Header

CIDTFF flashnews #536 | semana 03 | 17 JAN 2025

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

A informação apresentada é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.

consultar flashnews anteriores

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

PIC-Edu | Programa de Iniciação Científica para jovens estudantes na área da Educação 2024/2025

Candidaturas até 16 fevereiro, 2025

Iniciativa do CIDTFF e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da UA, que promove a integração de estudantes da Licenciatura em Educação Básica ou dos mestrados na área de Ensino/Educação do DEP em equipas de investigação de projetos na área da Educação. O CIDTFF organizará ainda uma sessão de esclarecimento online no dia 21 de janeiro.

Bolsa de Investigação Pós-Doutoral na área da Educação no âmbito do projeto GAI-SciTeach do CIDTFF | EdtlB.1-DEP/2025

Deadline: 24 janeiro, 2025

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação Pós-Doutoral no âmbito do projeto “Generative Artificial Intelligence for Science Teacher Education enhancement: Framework Development” (Referência: 2023.13203.PEX), do CIDTFF do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

Provas do Programa Doutoral em Educação de Julia Oliveira Barros

29 janeiro, 2025 | 14h00 | Videoconferência

Tema: A Qualificação Profissional da Pessoa com deficiência intelectual como contributo para a sua inclusão socioprofissional

Orientação: Rui Neves (CIDTFF, DEP, UA) & Eduardo Ravagni Nicolini (Universidade de Brasília)

---

Provas do Programa Doutoral em Educação de Cleidson Venturine

3 fevereiro, 2025 | 10h00 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Tema: Contribuições da história da ciência no contexto da educação STEAM: um projeto de educação não formal para o ensino de física

Orientação: Isabel Malaquias (CIDTFF, Dfis, UA)

---

Provas do Programa Doutoral em Educação de Eugénia dos Santos Silva Taveira

6 fevereiro, 2025 | 9h30 | Sala do Senado, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Tema: Adaptação ao teletrabalho e educação para a saúde dos funcionários no Ensino Superior na pandemia Covid-19

Orientação: Daniela Pedrosa (CIDTFF, ESE - IPSantarém), Anabela Pereira (CIDTFF, UÉvora) & Madalena Cunha (IPViseu)

---

Provas do Programa Doutoral em Educação de Maria Carolina Lúgaro Izuibejeres

6 fevereiro, 2025 | 14h30 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Tema: Multiliteracias em Estudantes Surdos de Ensino Médio: Contributos de um Programa de Intercompreensão em Línguas

Orientação: Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA) & Ana Isabel Silva (IPViseu)

---

Provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Cristiane Jorge de Lima Bonfim
11 março, 2025 | 15h00 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Tema: Narrativas imersivas para auto e co-regulação da aprendizagem no ensino superior online na transição do nível básico para avançado

Orientação: Daniela Pedrosa (CIDTFF, ESE - IPSantarém) & Leonel Morgado (UAb, INESC TEC)

---

Provas do Programa Doutoral em Educação de Raquel Vanessa Horta Ramos

15 janeiro, 2025 | 10h00 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Tema: “Articulação de práticas educativas em contextos exterior, natureza e interior em Educação de Infância: Inovar e Formar”

Orientação: Aida Figueiredo (CIDTFF, DEP, UA) & Ana Maria Coelho (Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra)

Capítulo | Meeting pre-school curriculum guidelines through outdoor play experiences in a public park

Gabriela Bento (CIDTFF) | In Exploring the Pedagogy of Learning and Playing Outdoors – Questions of Purpose and Intention, pp. 1-13

---

Artigo | GeoGebra em dispositivos móveis no ensino e na aprendizagem da Geometria na Educação Básica: uma revisão sistemática de literatura

Francisco de Assis Saraiva Carneiro, Isabel Cabrita (CIDTFF), Hermínio Borges Neto & Eliana Alves Moreira Leite | UNIÓN- Revista IberoAmericana de Educación Matemática, 20(72), pp. 1-15

---

Artigo | Slovene Students’ Writing Skills in Portuguese: Common Challenges and Paths for Improvement

Blažka Müller & Cláudia Silva (CIDTFF) | Journal for Foreign Languages, 16(1), pp. 403-418

Novas parcerias internacionais com Investigadores do Brasil

A equipa do projeto EduCITY recebeu os investigadores Daniela Karine Ramos (Universidade Federal de Santa Catarina & EDUMIDIA) e João Mattar (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo & Associação Brasileira de Educação a Distância), durante o dia 13 janeiro, 2025.

