Header

CIDTFF flashnews #533 | semana 51 | 20 DEZ 2024

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

A informação apresentada é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.

consultar flashnews anteriores

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

Desejamos um feliz Natal e uma excelente passagem de ano, em paz, conforto e junto dos que vos são mais queridos!

Aproveitamos o momento para notificar que o envio da newsletter regular do CIDTFF será suspenso durante a próxima semana, e que a Flashnews regressará em janeiro, à sexta-feira, como habitual.

Pod’Isto T2E6 | Pode a ciência cidadã e sensores de baixo custo contribuir para uma maior consciencialização ambiental?

O convidado do sexto episódio da segunda temporada do podcast do LCD é Diogo Figueiredo, Mestre em Engenharia do Ambiente (UA) e membro do projeto EduCITY, que responde à questão “Pode a ciência cidadã e sensores de baixo custo contribuir para uma maior consciencialização ambiental?”.

Concurso para atribuição de 8 Bolsas de Investigação para Doutoramento - Protocolo FCT-UA-ECIU

Deadline: 31 dezembro, 2024

Candidaturas submetidas tendo o CIDTFF como instituição de acolhimento devem ser alvo de reporte prévio, através do preenchimento desta tabela e do seu envio para cidtff@ua.pt.

---

Concurso para atribuição de 10 Bolsas de Investigação para Doutoramento da UA

Pedido da declaração de apoio do CIDTFF até 2 janeiro | Deadline: 6 janeiro, 2025

Candidaturas submetidas tendo o CIDTFF como instituição de acolhimento devem ser alvo de reporte prévio, através do preenchimento desta tabela e do seu envio para cidtff@ua.pt.

Os interessados em concorrer com o CIDTFF como unidade de acolhimento devem solicitar a declaração de apoio via email para cidtff@ua.pt, anexando o plano de atividades e a “Declaração de concordância e parecer do(s) orientador(es) e eventual(ais) coorientador(es)".

Livro | Language and Intercultural Competence Education in a Global Age: Bridging Divides for Diverse, Inclusive Societies

O livro editado por Ana Balula (CIDTFF), Anabela Valente Simões e Sara Pereira Carvalho inclui vários conteúdos da (co)autoria de investigadoras CIDTFF que convidamos a conhecer.

---

Capítulo | Nurturing Children’s Global Citizenship through Multilingual Pedagogies

Mónica Lourenço (CIDTFF) | In Multilingual Pedagogies for Early Years: Theoretical Insights and Innovative Approaches, pp. 37-56

---

Artigo | Evolutionary literacy as a catalyst for sustainable futures: connecting biological evolution education and education for sustainability

Patrícia Pessoa (CIDTFF), J. Bernardino Lopes (CIDTFF), Joelyn de Lima, Alexandre Pinto (CIDTFF), Peter Søgaard Jørgensen, & Xana Sá-Pinto (CIDTFF) | Evolution: Education and Outreach, 17, 22

---

Artigo | La création de kamishibaïs plurilingues : (en)jeux pour stimuler la coopération et la collaboration

Rosa Maria Faneca (CIDTFF) & Filomena Martins (CIDTFF) | Les Langues Modernes, 3(2024)

---

Artigo | Advancing public understanding of epigenetics: the EPIBOOST project’s video science outreach

David Oliveira, Cecília Guerra (CIDTFF), Maria José Loureiro (CIDTFF), Guilherme Jeremias & Joana Luísa Pereira | Educational Media International, ahead-of-print, 1-15

Defesa de Mestrado em Engenharia Ambiente de bolseiro EduCITY

Diogo Figueiredo defendeu a dissertação de mestrado em Engenharia Ambiente intitulada “Sensorização e aprendizagem baseada em jogos na promoção de cidades inteligentes e sustentáveis” no dia 13 de dezembro.

Investigadora CIDTFF apresenta projeto de investigação em seminário de programa doutoral em Ciências da Educação

Cláudia Silva partilhou, no XVI Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, atualizações sobre o seu projeto de investigação.

---

Investigadoras CIDTFF com contributos no eL@IES 2024

Investigadoras do CIDTFF estiveram presentes no XII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (eL@IES 2024), realizado no dia 13 de dezembro de 2024 no Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação em formato híbrido.

