26 de novembro. 2
Mota, C., Queriróz, P., & Pereira, A. (2011). IMC, stresse e estado de saúde em estudantes de enfermagem no Ensino clínico. Comunicação apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis. Portugal, Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu, 25 e 26 de novembro. 3
Nunes, F., Jorge, F.R., & Paixão, F. (2011). Encontro com a Geometria no Jardim do Paço de Castelo Branco. Comunicação apresentada no ProfMat2011. Portugal, Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 5 de setembro. 2
Pedrosa-de-Jesus, M. H., & Lopes, B. (2011). Abordagens de ensino e práticas de questionamento: um estudo no ensino superior de biologia. Comunicação apresentada no 2º Encontro de Investigadores de Qualidade. Portugal, Tróia, Centro de Congressos, 10 de julho. 2
Pereira, A. (2011). A mente na génese dos problemas. Comunicação apresentada, a convite, na conferência Evolução das perturbações mentais nos estudantes no Ensino superior e da Rede de Serviços de Apoio Psicológico dos estudantes. Portugal, Lisboa, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, 2 de novembro. 3
Pereira, A. (2011). Estratégias de coping na gestão de conflitos e no cuidar em situações do limiar de vida. Comunicação apresentada, a convite, no 3º Congresso do Serviço de Urgência Geral.Urgência e Emergência: Cuidar sem Fronteira. Portugal, Serviço de Urgência do Hospital Infante D. Pedro EPE, 8-9 de abril. 3
Pereira, A. (2011). Stress e Psico-Oncologia: intervenção com o MBSR. Comunicação apresentada no Seminário Psico-oncologia: da Teoria à Prática. Portugal, Aveiro, Universidade de Aveiro, 3 de maio. 3
Pereira, L. A. (2011). A (in)visibilidade da fronteira entre a gramática e a literatura. Comunicação apresentada , a convite, no 11.º Encontro de Professores de Português. Portugal, Porto, Exponor, 26 de março. 1
Pereira, L. A. (2011). A relação com a cultura de futuros educadores dos níveis iniciais de escolaridade. Comunicação apresentada no Encontro: “Quando falamos de cultura de que é que falamos?”. Portugal, Porto, Universidade Fernando Pessoa, 7-8 de junho. 1
Pereira, L. A. (2011). Formação de professores para o ensino da produção de textos: que teorias? que práticas? Conferência apresentada, a convite, na Formação Docente: textos, teorias e práticas. Portugal, Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 9-12 de março. 1
Pinho, A. S. (2011). Linguistic and communicative sustainability and intercomprehension: tracking research projects. Comunicação apresentada, a convite, no Research Day da Universidade de Aveiro. Portugal, Aveiro, Universidade de Aveiro, 8 de junho. 1
Pinto, M. (2011). Estratégias didáticas para escrever para aprender. Comunicação apresentada no Encontro do LEIP – Ensinar Português hoje: problemas e desafios. Portugal, Aveiro, Universidade de Aveiro, 8 de julho. 1
Pinto, M. (2011). Novo Programa de Português para o Ensino Básico. Comunicação apresentada no Congresso Alfa. Portugal, Lisboa, Porto Editora, 22 de fevereiro. 1
Pinto, M. (2011). Sequências de ensino de géneros orais. Comunicação apresentada no Seminário Programa de Português do Ensino Básico. Portugal, Portalegre, Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano, 01 de junho. 1
Portugal, G. (2011). Avaliação em educação pré-escolar – SAC. Conferência apresentada, a convite, no Congresso”Educar na creche e no jardim-de-infância – Das ideias à inovação”. Portugal, Lisboa, 10 de setembro. 2
Portugal, G. (2011). Avaliação em educação pré-escolar – SAC. Conferência apresentada, a convite, no Congresso Congresso Pré-Escolar 2011 “Educar na creche e no jardim-de-infância – Das ideias à inovação”. Portugal, Lisboa, Porto Editora, 17 de setembro. 2
