Header

CIDTFF flashnews #494 | semana 08 | 23 FEV 2024

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

consultar flashnews anteriores

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

(H)À Educação | Professora, hoje é dia de aula normal?

A investigadora do CIDTFF Gabriela Reses aborda o tema da influência das aulas não tradicionais (ou não convencionais) no maior sucesso das aprendizagens, na mais recente edição da rubrica quinzenal do Diário de Aveiro, (H)À Educação.

---

Pod’isto: Uma Jornada pelo Mundo da Educação e Tecnologias

O Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) convida a embarcar numa aventura sonora com o lançamento do Pod’isto, um podcast que aborda questões sobre educação, tecnologias e produção de conteúdos educativos digitais. Disponível a partir de 22 de fevereiro no YouTube e Spotify.

---

Investigadora CIDTFF convidada em podcast “1.º professor”

Patrícia Chirstine Silva foi convidada do podcast “1.º professor” de Hugo Monteiro sobre o tema “Ciência nos primeiros anos”.

Artigo | Modelos na educação em ciência no século XX: contributos para a sua utilização no ensino das Geociências

Jorge Bonito (CIDTFF) | Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, 5, e024002

---

Artigo | Towards the Integration of Digital Citizenship in Foreign Language Education: concepts, practices and training

Marta Giralt, Silvia Benini, Liam Murray, Christiane Lütge, Yasemin Erdemgil, Claudia Mustroph, Ana Raquel Simões (CIDTFF), Susana Senos, Lavinia Bracci, Fiora Biagi, Ireta Čekse & Thorsten Merse| Alsic, 26(1)

---

Artigo | Investigação Educacional e Investigação Qualitativa: Potencialidades e Desafios na Contemporaneidade

Paulo Alexandre de Castro, Cecília Guerra (CIDTFF), Perseu Angelo Santoro & Victor F. A. Barros | Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade16(se1), pp.1-10

---

Provas do Programa Doutoral em Educação de Alexandra Ataíde

27 fevereiro, 2024 | 10h00 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro

Tema: A resolução colaborativa de problemas na escola por professores: da criação de um programa à avaliação do impacto

Orientação: Anabela Pereira (CIDTFF, Departamento de Psicologia, Universidade de Évora) & Feliciano Veiga (Instituto de Educação, Universidade de Lisboa)

---

Provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Isabel Bernardo

28 fevereiro 2024 | 14h30 | Sala do Senado, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Tema: Aprender a Filosofar no Ensino Secundário: Orientações Curriculares e Didáticas para Integração do Pensamento Crítico

Orientação: Rui Marques Vieira (CIDTFF, DEP, UA) & Alexandre Franco de Sá (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

---

Provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Manuel Santos

25 março 2024 | 10h00 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Tema: O potencial da internet das coisas na promoção de uma cidadania participativa

Orientação: Vânia Carlos (CIDTFF, DEP, UA) & António Moreira (CIDTFF, DEP, UA)

Investigador do CIDTFF participa como perito no programa de Avaliação Externa das Escolas

Alexandre Ventura participa como perito externo no Programa de Avaliação Externa das Escolas, da responsabilidade da Inspeção-Geral da Educação (IGEC), no âmbito de um protocolo com a Universidade de Aveiro, estando a participar na avaliação externa de um agrupamento de escolas no distrito de Leiria.

X edição do Programa de Observação por Pares da UA inicia em fevereiro

29 fevereiro 2024 | 12h00 | SALT, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

Dirigido a todos os que tenham serviço docente em qualuer campi da UA. Inscrição na sessão de apresentação da X edição do “Programa de Observação por Pares da UA” deve ser feita neste formulário. Data-limite para manifestação de interesse: 26 fevereiro, 2024, através de e-mail para rvieira@ua.pt.

---

Investigadora CIDTFF convidada em Dia Mundial das Mulheres na Ciência

Mariana R. P. Alves participou como convidada da Universidade da Beira Interior na comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência no dia 9 de fevereiro de 2024.

