Header

CIDTFF flashnews #541 | semana 08 | 21 FEV 2025

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

A informação apresentada é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.

consultar flashnews anteriores

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

(H)À Educação | Comunicar ciência através do “Pod’Isto”?

Rita Rodrigues, Gabriela Reses e Erickinson Lima dão a conhecer o “Pod’Isto”, um podcast onde a ciência, a investigação, a educação e as tecnologias se encontram para inspirar novas reflexões, na mais recente edição da rubrica quinzenal do Diário de Aveiro, (H)À Educação.

---

Investigadora CIDTFF participa no programa Consultório do Porto Canal

Cristina Felizardo participou no programa Consultório do Porto Canal, a 11 de fevereiro, para abordar a perda não-morte, um conceito que abrange diversas situações que podem desencadear reações e sintomas similares às do luto por morte.

Projeto VABIOLA 1 recebe selo de “Boas Práticas” Erasmus+

Na sequência da avaliação final, o projeto Erasmus+ VABIOLA – Valorisation des biographies langagières – parcours numérique (2021-1-FR01-KA220-SCH-000027795) recebeu o selo de “Boas Práticas” devido à sua elevada qualidade de implementação e resultados.

---

Investigadora CIDTFF recebe Bolsa de Mérito da Associação Leões de Portugal

Adalayne Lisboa Santos participou no dia 9 de fevereiro de 2025 na Gala de Entrega de Bolsas de Mérito, promovida pela Leões de Portugal, tendo sido uma das contempladas da 39.ª Cerimónia de Bolsas de Estudo 2024/2025.

---

EduCITY lança Concurso EduCITY/Prémio INOVA+

Deadline: 28 fevereiro 2025

O Concurso EduCITY/Prémio INOVA+ pretende premiar uma instituição através da criação de um jogo personalizado de Educação para a Sustentabilidade integrado na app EduCITY.

1 bolsa de investigação nas áreas da Educação e cooperação para o desenvolvimento no âmbito do projeto ERGUES-STP | EdtlB.3-DEP/2025

Candidaturas até 21 fevereiro 2025

Devem ser cumpridos, cumulativamente, os seguintes requisitos de admissão: 1) estar inscrito, ou que satisfazer as condições para se inscrever, no Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro; 2) ser detentor do grau de Mestre na área da Educação.

---

1 Bolsa de Investigação na área da Educação | EdtlB.4-DEP/2025

Candidaturas até 26 fevereiro, 2025

Devem ser cumpridos, cumulativamente, os seguintes requisitos de admissão: 1) Estudante inscrito, ou satisfazer as condições para se inscrever, num dos Programas Doutorais afetos ao CIDTFF; 2) Mestre com uma classificação mínima de 15 valores; 3) Experiência de investigação na área da educação para a sustentabilidade e literacia científica e evolutiva; 4) Primeiro autor de, pelo menos, 3 publicações indexadas na SCOPUS.

Aprovado projeto sobre Formação de doutores no espaço lusófono

“Formação de doutores no espaço lusófono: estudo comparado sobre as políticas de formação e os impactos da cultura da performatividade na Área da Educação” conta com a participação do investigador do CIDTFF Rui Marques Vieira, como coordenador local. Investigadores interessados na temática e com trabalho alinhado com estes objetivos são convidados a contactá-lo.

---

Convite para Participar em Sessão de Focus Group sobre Apoio ao Luto

7 março 2025 | 9h30 - 12h00, Online | 14h30 - 17h00, DEP, UA

No âmbito do projeto de investigação “Aconselhamento no Luto: a formação especializada no contexto português”, conduzido por Cristina Felizardo (CIDTFF, DEP/UA), destina-se aos profissionais das áreas da educação, saúde, psicologia e serviço social que, no exercício das suas funções, prestam apoio a pessoas, famílias e comunidades em luto. Inscrições até 24 fevereiro, 2025.

Cadernos do LabELing | Transversalidade XII: cruzamentos

Acaba de ser publicado o n.º 2 da Série “Propostas” da Coleção “Cadernos do LabELing” intitulado Transversalidades XII: Cruzamentos, da autoria de Cristina Manuela Sá (organizadora, CIDTFF), Matilde Gonçalves, Filipa Leite, Gabriela Gomes, Ana Carolina Pinto e Beatriz Barros.

---

Artigo | Fostering future educators’ plurilingual, learning, and algorithmic awareness of social media use

Liudmila Shafirova (CIDTFF) & Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) | Language and Intercultural Communication, 1-19

18.ª Sessão SEDE | Discussão dos conceitos open-schooling e school-as-community a partir de artigo científico

26 fevereiro 2025 | 14h00 | 5.2.53, DEP, UA & Online

Xana Sá Pinto (CIDTFF, DEP, UA) dinamizará uma sessão no estilo Journal Club dedicada à discussão do artigo científico publicado por si e colegas, “Reconceptualizing open schooling: towards a multidimensional model of school openness.