Portugal, G. (2011). Educação experiencial: implicação e bem-estar como dimensões estruturante das Prática Pedagógica. Conferência apresentada, a convite, na Universidade da Madeira. Portugal, Funchal, 15 de janeiro. 2
Portugal, G. (2011). Finalidades e práticas educativas em creche. Conferência apresentada, a convite, no Encontro Regional Finalidades e Práticas Educativas em Creche, organizada pela Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS). Portugal, Coimbra, Fundação Bissaya Barreto, 2 de julho. 2
Portugal, G. (2011). Finalidades e práticas educativas em creche. Conferência apresentada, a convite, no Encontro Regional Finalidades e Práticas Educativas em Creche, organizada pela Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS). Portugal, Lisboa, Voz do Operário, 4 de junho. 2
Portugal, G. (2011). Finalidades e práticas educativas em creche. Conferência apresentada, a convite, no Encontro Regional Finalidades e Práticas Educativas em Creche, organizada pela Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS). Portugal, Porto, Seminário de Vilar, 14 de maio. 2
Portugal, G. (2011). Relações, atividades e espaços – ideias chave para uma intervenção educativa em creche. Conferência apresentada, a convite, no Congresso Pré-Escolar 2011 “Educar na creche e no jardim-de-infância – Das ideias à inovação”. Portugal, Lisboa, Porto Editora, 10 de setembro. 2
Portugal, G. (2011). Relações, atividades e espaços – ideias chave para uma intervenção educativa em creche. Conferência apresentada, a convite, no Congresso Pré-Escolar 2011 “Educar na creche e no jardim-de-infância – Das ideias à inovação”. Portugal, Lisboa, Porto Editora, 17 de setembro. 2
Portugal, G. (2011). Uma reflexão sobre a ecologia do desenvolvimento da criança na creche. Comunicação apresentada, a convite, no Encontro Ser Bebé VII. Portugal, Porto, Auditório Dr. António Cupertino de Miranda, Associação de Profissionais de Educação de Infância, 15 de outubro. 2
Rabello, S., Caldeira, A., & Teixeira, F. (2011). Os artefatos dos media na educação em sexualidade. Comunicação apresentada no VI Encontro AFI e XII Encontro de Professores. Portugal, Aveiro, Universidade de Aveiro, 27-29 de outubro. 2
Ramos, S., Pereira, A., Carvalho, C., & Barroso, M. (2011). Bullying, cyberbulluying e os media em Portugal: que relação. Comunicação apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis. Portugal, Viseu, Escola Superior de Saúde de Viseu, 25-26 de novembro. 3
Rebelo, H., Bonito, J., Ferro, S., Cota, B., & Jesus, P. (2011).Intervenção do Centro de Respostas Integradas de Évora no âmbito da redução de riscos nas festividades académicas: um estudo na área da avaliação. Comunicação apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis. Portugal, Viseu,Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu, 26 de novembro. 2
Resende, D., Soveral, I., & Costa, N. (2011). O ensino do piano em Portugal: identificação de conceções e estratégias de ensino e de aprendizagem no que concerne o desenvolvimento artístico e pessoal do aluno. Comunicação apresentada no I Encontro Nacional de Investigação em Música. Portugal, Porto, Casa da Música, 25-27 de novembro. 3
Ribeiro, J. (2011). Desafios à inclusão – tecnologias de acessibilidade. Comunicação integrada na Comemoração do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. Portugal, Mealhada, Agrupamento de Escolas da Mealhada, 9 de dezembro. 2
Ribeiro, J. (2011). Do papel para o digital: a adaptação de contextos educativos digitais de alunos com NEE.” Sessão Especial apresentada no 1º Encontro Nacional Superar Barreiras com TIC. Portugal, Aveiro, Universidade de Aveiro, 17 de junho. 2
Ribeiro, J., Rocha, L., & Loureiro, M. J. (2011). O Portal “Sembarreiras”, o LCD e o CCTIC na (in)formação dos professores de educação especial. Comunicação apresentada no Encontro Superar barreiras com as TIC. Portugal, Aveiro, Universidade de Aveiro, 17 de junho. 2
