|
|
CIDTFF flashnews #529 | semana 47 | 22 NOV 2024CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação. Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço envie-nos um email para cidtff@ua.pt A informação apresentada é da exclusiva responsabilidade dos seus autores. consultar flashnews anteriores

|
A segunda convidada da segunda temporada do podcast do Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) é Ana Balula (CIDTFF, ESTGA-UA), que responde à questão “Pode o feedback transformar a aprendizagem?”
|
Lúcia Pombo, coordenadora do EduCITY, destacou o impacto projeto no desenvolvimento de jogos educativos móveis para promover a sustentabilidade e a consciência ambiental, na rubrica “90 Segundos de Ciência” da Antena 1.
|
Candidaturas até 6 dezembro, 2024Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do CIDTFF e do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro na área científica da Educação.
|
6 dezembro, 2024 | 14h30 | Sala do Senado Edifício Central e da Reitoria da Universidade de AveiroTema: Cinema Paradigma: um estudo sob a perspetiva dos coordenadores de escola do Plano Nacional de Cinema Orientação: António Moreira (CIDTFF, DEP, UA), José Alberto Rodrigues (Associação dos Trabalhadores da Educação) e Raquel Pacheco Mello Cunha (CIAC & Universidade Aberta).
|
As investigadoras Ana Torres (coordenadora local do projeto, ISCA-UA), Margarida Pinheiro (CIDTFF, ISCA-UA) e Graça Azevedo (ISCA-UA) representaram a Universidade de Aveiro na segunda reunião transnacional do projeto SELF, que teve lugar na Universidade de Málaga (UMA) a 17 de outubro de 2024.
|
No passado dia 15 de novembro de 2024, a equipa do EduCITY deslocou-se ao Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, para testar um novo jogo desenvolvido para a app EduCITY, pela bolseira Rita Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA).
|
Davys Espíndola Moreno (CIDTFF) & Hélder J. M. Caixinha | Avanca Cinema Journal, 15
|
Andrea Ulhôa (CIDTFF) & Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) | EduSer, 16(2)
|
Arild Michel Bakken, Patrick Burke, Johannes Steinrücke, Bente R. Walgermo, Maryam Amir Haeri, Madalena Teixeira (CIDTFF), Yolanda Álvarez Amigo & Erik Roelofs | In J. D. DeHart, S. Abas, R. A. Mora & D. G. Pyle (eds.), Reimagining Literacy in the Age of AI: Theory and Practice
|
25 novembro, 2024 | 14h00 | Evento híbrido (5.3.2, DEP, UA & online)As investigadoras Thayse Guimarães e Edilaine Buin (UFGD, GELT-CNPq) e Rosana Daza (UEMS) dinamizam o seminário “Translinguagem e a Aquisição da Escrita: Experiências de Ensino e Pesquisa no Contexto Sul-Mato-Grossense do Brasil”.
|
25 novembro, 2024 | 10h00 (hora de Lisboa, 15h00 em Toronto) | Formato híbrido (Ontario Institute for Studies in Education da Universidade de Toronto & online)Silvia Melo-Pfeifer dinamiza, a convite, “Exploring pre-service language teachers’ beliefs about plurilingualism through arts-based approaches: writing (about) plurlingual poetry”. Inscrições gratuitas.
|
26 novembro, 2024 | Biblioteca Municipal de Albergaria-a-VelhaOrganizado pelo Município de Albergaria-a-Velha, o workshop “Perder e Viver após a Catástrofe Natural: estratégias para lidar com o luto ecológico” será dinamizado pela investigadora Cristina Felizardo.
|
Silvia Melo será conferencista convidada do Catania 2024 – Seminario Nazionale Lend “Mediare e interagire per lo sviluppo di competenze plurilingui e interculturali”, a decorrer em Catania, Itália, entre os dias 29 e 30 de novembro de 2024.
|
Vários investigadores do CIDTFF estiveram presentes e apresentaram comunicações na 4th International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, que teve lugar na Universidade de Khalifa, entre 13 e 15 de novembro de 2024.
|
No dia 14 de novembro de 2024, a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP) acolheu a conferência "O professor universitário e o seu perfil: que papel para a investigação", dinamizada pela investigadora Helena Araújo e Sá.
|
Ana Raquel Simões esteve presente na 9th TEFL Conference, onde apresentou uma comunicação no âmbito do projeto DiCE.Lang intitulada “Digital Citizenship Education in the English classroom: challenges and opportunies”. O programa contou, ainda, com a participação das colaboradoras do CIDTFF Ana Sofia Pinho e Mónica Lourenço.
|
2 dezembro, 2024 | 11h00 | evento híbrido (5.3.27, DEP, UA & Online)A investigadora Carme Bach, da Universitat Pompeu Fabra, dinamiza o Seminário de Discussão Científica do LabELing, intitulado “Presentación del proyecto competitivo Oralgrab. Grabar vídeos y audios para enseñar y aprender”.
