|
|
CIDTFF flashnews #534 | semana 01 | 03 JAN 2025CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação. Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço envie-nos um email para cidtff@ua.pt A informação apresentada é da exclusiva responsabilidade dos seus autores. consultar flashnews anteriores

|
Rita Rodrigues apresenta a experiência oferecida pela app EduCITY aos visitantes do Zoo Santo Inácio, em Gaia, na mais recente edição da rubrica quinzenal do Diário de Aveiro, (H)À Educação.
|
Deadline: 6 janeiro, 2025Candidaturas submetidas tendo o CIDTFF como instituição de acolhimento devem ser alvo de reporte prévio, através do preenchimento desta tabela e do seu envio para cidtff@ua.pt. A declaração de apoio terá de ter sido pedida, via email para cidtff@ua.pt, até 2 de janeiro, anexando o plano de atividades e a “Declaração de concordância e parecer do(s) orientador(es) e eventual(ais) coorientador(es)".
|
6 fevereiro, 2025 | 14h30 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de AveiroTema: Multiliteracias em Estudantes Surdos de Ensino Médio: Contributos de um Programa de Intercompreensão em Línguas Orientação: Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA) & Ana Isabel Silva (IPViseu)
|
Já se encontra disponível na plataforma da revista Indagatio Didactica, a mais recente edição especial, que reúne 77 artigos selecionados entre as comunicações apresentadas no IX Seminário Ibero-Americano CTS (IX SIACTS), realizado na Universidade de Aveiro, de 8 a 10 de julho de 2024.
|
Marina Mota (CIDTFF), Cristina Manuela Sá (CIDTFF) & Cecília Guerra (CIDTFF) | Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, 17(3), pp. 1076-1101
|
Nayana de Almeida Santiago Nepomuceno, Ana Karine Portela Vasconcelos, Betina da Silva Lopes (CIDTFF) & Osvaldo Francisco de Carvalho Choé | Divers@!, 17(2), pp. 490-503
|
Lais Helena Gouveia Rodrigues (CIDTFF), Cecilia Vieira Guerra (CIDTFF) & Maria Teresa Bixirão Neto (CIDTFF) | Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, 17(3), pp.1150-1170
|
Ana Traqueia (CIDTFF), Manuela Gonçalves (CIDTFF) & Rosa Madeira (CIDTFF) | Educação, Sociedade & Culturas, 69, pp. 1-23
|
4 - 6 Fevereiro, 2025 | Jagiellonian University, Cracóvia | 11 - 13 fevereiro, 2025 | OnlineO CIDTFF é um dos parceiros da WCQR. Vários investigadores integram a organização e comissão científica do evento.
|
23 - 25 julho, 2025 | Universität Hamburg, GermanyIntegram a comissão organizadora do evento as investigadoras CIDTFF Sílvia Melo-Pfeifer e Rosa Maria Faneca.
|
15 - 19 junho, 2025 | online & RV | 16 - 18 junho, 2025 | Illinois Institute of Technology, EUADaniela Pedrosa (CIDTFF, I.P. Santarém) integra a comissão organizadora da “11th International Conference of the Immersive Learning Research Network“ como publication chair. Submissão de propostas ao Immersive Learning Education And Design (iLEAD) stream: 8 janeiro, 2025
|
15 - 17 julho, 2025 | Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Vila nova de Gaia | 22 - 24 julho, 2025 | OnlineInvestigadores CIDTFF integram as comissões organizadora, coordenadora e consultiva do evento. Submissão de propostas de Painéis de Discussão e de Workshops até 15 janeiro, 2025 | Submissão de resumos até 2 abril, 2025
|
14 janeiro, 2025 | 18h00 | OnlineA primeira Ação de Curta Duração do Centro de Formação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Rui Grácio contará com a presença do investigador António Neto Mendes (CIDTFF, DEP, UA) e Maria João Carvalho (DEP, UTAD). Inscrições até 12 de janeiro.
|
10 fevereiro - 24 março, 2025 | onlineDavys Moreno dinamizará, através do Centro de Formação da APEM, as formações acreditadas para professores “Diferenciação pedagógica na Expressão Artística Musical” e “A diferenciação pedagógica na aprendizagem da música”.
|
Candidaturas até 14 de janeiro, 2025 (1.ª fase) e 11 de fevereiro, 2025 (12:00 CT) (2.ª fase)Supports education research projects that will contribute to the improvement of education, broadly conceived, with budgets ranging from $125,000 to $500,000 for projects ranging from one to five years. We anticipate awarding grants with budgets across each of the following funding tiers -- $125,000 to 250,000; $250,001 to $375,000; and $375,001 to $500,000.
|
Deadline: 14 January, 2025 (17h00, Brussels time)For researchers of any nationality with 7-12 years of experience since completion of PhD, who want to consolidate their independence by establishing a research team and continuing to develop a success career in Europe.
|
Candidaturas até 22 janeiro, 2025CMU-Portugal (Carnegie Mellon University), centra-se na área “Information and Communication Technologies”; MIT-Portugal (Massachusetts Institute of Technology), engloba as áreas “Climate Science & Climate Change”, “Earth Systems: Oceans to Near Space”, e “Digital Transformation in Manufacturing e Sustainable Cities”; e UT Austin-Portugal (University of Texas at Austin) abrange as áreas “Advanced Computing”, “Nano Materials for New Markets” e “Space-Earth Interactions”.