---

Investigador CIDTFF convidado em lançamento de projeto de modernização da educação, competências e reformas administrativas na Jordânia

Alexandre Ventura participou como convidado no evento de lançamento do projeto MASAR – Modernizing Education, Skills, and Administrative Reforms, em Amman, Jordânia, entre os dias 9 e 12 de fevereiro de 2025.

---

Encontro Nacional e Seminário “Aprender a ser digital”

11 Fevereiro 2025 | Centro de Congressos de Aveiro

O CNCS realizou, com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro, o Encontro Nacional e Seminário do dia internacional da “Internet mais Segura”, sob o título “Aprender a ser digital”, tendo sido host e organizador local o ccTIC UA de que fazem parte várias investigadoras CIDTFF.

---

2.º Fórum IA no Espaço Educacional

7 maio 2025 | Universidade de Aveiro

Oportunidade única para os líderes da educação digital, decisores políticos, investigadores e profissionais se reunirem e discutirem o futuro da IA na Educação.

---

iLRN2025 | Reading the World: Immersive Learning & Multimodal Literacies

15 - 19 junho 2025 | online & RV | 16 - 18 junho, 2025 | Illinois Institute of Technology, EUA

Daniela Pedrosa (CIDTFF, I.P. Santarém) integra a comissão organizadora da “11th International Conference of the Immersive Learning Research Network“ como publication chair.

---

11th EDILIC Conference | Plurilingual Literacies in Education: Pluralistic Approaches Inside and Beyond the Classroom

23 - 25 julho 2025 | Universität Hamburg, Germany

Integram a comissão organizadora do evento as investigadoras CIDTFF Sílvia Melo-Pfeifer e Rosa Maria Faneca.

5ª Conferência internacional de História da Física (5ICHOP)

29 - 31 maio 2025 | Universidade de Coimbra

Isabel Malaquias, investigadora CIDTFF, é coordenadora da comissão organizadora, e o envio de contributos está disponível até 2 de março, 2025.

---

Encontro “Património Linguístico e Cultural: Vitalidade e Ameaças”

5 maio 2025 | formato virtual

A investigadora do CIDTFF Sara Santos participa na Comissão Organizadora. A submissão de resumos está em curso até 5 de março, 2025.

 

---

Revista Indagatio Didactica

volume 17, n.º 1, julho 2025

Submissão de propostas até 7 de março, 2025.

---

14º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ2024)

15 - 17 julho 2025 | Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Vila nova de Gaia | 22 - 24 julho, 2025 | Online

Investigadores CIDTFF integram as comissões organizadora, coordenadora e consultiva do evento. Submissão de resumos até 2 abril, 2025.

---

16.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português

3 - 5 julho, 2025 | Universidade de Aveiro

A Associação de Professores de Português (APP) e a Universidade de Aveiro (UA) estão a preparar o 16.º ENAPP, e conta com os contributos de várias investigadoras CIDTFF. A chamada de trabalhos está aberta até 30 abril, 2025.

---

Colóquio Internacional sobre Plurilinguismo e Interculturalidade nas Fronteiras

6 - 7 novembro 2025 | Universidade de Aveiro

A Comissão Organizadora é integrada por Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA), Thayse Figueira Guimarães (Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil & CIDTFF, DEP, UA) e Rosa Maria Faneca (CIDTFF, DEP, UA). Submissão de resumos até 5 de junho, 2025.

Investigador do CIDTF colabora na 3ª edição do Programa de Formação em Competências Transversais da UA

12 - 14 março 2025 | Universidade de Aveiro

O evento conta com workshops sobre temas diversos, entre os quais uma sessão sobre ferramentas de inteligência artificial e seus benefício na investigação, que será dinamizada pelo investigador do CIDTFF António Pedro Costa. Destinado a toda a comunidade UA, requer inscrição prévia até 24 de fevereiro.

---

Sustentabilidade em foco: Investigador do CIDTFF dinamiza formação com alunos sobre o GreenComp e o Património Arte Nova

No âmbito da sua investigação doutoral, João Ferreira-Santos  dinamizou um conjunto de speed-learning sessions com 80 alunos dos Ensinos Básico e Secundário do Colégio de Calvão.

---

Workshops on Qualitative Methodological Approaches: Interpretative Phenomenological Analysis and Autoethnography

8 - 9 May, 2025 | 14h00 – 17h00 | 5.1.62, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

Registrations by email until April 25th, 2025

---

Formação “Como Identificar e Interpretar Fenómenos Meteorológicos através da Observação Visual. Uma Educação para o Risco”

8 - 10 maio 2025 | Jardim-Escola João de Deus de Ponta Delgada

Encontram-se abertas as inscrições para a formação acreditada, dinamizada por Mário Talaia (CIDTFF).

