Header

CIDTFF flashnews #491 | semana 05 | 02 FEV 2024

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

consultar flashnews anteriores

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

Já disponível | Indagatio Didactica, v.15, n.4, dezembro 2023

Já se encontra disponível a mais recente edição da revista online Indagatio Didactica, o número regular de dezembro de 2023, composta por “19 artigos científicos que refletem a diversidade e a profundidade de investigações que têm vindo a ser desenvolvidas na área da Educação”.

---

Capítulo | Para uma didática do português para falantes chineses – o contributo de um protótipo de uma ferramenta tecnológica

Jéssica Henriques, Madalena Teixeira (CIDTFF) & Cristina Novo | As vozes da língua portuguesa em seus contextos – encontros e diálogos interculturais, pp. 591-628

---

Artigo | Research Impact and Sustainability in Education: a conceptual literature review

Ricardo Torres (CIDTFF), Ana Raquel Simões (CIDTFF) & Susana Pinto (CIDTFF) | Education Sciences, 14(2)

---

Artigo | ‘Me Siento Pequeña’ – A Visual Approach Towards Students’ Experiences with the Transition from Elementary to Secondary School in Spanish-German bilingual Education

Yvonne Lingard de la Vega, Sílvia Melo-Pfeifer (CIDTFF) & Joana Duarte | Nordic Journal of Language Teaching and Learning, 11(3), pp. 422-446

Bolsa de Investigação no âmbito dos projeto programáticos do CIDTFF (EdtlB.1-DEP/2024)

Candidaturas até 13 fevereiro, 2024

São destinatários estudantes inscritos, ou que satisfaçam as condições para se inscreverem, no Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro. O trabalho a desenvolver enquadra-se nos Projetos Programáticos do CIDTFF – Smart Knowledge Garden (SKG) e Open Educational Smart Campus (OESC) – e tem em vista o apoio ao Investigador Responsável dos projetos e à equipa nas tarefas indicadas no edital.

---

Bolsa de Investigação no âmbito da monitorização/avaliação e sustentabilidade/impacto do CIDTFF (EdtlB.2-DEP/2024)

Candidaturas até 13 fevereiro, 2024

São destinatários estudantes inscritos, ou que satisfaçam as condições para se inscreverem, no Programa Doutoral em Educação da UA. O trabalho a desenvolver tem em vista apoiar o Grupo de Sustentabilidade e Impacto da Investigação (SII) e o Grupo de Monitorização e Avaliação para o Desenvolvimento (MoADe) do CIDTFF.

Universidade de Aveiro participa na reunião mensal de janeiro do projeto ESC-tension 2

No dia 23 de janeiro de 2024, Margarida Pinheiro (CIDTFF, ISCA-UA) representou a Universidade de Aveiro na reunião mensal online do projeto Erasmus+, ESC-tension 2 – Accelerating the ESC adoption in the EEA.

---

Kick-off meeting do projeto Eramus+ SELF

No dia 26 de janeiro de 2024, a investigadora Margarida Pinheiro (CIDTFF, ISCA-UA) esteve em Bruxelas no Kick-off Meeting do projeto Erasmus+ SELF – Solo-entrepreneurship in Postpandemic Europe, liderado pela Universidade de Málaga (Espanha) e que conta com a Universidade de Aveiro entre os parceiros.

---

Kick-off do Projeto Horizon CURIOSOIL

Em fevereiro 2024 vai iniciar o projeto CURIOSOIL – Awakening Soil Curiosity to catalyse Soil Literacy financiado no âmbito do programa Horizon Europe, com coordenação de Sónia Rodrigues (DAO / CESAM) e co-coordenação de Lúcia Pombo (DEP / CIDTFF).

Seminário de discussão científica do LabELing com Sweder Souza

7 fevereiro, 2024 | 14h00 | Evento híbrido (sala 5.3.27, DEP, UA & Online)

O Laboratório de Educação em Línguas do CIDTFF organiza um seminário sobre “Abordagens plurilíngues na formação permanente (continuada) de professores de língua portuguesa”, dinamizado pelo investigador Sweder Souza.

