Capítulos Livros Nacionais 2012 |
Referência |
Nome |
linha |
estado |
Andreucci, L., Pereira, A., Cró, L., Rocha, A., Merrell, K., Lopes, A., Almiro, F., Vitória, P., Andrade, R., Rodrigues, S., & Santos, S. (2012). Promoção do sucesso escolar em crianças portuguesas desfavorecidas: um estudo sobre a resiliência. In C. Albuquerque (Coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: realidades e perspetivas (pp. 375-382). Viseu: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. (ISBN: 978-989-96715-5-3) url | doc |
Anabela Maria Sousa Pereira |
3 |
Publicado |
Abreu, M., Abreu, W., Neri de Souza, D., & Torres, S. (2012). Cuidar do cuidador: uma revisão sistemática de instrumentos que avaliam a qualidade do relacionamento. In J. C. Carvalho et. al. (Eds.), Transferibilidade do conhecimento em enfermagem de família (pp. 266-272). Porto: ESEP-UNIESEP. (ISBN 978-989-96103-6-1). url | doc |
Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza |
3 |
Publicado |
Aparício, G., Cunha, M., Duarte, J., & Pereira, A. (2012). Risco metabólico dos pais: um desafio emergente na prevenção do excesso de peso. In C. Albuquerque (Coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: realidades e perspetivas (pp. 183- 192). Viseu: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. (ISBN: 978-989-96715-5-3). url | doc |
Anabela Maria Sousa Pereira |
3 |
Publicado |
Araújo, F., Monteiro, S., & Torres, A. (2012). Intervenção psico-educativa em sobreviventes de cancro da mama. In Pais-Ribeiro, J. L., Leal, I., Pereira, A. & Monteiro, S. (Orgs), Psicologia da Saúde: Desafios à promoção da saúde em doenças crónicas (pp. 8-14). Lisboa: Placebo Editora. (ISBN: 978-989-8463-30-2). url | doc |
Ana Carla Seabra Torres Pires |
3 |
Publicado |
Boné, M., & Bonito, J. (2012). A influência do fator ambiental no sobrepeso e obesidade na infância e na adolescência: estudo comparativo. In C. Albuquerque (Coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 97-112). Viseu: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. (ISBN: 978-989-96715-2-2). url |
Jorge Bonito |
2 |
Publicado |
Boné, M., & Bonito, J. (2012). Cidadania e (anti)ética no comportamento tabágico: influências das esferas ambiental e física. In C. Albuquerque (Coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 31-44). Viseu: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. (ISBN: 978-989-96715-2-2). url |
Jorge Bonito |
2 |
Publicado |
Boné, M., & Bonito, J. (2012). Compreender o consumo e a abstinência de bebidas alcoólicas entre os alunos do 12.º ano de escolaridade do concelho de Estremoz. In C. Albuquerque, Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 45-55). Viseu: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. (ISBN: 978-989-96715-2-2). url |
Jorge Bonito |
2 |
Publicado |
Bonito, J. (2012). Do conhecimento profissional dos professores epistemologicamente diferenciado: um estudo sobre as metodologias de ensino das ciências. In M. F. Patrício et al. (Orgs.), Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação (pp. 252-259). Montargil: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural. (ISBN: 978-972-8223-39-7). |
Jorge Bonito |
2 |
Publicado |
Carvalho, A., Dinis, A., & Pereira, A. (2012). Desenvolvimento da aptidão física em aulas de EF e Autoconceito corporal e de saúde. In C. Albuquerque (Coord.) Comportamentos de saúde infanto-juvenis: realidades e perspetivas, (pp. 291-299). Viseu: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. (ISBN: 978-989-96715-5-3). url | doc |
Anabela Maria Sousa Pereira |
3 |
Publicado |
Cruz, M., & Araújo e Sá, M. H.. A construção das representações das línguas e suas aprendizagens em situação de chat entre alunos de Português e Inglês como LE no ensino superior. In S. Melo-Pfeifer & M. H. Araújo e Sá (Orgs.), Comunicação electrónica na aula de Português Língua Estrangeira. Lisboa: Lidel. (ISBN: 978-972-757-708-8). |
