Header

CIDTFF flashnews #540 | semana 07 | 14 FEV 2025

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

A informação apresentada é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.

consultar flashnews anteriores

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

Público | A evolução no dia a dia – e a urgência de a ensinar no ensino básico

Convidamos a ler o artigo de opinião publicado a 12 de fevereiro de 2025, e elaborado por 19 autores – 3 destes do CIDTFF, UA – que incluem professores de vários ciclos de ensino, cientistas das áreas da biologia e da educação em ciências, e comunicadores de ciência.

EduCITY lança Concurso EduCITY/Prémio INOVA+

Deadline: 28 fevereiro 2025

O Concurso EduCITY/Prémio INOVA+ pretende premiar uma instituição através da criação de um jogo personalizado de Educação para a Sustentabilidade integrado na app EduCITY.

1 bolsa de investigação nas áreas da Educação e cooperação para o desenvolvimento no âmbito do projeto ERGUES-STP | EdtlB.3-DEP/2025

Candidaturas até 21 fevereiro 2025

Devem ser cumpridos, cumulativamente, os seguintes requisitos de admissão: 1) estar inscrito, ou que satisfazer as condições para se inscrever, no Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro; 2) ser detentor do grau de Mestre na área da Educação.

---

1 Bolsa de Investigação na área da Educação | EdtlB.4-DEP/2025

Candidaturas até 26 fevereiro, 2025

Devem ser cumpridos, cumulativamente, os seguintes requisitos de admissão: 1) Estudante inscrito, ou satisfazer as condições para se inscrever, num dos Programas Doutorais afetos ao CIDTFF; 2) Mestre com uma classificação mínima de 15 valores; 3) Experiência de investigação na área da educação para a sustentabilidade e literacia científica e evolutiva; 4) Primeiro autor de, pelo menos, 3 publicações indexadas na SCOPUS.

PIC-Edu | Programa de Iniciação Científica para jovens estudantes na área da Educação 2024/2025

Candidaturas até 16 fevereiro 2025

Iniciativa do CIDTFF e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da UA, promove a integração de estudantes da Licenciatura em Educação Básica ou dos mestrados na área de Ensino/Educação do DEP em equipas de investigação de projetos na área da Educação.

---

Colaboração entre projeto de Mestrado em Educação Especial da ESECS e o projeto PEEC

Carolina Batista defendeu o seu projeto de Mestrado em Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor), “Adaptação de recursos educativos de ciências para crianças surdas do 1.º CEB”, que teve como base os recursos didáticos do PEEC, desenvolvidos por Patrícia Christine Silva (CIDTFF) no âmbito do seu doutoramento orientado por Ana V. Rodrigues (CIDTFF).

---

III Reunião Transnacional do OpenUS4ALL em Atenas

O Projeto OpenUS4All reuniu em Atenas, de 6 a 8 de fevereiro, onde se integrou o bootcamp para professores. Do CIDTFF participaram Teresa Neto, Lúcia Pombo e Margarida M. Marques.

Provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Cristiane Jorge de Lima Bonfim
11 março 2025 | 15h00 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Tema: Narrativas imersivas para auto e co-regulação da aprendizagem no ensino superior online na transição do nível básico para avançado

Orientação: Daniela Pedrosa (CIDTFF, ESE - IPSantarém) & Leonel Morgado (UAb, INESC TEC)

Indagatio Didactica com novo elemento na equipa editorial

A equipa editorial da revista online Indagatio Didactica sofreu alterações, mantendo como editora-geral Isabel Cabrita e como assessoras Filomena Martins e Gabriela Portugal. Com a saída recente da investigadora Margarida M. Marques, a equipa conta agora com a presença de Lúcia Pombo.