|
Candidaturas até 24 janeiro, 2025 (17h00, Portugal Continental)Concurso para a apresentação de candidaturas a subsídios para a investigação, através da realização de planos de trabalhos de IC&DT, com vista à obtenção do grau académico de doutor, destinado a trabalhadores da Administração Pública Portuguesa
|
Candidaturas até 29 janeiro, 2025Programa da Fundação ”la Caixa”, em parceria com a FCT e a colaboração do BPI, destina-se a apoiar projetos e ideias que contribuam para o desenvolvimento sustentável das regiões do interior de Portugal.
|
Submission deadline: 1 February, 2025IRNs are expected to make a significant contribution to the advancement of education research and research-based knowledge in their subject area. They make a substantial contribution to the advancementof research and research-based knowledge in their field, including the dissemination of results in high-level publications and the promotion of emergent researchers as a contribution to capacity building.
|
Deadline: 25 de fevereiro, 2025
|
Candidaturas abertas em permanência até 31 dezembro, 2025 (17h00, Lisboa)Destinado a apoiar a mobilidade internacional de investigadores doutorados nacionais e estrangeiros, com vista à realização de atividades de investigação e/ou trabalho de campo. Disponível nas modalidades FCT Mobility outgoing e FCT Mobility incoming.
|
Candidaturas até 31 dezembro 2025 (17h00, Lisboa)Objetivo: atração e retenção de investigadores beneficiários de bolsas atribuídas pelo European Research Council, através do apoio à contratação para posições permanentes nas categorias de investigador principal, investigador coordenador, ou equivalentes na carreira docente.
|
Destinado a apoiar investigadores da comunidade científica nacional que se encontrem a preparar candidaturas aos concursos do European Research Council (ERC) nas tipologias Starting Grant, Consolidator Grant e Advanced Grant.
|
Verifique aqui todos os concursos a decorrer, previstos e encerrados.
|
O convite destina-se a investigadores/as doutorados/as de todas as áreas científicas, nacionais e internacionais, filiados/as em instituições nacionais ou estrangeiras, que pretendam ser considerados/as para integrar painéis de avaliação da FCT, apoiar atividades de divulgação e comunicação de ciência, ou desempenhar tarefas de coordenação e apoio a processos de avaliação da responsabilidade da FCT.
|
23 dezembro, 2024Acompanhe os concursos e as principais iniciativas promovidas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
8 - 11 julho, 2025 | Lille, França | 15 - 16 julho, 2025 | OnlineSubmissão de propostas até 5 janeiro, 2024
|
5 - 7 November, 2025 | Palma de MaiorcaSubmission deadline: 13 January, 2025
|
21 - 23 May, 2025 | Hybrid event (Universidad de San Carlos de Guatemala & Online)Lúcia Pombo (CIDTFF, DEP, UA) integra a comissão científica do evento.
• Inscrição de simpósios (etapa 1) até 17 janeiro, 2025
• Inscrição de artigos até 15 abril, 2025
|
26 - 27 março, 2025 | Universidade Católica Portuguesa, PortoSubmissão de propostas até 17 fevereiro, 2025
|
9 - 12 junho, 2025 | OnlineSubmissão de propostas até 31 março, 2025
|
8 janeiro, 2025 | 16h00 | Edifício da Reitoria, Universidade de AveiroManuel Heitor apresentará o relatório que contém 12 recomendações estratégicas para assegurar que o Horizonte Europa se mantenha competitivo e alinhado com os desafios globais emergentes. Inscrições
|
20 - 21 fevereiro, 2025 | Colégio dos Jesuítas, Universidade da MadeiraAntónio Neto Mendes (CIDTFF, DEP, UA) dinamiza, a convite, a conferência “Espaço público da Educação e políticas educativas – das tensões aos desafios”.
|
14 - 16 maio, 2025 | Universidade Toulouse Jean JaurèsAs investigadoras do CIDTFF Maria Helena Araújo e Sá, Rosa Faneca e Sílvia Mello-Pfeifer integram a comissão científica do evento.
|
V. 11 N.3, “Contextos Participativos de Investigação e de Ação. Raízes, Perspetivas e Projetos”
|
16 janeiro, 2024 | 10h00 | Online
|
30 janeiro - 6 fevereiro, 2025Candidaturas até 7 janeiro, 2025
|
21 janeiro, 2025 | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do PortoInscrições até 19 de janeiro, 2025
|
5 March - 13 May, 2025 | Online10-week online course focused on developing skills in monitoring and evaluating the progress on SDG 4 by using learning assessment data from various sources, as part of the educational planning cycle. Applications deadline: 3 February, 2024
|
Application deadline: 10 January, 2025Role purpose: Evaluate and report the impact of our educational programmes, focusing on the perceptions and attitude changes of children participating in the programme.
|
Candidaturas até 31 janeiro, 2025Bolsas de doutoramento do Instituto Universitário Europeu nas áreas de Direito, Economia, História e Civilização e Ciências Políticas e Sociais para o ano letivo de 2025-26.
|
Applications deadline: 10 January, 2025 (23h59, Lisbon)The UA Researcher Award 2024 aims at highlighting the research work carried out at the University and at recognizing, annually, the excellence of the Researcher or Research Team whose work has stood out, at national and/or international level.
|
Applications deadline: 31 January, 2024The prize acknowledges exceptional researchers who are making significant contributions in any scholarly discipline related to learning and development, or aimed at improving the living conditions of children and youth.
|
|
|
|
|