Maria Helena Araújo e Sá |
1 |
Aceite |
Cunha, A., & Costa, N. (2012). Contratos de autonomia das escolas: um estudo de avaliação de impactos. In M. F. Patrício, L. Sebastião, J. M. M. Justo, & J. Bonito (Orgs.), Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação. Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural (pp. 385-396). (ISBN: 978-972-8223-39-7). doc |
Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa |
3 |
Publicado |
Ferraz, L., Pereira, A., & Almeida, C. (2012). Perceção do adolescente sobre o hábito de fumar. In C. Albuquerque (Coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: realidades e perspetivas (pp. 75-83). Viseu: Escola Superior de Saúde de Viseu. (ISBN: 978-989-96715-5-3). url | doc |
Anabela Maria Sousa Pereira |
3 |
Publicado |
Figueiredo, A., Portugal, G., & Neto, C. (2012). As interações das crianças com o meio envolvente durante o jogo livre. In Rui Mendes, João Barreiros & Olga Vasconcelos (Eds), Estudos em desenvolvimento motor da criança V (pp. 206-211). Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra (ISBN: 978-972-95072-9-8). |
Aida Figueiredo |
2 |
Publicado |
Gomes, R., Pereira, A., Abrantes, N., Chaves, C., Mota, C., & Inocêncio, L. (2012). Práticas educativas para a sustentabilidade do stresse na infância. In C. Albuquerque (Coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: realidades e perspetivas (pp. 361-370). Viseu: Escola Superior de Saúde de Viseu. (ISBN: 978-989-96715-5-3). url | doc |
Anabela Maria Sousa Pereira |
3 |
Publicado |
Graça, L., & Pereira, L. A. (2012). Metodologia para analisar a prática docente: o contributo da sinopse. In J. A. B. Carvalho, L. Barbeiro, L. A. Pereira & A. C. Silva (Eds.), Aula de Língua: Interacção e Reflexão (pp. 55-86). Óbidos: Várzea da Rainha Impressores, S.A. (ISBN: 978-989-95554-6-4). url |
Luciana Manuela de Almeida Graça |
1 |
Publicado |
Loureiro, M. J., & Souza, F. N.. Presença de perguntas em mapas argumentativos: onde se cruzam argumentação e questionamento?. In L. A. Pereira & I. Cardoso (Eds.), Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos. Aveiro: Universidade de Aveiro. (ISBN: 978-972-789-358-4). |
Maria José loureiro |
2 |
Submetido |
Malaquias, I.. Aspectos materiais da cultura científica – instrumentos didácticos de Física e Química. in Filosofia da Ciência Culturas experimentais: Teorias, Coisas e Experiências. url | doc |
Isabel Malaquias |
2 |
Aceite |
Martins, L., Marques, L., & Bonito, J. (2012). O desafio da excelência na escola: constributos de uma abordagem ao tempo geológico. In M. F. Patrício et al. (Orgs.), Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação (pp. 301-309). Montargil: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural. (ISBN: 978-972-8223-39-7). url |
Luís Marques |
1 |
Publicado |
Melo-Pfeifer, S. & Araújo e Sá, M. H.. Estratégias de aprendizagem-comunicação na interacção exolingue em chat. In S. Melo-Pfeifer & M. H. Araújo e Sá (Coord.), Comunicação electrónica na aula de Português Língua Estrangeira. Lisboa: Lidel. (ISBN: 978-972-757-708-8). |
Sílvia Melo-Pfeifer |
1 |
Aceite |
Melo-Pfeifer, S., & Araújo e Sá, M. H. (aceite). “Introdução”. In S. Melo-Pfeifer & M. H. Araújo e Sá (Coord.), Comunicação electrónica na aula de Português Língua Estrangeira. Lisboa: LIDEL. |
Sílvia Melo-Pfeifer |
1 |
Aceite |
Melo-Pfeifer, S.. O blogue pedagógico-didáctico num abordagem co-accional em aula de PLE. In S. Melo-Pfeifer & M. H. Araújo e Sá (Coords.). Comunicação electrónica na aula de Português Língua Estrangeira. Lisboa: Lidel. (ISBN: 978-972-757-708-8). |
Sílvia Melo-Pfeifer |
1 |
Aceite |