---

De Mão em Mão: troca de livros no Departamento de Educação e Psicologia

A 16 de fevereiro teve início o “Projeto De Mão em Mão: trocas que nos unem”, organizado pelo Núcleo de Investigadores Bolseiros (NIB) do CIDTFF, com troca de livros usados (e experiências) entre membros do DEP. Não percam a próxima sessão a 1 março, 2024.

---

Investigadoras CIDTFF em evento de homenagem a Rosinda de Oliveira

Ana Isabel Andrade e Filomena Martins interviram no evento “Evocar Rosinda de Oliveira“, que decorreu no Instituto de Educação e Cidadania (IEC), na Mamarrosa, no dia 17 de fevereiro de 2024.

---

Investigador CIDTFF como convidado no em seminário sobre a cultura motora no 1.º CEB

11 março, 2024 | Auditório do Instituto Politécnico de Castelo Branco

O VII Seminário “Cultura Motora na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico” que conta com a presença de Rui Neves como convidado da mesa redonda “Formação de Professores para o 1º CEB e importância da disciplina de Expressão Físico Motora”. Inscrições abertas até 8 de março, 2024.

---

Seminário Internacional “Cooperar no âmbito da Educação em Ciência(s) e Formação de Professores”

15 - 17 maio, 2024 | Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro & Online

Organizado no âmbito do Projeto de Investigação “Formação de futuros professores de Biologia numa perspetiva glocal: recomendações sustentadas na Investigação” a ser desenvolvido por Diana Soares (CIDTFF, DEP, UA). Os participantes são convidados a submeter resumo para Comunicação Oral ou Relatos de práticas. Inscrições gratuitas mas obrigatórias até 2 maio, 2024.

---

10th International Conference of the Immersive Learning Research Network

3 - 5 junho, 2024 | Online & Realidade Virtual | 10 - 13 junho, 2024 | Glasgow, Scotland

Daniela Pedrosa (CIDTFF, Instituto Politécnico de Santarém) integra a comissão organizadora, como Publications Chair.

---

IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS (IX SIACTS)

8 - 10 julho, 2024 | Universidade de Aveiro

Subordinado ao tema “Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030”, integram a Comissão Organizadora local do evento vários membros do CIDTFF.

Call for Papers | Indagatio Didactica, volume 16, julho 2024

A Revista Online com revisão dupla e cega de pares Indagatio Didactica está a aceitar submissões de propostas de artigos a publicar no volume 16, número regular de julho de 2024. Submissão de propostas até 1 março, 2024.

---

13º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa

14 - 18 julho, 2024 | Universidade de Extremadura | 23 - 25 julho, 2024 | Online

A Comissão organizadora, que conta com a participação de vários investigadores do CIDTFF, convida a comunidade científica a submeter trabalhos ao congresso. Submissão de propostas:

• Artigos até 6 março, 2024

• Resumos até 12 abril, 2024

Sessão flash da iniciativa “Hello, my friend!” – Preparação INTED

29 fevereiro, 2024 | 16h30 | Evento híbrido

O LCD e o LabELing do CIDTFF vão dinamizar uma sessão flash da iniciativa “Hello, my friend”, dedicada à apresentação de pitches em Inglês por parte de colegas que irão participar no INTED.

Avaliação de Unidades de I&D 2023/2024

De acordo com o o Aviso de Abertura do processo de avaliação 2023-2024 publicado a 28 de dezembro de 2023:

• Registo de equipas: 18 janeiro - 19 fevereiro, 2024

• Submissão de candidaturas: 20 fevereiro - 25 março, 2024 (17h00, hora de Lisboa)

---

FCT | Concurso de Projetos Exploratórios em Todos os Domínios Científicos 2023

Candidaturas até 1 março, 2024 (17h00)

Objetivo: promover ideias inovadoras através do apoio a projetos de investigação de carácter exploratório em todos os domínios científicos.

---

FCT-Tenure | 1.ª Edição

Dirigido a instituições do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), tem como objetivo promover a contratação de doutorados exclusivamente para posições permanentes nas carreiras de investigação e docente, num modelo de confinanciamento.