|
13 dezembro, 2024 | Instituto Politécnico de SantarémDaniela Pedrosa (Instituto Politécnico de Santarém & CIDTFF) integra a comissão organizadora do evento com o tema “Dataficação da Educação”.
|
4 - 6 Fevereiro, 2025 | Jagiellonian University, Cracóvia | 11 - 13 fevereiro, 2025 | OnlineO CIDTFF é um dos parceiros da WCQR. Vários investigadores integram a organização e comissão científica do evento.
|
23 - 25 julho, 2025 | Universität Hamburg, GermanyIntegram a comissão organizadora do evento as investigadoras CIDTFF Sílvia Melo-Pfeifer e Rosa Maria Faneca. Submissão de resumos até 25 de novembro, 2024.
|
Daniela Pedrosa (Instituto Politécnico de Santarém & CIDTFF) é uma das Editoras Convidadas da Edição Especial “Immersive Learning: from Theory to Practice, building Evidence-based Frameworks”. Submissão de propostas até 15 dezembro, 2024.
|
Américo Silva (Universidade do Estado da Bahia, em pós-doutoramento na UA) e Isabel Cabrita (CIDTFF, DEP, UA) coordenam o dossier temático “Laboratórios de Educação (em) Matemática em Instituições de Ensino (não) Superior e a Construção de uma Nova Cultura Matemática”. Submissões até 30 dezembro, 2024.
|
15 - 19 junho, 2025 | online & RV | 16 - 18 junho, 2025 | Illinois Institute of Technology, EUADaniela Pedrosa (CIDTFF, I.P. Santarém) integra a comissão organizadora da “11th International Conference of the Immersive Learning Research Network“ como publication chair. Submissão de propostas ao Immersive Learning Education And Design (iLEAD) stream: 8 janeiro, 2025
|
4 de dezembro, 2024 | 14h30 | 5.3.23, DEP, UACarme Bach (Universitat Pompeu Fabra) dinamiza um workshop académico promovido pelo LabELing, intitulado “Análisis del discurso: géneros, coherencia, cohesión e inscripción del autor en el texto”.
|
Helena Caçador foi convidada pela EDUdigital a dinamizar duas ações de formação de curta duração (16 a 23 de outubro/ 4 a 8 de novembro) sobre Metodologias Colaborativas e Avaliação, em formato online, envolvendo professores do ensino superior do Politécnico de Castelo Branco (Portugal) e da Universidade Aberta Isced (Moçambique).
|
Candidaturas até 29 novembro, 2024Financiará 400 contratos com duração de 3 anos para investigadores doutorados em início de carreira, nas categorias "júnior" e "auxiliar". Os investigadores que pretendam submeter a sua candidatura com o CIDTFF como instituição de acolhimento deverão reportar a sua intenção de concorrer até 31 de outubro.
|
Candidaturas até 4 de dezembro, 2024 (12:00 CT)Supports education research projects that will contribute to the improvement of education, broadly conceived, with budgets up to $50,000 for projects ranging from one to five years.
|
Candidaturas até 6 dezembro, 2024 (17h00, hora de Lisboa)Destinam-se à realização de estudos avançados de investigação científica, a nível de pós-doutoramento, numa instituição do sistema nacional de ciência e tecnologia, no domínio das Ciências, Engenharias e Tecnologias para a Saúde ou para o Ambiente.
|
Deadline: 12 dezembro, 2024Objetivo: financiar até 42 projetos inovadores, até 25 meses. Dirigido a Instituições de Ensino Superior que queiram fortalecer as suas capacidades de inovação e empreendedorismo e a outras entidades com forte capacidade inovadora e empreendedora (empresas, centros de investigação, ONG, administração pública, entre outros).
|
Candidaturas até 14 de janeiro, 2025 (1.ª fase) e 11 de fevereiro, 2025 (12:00 CT) (2.ª fase)Supports education research projects that will contribute to the improvement of education, broadly conceived, with budgets ranging from $125,000 to $500,000 for projects ranging from one to five years. We anticipate awarding grants with budgets across each of the following funding tiers -- $125,000 to 250,000; $250,001 to $375,000; and $375,001 to $500,000.
|
Deadline: 14 January, 2025 (17h00, Brussels time)For researchers of any nationality with 7-12 years of experience since completion of PhD, who want to consolidate their independence by establishing a research team and continuing to develop a success career in Europe.
|
Candidaturas: 25 novembro, 2024 - 24 janeiro, 2025 (17h00, Portugal Continental)Concurso para a apresentação de candidaturas a subsídios para a investigação, através da realização de planos de trabalhos de IC&DT, com vista à obtenção do grau académico de doutor, destinado a trabalhadores da Administração Pública Portuguesa
|
Submission deadline: 1 February, 2025IRNs are expected to make a significant contribution to the advancement of education research and research-based knowledge in their subject area. They make a substantial contribution to the advancementof research and research-based knowledge in their field, including the dissemination of results in high-level publications and the promotion of emergent researchers as a contribution to capacity building.