14.ª Sessão SEDE | Multiliteracias em estudantes surdos de ensino médio: contributos de um programa de intercompreensão em línguas

22 janeiro, 2025 | 14h00 | 5.3.13, DEP, Universidade de Aveiro

A doutoranda Carolina Lúgaro (CIDTFF, DEP, UA) dinamizará a sessão onde apresentará a sua tese com o mesmo nome.

---

Seminário de Discussão Científica do LabELing com André Rauber

24 janeiro de 2025 | 14h30 | Online

André Rauber (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém) dinamiza o seminário intitulado “Não verbais ou não falantes? Comunicação e linguagem em crianças/jovens com desenvolvimento atípico”.

---

Seminário de Discussão Científica do LabELing com Ângela Deyva

27 janeiro, 2025 | 15h30 | Online

Ângela Deyva Gomes da Silva, professora de educação básica do Estado do Ceará, dinamiza o seminário intitulado “Abordagem autobiográfica no contexto da Educação de Adultos: Uma revisão sistemática de literatura”.

---

WCQR2025 | 9th World Conference on Qualitative Research

4 - 6 Fevereiro, 2025 | Jagiellonian University, Cracóvia | 11 - 13 fevereiro, 2025 | Online

O CIDTFF é um dos parceiros da WCQR. Vários investigadores integram a organização e comissão científica do evento.

---

Conferência | Doing epistemic solidarity work in the 21st century. Reflections on communication, diversity and inclusion from a Third Position

5 fevereiro, 2025 | 15h00 | Evento híbrido (5.3.27, DEP, UA & Online)

Com Sangeeta Bagga-Gupta (School of Education and Communication da Jönköping University, Suécia). Moderação a cargo de Manuela Gonçalves (CIDTFF, DEP, UA).

---

iLRN2025 | Reading the World: Immersive Learning & Multimodal Literacies

15 - 19 junho, 2025 | online & RV | 16 - 18 junho, 2025 | Illinois Institute of Technology, EUA

Daniela Pedrosa (CIDTFF, I.P. Santarém) integra a comissão organizadora da “11th International Conference of the Immersive Learning Research Network“ como publication chair.

---

11th EDILIC Conference | Plurilingual Literacies in Education: Pluralistic Approaches Inside and Beyond the Classroom

23 - 25 julho, 2025 | Universität Hamburg, Germany

Integram a comissão organizadora do evento as investigadoras CIDTFF Sílvia Melo-Pfeifer e Rosa Maria Faneca.

5ª Conferência internacional de História da Física (5ICHOP)

5 - 7 junho, 2025 | Universidade de Coimbra

Isabel Malaquias, investigadora CIDTFF, é coordenadora da comissão organizadora, e o envio de contributos está disponível até 2 de março, 2024.

---

14º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ2024)

15 - 17 julho, 2025 | Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Vila nova de Gaia | 22 - 24 julho, 2025 | Online

Investigadores CIDTFF integram as comissões organizadora, coordenadora e consultiva do evento. Submissão de resumos até 2 abril, 2025

Investigador CIDTFF dinamiza formações sobre diferenciação pedagógica na Expressão Artística Musical e na aprendizagem da música

10 fevereiro - 24 março, 2025 | online

Davys Moreno dinamizará, através do Centro de Formação da APEM, as formações acreditadas para professores “Diferenciação pedagógica na Expressão Artística Musical” e “A diferenciação pedagógica na aprendizagem da música”.