Deadline: 1 de março, 2024 (17h00, Portugal)

---

Concurso de Projetos de IC&DT em Todos os Domínios Científicos 2023

Encerramento das candidaturas: 21 março, 2024 (18h00)

Pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em articulação com o Programa Inovação e Transição Digital - COMPETE 2030 e os Programas Regionais do Norte, do Centro, de Lisboa, do Alentejo e do Algarve

---

Projetos e Iniciativas de Cooperação Triangular entre a Ibero-américa e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa

Submissões até 1 abril, 2024

Áreas: Educação; Saúde; Igualdade de género; Alterações climáticas; Segurança alimentar; Cultura; Coesão social; Transformação digital e Educação para o desenvolvimento.

---

Science4Policy (S4P-24): Concurso de Estudos de Ciência para as Políticas Públicas

Destinado a entidades do sistema científico e tecnológico nacional, tem o objetivo de promover a produção de conhecimento científico para responder a necessidades específicas das várias áreas de política pública.

Candidaturas de 29 fevereiro a 2 abril, 2024 (17h00, hora de Lisboa)

---

HERA 2023 | Concurso para projetos sobre o tema Crises: Perspetivas das Humanidades

Financiamento de projetos de investigação transnacionais, colaborativos e orientados para as humanidades, alinhados com um ou vários dos seguintes subtemas: diferentes entendimentos das crises; as crises e a reação humana; a representação das crises.

Deadline: 26 março, 2024 (propostas completas)

---

Programa ERC Portugal Pre-Assessment

Destinado a apoiar investigadores da comunidade científica nacional que se encontrem a preparar candidaturas aos concursos do European Research Council (ERC) nas tipologias Starting Grant, Consolidator Grant e Advanced Grant.

---

Divulgada nova versão do Erasmus+ Programme Guide 2024

A Comissão Europeia lançou a convocatória para 2024 no âmbito do Programa Erasmus+ . As novas versões do guia do Programa, nas variantes Portuguesa e Inglesa, bem como os prazos para apresentação de candidaturas encontram-se disponíveis neste link.

---

FCT | Calendário de Concursos

Verifique aqui todos os concursos a decorrer, previstos e encerrados. Calendário provisório de concursos 2024 (pdf).

---

Newsletter FCT

19 fevereiro 2024

V Congresso Internacional de Liderança e Melhoria da Educação (CILME 2024) | Escola, Democracia e Mudança

27 - 29 maio, 2024 | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Submissão de resumos até 26 fevereiro, 2024

---
---

Education for All: Inclusion, Social Justice and Children’s Rights

Part of “Inclusive Learning and Educational Equity Edited Series” published by Springer

Abstracts should be submitted to joan.mowat@strath.ac.uk (editor). Proposal submission deadline: 8 March, 2024 (form)

---

As Utopias da Revolução de Abril: Educação e mudança social em tempos de transição revolucionária (1974-1976)

29 - 30 abril, 2024 | Universidade Lusófona

Submissão de propostas de comunicação individual e de painéis até 31 Março, 2024.

---

1º Encontro PUB IN: revistas e comunicação científica para a ciência aberta

19 junho, 2024 | Lisboa

Submissão de propostas de flash talks até 4 abril, 2024

---

Revista Sensos-e

Edição temática “Contextos participativos de Investigação e de Ação. Raízes, Perspetivas e Projetos"

Submissão de propostas até 20 abril, 2024

---

Colloque Acedle 2025 | Pratiques Artistiques et Approches Sensibles en didactique des langues-cultures: Contextes & appropriations

14 - 16 May, 2025 | Toulouse, Toulouse Jean Jaurès University

Proposal submission deadline: 10 September, 2024

Wiley Webinars para investigadores | Redação científica para autores

27 fevereiro - 17 abril, 2024 | Online

• 27 fevereiro | 10h00 (Lisboa) | Publish in Wiley journals thanks to the B-On agreement (em inglês)

• 5 março | 10h00 (Lisboa) | Publish in Wiley journals thanks to the B-On agreement (em inglês)

• 6 março | 14h00 (Lisboa) |The Open Access Advantage: How Open Access Improves Your Impact (em inglês)