---

Formação “Alterações Climáticas, o Aquecimento Global, a Sustentabilidade e o Patamar da Tolerância Humana”

15 - 17 maio 2025 | Colégio de Albergaria, Albergaria-a-Velha

Encontram-se abertas as inscrições para a formação acreditada dinamizada por Mário Talaia (CIDTFF).

Provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Cristiane Jorge de Lima Bonfim
11 março 2025 | 15h00 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Tema: Narrativas imersivas para auto e co-regulação da aprendizagem no ensino superior online na transição do nível básico para avançado

Orientação: Daniela Pedrosa (CIDTFF, ESE - IPSantarém) & Leonel Morgado (UAb, INESC TEC)

Novo procedimento para candidaturas de projetos de investigação integrados pela Universidade de Aveiro

Desde 1 de fevereiro de 2025, todas as candidaturas de projetos de investigação em que a UA participe deverão ser registadas, previamente à submissão, junto do Gabinete de Apoio à Investigação (GAI), através da submissão de um formulário online.

---

Concurso para Projetos de Investigação de caráter Exploratório em Todos os Domínios Científicos 2024

Deadline: 25 fevereiro 2025

Procedimentos internos UA/CIDTFF:

- Até 10 de fevereiro (procedimento CIDTFF): reporte do projeto, preenchendo a tabela disponibilizada para o efeito.

- Até 11 de fevereiro (procedimento GAI/UA): 1) preenchimento do formulário de registo interno da candidatura; 2) envio do orçamento para validação, preenchido na minuta disponibilizada para o efeito.

---

FCT Mobility (1.ª Edição)

Candidaturas abertas em permanência até 31 dezembro, 2025 (17h00, Lisboa)

Destinado a apoiar a mobilidade internacional de investigadores doutorados nacionais e estrangeiros, com vista à realização de atividades de investigação e/ou trabalho de campo. Disponível nas modalidades FCT Mobility outgoing e FCT Mobility incoming.

---

Concurso ERC-PT Careers 2024

Candidaturas até 31 dezembro 2025 (17h00, Lisboa)

Objetivo: atração e retenção de investigadores beneficiários de bolsas atribuídas pelo European Research Council, através do apoio à contratação para posições permanentes nas categorias de investigador principal, investigador coordenador, ou equivalentes na carreira docente.

---

Programa ERC Portugal Pre-Assessment

Destinado a apoiar investigadores da comunidade científica nacional que se encontrem a preparar candidaturas aos concursos do European Research Council (ERC) nas tipologias Starting Grant, Consolidator Grant e Advanced Grant.

---

FCT Newsletter

21 fevereiro 2025

Acompanhe os concursos e as principais iniciativas promovidas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

ATEE Annual Conference | The Making of Authentic Teachers in Ages of Artificiality?

26 - 29 August 2025 | Marino Institute of Education, Dublin, Ireland

Submission deadline: 21 February 2025

---

19th European Conference on Games Based Learning

1 - 3 outubro 2025 | Nord University, Norway

As investigadoras CIDTFF Marta Fortunato e Ana Loureiro integram o Programme Committee do evento. Submissão de propostas até 12 março, 2025

---

Cultural Ecosystem Services and Biocultural Heritage: Connecting Nature and Culture for a Sustainable Future

• Webinar | 10 março 2025 | Inscrições

• Congresso | 20 - 21 maio 2025 | Universidade de Coimbra | Submissão de propostas até 30 março 2025

---

XVIII Congreso Internacional de Educación e Innovación

21 - 23 May 2025 | Hybrid event (Universidad de San Carlos de Guatemala & Online)

Lúcia Pombo (CIDTFF, DEP, UA) integra a comissão científica do evento. Inscrição de artigos até 15 abril, 2025

---

Colóquio internacional Escrever, agir, resistir: reconfigurações do engagement literário

6 - 7 novembro 2025 | Universidade de Aveiro

Submissão de propostas até 30 abril 2025

---

Webinar: Proposta de revisão do RJIES: que implicações para o sistema de ensino superior português?

27 de fevereiro 2025 | 16h00 - 17h00

Com João Cunha Serra, membro da comissão avaliadora. Webinar gratuito, com acesso através deste link.

---
---

3rd edition of the Soft Transferable Skills Training Program

12 - 14 março 2025 | Auditório Renato Araújo, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Gratuito para membros da comunidade UA. Inscrições obrigatórias até 24 fevereiro 2025.