---

Formação “Alterações Climáticas, o Aquecimento Global, a Sustentabilidade e o Patamar da Tolerância Humana”

15 - 17 maio, 2025 | Colégio de Albergaria, Albergaria-a-Velha

Encontram-se abertas as inscrições para a formação acreditada dinamizada por Mário Talaia (CIDTFF).

Concursos de Projetos Exploratórios dos Programas CMU-Portugal, MIT-Portugal e UT Austin-Portugal 2024

Candidaturas até 22 janeiro, 2025

CMU-Portugal (Carnegie Mellon University), centra-se na área “Information and Communication Technologies”; MIT-Portugal (Massachusetts Institute of Technology), engloba as áreas “Climate Science & Climate Change”, “Earth Systems: Oceans to Near Space”, e “Digital Transformation in Manufacturing e Sustainable Cities”; e UT Austin-Portugal (University of Texas at Austin) abrange as áreas “Advanced Computing”, “Nano Materials for New Markets” e “Space-Earth Interactions”.

---

Programa Doutor AP

Candidaturas até 24 janeiro, 2025 (17h00, Portugal Continental)

Concurso para a apresentação de candidaturas a subsídios para a investigação, através da realização de planos de trabalhos de IC&DT, com vista à obtenção do grau académico de doutor, destinado a trabalhadores da Administração Pública Portuguesa

---

7ª edição do Programa Promove 2025

Candidaturas até 29 janeiro, 2025

Programa da Fundação ”la Caixa”, em parceria com a FCT e a colaboração do BPI, destina-se a apoiar projetos e ideias que contribuam para o desenvolvimento sustentável das regiões do interior de Portugal.

---

WERA-IRN 2025 Call | World Education Research Association (WERA) Call for proposals to establish an International Research Network (IRN)

Submission deadline: 1 February, 2025

IRNs are expected to make a significant contribution to the advancement of education research and research-based knowledge in their subject area. They make a substantial contribution to the advancementof research and research-based knowledge in their field, including the dissemination of results in high-level publications and the promotion of emergent researchers as a contribution to capacity building.

---

Consulta Pública | Projeto de Regulamento do Emprego Científico em Contexto Não Académico da FCT

O Projeto de Regulamento do Emprego Científico em Contexto Não Académico da FCT estará em consulta pública até 18 fevereiro, 2025. Os interessados podem dirigir as suas sugestões à FCT, preferencialmente, para o endereço eletrónico emprego.cientifico@fct.pt.

---
---

FCT Mobility (1.ª Edição)

Candidaturas abertas em permanência até 31 dezembro, 2025 (17h00, Lisboa)

Destinado a apoiar a mobilidade internacional de investigadores doutorados nacionais e estrangeiros, com vista à realização de atividades de investigação e/ou trabalho de campo. Disponível nas modalidades FCT Mobility outgoing e FCT Mobility incoming.

---

Concurso ERC-PT Careers 2024

Candidaturas até 31 dezembro 2025 (17h00, Lisboa)

Objetivo: atração e retenção de investigadores beneficiários de bolsas atribuídas pelo European Research Council, através do apoio à contratação para posições permanentes nas categorias de investigador principal, investigador coordenador, ou equivalentes na carreira docente.

---

Programa ERC Portugal Pre-Assessment

Destinado a apoiar investigadores da comunidade científica nacional que se encontrem a preparar candidaturas aos concursos do European Research Council (ERC) nas tipologias Starting Grant, Consolidator Grant e Advanced Grant.

---

FCT lança convite à comunidade científica para potenciais parcerias

O convite destina-se a investigadores/as doutorados/as de todas as áreas científicas, nacionais e internacionais, filiados/as em instituições nacionais ou estrangeiras, que pretendam ser considerados/as para integrar painéis de avaliação da FCT, apoiar atividades de divulgação e comunicação de ciência, ou desempenhar tarefas de coordenação e apoio a processos de avaliação da responsabilidade da FCT.