• 20 março | 9h30 (Lisboa) |Como publicar o seu manuscrito científico com sucesso (em português)

• 17 abril | | 14h00 (Lisboa) | Unlocking the value of Wiley scientific journals: making the most out of Wiley Online Library (em inglês)

---
---
---

Inclusive Research – Researching with People with Intellectual Disabilities

4 March, 2024 | 14:00 – 15:30 (Finnish time) | Online

With Jan Walmsley (Open University, UK, & University of Cork, Ireland)

---

Investigadora convidada em conferência sobre multilinguismo, educação e sociedade

21 - 22 março, 2024 | Online

A “MoMM Conference 2024” conta com a presença de Sílvia Melo-Pfeifer, investigadora do CIDTFF da Universität Hamburg, como oradora convidada.

---

SupraLife Second School | Soft Transferable Skills Training Program

13-15 March 2024 | Auditório Renato Araújo, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Aims to advance the professional development and widen the career perspectives of students and researchers, irrespectively of their background and area of specialization, to UA community, but with mandatory registrations by 29 february, 2024

---

Jornadas FCCN 2024

15 - 17 abril, 2024 | Funchal, Madeira

---

Livro | Learning Inclusion in a Digital Age: Belonging and Finding a Voice with the Disadvantaged

Stephen Dobson, Brit Svoen, Gabriella Agrusti & Pip Hardy (Eds.) | Springer

Open Access

---
---
---
---
---

Using learning assessment data to monitor SDG 4 progress (2024)

27 March - 28 May, 2024 | Online

Application deadline: 29 February, 2024

---

CRAFT-OA 2024 Summer School for Journal Editors

27 May - 1 June, 2024 | Masaryk University Center, Telč, Czech Republic

---

11th ECADOC Summer School | European Doctoral Programme in Career Guidance and Counselling

10 -14 June, 2024 | European University Cyprus

Application deadline: 10 March 2024

---

Universidade de Aveiro | Recrutamento de Professores Auxiliares para a área disciplinar de Educação

Candidaturas até 8 março, 2024

CD-CTTI-02-SGRH/2024 - Subárea de Ciências da Educação, área de especialização em Educação Especial

CD-CTTI-03-SGRH/2024 - Subárea de Didática e Tecnologia Educativa, área de especialização em Didática das Línguas

Prix Louis D’Hainaut de la meilleure thèse en technologie éducative, édition 2024 – AUF

Applications deadline: 31 March, 2024

Reserved for a doctorate from a developing country of the South, whose thesis was defended no more than three years ago and has been written in French. Applications' form

---

Prémio Investigação ASF (3.ª Edição)

Candidaturas até 31 março, 2024

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) instituiu o “Prémio Investigação ASF”, que visa incentivar a produção de trabalhos de investigação científica para o desenvolvimento dos mercados nacionais dos seguros e dos fundos de pensões. A 3.ª edição é dirigida às áreas da “Economia, Matemática e Tecnologia”.

---

Prémio Nacional de Inovação 2024 (2.ª edição)

Candidaturas até 15 de abril, 2024

Tem em vista impulsionar a cultura de inovação e premiar os melhores talentos e projetos empreendedores que contribuem para a inovação e transformação digital em Portugal.

---

5.º Prémio Iberoamericano de Educação em Direitos Humanos Óscar Romero

Candidaturas até 22 Abril, 2024

Para organizações da sociedade civil, empresas, órgãos públicos, fundações e instituições de ensino, cujas iniciativas de educação não formal estejam voltadas para a defesa e promoção dos direitos humanos e da cidadania plena para todas as pessoas na Ibero-América.

---

Prémio Ana Maria Vieira de Almeida (2.ª Edição)

Submissão de trabalhos até 30 setembro, 2024

Incide sobre trabalhos de investigação em modelos inovadores na área da educação infantil, pré-primária e primária, tendo um carácter bienal. Dirigido a licenciados, mestres, doutores ou investigadores de pós-doutoramento em qualquer área do saber.

EDULOG express semanal

23 de fevereiro