---

Investigadoras CIDTFF no Colóquio Internacional da AFIRSE Portugal

7 - 9 fevereiro de 2024 | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

As investigadoras do CIDTFF Cristiane Silva, Cecília Guerra & Ana Balula apresentarão uma comunicação na XXXI edição do Colóquio Internacional da AFIRSE Portugal.

---

EduCITY marcou presença no Encontro Internacional de Educação Ambiental em Guimarães

O Encontro Internacional de Educação Ambiental, organizado pelo Laboratório da Paisagem, ocorreu nos passados dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2024 em Guimarães e contou com participações dos investigadores Diogo Figueiredo (DAO, UA) e João Ferreira-Santos (CIDTFF, DEP, UA).

---

Investigadores CIDTFF em encontro de doutorandos e doutores da UTAD

No passado dia 27 de janeiro de 2024, realizou-se em formato híbrido o INTEGRA DC&T 2022/23 – Encontro de doutorandos e doutores do curso de Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologia da UTAD, um dos programas doutorais do CIDTFF.

---

Investigadora do CIDTFF dinamiza webinar sobre publicação científica

No dia 1 de fevereiro de 2024, Margarida M. Marques (CIDTFF, DEP, UA) foi oradora na 3ª Edição da Escola de Inverno do inED, sobre a temática “Desbravando a publicação científica em Educação”.

---

Investigadoras CIDTFF apresentam PEBIF no “Congreso Internacional Transversal de Estudios sobre la Raya 2024”

De 1 a 4 de fevereiro de 2024, as investigadoras Maria Helena Araújo e Sá, Andrea Alves Ulhoa e Carolina Lourenço-Simões (CIDTFF, DEP, UA) participaram no “Congreso Internacional Transversal de Estudios sobre la Raya 2024” (CITER 2024), na Universidad de Salamanca.

---

Investigadora CIDTFF convidada em workshop sobre integração de estudantes refugiados para além do meio académico

15 fevereiro, 2024 | 11h00 (CET) | Online

Silvia Melo-Pfeifer é convidada no workshop do projeto AGILE “Questioning the scholarly integration of refugee students beyond academia”, o segundo evento de uma série de webinars acolhido pela Web2Learn.

---

Seminário Internacional “Cooperar no âmbito da Educação em Ciência(s) e Formação de Professores”

15 - 17 maio, 2024 | Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro & Online

Organizado no âmbito do Projeto de Investigação “Formação de futuros professores de Biologia numa perspetiva glocal: recomendações sustentadas na Investigação” a ser desenvolvido por Diana Soares (CIDTFF, DEP, UA). Os participantes são convidados a submeter resumo para Comunicação Oral ou Relatos de práticas. Inscrições gratuitas mas obrigatórias até 2 maio, 2024.

---

IX Seminário Ibero-Americano CTS & XIII Seminário CTS (IX SIACTS)

8 - 10 julho, 2024 | Universidade de Aveiro

Subordinado ao tema “Desafios da Educação CTS e Objetivos da Agenda 2030”, integram a Comissão Organizadora local do evento vários membros do CIDTFF.

10th International Conference of the Immersive Learning Research Network

3 - 5 junho, 2024 | Online & Realidade Virtual | 10 - 13 junho, 2024 | Glasgow, Scotland

Daniela Pedrosa (CIDTFF, Instituto Politécnico de Santarém) integra a comissão organizadora, como Publications Chair. Submissão de propostas até 15 fevereiro, 2023

---

Call for Papers | Indagatio Didactica, volume 16, julho 2024

A Revista Online com revisão dupla e cega de pares Indagatio Didactica está a aceitar submissões de propostas de artigos a publicar no volume 16, número regular de julho de 2024. Submissão de propostas até 1 março, 2024.

---

13º Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa

14 - 18 julho, 2024 | Universidade de Extremadura | 23 - 25 julho, 2024 | Online

A Comissão organizadora, que conta com a participação de vários investigadores do CIDTFF, convida a comunidade científica a submeter trabalhos ao congresso. Submissão de propostas:

• Artigos até 6 março, 2024

• Resumos até 12 abril, 2024

Provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Lersi Duran

7 fevereiro 2024 | 14h30 | Sala do Senado, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Tema: Avaliação de uma intervenção digital para promoção da literacia em depressão de estudantes universitários

Orientação: Ana Margarida Almeida Pisco (DeCA, Universidade de Aveiro)

Acordos transformativos b-on: triénio 2022-2024

Já se encontram disponíveis as condições dos acordos b-on para publicação em acesso aberto em 2024, celebrados com 13 editoras.