---

FCT divulgação | Parceria Europeia Driving Urban Transitions

Inquérito sobre prioridades temáticas concursos 2025 e 2026 | Contribuições até 19 janeiro, 2025

Workshop AGORA, Thriving Urban Areas in 2040: Navigating Crises and Uncertainty | 12 fevereiro, 2025

---

FCT Newsletter

6 janeiro, 2025

Acompanhe os concursos e as principais iniciativas promovidas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

IX Encontro de Investigação e Práticas em Educação (EIPE) | Esferas na educação: A escola que CremosQueremos

21 - 22 março, 2025 | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra

Submissão de propostas até 17 janeiro, 2025

---

XVIII Congreso Internacional de Educación e Innovación

21 - 23 May, 2025 | Hybrid event (Universidad de San Carlos de Guatemala & Online)

Lúcia Pombo (CIDTFF, DEP, UA) integra a comissão científica do evento.

• Inscrição de simpósios (etapa 1) até 17 janeiro, 2025

• Inscrição de artigos até 15 abril, 2025

---

Sensos-e

Número temático “Educação criativa: Cultura Maker, STEAM, Sustentabilidade”

Submissão de propostas até 31 janeiro, 2025

---

1.º Encontro da Rede Portuguesa de Pensamento Crítico

3 - 4 abril, 2025 | ISLA Santarém

Submissão de propostas até 4 março, 2025

---

19th European Conference on Games Based Learning

1 - 3 October, 2025 | Nord University, Norway

As investigadoras CIDTFF Marta Fortunato e Ana Loureiro integram o Programme Committee do evento. Submissão de propostas até 12 Março, 2025

---

EDULEARN25 | 17th annual International Conference on Education and New Learning Technologies

30 June - 2 July, 2025 | Palma, Spain

Submission deadline: 13 March, 2025

---

XIV Encontro Mundial sobre o Ensino de Português (EMEP) & II Encontro de Narrativas Negras em Português (ENNEP)

1 - 2 agosto, 2025 | Duke University, North Carolina

Submissão de propostas até 14 março, 2025

Sábado Pedagógico do Núcleo de Aveiro do Movimento da Escola Moderna | Aprendizagem da escrita

18 Janeiro, 2025 | Anfiteatro 23.1.6, Complexo Pedagógico, Universidade de Aveiro

Com Paula Figueiredo e Dina Morais, que vêm falar do gosto pela escrita.

---
---

XX Colóquio CIE-UMa | Do vale à montanha e do mar a serra: o espaço público da educação

20 - 21 fevereiro, 2025 | Colégio dos Jesuítas, Universidade da Madeira

António Neto Mendes (CIDTFF, DEP, UA) dinamiza, a convite, a conferência “Espaço público da Educação e políticas educativas – das tensões aos desafios”.

---

Lifelong Learning Labs 2025

27 February, 6, 13 and 20 March, 2025 | Online

---

Colóquio Acedle 2025 | PAAS: Pratiques Artistiques et Approches Sensibles en didactique des langues-cultures

14 - 16 maio, 2025 | Universidade Toulouse Jean Jaurès

As investigadoras do CIDTFF Maria Helena Araújo e Sá, Rosa Faneca e Sílvia Mello-Pfeifer integram a comissão científica do evento.

b-on negocia acordos para publicação em acesso aberto em 2025-2027

A b-on negociou com a maioria dos editores académicos condições vantajosas para publicação em acesso aberto durante o triénio 2025-2027. Os processos aquisitivos que resultarão nos novos acordos não se encontram ainda concluídos, pelo que a publicação ao abrigo dos novos acordos poderá, em alguns casos, não ser possível até à entrada em vigor do respetivo contrato. As condições gerais para 2025 podem ser consultadas aqui.

