Header

CIDTFF flashnews #534 | semana 01 | 03 JAN 2025

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

A informação apresentada é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.

consultar flashnews anteriores

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

(H)À Educação | Jogar sobre conservação da biodiversidade? É no Zoo Santo Inácio com a app EduCITY

Rita Rodrigues apresenta a experiência oferecida pela app EduCITY aos visitantes do Zoo Santo Inácio, em Gaia, na mais recente edição da rubrica quinzenal do Diário de Aveiro, (H)À Educação.

Concurso para atribuição de 10 Bolsas de Investigação para Doutoramento da UA

Deadline: 6 janeiro, 2025

Candidaturas submetidas tendo o CIDTFF como instituição de acolhimento devem ser alvo de reporte prévio, através do preenchimento desta tabela e do seu envio para cidtff@ua.pt.

A declaração de apoio terá de ter sido pedida, via email para cidtff@ua.pt, até 2 de janeiro, anexando o plano de atividades e a “Declaração de concordância e parecer do(s) orientador(es) e eventual(ais) coorientador(es)".

Provas do Programa Doutoral em Educação de Maria Carolina Lúgaro Izuibejeres

6 fevereiro, 2025 | 14h30 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Tema: Multiliteracias em Estudantes Surdos de Ensino Médio: Contributos de um Programa de Intercompreensão em Línguas

Orientação: Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA) & Ana Isabel Silva (IPViseu)

Já disponível | Indagatio Didactica, 16(3): Edição Especial dedicada ao IX SIACTS

Já se encontra disponível na plataforma da revista Indagatio Didactica, a mais recente edição especial, que reúne 77 artigos selecionados entre as comunicações apresentadas no IX Seminário Ibero-Americano CTS (IX SIACTS), realizado na Universidade de Aveiro, de 8 a 10 de julho de 2024.

---

Artigo | Comunicação e Educação em Ciências através de Banda Desenhada: Contributos de stakeholders portugueses em um Grupo Focal

Marina Mota (CIDTFF), Cristina Manuela Sá (CIDTFF) & Cecília Guerra (CIDTFF) | Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, 17(3), pp. 1076-1101

---

Artigo | A contribuição do enfoque CTSA para a educação ambiental: reflexões e perspectivas baseadas em uma revisão sistemática

Nayana de Almeida Santiago Nepomuceno, Ana Karine Portela Vasconcelos, Betina da Silva Lopes (CIDTFF) & Osvaldo Francisco de Carvalho Choé | Divers@!, 17(2), pp. 490-503

---

Artigo | A Participação dos brinquedos na exploração de conteúdos de educação em ciência: uma revisão sistemática de literatura

Lais Helena Gouveia Rodrigues (CIDTFF), Cecilia Vieira Guerra (CIDTFF) & Maria Teresa Bixirão Neto (CIDTFF) | Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade17(3), pp.1150-1170

---

Artigo | Ensino Profissional: Heranças do passado, constrangimentos do presente, desafios para o futuro

Ana Traqueia (CIDTFF), Manuela Gonçalves (CIDTFF) & Rosa Madeira (CIDTFF) | Educação, Sociedade & Culturas, 69, pp. 1-23

WCQR2025 | 9th World Conference on Qualitative Research

4 - 6 Fevereiro, 2025 | Jagiellonian University, Cracóvia | 11 - 13 fevereiro, 2025 | Online

O CIDTFF é um dos parceiros da WCQR. Vários investigadores integram a organização e comissão científica do evento.

---

11th EDILIC Conference | Plurilingual Literacies in Education: Pluralistic Approaches Inside and Beyond the Classroom

23 - 25 julho, 2025 | Universität Hamburg, Germany

Integram a comissão organizadora do evento as investigadoras CIDTFF Sílvia Melo-Pfeifer e Rosa Maria Faneca.

iLRN2025 | Reading the World: Immersive Learning & Multimodal Literacies

15 - 19 junho, 2025 | online & RV | 16 - 18 junho, 2025 | Illinois Institute of Technology, EUA

Daniela Pedrosa (CIDTFF, I.P. Santarém) integra a comissão organizadora da “11th International Conference of the Immersive Learning Research Network“ como publication chair. Submissão de propostas ao Immersive Learning Education And Design (iLEAD) stream: 8 janeiro, 2025

---

14º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ2024)

15 - 17 julho, 2025 | Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Vila nova de Gaia | 22 - 24 julho, 2025 | Online

Investigadores CIDTFF integram as comissões organizadora, coordenadora e consultiva do evento. Submissão de propostas de Painéis de Discussão e de Workshops até 15 janeiro, 2025 | Submissão de resumos até 2 abril, 2025

Formação do CF-SPCE “Políticas Educativas e Mudança” com investigador CIDTFF

14 janeiro, 2025 | 18h00 | Online

A primeira Ação de Curta Duração do Centro de Formação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Rui Grácio contará com a presença do investigador António Neto Mendes (CIDTFF, DEP, UA) e Maria João Carvalho (DEP, UTAD). Inscrições até 12 de janeiro.