|
Candidaturas abertas em permanência até 31 dezembro, 2025 (17h00, Lisboa)Destinado a apoiar a mobilidade internacional de investigadores doutorados nacionais e estrangeiros, com vista à realização de atividades de investigação e/ou trabalho de campo. Disponível nas modalidades FCT Mobility outgoing e FCT Mobility incoming.
|
Candidaturas até 31 dezembro 2025 (17h00, Lisboa)Objetivo: atração e retenção de investigadores beneficiários de bolsas atribuídas pelo European Research Council, através do apoio à contratação para posições permanentes nas categorias de investigador principal, investigador coordenador, ou equivalentes na carreira docente.
|
Destinado a apoiar investigadores da comunidade científica nacional que se encontrem a preparar candidaturas aos concursos do European Research Council (ERC) nas tipologias Starting Grant, Consolidator Grant e Advanced Grant.
|
Verifique aqui todos os concursos a decorrer, previstos e encerrados.
|
12 - 13 dezembro, 2024 | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)Submissão de propostas até 25 novembro, 2024
|
20 - 21 fevereiro, 2025 | Colégio dos Jesuítas, Universidade da MadeiraAntónio Neto Mendes (CIDTFF, DEP, UA) dinamiza, a convite, a conferência “Espaço público da Educação e políticas educativas – das tensões aos desafios”. Submissão de propostas até 15 dezembro, 2024.
|
23 - 25 junho, 2025 | Toledo, EspanhaSubmissão de resumos: 1 fevereiro - 10 março, 2025
|
21 - 23 May, 2025 | Hybrid event (Universidad de San Carlos de Guatemala & Online)Lúcia Pombo (CIDTFF, DEP, UA) integra a comissão científica do evento.
• Inscrição de simpósios (etapa 1) até 17 janeiro, 2025
• Inscrição de artigos até 15 abril, 2025
|
26 - 28 novembro, 2024 | Evento híbrido (Universidade Politécnica de Macau & Online)
|
27 novembro, 2024 | 17h00 (hora de Lisboa) | OnlinePor Timothy Ireland (Universidade Federal da Paraíba (UFPB)). Inscrições gratuítas, para participar, por email para aalmeida@ualg.pt (António).
|
30 novembro e 7 - 8 dezembro, 2024 | Leiria
|
6 dezembro, 2024 | Auditório Multimédia do Instituto de Educação, Universidade do Minho
|
8 - 11 dezembro, 2024 | Yogyakarta, Indonesia & OnlineVanda Santos (CIDTFF) participará como convidada de uma invited talk na ATCM 2024.
|
30 January - 1 February, 2025 | Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia
|
14 - 16 maio, 2025 | Universidade Toulouse Jean JaurèsAs investigadoras do CIDTFF Maria Helena Araújo e Sá, Rosa Faneca e Sílvia Mello-Pfeifer integram a comissão científica do evento.
|
UNESCO Institute for Lifelong Learning & UNESCO Office in Brasilia
|
V. 12, N. 3, “Socio-Scientific Controversies and Science Teachers Training: Research experiences and perspectives”
|
30 setembro - 16 dezembro, 2024 | Plataforma NAUInscrições abertas até 9 dezembro, 2024
|
5 March - 13 May, 2025 | Online10-week online course focused on developing skills in monitoring and evaluating the progress on SDG 4 by using learning assessment data from various sources, as part of the educational planning cycle. Applications deadline: 3 February, 2024
|
Deadline Inverno 2024: 24 novembro, 2024Objetivo: apoiar a publicação científica a investigadores que estudem temas negligenciados no âmbito das suas áreas. As bolsas estão abertas a todas as áreas científicas e são atribuídas três vezes por ano.
|
Candidaturas até 25 novembro, 2024Com vista ao desenvolvimento, coordenação e gestão de trabalhos de investigação, e do laboratório de apoio à tomada de decisão (DSS LAB), bem como gestão de plataformas de Sistemas de Apoio à Decisão, com a correspondente divulgação científica nos domínios transversais aos diferentes grupos da GOVCOP, Universidade de Aveiro.
|
Candidaturas até 5 dezembro, 2024Programa de bolsas para acolher, em laboratórios e centros de investigação franceses, jovens investigadores de nacionalidade não-francesa, que desejam realizar investigação sobre temas relacionados com desafios das mudanças climáticas e ambientais.
|
Candidaturas até 30 novembro, 2024O Prémio Maria Barroso foi instituído pela Câmara Municipal de Lagoa do Algarve e pretende distinguir contributos relevantes de mulheres e de homens para a construção e valorização da igualdade de género e da cidadania proactiva no mundo contemporâneo.
|
Applications deadline: 31 January, 2024The prize acknowledges exceptional researchers who are making significant contributions in any scholarly discipline related to learning and development, or aimed at improving the living conditions of children and youth.
|
Participação até 26 novembro, 2024A Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre o projeto de ato delegado relativo ao acesso dos investigadores habilitados aos dados das plataformas em linha ao abrigo do Regulamento dos Serviços Digitais (RSD).
|
|
|
|
|