Rodrigues, J. A. (2011). As ferramentas Web, Web 2.0 e o software de utilização livre em educação: os casos do EVTdigital e do EVTux. Comunicação apresentada nas II Jornadas TICnológicas. Portugal, Leiria, Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus e Escola superior de Educação de Leiria, 5 de julho. 2
Rodrigues, J. A. (2011). Do EVTdigital ao EVTux: Pontes para a integração curricular das ferramentas digitais na disciplina de EVT. Comunicação apresentada no XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Portugal, Guarda, Instituto Politécnico da Guarda, 30 de junho-2 de julho. 2
Rodrigues, J. A. (2011). EVTux: uma distribuição para a integração das ferramentas digitais na disciplina de EVT. Comunicação apresentada no IV Encontro APEVT Madeira. Portugal, Funchal, Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, 19-21 de maio. 2
Rodrigues, J. A. (2011). EVTux: Uma ferramenta para o ensino das Artes Visuais no Século XXI. Comunicação apresentada na Conferência do 23º Encontro da APECV. Portugal, Bragança, Instituto Politécnico de Bragança, 13-15 de maio. 2
Rodrigues, J. A. (2011). Software de utilização livre em sala de aula. Comunicação apresentada nas II Jornadas TICnológicas. Portugal, Leiria, Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus e Escola Superior de Educação de Leiria, 5 de julho. 2
Rodrigues, M. F., & Merçon, A. B. (2011). Universidade, diversidade e integração: a comunidade de alunos brasileiros na Universidade de Aveiro. Comunicação apresentada no XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Portugal, Guarda, Instituto Politécnico da Guarda, 30 de Junho-2 de julho. 2
Rodrigues, M. J. (2011). Educação em ciências e desenvolvimento de competências nos primeiros anos. Conferência apresentada, a convite, nas V Jornadas da Infância, Aprender é investigar – Uma abordagem das ciências na educação de infância. Portugal, São Miguel, Centro de Apoio Social e Acolhimento Bernardo Manuel Silveira Estrela, 18 de novembro. 2
Rodrigues, S., Pombo, L., & Loureiro, M. J. (2011). Processo de supervisão das práticas de formação de professores de ciências do 1º CEB em contexto online. Comunicação apresentada no XIV ENEC, Encontro Nacional de Educação em Ciências. Portugal, Braga, Universidade do Minho, Instituto de Educação, 29 de setembro-1 de outubro. 2
Sá, C. M. (2011). Transversalidade da língua portuguesa associada ao desenvolvimento de competências em compreensão na leitura. Conferência apresentada, a convite, no Encontro do LEIP – Ensinar Português hoje: problemas e desafios. Portugal, Aveiro, Universidade de Aveiro, 8 de julho. 1
Santos, I., Lã, F., Marinho, H., & Pereira, A. (2011). Marcadores electrofisiológicos e ansiedade de pianistas: um estudo preliminar. Comunicação apresentada, a convite, no I Encontro Nacional de Investigação em Música. Portugal, Porto, Casa da Música, 25-27 de novembro. 3
Santos, P. (2011). Intervenção precoce na infância. Comunicação apresentada, a convite, no Congresso Pré-Escolar 2011 “Educar na creche e no jardim-de-infância – Das ideias à inovação”. Portugal, Lisboa, Porto Editora, 10 de setembro. 2
Santos, P. (2011). Intervenção precoce na infância. Comunicação apresentada, a convite, no Congresso Pré-Escolar 2011 “Educar na creche e no jardim-de-infância – Das ideias à inovação”. Portugal, Porto, Porto Editora, 17 de setembro. 2
Santos, P., & Serrano, A. (2011). Estado da arte na intervenção precoce. Comunicação apresentada, a convite, no Seminário temático: Estado da Arte na Intervenção Precoce. Org. Instituto Nacional de Reabilitação. Portugal, Lisboa, 24 de fevereiro. 2