---

Capítulo | Cultivating Global Writers: The Role of AI in Creating Authentic Writing Situations for Young Learners

Arild Michel Bakken, Patrick Burke, Johannes Steinrücke, Bente R. Walgermo, Maryam Amir Haeri, Madalena Teixeira (CIDTFF), Yolanda Álvarez Amigo & Erik Roelofs | In J. D. DeHart, S. Abas, R. A. Mora & D. G. Pyle (eds.), Reimagining Literacy in the Age of AI: Theory and Practice

17.ª Sessão SEDE | Microorganismos e sociedade: repensar os currículos para os desafios atuais

19 fevereiro 2025 | 14h00 | 5.2.53, DEP, UA & Online

Dinamizada por Lara Amorim (CIDTFF, DEP, UA)

---

2.º Fórum IA no Espaço Educacional

7 maio 2025 | Universidade de Aveiro

Oportunidade única para os líderes da educação digital, decisores políticos, investigadores e profissionais se reunirem e discutirem o futuro da IA na Educação.

---

iLRN2025 | Reading the World: Immersive Learning & Multimodal Literacies

15 - 19 junho 2025 | online & RV | 16 - 18 junho, 2025 | Illinois Institute of Technology, EUA

Daniela Pedrosa (CIDTFF, I.P. Santarém) integra a comissão organizadora da “11th International Conference of the Immersive Learning Research Network“ como publication chair.

---

11th EDILIC Conference | Plurilingual Literacies in Education: Pluralistic Approaches Inside and Beyond the Classroom

23 - 25 julho 2025 | Universität Hamburg, Germany

Integram a comissão organizadora do evento as investigadoras CIDTFF Sílvia Melo-Pfeifer e Rosa Maria Faneca.

5ª Conferência internacional de História da Física (5ICHOP)

29 - 31 maio 2025 | Universidade de Coimbra

Isabel Malaquias, investigadora CIDTFF, é coordenadora da comissão organizadora, e o envio de contributos está disponível até 2 de março, 2025.

---

Encontro “Património Linguístico e Cultural: Vitalidade e Ameaças”

5 maio 2025 | formato virtual

A investigadora do CIDTFF Sara Santos participa na Comissão Organizadora. A submissão de resumos está em curso até 5 de março, 2025.

 

---

Revista Indagatio Didactica

volume 17, n.º 1, julho 2025

Submissão de propostas até 7 de março, 2025.

---

14º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ2024)

15 - 17 julho 2025 | Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Vila nova de Gaia | 22 - 24 julho, 2025 | Online

Investigadores CIDTFF integram as comissões organizadora, coordenadora e consultiva do evento. Submissão de resumos até 2 abril, 2025.

---

16.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português

3 - 5 julho, 2025 | Universidade de Aveiro

A Associação de Professores de Português (APP) e a Universidade de Aveiro (UA) estão a preparar o 16.º ENAPP, e conta com os contributos de várias investigadoras CIDTFF. A chamada de trabalhos está aberta até 30 abril, 2025.

---

Colóquio Internacional sobre Plurilinguismo e Interculturalidade nas Fronteiras

6 - 7 novembro 2025 | Universidade de Aveiro

A Comissão Organizadora é integrada por Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA), Thayse Figueira Guimarães (Universidade Federal da Grande Dourados, Brasil & CIDTFF, DEP, UA) e Rosa Maria Faneca (CIDTFF, DEP, UA). Submissão de resumos até 5 de junho, 2025.

Investigador do CIDTF colabora na 3ª edição do Programa de Formação em Competências Transversais da UA

12 - 14 março 2025 | Universidade de Aveiro

O evento conta com workshops sobre temas diversos, entre os quais uma sessão sobre ferramentas de inteligência artificial e seus benefício na investigação, que será dinamizada pelo investigador do CIDTFF António Pedro Costa. Destinado a toda a comunidade UA, requer inscrição prévia até 24 de fevereiro.