---

Investigador CIDTFF dinamiza formações sobre diferenciação pedagógica na Expressão Artística Musical e na aprendizagem da música

10 fevereiro - 24 março, 2025 | online

Davys Moreno dinamizará, através do Centro de Formação da APEM, as formações acreditadas para professores “Diferenciação pedagógica na Expressão Artística Musical” e “A diferenciação pedagógica na aprendizagem da música”.

Spencer Foundation Large Research Grants on Education

Candidaturas até 14 de janeiro, 2025 (1.ª fase) e 11 de fevereiro, 2025 (12:00 CT) (2.ª fase)

Supports education research projects that will contribute to the improvement of education, broadly conceived, with budgets ranging from $125,000 to $500,000 for projects ranging from one to five years. We anticipate awarding grants with budgets across each of the following funding tiers -- $125,000 to 250,000; $250,001 to $375,000; and $375,001 to $500,000. 

---

ERC Consolidator Grant

Deadline: 14 January, 2025 (17h00, Brussels time)

For researchers of any nationality with 7-12 years of experience since completion of PhD, who want to consolidate their independence by establishing a research team and continuing to develop a success career in Europe.

---

Concursos de Projetos Exploratórios dos Programas CMU-Portugal, MIT-Portugal e UT Austin-Portugal 2024

Candidaturas até 22 janeiro, 2025

CMU-Portugal (Carnegie Mellon University), centra-se na área “Information and Communication Technologies”; MIT-Portugal (Massachusetts Institute of Technology), engloba as áreas “Climate Science & Climate Change”, “Earth Systems: Oceans to Near Space”, e “Digital Transformation in Manufacturing e Sustainable Cities”; e UT Austin-Portugal (University of Texas at Austin) abrange as áreas “Advanced Computing”, “Nano Materials for New Markets” e “Space-Earth Interactions”.

---

Programa Doutor AP

Candidaturas até 24 janeiro, 2025 (17h00, Portugal Continental)

Concurso para a apresentação de candidaturas a subsídios para a investigação, através da realização de planos de trabalhos de IC&DT, com vista à obtenção do grau académico de doutor, destinado a trabalhadores da Administração Pública Portuguesa

---

7ª edição do Programa Promove 2025

Candidaturas até 29 janeiro, 2025

Programa da Fundação ”la Caixa”, em parceria com a FCT e a colaboração do BPI, destina-se a apoiar projetos e ideias que contribuam para o desenvolvimento sustentável das regiões do interior de Portugal.

---

WERA-IRN 2025 Call | World Education Research Association (WERA) Call for proposals to establish an International Research Network (IRN)

Submission deadline: 1 February, 2025

IRNs are expected to make a significant contribution to the advancement of education research and research-based knowledge in their subject area. They make a substantial contribution to the advancementof research and research-based knowledge in their field, including the dissemination of results in high-level publications and the promotion of emergent researchers as a contribution to capacity building.

---
---

FCT Mobility (1.ª Edição)

Candidaturas abertas em permanência até 31 dezembro, 2025 (17h00, Lisboa)

Destinado a apoiar a mobilidade internacional de investigadores doutorados nacionais e estrangeiros, com vista à realização de atividades de investigação e/ou trabalho de campo. Disponível nas modalidades FCT Mobility outgoing e FCT Mobility incoming.

---

Concurso ERC-PT Careers 2024

Candidaturas até 31 dezembro 2025 (17h00, Lisboa)

Objetivo: atração e retenção de investigadores beneficiários de bolsas atribuídas pelo European Research Council, através do apoio à contratação para posições permanentes nas categorias de investigador principal, investigador coordenador, ou equivalentes na carreira docente.

---

Programa ERC Portugal Pre-Assessment

Destinado a apoiar investigadores da comunidade científica nacional que se encontrem a preparar candidaturas aos concursos do European Research Council (ERC) nas tipologias Starting Grant, Consolidator Grant e Advanced Grant.

---

FCT | Calendário de Concursos 2024

Verifique aqui todos os concursos a decorrer, previstos e encerrados.

---

FCT lança convite à comunidade científica para potenciais parcerias

O convite destina-se a investigadores/as doutorados/as de todas as áreas científicas, nacionais e internacionais, filiados/as em instituições nacionais ou estrangeiras, que pretendam ser considerados/as para integrar painéis de avaliação da FCT, apoiar atividades de divulgação e comunicação de ciência, ou desempenhar tarefas de coordenação e apoio a processos de avaliação da responsabilidade da FCT.