---

Speed dating científico na Escola Secundária de Resende

No dia 16 de dezembro de 2024, na Escola Secundária de Resende, teve lugar um speed dating científico no âmbito do projeto CHAMAR. Xana Sá-Pinto (CIDTFF, DEP, UA) integra a equipa organizadora da iniciativa.

---

Investigador CIDTFF em atividades de Natal do Hospital Pediátrico de Coimbra

Davys Espíndola Moreno, na sequência de um projeto com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, trabalha como musicoterapeuta e ensina música aos utentes do Hospital Pediátrico de Coimbra, tendo dinamizado, com eles, um concerto de Natal no dia 18 de dezembro.

---

WCQR2025 | 9th World Conference on Qualitative Research

4 - 6 Fevereiro, 2025 | Jagiellonian University, Cracóvia | 11 - 13 fevereiro, 2025 | Online

O CIDTFF é um dos parceiros da WCQR. Vários investigadores integram a organização e comissão científica do evento.

---

11th EDILIC Conference | Plurilingual Literacies in Education: Pluralistic Approaches Inside and Beyond the Classroom

23 - 25 julho, 2025 | Universität Hamburg, Germany

Integram a comissão organizadora do evento as investigadoras CIDTFF Sílvia Melo-Pfeifer e Rosa Maria Faneca.

Dossier temático da Revista Baiana de Educação Matemática sobre Laboratórios de Educação Matemática

Américo Silva (Universidade do Estado da Bahia, em pós-doutoramento na UA) e Isabel Cabrita (CIDTFF, DEP, UA) coordenam o dossier temático “Laboratórios de Educação (em) Matemática em Instituições de Ensino (não) Superior e a Construção de uma Nova Cultura Matemática”. Submissões até 30 dezembro, 2024.

---

iLRN2025 | Reading the World: Immersive Learning & Multimodal Literacies

15 - 19 junho, 2025 | online & RV | 16 - 18 junho, 2025 | Illinois Institute of Technology, EUA

Daniela Pedrosa (CIDTFF, I.P. Santarém) integra a comissão organizadora da “11th International Conference of the Immersive Learning Research Network“ como publication chair. Submissão de propostas ao Immersive Learning Education And Design (iLEAD) stream: 8 janeiro, 2025

---

14º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ2024)

15 - 17 julho, 2025 | Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Vila nova de Gaia | 22 - 24 julho, 2025 | Online

Investigadores CIDTFF integram as comissões organizadora, coordenadora e consultiva do evento. Submissão de propostas de Painéis de Discussão e de Workshops até 15 janeiro, 2025 | Submissão de resumos até 2 abril, 2025

Formação do CF-SPCE “Políticas Educativas e Mudança” com investigador CIDTFF

14 janeiro, 2025 | 18h00 | Online

A primeira Ação de Curta Duração do Centro de Formação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Rui Grácio contará com a presença do investigador António Neto Mendes (CIDTFF, DEP, UA) e Maria João Carvalho (DEP, UTAD). Inscrições até 12 de janeiro.

---

Investigador CIDTFF dinamiza formações sobre diferenciação pedagógica na Expressão Artística Musical e na aprendizagem da música

10 fevereiro - 24 março, 2025 | online

Davys Moreno dinamizará, através do Centro de Formação da APEM, as formações acreditadas para professores “Diferenciação pedagógica na Expressão Artística Musical” e “A diferenciação pedagógica na aprendizagem da música”.

Provas do Programa Doutoral em Educação de Maria Carolina Lúgaro Izuibejeres

6 fevereiro, 2025 | 14h30 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Tema: Multiliteracias em Estudantes Surdos de Ensino Médio: Contributos de um Programa de Intercompreensão em Línguas

Orientação: Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA) & Ana Isabel Silva (IPViseu)

Spencer Foundation Large Research Grants on Education

Candidaturas até 14 de janeiro, 2025 (1.ª fase) e 11 de fevereiro, 2025 (12:00 CT) (2.ª fase)

Supports education research projects that will contribute to the improvement of education, broadly conceived, with budgets ranging from $125,000 to $500,000 for projects ranging from one to five years. We anticipate awarding grants with budgets across each of the following funding tiers -- $125,000 to 250,000; $250,001 to $375,000; and $375,001 to $500,000. 