---

Workshops on Qualitative Methodological Approaches: Interpretative Phenomenological Analysis and Autoethnography

8 - 9 May, 2025 | 14h00 – 17h00 | 5.1.62, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

Registrations by email until April 25th, 2025

---

Formação “Como Identificar e Interpretar Fenómenos Meteorológicos através da Observação Visual. Uma Educação para o Risco”

8 - 10 maio 2025 | Jardim-Escola João de Deus de Ponta Delgada

Encontram-se abertas as inscrições para a formação acreditada, dinamizada por Mário Talaia (CIDTFF).

---

Formação “Alterações Climáticas, o Aquecimento Global, a Sustentabilidade e o Patamar da Tolerância Humana”

15 - 17 maio 2025 | Colégio de Albergaria, Albergaria-a-Velha

Encontram-se abertas as inscrições para a formação acreditada dinamizada por Mário Talaia (CIDTFF).

Novo procedimento para candidaturas de projetos de investigação integrados pela Universidade de Aveiro

Desde 1 de fevereiro de 2025, todas as candidaturas de projetos de investigação em que a UA participe deverão ser registadas, previamente à submissão, junto do Gabinete de Apoio à Investigação (GAI), através da submissão de um formulário online.

---

Concurso para Projetos de Investigação de caráter Exploratório em Todos os Domínios Científicos 2024

Deadline: 25 fevereiro 2025

Procedimentos internos UA/CIDTFF:

- Até 10 de fevereiro (procedimento CIDTFF): reporte do projeto, preenchendo a tabela disponibilizada para o efeito.

- Até 11 de fevereiro (procedimento GAI/UA): 1) preenchimento do formulário de registo interno da candidatura; 2) envio do orçamento para validação, preenchido na minuta disponibilizada para o efeito.

---

Online COST Info Day 2025

18 fevereiro 2025

This online info session is open to all researchers and innovators at any career stage and from any field of research, especially young researchers. The aim is to inform the research community on how to participate in COST Actions or submit a COST Action proposal, the role and impact of the COST programme, and the benefits of the COST offer. Register now.

---

FCT Mobility (1.ª Edição)

Candidaturas abertas em permanência até 31 dezembro, 2025 (17h00, Lisboa)

Destinado a apoiar a mobilidade internacional de investigadores doutorados nacionais e estrangeiros, com vista à realização de atividades de investigação e/ou trabalho de campo. Disponível nas modalidades FCT Mobility outgoing e FCT Mobility incoming.

---

Concurso ERC-PT Careers 2024

Candidaturas até 31 dezembro 2025 (17h00, Lisboa)

Objetivo: atração e retenção de investigadores beneficiários de bolsas atribuídas pelo European Research Council, através do apoio à contratação para posições permanentes nas categorias de investigador principal, investigador coordenador, ou equivalentes na carreira docente.

---

Programa ERC Portugal Pre-Assessment

Destinado a apoiar investigadores da comunidade científica nacional que se encontrem a preparar candidaturas aos concursos do European Research Council (ERC) nas tipologias Starting Grant, Consolidator Grant e Advanced Grant.

---

Consulta Pública | Projeto de Regulamento do Emprego Científico em Contexto Não Académico da FCT

O Projeto de Regulamento do Emprego Científico em Contexto Não Académico da FCT estará em consulta pública até 18 fevereiro, 2025. Os interessados podem dirigir as suas sugestões à FCT, preferencialmente, para o endereço eletrónico emprego.cientifico@fct.pt.

Vidas de Professores Hoje: Desafios e Transformações (NeTLives)

5 - 7 junho 2025 | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

Submissão de propostas até 15 fevereiro, 2025

---

2025 International Conference on Open and Innovative Education

9 - 11 July 2025 | Hong Kong Metropolitan University & Online

Abstract submission dealine: 16 February, 2025

---

30th ICDE World Conference | Ako: Exchanging ideas for inclusive, scalable, and sustainable education

10 - 13 November 2025 | Te Whanganui-a-Tara Wellington, Aotearoa, New Zealand

Submission deadline: 16 February, 2025

---

V Simpósio Ibero-Afro-Americano de Riscos

8 - 10 julho 2025 | Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde & Online