Melo-Pfeifer, S.. Tantas formas de dizer “contextualização”! Por uma abordagem contextualizada da formação de professores de línguas. In R. Bizarro, M. A. Moreira & C. Flores (Org.), Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino. Lisboa: Lidel. url |
Sílvia Melo-Pfeifer |
1 |
Aceite |
Mesquita-Alves,F., Costa, J. A., & Costa, N.. Supervisão entre pares em contexto de avaliação de desempenho docente: estudo de caso sobre o segundo ciclo de avaliação (2009-2011). In Nilza Costa et al. (Org.), Avaliação do Desempenho Docente: Compreender a complexidade, sustentar a decisão. Santo Tirso: De Facto Editores. |
Jorge Adelino Rodrigues da Costa |
3 |
Aceite |
Moreira, G., & Costa, A. M.. Da diversidade de vozes em língua inglesa à competência plurilingue. In Educação e Línguas – Questões de identidade, avaliação e docência. Porto: Porto Editora. doc |
Ana Margarida Rocha Cardoso Nunes da Costa |
1 |
Aceite |
Mota, C., Pereira, A., & Queirós, P. (2012). O estudante de enfermagem em ensino clínico: implicações a nível fisiológico e psicológico. in C. Albuquerque (Coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: realidades e perspetivas, (pp. 551-562). Viseu: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. (ISBN: 978-989-96715-2-2). url | doc |
Anabela Maria Sousa Pereira |
3 |
Publicado |
Nóbrega, L., & Costa, N. (2012). Um olhar reflexivo sobre a organização escolar no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. In M. F. Patrício, L. Sebastião, J. M. M. Justo, & J. Bonito (Orgs.), Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação (pp. 406-415). Montargil: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural. (ISBN: 978-972-8223-39-7). doc |
Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa |
3 |
Publicado |
Pereira, L. A., & Cardoso, I.. A Sequência de ensino como dispositivo didático para a aprendizagem da escrita num contexto de formação de professores. In L. A. Pereira & I. Cardoso (Eds.), Reflexão sobre a escrita. O ensino de diferentes géneros de textos. Aveiro: Universidade de Aveiro. (ISBN: 978-972-789-358-4). doc |
Maria Luísa Álvares Pereira |
1 |
Aceite |
Pereira, L. A., & Cardoso, I.. Jovens, alunos e relação com a escrita. In M. Matos (Ed.), Jovens e alunos do Ensino Secundário. Porto: CIIE/FPCE. doc |
Maria Luísa Álvares Pereira |
1 |
Aceite |
Pereira, L. A., & Graça, L.. A didáctica da escrita de textos na formação de professores. In R. Bizarro (Ed.), Educação em Línguas – Questões de Identidade, Docência e Avaliação. Porto: Porto Editora. doc |
Maria Luísa Álvares Pereira |
1 |
Aceite |
Portugal, G. (2012). Avaliar o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças – desafios e possibilidades. In M. J. Cardona & C. M. Guimarães (Org.), Avaliação na educação de infância. Viseu: Editora Psicosoma. (ISBN: 978-972-8994-42-6). |
Gabriela Portugal |
2 |
Publicado |
Ramos, S., Pereira, A., Carvalho, C., & Barroso, M. (2012). Bullying, cyberbullying e os media em portugal: que relaçâo?. In C. Albuquerque (Coord.). Comportamentos de saúde infanto-juvenis: realidades e perspetivas (pp. 267- 278). Viseu: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. (ISBN: 978-989-96715-2-2). url | doc |
Anabela Maria Sousa Pereira |
3 |
Publicado |
Rebelo, D., Soares, de Andrade, A., Bonito, J., & Marques, L.. Educação em geociências: investigação educacional e currículo de Timor-Leste. In M. H. Henriques, A. I. Andrade, M. Quinta-Ferreira, F. C. Lopes, M. T. Barata, R. Pena dos Reis e A. Machado (Coords.), Para aprender com a Terra. Memórias e notícias de geociências no espaço lusófono (cap. 6). Coimbra: Impressa da Universidade de Coimbra. |
Jorge Bonito |
2 |
Publicado |