---

FCT Newsletter

23 dezembro, 2024

Acompanhe os concursos e as principais iniciativas promovidas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

---

Conferência ISCHE 46 | Enseignant.e.s et enseignement. Une histoire en mouvement

8 - 11 julho, 2025 | Lille, França | 15 - 16 julho, 2025 | Online

Submissão de propostas até 5 janeiro, 2024

---

XXIII Coloquio de Historia de la Educación (SEHDE) | Social Commitment in History of Education

5 - 7 November, 2025 | Palma de Maiorca

Submission deadline: 13 January, 2025

---

XVIII Congreso Internacional de Educación e Innovación

21 - 23 May, 2025 | Hybrid event (Universidad de San Carlos de Guatemala & Online)

Lúcia Pombo (CIDTFF, DEP, UA) integra a comissão científica do evento.

• Inscrição de simpósios (etapa 1) até 17 janeiro, 2025

• Inscrição de artigos até 15 abril, 2025

---

2.º Encontro PUB IN: revistas e comunicação científica para a ciência aberta

26 - 27 março, 2025 | Universidade Católica Portuguesa, Porto

Submissão de propostas até 17 fevereiro, 2025

---

IX Congreso Internacional de Docencia Universitaria (CINDU 2025)

9 - 12 junho, 2025 | Online

Submissão de propostas até 31 março, 2025

Apresentação do relatório de avaliação intercalar do Horizonte Europa “Act, Align, Accelerate: Research, Technology and Innovation to boost European competitiveness”

8 janeiro, 2025 | 16h00 | Edifício da Reitoria, Universidade de Aveiro

Manuel Heitor apresentará o relatório que contém 12 recomendações estratégicas para assegurar que o Horizonte Europa se mantenha competitivo e alinhado com os desafios globais emergentes. Inscrições

---

XX Colóquio CIE-UMa | Do vale à montanha e do mar a serra: o espaço público da educação

20 - 21 fevereiro, 2025 | Colégio dos Jesuítas, Universidade da Madeira

António Neto Mendes (CIDTFF, DEP, UA) dinamiza, a convite, a conferência “Espaço público da Educação e políticas educativas – das tensões aos desafios”.

---

Colóquio Acedle 2025 | PAAS: Pratiques Artistiques et Approches Sensibles en didactique des langues-cultures

14 - 16 maio, 2025 | Universidade Toulouse Jean Jaurès

As investigadoras do CIDTFF Maria Helena Araújo e Sá, Rosa Faneca e Sílvia Mello-Pfeifer integram a comissão científica do evento.

Sensos-e

V. 11 N.3, “Contextos Participativos de Investigação e de Ação. Raízes, Perspetivas e Projetos”

---
---

Curso | Usos Educativos de Videojogos: uma proposta experiencial

30 janeiro - 6 fevereiro, 2025

Candidaturas até 7 janeiro, 2025

---

Conferência Itinerante “Regime de formação de docentes”

21 janeiro, 2025 | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Inscrições até 19 de janeiro, 2025

---

University of Stavanger | ECIU courses on the field of Teacher Education for the spring semester 2025

• 20 March - 30 May 2025 | Critical Cultural Awareness in Migration societies | Application deadline: 31 January 2025

• 24 April - 20 June 2025 | Adultcentrism in Educational Relationships | Application deadline: 31 January 2025

• 12 May - 2 June, 2025 | Art-based Research Methods in Intercultural Competence and Multilingualism | Application deadline: 14 February 2025

---

IIEP-UNESCO Training | Using learning assessment data to monitor SDG 4 progress

5 March - 13 May, 2025 | Online

10-week online course focused on developing skills in monitoring and evaluating the progress on SDG 4 by using learning assessment data from various sources, as part of the educational planning cycle. Applications deadline: 3 February, 2024

Native Scientists | Impact Manager

Application deadline: 10 January, 2025

Role purpose: Evaluate and report the impact of our educational programmes, focusing on the perceptions and attitude changes of children participating in the programme.

---

Bolsas de Doutoramento no Instituto Universitário Europeu em ciências sociais e humanidades

Candidaturas até 31 janeiro, 2025

Bolsas de doutoramento do Instituto Universitário Europeu nas áreas de Direito, Economia, História e Civilização e Ciências Políticas e Sociais para o ano letivo de 2025-26.

UA Researcher Award 2024

Applications deadline: 10 January, 2025 (23h59, Lisbon)

The UA Researcher Award 2024 aims at highlighting the research work carried out at the University and at recognizing, annually, the excellence of the Researcher or Research Team whose work has stood out, at national and/or international level.

---

Klaus J. Jacobs Research Prize

Applications deadline: 31 January, 2024

The prize acknowledges exceptional researchers who are making significant contributions in any scholarly discipline related to learning and development, or aimed at improving the living conditions of children and youth.

EDULOG express

03 janeiro 2025