Avaliação de Unidades de I&D 2023/2024

De acordo com o o Aviso de Abertura do processo de avaliação 2023-2024 publicado a 28 de dezembro de 2023:

• Registo de equipas: 18 janeiro - 19 fevereiro, 2024

• Submissão de candidaturas: 20 fevereiro - 25 março, 2024 (17h00, hora de Lisboa)

---

FCT | Concurso de Projetos de IC&DT em Todos os Domínios Científicos 2023

Candidaturas até 16 fevereiro, 2024

Objetivo: apoiar projetos de IC&DT, reconhecidos internacionalmente, centrados no desenvolvimento de investigação, que se proponham estimular uma economia de valor acrescentado, a excelência, a cooperação e a internacionalização, visando processos de inovação com finalidade de mercado e aumento da criação de conhecimento para resposta a desafios empresariais e societais.

---

FCT | Concurso de Projetos Exploratórios em Todos os Domínios Científicos 2023

Candidaturas até 1 março, 2024 (17h00)

Objetivo: promover ideias inovadoras através do apoio a projetos de investigação de carácter exploratório em todos os domínios científicos.

---

FCT-Tenure | 1.ª Edição

Dirigido a instituições do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), tem como objetivo promover a contratação de doutorados exclusivamente para posições permanentes nas carreiras de investigação e docente, num modelo de confinanciamento.

Deadline: 1 de março, 2024 (17h00, Portugal)

---

HERA 2023 | Concurso para projetos sobre o tema Crises: Perspetivas das Humanidades

Financiamento de projetos de investigação transnacionais, colaborativos e orientados para as humanidades, alinhados com um ou vários dos seguintes subtemas: diferentes entendimentos das crises; as crises e a reação humana; a representação das crises.

Deadline: 26 março, 2024 (propostas completas)

---

Programa ERC Portugal Pre-Assessment

Destinado a apoiar investigadores da comunidade científica nacional que se encontrem a preparar candidaturas aos concursos do European Research Council (ERC) nas tipologias Starting Grant, Consolidator Grant e Advanced Grant.

---

Divulgada nova versão do Erasmus+ Programme Guide 2024

A Comissão Europeia lançou a convocatória para 2024 no âmbito do Programa Erasmus+ . As novas versões do guia do Programa, nas variantes Portuguesa e Inglesa, bem como os prazos para apresentação de candidaturas encontram-se disponíveis neste link.

---

FCT | Calendário de Concursos

Verifique aqui todos os concursos a decorrer, previstos e encerrados.

ISCHE 45: (De)coloniality and Diversity in the Histories of Education

18 - 21 August 2024 | Natal, Brazil | 5 - 6 September 2024 | Online

Submission deadline: 10 February, 2024

---

Revista Pedagogía Social

N. 45, “Violencias en la pareja y violencia de género. Intervención desde la pedagogía social”

Submission deadline: 15 February, 2024

---

19th Conference of European Association for Research on Adolescence (EARA): Promoting Adolescent Solidarity and Well-Being

25 - 28 September, 2024 | St Raphael Resort, Limassol, Cyprus

Submission deadline: 15 February, 2024

---

ESC – Educação, Sociedade & Culturas

Edição especial “Education, antiracism and decoloniality: tensions, resistances, and possibilities”

Submissão de propostas até 15 março, 2024

---

EDULEARN’24 conference

1 -3 July, 2024 | Palma de Mallorca, Spain

Submission dealine: 14 March, 2024

---

Future Education Conference 2024 | Empowering learners for tomorrow

3 - 5 September, 2024 | University of Graz, Austria

Submission deadline: 31 March, 2024

OECD Education and Skills Webinars

Upcoming OECD education webinars:

• 6 February | 13h00 (CET) | Decoding the hype: Can AI help create accessible and inclusive student learning?