Rebelo, H., & Bonito, J. (2012). Pensar a educação: contributos da filosofia na procura da qualidade. In M. F. Patrício et al. (Orgs.), Da Exclusão à Excelência: Caminhos Organizacionais para a Qualidade da Educação (pp. 310-316). Montargil: Associação da Educação Pluridimensional e da Escola Cultural. (ISBN: 978-972-8223-39-7). |
Jorge Bonito |
2 |
Publicado |
Rebelo, H., Bonito, J., Ferro, S., Cota, B., & Jesus, P. (2012). A intervenção do centro de respostas integradas de Évora no âmbito da redução de riscos nas festividades académicas. In C. Albuquerque (Coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 19-29). Viseu: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. (ISBN: 978-989-96715-2-2). url |
Jorge Bonito |
2 |
Publicado |
Rodrigues, M. J., & Vieira, R. M. (2012). Impacte de um programa de formação de ciências nas práticas didático-pedagógicas de uma educadora de infância. In P. Membiela (Eds.), Retos y perspectivas en la enseñanza de las ciencias. Ourense: Educación Editora. |
Rui Marques Vieira |
2 |
Aceite |
Sá, C. M.. Desenvolvimento de competências no Ensino Superior: a importância da avaliação formativa. Transversalidades II: Representações, instrumentos, práticas e formação. Série “Temas”, Coleção “Cadernos do LEIP”, nº 2. Aveiro: Universidade de Aveiro. doc |
Cristina Manuela Sá |
1 |
Aceite |
Salgueiro, A., & Costa, J. A. (2012). Lógicas de ação organizacional na avaliação de desempenho docente: dados de um estudo de caso sobre o primeiro ciclo avaliativo (2007-2009). In Nilza Costa et al. (Org.), Avaliação do Desempenho Docente: Compreender a complexidade, sustentar a decisão. Santo Tirso: De Facto Editores. |
Jorge Adelino Rodrigues da Costa |
3 |
Aceite |
Santos, P., Feliciano, F., Bicho, A., Silva, C., Rodrigues, C., Portugal, G., Carvalho, L., Simões, R., Tavares, R., & Agra. S. (2012). O Método Video Home Training/Video Interaction Guidance em Intervenção Precoce: projeto de investigação-ação. In N. Ramos, E. Mendes, A. I. Silva & J. Porfírio (Orgs.), Família, Desenvolvimento e Educação no Século XXI: olhares interdisciplinares (pp. 63-71). Portalegre: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre. (ISBN: 978-989-96701-3-6) url |
Paula Santos |
2 |
Publicado |
Tavares, T., Bonito, J., & Oliveira, M. M. (2012). O consumo de álcool entre os alunos do 9.º ano de escolaridade do distrito de Beja: fatores caracterizantes. In C. Albuquerque (Coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 57-73). Viseu: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. (ISBN: 978-989-96715-2-2). url |
Jorge Bonito |
2 |
Publicado |
Torres, A., Pereira, A., & Monteiro, S. (2012). Aplicabilidade e eficácia da intervenção de grupo na doença crónica: estudo com sobreviventes de cancro da mama. In J. L. Pais-Ribeiro, I. Leal, A. Pereira & S. Monteiro (Orgs). Psicologia da Saúde: Desafios à promoção da saúde em doenças crónicas (pp. 261-269). Lisboa: Placebo Editora. (ISBN: 978-989-8463-30-2). url | doc |
Ana Carla Seabra Torres Pires |
3 |
Publicado |
Trindade, N., & Bonito, J. (2012). O adoecimento do trabalhador docente do ciclo básico I e II da escola pública municipal de Belém (Pará, Brasil) no distrito administrativo do entroncamento. In C. Albuquerque (Coord.), Comportamentos de saúde infanto-juvenis: perspetivas e realidades (pp. 533-549). Viseu: Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. (ISBN: 978-989-96715-2-2). |
Jorge Bonito |
2 |
Publicado |
Vasconcelos, S., Balula, A., & Almeida, P. (2012). Percepções de alunos e Docentes Face ao b-learning: Análise do curso de Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento. In N. Abranja, A. Alcântara, A. Pereira, A. Maruqes, Turismo, D. Teixeira, F. Coelhoso, I. Carneiro & R. Ferreira (Org.). Formação e Inovação: Estudos e Experiências (pp. 280-289). Mangualde: ISCE/Edições Pedago, Lda. (ISBN: 979-989-8449-98-6). |
Ana Jorge Balula Pereira Dias |
3 |
Publicado |