---

IX Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE 2025) | Esferas na educação: A escola que CremosQueremos

21 - 22 março 2025 | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

1.ª fase de inscrições até 24 fevereiro 2025

---

2025 joint Cedefop-OECD symposium: New fields for apprenticeship

1 - 2 April 2025 | OECD conference centre, Paris

---

EURASHE 34th Annual Conference | Place, Knowledge, Skills

14 - 15 May 2025 | Instituto Poltécnico de Portalegre

---

Colóquio Acedle 2025 | PAAS: Pratiques Artistiques et Approches Sensibles en didactique des langues-cultures

14 - 16 maio 2025 | Universidade Toulouse Jean Jaurès

As investigadoras do CIDTFF Maria Helena Araújo e Sá, Rosa Faneca e Sílvia Mello-Pfeifer integram a comissão científica do evento.

Nova Política sobre Acesso Aberto a Publicações Científicas da FCT

Traduz-se numa revisão e atualização dos mecanismos em vigor desde 2014, é aplicável a financiamentos cujo período de candidaturas termine após 7 de fevereiro de 2025 e destina-se a artigos científicos, livros, capítulos de livros e monografias e a teses de doutoramento e dissertações de mestrado. A FCT disponibiliza informação detalhada sobre a estratégia de retenção de direitos, FAQ’s e ainda um site para apoiar os investigadores ao longo de todo o processo de publicação.

---

b-on negocia acordos para publicação em acesso aberto em 2025-2027

Os processos aquisitivos que resultarão nos novos acordos não se encontram ainda concluídos, pelo que a publicação ao abrigo dos novos acordos poderá, em alguns casos, não ser possível até à entrada em vigor do respetivo contrato. As condições gerais para 2025 podem ser consultadas aqui.

---

Livro | Nos 50 anos da Reforma Veiga Simão: As políticas educativas entre mudanças e continuidades

Joaquim Pintassilgo & António Teodoro (Orgs.) | EUL - Edições Universitárias Lusófonas

---

Global Education and Youth in Europe: Practice and Policy

Celina Del Felice, Ajsa Hadzibegovic & Ditta Trindade Dolejsiová (orgs.) | Global Education Network Europe

---
---
---

Fundação Calouste Gulbenkian

Cursos para professores

• Arte e Cidadania: Práticas Artísticas e Pedagógicas | 8, 15 e 22 março 2025 | Espaço Educativo – CAM

• Art Thinking: como a arte pode transformar a educação? | 10 - 12 abril 2025 | Espaço Educativo – CAM

---

UNESCO | Media and Information Literacy Course for Adult Educators

The course for adult educators will be open until 31 May 2025 and covers eight topics, including the basics of Media and Information Literacy, social media, artificial intelligence and more.

---

Concurso documental | Investigador auxiliar para a área científica de Ciências da Educação

Candidaturas até 12 março, 2025

Para o CI&DEI – Centro de Estudos em Educação e Inovação, Unidade de Investigação integrante do Instituto Politécnico de Viseu.

New European Bauhaus | 5.ª edição dos Prémios dedicados à iniciativa

Candidaturas até 21 fevereiro, 2025

Os Prémios NEB reconhecem projetos e ideias que promovem a estética, a sustentabilidade e a inclusão. O concurso deste ano tem um foco especial na Habitação Acessível, premiando iniciativas que contribuam para esta prioridade europeia.

---

IEA Research Awards

Application deadline: 31 March, 2025

IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement) Research Awards intends to encourage and promote outstanding research (using IEA data) conducted by graduate students, postgraduate students, and established researchers.

---

Prémio Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Triénio 2020 - 2021 – 2022

Candidaturas de 17 março a 30 abril 2025

O Prémio SPCE tem como objetivo estimular a qualidade da investigação no domínio das Ciências da Educação em Portugal, através da publicação em livro, em formato e-book, de trabalhos de investigação selecionados relativamente aos anos em apreço.

---

Prémio Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Ano 2023

Candidaturas de 17 março a 30 abril 2025

O Prémio SPCE tem como objetivo estimular a qualidade da investigação no domínio das Ciências da Educação em Portugal, através da publicação em livro, em formato e-book, do trabalho de investigação selecionado relativamente ao ano em apreço.

---

UNESCO-Al Fozan International Prize for the Promotion of Young Scientists in Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM)

Deadline: 15 April 2025

This prize recognises young innovators whose work drives global socio-economic progress, while encouraging interest in science, particularly among women and girls, to foster gender equality and promote scientific careers.

EDULOG express

21 fevereiro 2025

---

Plano Nacional de Literacia Mediática – Estratégia 2025-2029

Consulta pública até 22 fevereiro 2025

Disponível em participa.gov.pt

---

FCT lança convite à comunidade científica para potenciais parcerias

O convite destina-se a investigadores/as doutorados/as de todas as áreas científicas, nacionais e internacionais, filiados/as em instituições nacionais ou estrangeiras, que pretendam ser considerados/as para integrar painéis de avaliação da FCT, apoiar atividades de divulgação e comunicação de ciência, ou desempenhar tarefas de coordenação e apoio a processos de avaliação da responsabilidade da FCT.