Santos, P., Feliciano, F., Silva, C., Portugal, G., Carvalho, L., Tavares, R., Bicho, A., Simões, O., Rodrigues, C. & Agra, S. (2011). Promovendo competências relacionais em IP através do método VHT/VIG. Comunicação apresentada no IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce – Família: Principal Mediadora da Aprendizagem e Desenvolvimento da Criança. Portugal, Funchal, Centro Internacional de Congressos do Funchal, 2 e 3 dezembro. 2
Santos, P., Feliciano, F., Silva, C., Portugal, G., Tavares, R., Carvalho, L., Bicho, A., Simões, O., Rodrigues, C. &, Agra, S. (2011). Promovendo competências relacionais em IP através do Método VHT/VIG. Comunicação apresentada, a convite, no I Congresso Internacional Família, Educação e Desenvolvimento no Século XXI: Olhares Interdisciplinares. Org. Escola Superior Educação Portalegre. Portugal, Portalegre, 3 e 4 de junho. 2
Sarabando, C., Cravino, J. P., & Soares, A. (2011). As simulações computacionais no processo de ensino/aprendizagem das Ciências Físicas no Ensino Básico. Comunicação apresentada no XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências. Portugal, Braga, Universidade do Minho, 29 de setembro – 1 de outubro. 3
Simões, A.R., Lourenço, M., & Sá, S. (2011). Intercompreensão: que possibilidades em contexto escolar. Comunicação apresentada no Colóquio Redinter – Histórias em Intercompreensão. Portugal, Aveiro, Universidade de Aveiro, 15 de outubro. 1
Simões, A.R., Sá, C., Lourenço, M., & Sá, S. (2011). Práticas educativas em intercompreensão: que caminhos?. Comunicação apresentada no Colóquio Redinter – Histórias em Intercompreensão. Portugal, Aveiro, Universidade de Aveiro, 15 de outubro. 1
Tavares, T., Bonito, J., & Oliveira, M. M. (2011).Consumo de álcool entre alunos do 9.º ano de escolaridade do distrito de Beja: factores determinantes. Comunicação apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis. Portugal, Viseu, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu, 26 de novembro. 2
Teixeira, F. (2011). A educação pelos pares: profissionais e jovens na prevenção da infecção VIH/SIDA. Comunicação apresentada, a convite, nas 2.ªs Jornadas Nacionais Ético‐Jurídicas sobre a Infecção VIH/SIDA. Fundação Portuguesa A Comunidade Contra aSIDA, Centro deDireito Biomédico, Associação Portuguesa de Bioética e Serviço de Bioética e de Ética Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Portugal, Porto, Biblioteca Almeida Garrett, 1 de abril. 2
Teixeira, F. (2011). Educação sexual, currículo e formação de professores(as). Comunicação apresentada, a convite, no Encontro SER|2011 – Sexualidade e Educação em Reflexão. Portugal, Lisboa, Escola EB 1 Vasco da Gama, 7 e 8 de outubro. 2
Torres, A. (2011). Desenvolvimento de courseware didáctico para promover práticas de Educação CTS no Ensino Básico. Comunicação apresentada no XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC): Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania. Portugal, Braga, Universidade do Minho, 29 de setembro. 2
Trindade, N., & Bonito, J. (2011).O adoecimento do trabalhador docente do Ciclo Básico II da Escola Pública Municipal de Belém do Pará no Distrito Administrativo do Entroncamento. Comunicação apresentada no I Congresso Nacional de Comportamentos de Saúde Infanto-Juvenis. Portugal,Viseu, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu, 26 de novembro. 2
Vieira, R., Tenreiro-Vieira, C., & Nogueira, S. (2011). O Jardim da ciência e a promoção da educação em ciências nos primeiros anos de escolaridade. Comunicação apresentada no XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências (ENEC): Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania. Portugal, Braga, Universidade do Minho, Instituto de Educação, 30 de setembro. 2

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *