Header

CIDTFF flashnews #529 | semana 47 | 22 NOV 2024

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

A informação apresentada é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.

consultar flashnews anteriores

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

Pod’Isto | Pode o feedback transformar a aprendizagem?

A segunda convidada da segunda temporada do podcast do Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) é Ana Balula (CIDTFF, ESTGA-UA), que responde à questão “Pode o feedback transformar a aprendizagem?”

---

90 segundos de Ciência | EduCITY apresentado por Investigadora CIDTFF

Lúcia Pombo, coordenadora do EduCITY, destacou o impacto projeto no desenvolvimento de jogos educativos móveis para promover a sustentabilidade e a consciência ambiental, na rubrica “90 Segundos de Ciência” da Antena 1.

1 Bolsa de investigação CIDTFF/DEP na área da Educação (EdtlB.9-DEP/2024)

Candidaturas até 6 dezembro, 2024

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do CIDTFF e do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro na área científica da Educação.

Provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Mariana Bento Lopes

6 dezembro, 2024 | 14h30 | Sala do Senado Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro

Tema: Cinema Paradigma: um estudo sob a perspetiva dos coordenadores de escola do Plano Nacional de Cinema

Orientação: António Moreira (CIDTFF, DEP, UA), José Alberto Rodrigues (Associação dos Trabalhadores da Educação) e Raquel Pacheco Mello Cunha (CIAC & Universidade Aberta).

Segunda reunião transnacional do projeto SELF

As investigadoras Ana Torres (coordenadora local do projeto, ISCA-UA), Margarida Pinheiro (CIDTFF, ISCA-UA) e Graça Azevedo (ISCA-UA) representaram a Universidade de Aveiro na segunda reunião transnacional do projeto SELF, que teve lugar na Universidade de Málaga (UMA) a 17 de outubro de 2024.

---

EduCITY visita Zoo Santo Inácio para desenvolvimento de nova parceria

No passado dia 15 de novembro de 2024, a equipa do EduCITY deslocou-se ao Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, para testar um novo jogo desenvolvido para a app EduCITY, pela bolseira Rita Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA).

Artigo | A tecnologia como facilitadora do acesso à aprendizagem musical de uma criança com paralisia cerebral

Davys Espíndola Moreno (CIDTFF) & Hélder J. M. Caixinha | Avanca Cinema Journal, 15

---
---

Capítulo | Cultivating Global Writers: The Role of AI in Creating Authentic Writing Situations for Young Learners

Arild Michel Bakken, Patrick Burke, Johannes Steinrücke, Bente R. Walgermo, Maryam Amir Haeri, Madalena Teixeira (CIDTFF), Yolanda Álvarez Amigo & Erik Roelofs | In J. D. DeHart, S. Abas, R. A. Mora & D. G. Pyle (eds.), Reimagining Literacy in the Age of AI: Theory and Practice

Seminário de Discussão Científica do LabELing com Thayse Guimarães, Edilaine Buin e Rosana Daza

25 novembro, 2024 | 14h00 | Evento híbrido (5.3.2, DEP, UA & online)

As investigadoras Thayse Guimarães e Edilaine Buin (UFGD, GELT-CNPq) e Rosana Daza (UEMS) dinamizam o seminário “Translinguagem e a Aquisição da Escrita: Experiências de Ensino e Pesquisa no Contexto Sul-Mato-Grossense do Brasil”.

---

CERLL Research Circle com investigadora CIDTFF

25 novembro, 2024 | 10h00 (hora de Lisboa, 15h00 em Toronto) | Formato híbrido (Ontario Institute for Studies in Education da Universidade de Toronto & online)

Silvia Melo-Pfeifer dinamiza, a convite, “Exploring pre-service language teachers’ beliefs about plurilingualism through arts-based approaches: writing (about) plurlingual poetry”. Inscrições gratuitas.

---

Investigadora CIDTFF dinamiza workshop sobre estratégias para lidar com o luto ecológico

26 novembro, 2024 | Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha

Organizado pelo Município de Albergaria-a-Velha, o workshop “Perder e Viver após a Catástrofe Natural: estratégias para lidar com o luto ecológico” será dinamizado pela investigadora Cristina Felizardo.

---

Investigadora CIDTFF convidada em seminário sobre mediação e interação para o desenvolvimento de competências multilingues e interculturais

Silvia Melo será conferencista convidada do Catania 2024 – Seminario Nazionale Lend “Mediare e interagire per lo sviluppo di competenze plurilingui e interculturali”, a decorrer em Catania, Itália, entre os dias 29 e 30 de novembro de 2024.

---

Investigadores do CIDTFF apresentam comunicações na TECH-EDU’2024, em Abu Dhabi

Vários investigadores do CIDTFF estiveram presentes e apresentaram comunicações na 4th International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, que teve lugar na Universidade de Khalifa, entre 13 e 15 de novembro de 2024.

---

Investigadora CIDTFF com conferência na Universidade de São Tomé e Príncipe no âmbito do ERGUES-STP

No dia 14 de novembro de 2024, a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) acolheu a conferência "O professor universitário e o seu perfil: que papel para a investigação", dinamizada pela investigadora Helena Araújo e Sá.

---

Investigadora do CIDTFF participa em conferência sobre ensino do inglês

Ana Raquel Simões esteve presente na 9th TEFL Conference, onde apresentou uma comunicação no âmbito do projeto DiCE.Lang intitulada “Digital Citizenship Education in the English classroom: challenges and opportunies”. O programa contou, ainda, com a participação das colaboradoras do CIDTFF Ana Sofia Pinho e Mónica Lourenço.

---

Seminário de Discussão Científica do LabELing com Carme Bach

2 dezembro, 2024 | 11h00 | evento híbrido (5.3.27, DEP, UA & Online)

A investigadora Carme Bach, da Universitat Pompeu Fabra, dinamiza o Seminário de Discussão Científica do LabELing, intitulado “Presentación del proyecto competitivo Oralgrab. Grabar vídeos y audios para enseñar y aprender”.

---

eL@IES 2024 | XII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior

13 dezembro, 2024 | Instituto Politécnico de Santarém

Daniela Pedrosa (Instituto Politécnico de Santarém & CIDTFF) integra a comissão organizadora do evento com o tema “Dataficação da Educação”.

---

WCQR2025 | 9th World Conference on Qualitative Research

4 - 6 Fevereiro, 2025 | Jagiellonian University, Cracóvia | 11 - 13 fevereiro, 2025 | Online

O CIDTFF é um dos parceiros da WCQR. Vários investigadores integram a organização e comissão científica do evento.

11th EDILIC Conference | Plurilingual Literacies in Education: Pluralistic Approaches Inside and Beyond the Classroom

23 - 25 julho, 2025 | Universität Hamburg, Germany

Integram a comissão organizadora do evento as investigadoras CIDTFF Sílvia Melo-Pfeifer e Rosa Maria Faneca. Submissão de resumos até 25 de novembro, 2024.

---

Call for papers | Edição especial da revista “Computers & Education: X Reality”

Daniela Pedrosa (Instituto Politécnico de Santarém & CIDTFF) é uma das Editoras Convidadas da Edição Especial “Immersive Learning: from Theory to Practice, building Evidence-based Frameworks”. Submissão de propostas até 15 dezembro, 2024.

---

Dossier temático da Revista Baiana de Educação Matemática sobre Laboratórios de Educação Matemática

Américo Silva (Universidade do Estado da Bahia, em pós-doutoramento na UA) e Isabel Cabrita (CIDTFF, DEP, UA) coordenam o dossier temático “Laboratórios de Educação (em) Matemática em Instituições de Ensino (não) Superior e a Construção de uma Nova Cultura Matemática”. Submissões até 30 dezembro, 2024.

---

iLRN2025 | Reading the World: Immersive Learning & Multimodal Literacies

15 - 19 junho, 2025 | online & RV | 16 - 18 junho, 2025 | Illinois Institute of Technology, EUA

Daniela Pedrosa (CIDTFF, I.P. Santarém) integra a comissão organizadora da “11th International Conference of the Immersive Learning Research Network“ como publication chair. Submissão de propostas ao Immersive Learning Education And Design (iLEAD) stream: 8 janeiro, 2025

Workshop Académico LabELing com Carme Bach

4 de dezembro, 2024 | 14h30 | 5.3.23, DEP, UA

Carme Bach (Universitat Pompeu Fabra) dinamiza um workshop académico promovido pelo LabELing, intitulado “Análisis del discurso: géneros, coherencia, cohesión e inscripción del autor en el texto”.

---

Investigadora CIDTFF dinamiza ações de formação sobre metodologias colaborativas e avaliação

Helena Caçador foi convidada pela EDUdigital a dinamizar duas ações de formação de curta duração (16 a 23 de outubro/ 4 a 8 de novembro) sobre Metodologias Colaborativas e Avaliação, em formato online, envolvendo professores do ensino superior do Politécnico de Castelo Branco (Portugal) e da Universidade Aberta Isced (Moçambique).

CEEC Individual | Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual (7.ª Edição)

Candidaturas até 29 novembro, 2024

Financiará 400 contratos com duração de 3 anos para investigadores doutorados em início de carreira, nas categorias "júnior" e "auxiliar". Os investigadores que pretendam submeter a sua candidatura com o CIDTFF como instituição de acolhimento deverão reportar a sua intenção de concorrer até 31 de outubro.

---

Spencer Foundation Small Research Grants on Education

Candidaturas até 4 de dezembro, 2024 (12:00 CT)

Supports education research projects that will contribute to the improvement of education, broadly conceived, with budgets up to $50,000 for projects ranging from one to five years. 

---

Medalhas de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência 2024

Candidaturas até 6 dezembro, 2024 (17h00, hora de Lisboa)

Destinam-se à realização de estudos avançados de investigação científica, a nível de pós-doutoramento, numa instituição do sistema nacional de ciência e tecnologia, no domínio das Ciências, Engenharias e Tecnologias para a Saúde ou para o Ambiente.

---

EIT Higher Education Initiative (HEI)

Deadline: 12 dezembro, 2024

Objetivo: financiar até 42 projetos inovadores, até 25 meses.

Dirigido a Instituições de Ensino Superior que queiram fortalecer as suas capacidades de inovação e empreendedorismo e a outras entidades com forte capacidade inovadora e empreendedora (empresas, centros de investigação, ONG, administração pública, entre outros).

---

Spencer Foundation Large Research Grants on Education

Candidaturas até 14 de janeiro, 2025 (1.ª fase) e 11 de fevereiro, 2025 (12:00 CT) (2.ª fase)

Supports education research projects that will contribute to the improvement of education, broadly conceived, with budgets ranging from $125,000 to $500,000 for projects ranging from one to five years. We anticipate awarding grants with budgets across each of the following funding tiers -- $125,000 to 250,000; $250,001 to $375,000; and $375,001 to $500,000. 

---

ERC Consolidator Grant

Deadline: 14 January, 2025 (17h00, Brussels time)

For researchers of any nationality with 7-12 years of experience since completion of PhD, who want to consolidate their independence by establishing a research team and continuing to develop a success career in Europe.

---

Programa Doutor AP

Candidaturas: 25 novembro, 2024 - 24 janeiro, 2025 (17h00, Portugal Continental)

Concurso para a apresentação de candidaturas a subsídios para a investigação, através da realização de planos de trabalhos de IC&DT, com vista à obtenção do grau académico de doutor, destinado a trabalhadores da Administração Pública Portuguesa

---

WERA-IRN 2025 Call | World Education Research Association (WERA) Call for proposals to establish an International Research Network (IRN)

Submission deadline: 1 February, 2025

IRNs are expected to make a significant contribution to the advancement of education research and research-based knowledge in their subject area. They make a substantial contribution to the advancementof research and research-based knowledge in their field, including the dissemination of results in high-level publications and the promotion of emergent researchers as a contribution to capacity building.

---

FCT Mobility (1.ª Edição)

Candidaturas abertas em permanência até 31 dezembro, 2025 (17h00, Lisboa)

Destinado a apoiar a mobilidade internacional de investigadores doutorados nacionais e estrangeiros, com vista à realização de atividades de investigação e/ou trabalho de campo. Disponível nas modalidades FCT Mobility outgoing e FCT Mobility incoming.

---

Concurso ERC-PT Careers 2024

Candidaturas até 31 dezembro 2025 (17h00, Lisboa)

Objetivo: atração e retenção de investigadores beneficiários de bolsas atribuídas pelo European Research Council, através do apoio à contratação para posições permanentes nas categorias de investigador principal, investigador coordenador, ou equivalentes na carreira docente.

---

Programa ERC Portugal Pre-Assessment

Destinado a apoiar investigadores da comunidade científica nacional que se encontrem a preparar candidaturas aos concursos do European Research Council (ERC) nas tipologias Starting Grant, Consolidator Grant e Advanced Grant.

---

FCT | Calendário de Concursos 2024

Verifique aqui todos os concursos a decorrer, previstos e encerrados.

XVI Seminário do Programa Doutoral em Ciências da Educação | Ecos para o futuro: Inclusão, inovação e interdisciplinaridade em educação

12 - 13 dezembro, 2024 | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

Submissão de propostas até 25 novembro, 2024

---

XX Colóquio CIE-UMa | Do vale à montanha e do mar a serra: o espaço público da educação

20 - 21 fevereiro, 2025 | Colégio dos Jesuítas, Universidade da Madeira

António Neto Mendes (CIDTFF, DEP, UA) dinamiza, a convite, a conferência “Espaço público da Educação e políticas educativas – das tensões aos desafios”. Submissão de propostas até 15 dezembro, 2024.

---

V Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Comunidade Escolar e na Aprendizagem

23 - 25 junho, 2025 | Toledo, Espanha

Submissão de resumos: 1 fevereiro - 10 março, 2025

---

XVIII Congreso Internacional de Educación e Innovación

21 - 23 May, 2025 | Hybrid event (Universidad de San Carlos de Guatemala & Online)

Lúcia Pombo (CIDTFF, DEP, UA) integra a comissão científica do evento.

• Inscrição de simpósios (etapa 1) até 17 janeiro, 2025

• Inscrição de artigos até 15 abril, 2025

14.ª Conferência FORGES | Inovação para o desenvolvimento nos países e regiões de língua portuguesa

26 - 28 novembro, 2024 | Evento híbrido (Universidade Politécnica de Macau & Online)

---

Conferência CEAD | Desemudecendo a humanidade: em busca de uma narrativa alternativa para a aprendizagem e educação de adultos

27 novembro, 2024 | 17h00 (hora de Lisboa) | Online

Por Timothy Ireland (Universidade Federal da Paraíba (UFPB)). Inscrições gratuítas, para participar, por email para aalmeida@ualg.pt (António).

---

TalentUp: Programa de ideação

30 novembro e 7 - 8 dezembro, 2024 | Leiria

---

3.º Colóquio “Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação Docente” | Liberdade e Justiça Social

6 dezembro, 2024 | Auditório Multimédia do Instituto de Educação, Universidade do Minho

---

29th Asian Technology Conference in Mathematics

8 - 11 dezembro, 2024 | Yogyakarta, Indonesia & Online

Vanda Santos (CIDTFF) participará como convidada de uma invited talk na ATCM 2024.

---
---

Colóquio Acedle 2025 | PAAS: Pratiques Artistiques et Approches Sensibles en didactique des langues-cultures

14 - 16 maio, 2025 | Universidade Toulouse Jean Jaurès

As investigadoras do CIDTFF Maria Helena Araújo e Sá, Rosa Faneca e Sílvia Mello-Pfeifer integram a comissão científica do evento.

---

Sisyphus

V. 12, N. 3, “Socio-Scientific Controversies and Science Teachers Training: Research experiences and perspectives”

---

MOOC | Laboratórios de Educação Digital: Cenários de Aprendizagem Ativa

30 setembro - 16 dezembro, 2024 | Plataforma NAU

Inscrições abertas até 9 dezembro, 2024

---

IIEP-UNESCO Training | Using learning assessment data to monitor SDG 4 progress

5 March - 13 May, 2025 | Online

10-week online course focused on developing skills in monitoring and evaluating the progress on SDG 4 by using learning assessment data from various sources, as part of the educational planning cycle. Applications deadline: 3 February, 2024

Bolsas Laura Bassi

Deadline Inverno 2024: 24 novembro, 2024

Objetivo: apoiar a publicação científica a investigadores que estudem temas negligenciados no âmbito das suas áreas. As bolsas estão abertas a todas as áreas científicas e são atribuídas três vezes por ano.

---

Recrutamento e contratação de um doutorado equiparado a investigador auxiliar na área científica de Ciências Sociais (CDL-CTTRI-190-SGRH/2024)

Candidaturas até 25 novembro, 2024

Com vista ao desenvolvimento, coordenação e gestão de trabalhos de investigação, e do laboratório de apoio à tomada de decisão (DSS LAB), bem como gestão de plataformas de Sistemas de Apoio à Decisão, com a correspondente divulgação científica nos domínios transversais aos diferentes grupos da GOVCOP, Universidade de Aveiro.

---

Programa MOPGA: edital 2025

Candidaturas até 5 dezembro, 2024

Programa de bolsas para acolher, em laboratórios e centros de investigação franceses, jovens investigadores de nacionalidade não-francesa, que desejam realizar investigação sobre temas relacionados com desafios das mudanças climáticas e ambientais.

4ª Edição do Prémio Maria Barroso

Candidaturas até 30 novembro, 2024

O Prémio Maria Barroso foi instituído pela Câmara Municipal de Lagoa do Algarve e pretende distinguir contributos relevantes de mulheres e de homens para a construção e valorização da igualdade de género e da cidadania proactiva no mundo contemporâneo.

---

Klaus J. Jacobs Research Prize

Applications deadline: 31 January, 2024

The prize acknowledges exceptional researchers who are making significant contributions in any scholarly discipline related to learning and development, or aimed at improving the living conditions of children and youth.

EDULOG express

22 novembro 2024

---

Consulta Pública | Regras de Acesso dos Investigadores aos Dados

Participação até 26 novembro, 2024

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre o projeto de ato delegado relativo ao acesso dos investigadores habilitados aos dados das plataformas em linha ao abrigo do Regulamento dos Serviços Digitais (RSD).