Submissão de propostas até 28 fevereiro, 2025

---

19th European Conference on Games Based Learning

1 - 3 outubro 2025 | Nord University, Norway

As investigadoras CIDTFF Marta Fortunato e Ana Loureiro integram o Programme Committee do evento. Submissão de propostas até 12 março, 2025

---

Comparative Education Review Journal (CER)

Special Section on “Internationalisation and transnationalisation of ‘Roma education’”

Abstract submission deadline: 1 April, 2025

---

Revista “Temas de Integração”

N. 45, “Fenómenos migratórios e o papel das organizações internacionais de integração”

Submissão de propostas até 5 abril, 2025

---

XVIII Congreso Internacional de Educación e Innovación

21 - 23 May 2025 | Hybrid event (Universidad de San Carlos de Guatemala & Online)

Lúcia Pombo (CIDTFF, DEP, UA) integra a comissão científica do evento. Inscrição de artigos até 15 abril, 2025

Seminário | Cuidado na desigualdade social: interdisciplinaridade e produção de conhecimento em território vulnerável

17 fevereiro, 2025 | 15h00 | Sala 2, CES – Alta, Coimbra

Dinamizado por Carlos Roberto de Castro-Silva (UNIFESP-BS)

---
---
---

XX Colóquio CIE-UMa | Do vale à montanha e do mar a serra: o espaço público da educação

20 - 21 fevereiro 2025 | Colégio dos Jesuítas, Universidade da Madeira

António Neto Mendes (CIDTFF, DEP, UA) dinamiza, a convite, a conferência “Espaço público da Educação e políticas educativas – das tensões aos desafios”.

---

Clarivate webinar | The importance of Collaborative Research

25 February 2025 | 15h00 (CET)

Registration with institutional email.

---
---

Lifelong Learning Lab 2025

27 February - 20 March | 10h00 - 12h00 (CET) | Online (zoom)

New format with four distinct online training courses for EU and national education and training stakeholders:

• 27 February | LAB 1: Your new Brussels landscape - EU Guidebook on Decision Making

• 6 March | LAB 2: Don’t forget about education- Campaigning the next MFF

• 13 March | LAB 3: Your voice matters - Engaging in the European Semester

• 20 March | LAB 4: Meet your Presidency - Lessons learned from previous Presidencies on how to engage civil society

---

4.º Encontro Aberto com a comunidade | A Inteligência Artificial no Futuro do Ensino Superior: Desafios e Oportunidades

5 março 2025 | Auditório Renato Araújo, Edifício da Reitoria, Universidade de Aveiro

---

Colóquio Acedle 2025 | PAAS: Pratiques Artistiques et Approches Sensibles en didactique des langues-cultures

14 - 16 maio 2025 | Universidade Toulouse Jean Jaurès

As investigadoras do CIDTFF Maria Helena Araújo e Sá, Rosa Faneca e Sílvia Mello-Pfeifer integram a comissão científica do evento.

Nova Política sobre Acesso Aberto a Publicações Científicas da FCT

A nova política traduz-se numa revisão e atualização significativas dos mecanismos em vigor desde 2014, é aplicável a financiamentos cujo período de candidaturas termine após 7 de fevereiro de 2025 e destina-se a artigos científicos, livros, capítulos de livros e monografias e a teses de doutoramento e dissertações de mestrado. A FCT disponibiliza informação detalhada sobre a estratégia de retenção de direitos, FAQ’s e ainda um site para apoiar os investigadores ao longo de todo o processo de publicação.

---

b-on negocia acordos para publicação em acesso aberto em 2025-2027

A b-on negociou com a maioria dos editores académicos condições vantajosas para publicação em acesso aberto durante o triénio 2025-2027. Os processos aquisitivos que resultarão nos novos acordos não se encontram ainda concluídos, pelo que a publicação ao abrigo dos novos acordos poderá, em alguns casos, não ser possível até à entrada em vigor do respetivo contrato. As condições gerais para 2025 podem ser consultadas aqui.