---

ERC Consolidator Grant

Deadline: 14 January, 2025 (17h00, Brussels time)

For researchers of any nationality with 7-12 years of experience since completion of PhD, who want to consolidate their independence by establishing a research team and continuing to develop a success career in Europe.

---

Concursos de Projetos Exploratórios dos Programas CMU-Portugal, MIT-Portugal e UT Austin-Portugal 2024

Candidaturas até 22 janeiro, 2025

CMU-Portugal (Carnegie Mellon University), centra-se na área “Information and Communication Technologies”; MIT-Portugal (Massachusetts Institute of Technology), engloba as áreas “Climate Science & Climate Change”, “Earth Systems: Oceans to Near Space”, e “Digital Transformation in Manufacturing e Sustainable Cities”; e UT Austin-Portugal (University of Texas at Austin) abrange as áreas “Advanced Computing”, “Nano Materials for New Markets” e “Space-Earth Interactions”.

---

Programa Doutor AP

Candidaturas até 24 janeiro, 2025 (17h00, Portugal Continental)

Concurso para a apresentação de candidaturas a subsídios para a investigação, através da realização de planos de trabalhos de IC&DT, com vista à obtenção do grau académico de doutor, destinado a trabalhadores da Administração Pública Portuguesa

---

7ª edição do Programa Promove 2025

Candidaturas até 29 janeiro, 2025

Programa da Fundação ”la Caixa”, em parceria com a FCT e a colaboração do BPI, destina-se a apoiar projetos e ideias que contribuam para o desenvolvimento sustentável das regiões do interior de Portugal.

---

WERA-IRN 2025 Call | World Education Research Association (WERA) Call for proposals to establish an International Research Network (IRN)

Submission deadline: 1 February, 2025

IRNs are expected to make a significant contribution to the advancement of education research and research-based knowledge in their subject area. They make a substantial contribution to the advancementof research and research-based knowledge in their field, including the dissemination of results in high-level publications and the promotion of emergent researchers as a contribution to capacity building.

---
---

FCT Mobility (1.ª Edição)

Candidaturas abertas em permanência até 31 dezembro, 2025 (17h00, Lisboa)

Destinado a apoiar a mobilidade internacional de investigadores doutorados nacionais e estrangeiros, com vista à realização de atividades de investigação e/ou trabalho de campo. Disponível nas modalidades FCT Mobility outgoing e FCT Mobility incoming.

---

Concurso ERC-PT Careers 2024

Candidaturas até 31 dezembro 2025 (17h00, Lisboa)

Objetivo: atração e retenção de investigadores beneficiários de bolsas atribuídas pelo European Research Council, através do apoio à contratação para posições permanentes nas categorias de investigador principal, investigador coordenador, ou equivalentes na carreira docente.

---

Programa ERC Portugal Pre-Assessment

Destinado a apoiar investigadores da comunidade científica nacional que se encontrem a preparar candidaturas aos concursos do European Research Council (ERC) nas tipologias Starting Grant, Consolidator Grant e Advanced Grant.

---

FCT | Calendário de Concursos 2024

Verifique aqui todos os concursos a decorrer, previstos e encerrados.

---

FCT lança convite à comunidade científica para potenciais parcerias

O convite destina-se a investigadores/as doutorados/as de todas as áreas científicas, nacionais e internacionais, filiados/as em instituições nacionais ou estrangeiras, que pretendam ser considerados/as para integrar painéis de avaliação da FCT, apoiar atividades de divulgação e comunicação de ciência, ou desempenhar tarefas de coordenação e apoio a processos de avaliação da responsabilidade da FCT.

---

IEA International Research Conference 2025 (IEA IRC)

25 - 27 June, 2025 | Roma Tre University, Italy

Submission deadline: 7 January, 2025

---

XVIII Congreso Internacional de Educación e Innovación

21 - 23 May, 2025 | Hybrid event (Universidad de San Carlos de Guatemala & Online)

Lúcia Pombo (CIDTFF, DEP, UA) integra a comissão científica do evento.