• 8 February |12h00 (CET) Making learning resilient in a changing climate​​​​​​​

---
---

X Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC (ieTIC2024)

15 - 16 Fevereiro, 2024 | Câmara de Lobos, Madeira

O investigador do CIDTFF António Moreira integra a comissão científica do evento.

---

Futuros da Educação: Conferência de António Damásio

23 fevereiro, 2024 | 17h00 (Lisboa) | Anfiteatro I do IE-ULisboa

Com moderação de António Nóvoa e intervenção de António Damásio (University of Southern California) por videoconferência. Com transmissão em direto no canal YouTube da UNESCO Brasil

---

Investigadora convidada em conferência sobre multilinguismo, educação e sociedade

21 - 22 março, 2024 | Online

A “MoMM Conference 2024” conta com a presença de Sílvia Melo-Pfeifer, investigadora do CIDTFF da Universität Hamburg, como oradora convidada.

---
---

Sensos-e

V. 11, N. 1, “InterNetWorking Conference – Intercultural Week 2023”

---

Fundação Calouste Gulbenkian | Para professores

• Fórum de partilha: (Re) Ligados | 26 março & 12 maio, 2024 | Online

• Aula no Jardim: ensinar a aprender com a natureza | 24 fevereiro, 13 e 14 abril, 2024 | Edifício Sede – Sala 2

• Ensinar ciência num museu de arte | 2 & 9 março, 2024 | Edifício Sede – Sala 2

Recrutamento | ProChild CoLAB

• Bolseiro/a de Investigação para Desenvolvimento de Projetos na Área da Promoção e Proteção de Crianças – Área Científica de Psicologia, em Lisboa (ProChild 057/2024) | deadline: 14 fevereiro, 2024

• Doutorado/a para Desenvolvimento de Projetos na Área da Saúde e Bem-estar da Criança (ProChild 055/2024) | deadline: 16 fevereiro. 2024

---

Bolsas de doutoramento INPhINIT da Fundação "la Caixa" - Concurso 2024

Destinatários: cidadãos de qualquer nacionalidade que desejam realizar estudos de doutoramento em território espanhol ou português.

Modalidade Retaining: 30 bolsas para investigadores que desejam realizar seu projeto de doutoramento em qualquer área do conhecimento e em qualquer universidade ou centro de investigação de Espanha ou Portugal | Deadline: 15 de fevereiro, 2024 (14h00, Espanha peninsular)

---
---

Universidade de Aveiro | Recrutamento de Professores Auxiliares para a área disciplinar de Educação

Candidaturas até 8 março, 2024

CD-CTTI-02-SGRH/2024 - Subárea de Ciências da Educação, área de especialização em Educação Especial

CD-CTTI-03-SGRH/2024 - Subárea de Didática e Tecnologia Educativa, área de especialização em Didática das Línguas

Klaus J. Jacobs Best Practice Prizes 2024

Honoring outstanding achievements in advancing evidence-based learning and education. Deadline for initial web applications: 16 February, 2024

---

Prix Louis D’Hainaut de la meilleure thèse en technologie éducative, édition 2024 – AUF

Applications deadline: 31 March, 2024

Reserved for a doctorate from a developing country of the South, whose thesis was defended no more than three years ago and has been written in French. Applications' form

---

Prémio Nacional de Inovação 2024 (2.ª edição)

Candidaturas até 15 de abril, 2024

Tem em vista impulsionar a cultura de inovação e premiar os melhores talentos e projetos empreendedores que contribuem para a inovação e transformação digital em Portugal.

---

5.º Prémio Iberoamericano de Educação em Direitos Humanos Óscar Romero

Candidaturas até 22 Abril, 2024

Para organizações da sociedade civil, empresas, órgãos públicos, fundações e instituições de ensino, cujas iniciativas de educação não formal estejam voltadas para a defesa e promoção dos direitos humanos e da cidadania plena para todas as pessoas na Ibero-América.

---

Prémio Ana Maria Vieira de Almeida (2.ª Edição)

Submissão de trabalhos até 30 setembro, 2024

Incide sobre trabalhos de investigação em modelos inovadores na área da educação infantil, pré-primária e primária, tendo um carácter bienal. Dirigido a licenciados, mestres, doutores ou investigadores de pós-doutoramento em qualquer área do saber.

---