---

Livro | Putting PIRLS to Use in Classrooms Across the Globe

Marian Bruggink, Nicole Swart, Annelies van der Lee, Eliane Segers | IEA Research for Educators, V. 1 | Springer

---

Handbook on measuring equity in education

UNESCO Institute for Statistics, FHI 360, Oxford Policy Management, University of Cambridge, Research for Equitable Access and Learning Centre

---
---
---

Web of Science | Curso online 2024/2025: Sessões de Fevereiro

• Sessão 10 - O que há de novo na Web of Science? | 18 fevereiro 2025 | 14h00 (hora de Lisboa)

• Sessão 11 - Revisões por pares: a sua importância e visibilidade na Web of Science | 19 fevereiro 2025 | 14h00 (hora de Lisboa)

Inscrições com o email institucional

---
---

Fundação Calouste Gulbenkian

Cursos para professores

• Arte e Cidadania: Práticas Artísticas e Pedagógicas | 8, 15 e 22 março 2025 | Espaço Educativo – CAM

• Art Thinking: como a arte pode transformar a educação? | 10 - 12 abril 2025 | Espaço Educativo – CAM

---

Concurso documental | Investigador auxiliar para a área científica de Ciências da Educação

Candidaturas até 12 março, 2025

Para o CI&DEI – Centro de Estudos em Educação e Inovação, Unidade de Investigação integrante do Instituto Politécnico de Viseu.

Prémios Cooperação UA

Novo prazo: 15 fevereiro 2025

Os prémios destinam-se a docentes e investigadores da Universidade de Aveiro que tenham contribuído com a sua atividade para o desenvolvimento de uma sociedade do conhecimento, nas diferentes áreas de cooperação (Ambiente, Mar e Floresta; Saúde, Biotecnologia e Alimentação; Modernização Industrial e Digital; e Territórios, Economia e Cultura).

---

New European Bauhaus | 5.ª edição dos Prémios dedicados à iniciativa

Candidaturas até 21 fevereiro, 2025

Os Prémios NEB reconhecem projetos e ideias que promovem a estética, a sustentabilidade e a inclusão. O concurso deste ano tem um foco especial na Habitação Acessível, premiando iniciativas que contribuam para esta prioridade europeia.

---

IEA Research Awards

Application deadline: 31 March, 2025

IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement) Research Awards intends to encourage and promote outstanding research (using IEA data) conducted by graduate students, postgraduate students, and established researchers.

---

Prémio Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Triénio 2020 - 2021 – 2022

Candidaturas de 17 março a 30 abril 2025

O Prémio SPCE tem como objetivo estimular a qualidade da investigação no domínio das Ciências da Educação em Portugal, através da publicação em livro, em formato e-book, de trabalhos de investigação selecionados relativamente aos anos em apreço.

---

Prémio Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Ano 2023

Candidaturas de 17 março a 30 abril 2025

O Prémio SPCE tem como objetivo estimular a qualidade da investigação no domínio das Ciências da Educação em Portugal, através da publicação em livro, em formato e-book, do trabalho de investigação selecionado relativamente ao ano em apreço.

EDULOG express

14 fevereiro 2025

---

Podcast AMONET | A Ciência Inspira-me!

Episódio 3 | Henrique Leitão - Da Física Teórica à História e Filosofia da Ciência, ou como Pedro Nunes mudou a minha vida!

---

FCT lança convite à comunidade científica para potenciais parcerias

O convite destina-se a investigadores/as doutorados/as de todas as áreas científicas, nacionais e internacionais, filiados/as em instituições nacionais ou estrangeiras, que pretendam ser considerados/as para integrar painéis de avaliação da FCT, apoiar atividades de divulgação e comunicação de ciência, ou desempenhar tarefas de coordenação e apoio a processos de avaliação da responsabilidade da FCT.