• Inscrição de simpósios (etapa 1) até 17 janeiro, 2025

• Inscrição de artigos até 15 abril, 2025

---

ECER 2025 |Charting the Way Forward: Education, Research, Potentials and Perspectives

8 - 12 September, 2025 | Belgrade

Submission deadline: 31 January, 2025

---

11th International Conference on Higher Education Advances (HEAd'25)

17 - 20 June, 2025 | Valencia, Spain

Submission deadline: 31 January, 2025

---

E-REI - E-Revista de Estudos Interculturais

N. 13, maio 2025

Submissão de artigos até 28 fevereiro, 2025

Apresentação do relatório de avaliação intercalar do Horizonte Europa “Act, Align, Accelerate: Research, Technology and Innovation to boost European competitiveness”

8 janeiro, 2025 | 16h00 | Edifício da Reitoria, Universidade de Aveiro

Manuel Heitor apresentará o relatório que contém 12 recomendações estratégicas para assegurar que o Horizonte Europa se mantenha competitivo e alinhado com os desafios globais emergentes. Inscrições

---

Simpósio Internacional "Quo tenditis, educatio? Escola e Conhecimento em Contextos Profissionais"

23 - 24 janeiro, 2025 | Universidade Lusófona

Iniciativa organizada no âmbito do projeto "Tempos de mudança e mudança dos tempos: um estudo das relações entre a autonomia curricular e o envolvimento e bem-estar dos professores" e terá como foco a apresentação dos seus primeiros resultados. Inscrições

---
---

XX Colóquio CIE-UMa | Do vale à montanha e do mar a serra: o espaço público da educação

20 - 21 fevereiro, 2025 | Colégio dos Jesuítas, Universidade da Madeira

António Neto Mendes (CIDTFF, DEP, UA) dinamiza, a convite, a conferência “Espaço público da Educação e políticas educativas – das tensões aos desafios”.

---

Colóquio Acedle 2025 | PAAS: Pratiques Artistiques et Approches Sensibles en didactique des langues-cultures

14 - 16 maio, 2025 | Universidade Toulouse Jean Jaurès

As investigadoras do CIDTFF Maria Helena Araújo e Sá, Rosa Faneca e Sílvia Mello-Pfeifer integram a comissão científica do evento.

---
---

Conferência Itinerante “Regime de formação de docentes”

21 janeiro, 2025 | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Inscrições até 19 de janeiro, 2025

---

University of Stavanger | ECIU courses on the field of Teacher Education for the spring semester 2025

• 20 March - 30 May 2025 | Critical Cultural Awareness in Migration societies | Application deadline: 31 January 2025

• 24 April - 20 June 2025 | Adultcentrism in Educational Relationships | Application deadline: 31 January 2025

• 12 May - 2 June, 2025 | Art-based Research Methods in Intercultural Competence and Multilingualism | Application deadline: 14 February 2025

---

IIEP-UNESCO Training | Using learning assessment data to monitor SDG 4 progress

5 March - 13 May, 2025 | Online

10-week online course focused on developing skills in monitoring and evaluating the progress on SDG 4 by using learning assessment data from various sources, as part of the educational planning cycle. Applications deadline: 3 February, 2024

Native Scientists | Impact Manager

Application deadline: 10 January, 2025

Role purpose: Evaluate and report the impact of our educational programmes, focusing on the perceptions and attitude changes of children participating in the programme.

---

Bolsas de Doutoramento no Instituto Universitário Europeu em ciências sociais e humanidades

Candidaturas até 31 janeiro, 2025

Bolsas de doutoramento do Instituto Universitário Europeu nas áreas de Direito, Economia, História e Civilização e Ciências Políticas e Sociais para o ano letivo de 2025-26.

UA Researcher Award 2024

Applications deadline: 10 January, 2025 (23h59, Lisbon)

The UA Researcher Award 2024 aims at highlighting the research work carried out at the University and at recognizing, annually, the excellence of the Researcher or Research Team whose work has stood out, at national and/or international level.

---

Klaus J. Jacobs Research Prize

Applications deadline: 31 January, 2024

The prize acknowledges exceptional researchers who are making significant contributions in any scholarly discipline related to learning and development, or aimed at improving the living conditions of children and youth.

EDULOG express

20 dezembro 2024

---

BOLD podcast | Ed-Technical, Season 2, Episode 7

How is Google engaging with AI and education?