---

Livro verde da Educação de Infância

Ana Luísa Ferreira, Ana Pinheiro, Brigite Silva, Daniela Gonçalves, Elvira Sanchez, Florbela Samagaio & Paula Pequito | ESEPF/OFEI

---

Higher Education

V. 88, N. 6

---

Artigo | Understanding teacher burnout following COVID-19

Tim Pressley, David T. Marshall & Teanna Moore | Teacher Development: An international journal of teachers' professional development, 28 (4)

---

Conferência Itinerante “Regime de formação de docentes”

21 janeiro, 2025 | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Inscrições até 19 de janeiro, 2025

---

Web of Science | Curso online 2024/2025 (Sessões de Janeiro)

• 28 janeiro | 14h00 (Lisboa) | Sessão 7 - Ligações de acesso aberto na Web of Science

• 29 janeiro |14h00 (Lisboa) | Sessão 8 - Pesquisar em todas as bases de dados da Web of Science

• 30 janeiro | 14h00 (Lisboa) | Sessão 9 - Ciências Sociais e Humanas na Web of Science

Inscrições deverão ser feitas com correio eletrónico institucional.

---
---
---

Educação em Situações de Emergências e Respostas Humanitárias (2ª Edição)

4 fevereiro - 3 abril, 2025 | Híbrido

Preenchimento de formulário de demonstração de interesse até 20 janeiro, 2025

---

University of Stavanger | ECIU courses on the field of Teacher Education for the spring semester 2025

• 20 March - 30 May 2025 | Critical Cultural Awareness in Migration societies | Application deadline: 31 January 2025

• 24 April - 20 June 2025 | Adultcentrism in Educational Relationships | Application deadline: 31 January 2025

• 12 May - 2 June, 2025 | Art-based Research Methods in Intercultural Competence and Multilingualism | Application deadline: 14 February 2025

---

IIEP-UNESCO Training | Using learning assessment data to monitor SDG 4 progress

5 March - 13 May, 2025 | Online

10-week online course focused on developing skills in monitoring and evaluating the progress on SDG 4 by using learning assessment data from various sources, as part of the educational planning cycle. Applications deadline: 3 February, 2024

---

EIT Food | Setting Learning Outcomes

Course soon available

This course will walk you through a structured process to create learning outcomes for courses within EIT Food and introduce the new EIT Food competency framework.

Bolsas de Doutoramento no Instituto Universitário Europeu em ciências sociais e humanidades

Candidaturas até 31 janeiro, 2025

Bolsas de doutoramento do Instituto Universitário Europeu nas áreas de Direito, Economia, História e Civilização e Ciências Políticas e Sociais para o ano letivo de 2025-26.

---

Jacobs Foundation Research Fellowship Program

Deadline: 4 February, 2025, 23h59 (CET)

---

Prémio Investigador da Universidade de Aveiro

Candidaturas até 24 janeiro, 2025 (23h59, Lisboa)

Objetivo: relevar o trabalho realizado na área de investigação que se realiza na UA e reconhecer, anualmente, o mérito do Investigador ou Equipa de Investigação cujo trabalho se tenha destacado, a nível nacional e ou internacional.

---

9.ª edição do Prémio António Dornelas

Candidaturas até 31 janeiro, 2025

Objetivo: premiar trabalhos científicos ou técnicos, que tenham sido desenvolvidos por estudantes, investigadores e docentes universitários, que abranjam quer as áreas do trabalho, emprego, formação profissional e relações laborais, quer as áreas da segurança social e da inclusão das pessoas com deficiência.

---

4ª edição do Prémio Cooperação UA

Candidaturas até 31 janeiro, 2025

No âmbito da Cooperação com a Sociedade, a Universidade de Aveiro (UA) atribui quatro prémios - um por Área de Especialização Científica - no valor de 4 mil euros cada.

---

Klaus J. Jacobs Research Prize

Applications deadline: 31 January, 2025

The prize acknowledges exceptional researchers who are making significant contributions in any scholarly discipline related to learning and development, or aimed at improving the living conditions of children and youth.

EDULOG express

17 janeiro 2025