Header

CIDTFF flashnews #417 | semana 24 | 17 JUN 2022

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

consultar flashnews anteriores

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

Cadernos Didáticos | Percursos DE educação linguística: uma homenagem a Maria Helena Ançã

Maria do Socorro Pessoa (CIDTFF)(coord.) | Coleção Educação e Formação – Cadernos Didáticos, n.º 10

Projeto do Mês | EuroScitizen COST Action – Building on scientific literacy in Evolution

A equipa do EuroScitizen COST Action – Building on scientific literacy in Evolution, vem apresentar-se e dar a conhecer o seu trabalho.

---

Projeto do Mês | Kamilala

Ao longo do mês, a equipa do Projeto Erasmus+ KAMILALA, irá partilhar alguns dos vídeos e desafios que temos desenvolvido no âmbito do projeto.
 

Bolsa de Investigação para estudante de mestrado em Informática, no âmbito do projeto EduCITY

Concurso para atribuição de bolsa de investigação, para estudantes inscritos em Mestrado na área da Informática ou afim, no âmbito do projeto “EduCity - Cidades inteligentes e sustentáveis com jogos educativos móveis em Realidade Aumentada criados por e para os Cidadãos” (PTDC/CED-EDG/0197/2021). Candidaturas até 7 julho, 2022.

Ação COST EuroScitizen realiza Sustainability meeting em Aveiro

20 - 22 junho, 2022 | Universidade de Aveiro

A última grande reunião da COST Action EuroScitizen, organizada localmente por investigadoras do CIDTFF, tem como objetivo desenvolver estratégias para melhorar a sustentabilidade da rede, linhas de investigação e produtos.

---

Investigadores do CIDTFF com comunicação em conferência sobre desafios em aprendizagem precoce das línguas e na educação multilingue

20 -26 junho, 2022 | Evento híbrido

Marta Fortunato, António Moreira e Ana Raquel Simões participam na conferência "Future Challenges in Early Language Learning and Multilingual Education" (ELLME2022), com a comunicação em formato de vídeo "Gamifying reading and writing: the Octalysis Framework in Primary EFL".

---
---

Ciclo de Entrevistas “Questões de Educação” | Escola Pública e Escola Privada

22 junho, 2022 | 18h00 | Evento híbrido (5.3.25, DEP, UA & Online)

A 3ª Entrevista do Ciclo conta com a presença de José Matias Alves, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto, e moderação de Alexandre Ventura (CIDTFF, DEP, UA).

---

Seminário temático do LabELing | As potencialidades do Kamishibai Plurilingue na educação para a diversidade cultural

24 junho, 2022 | 11h00 | Evento híbrido (5.3.27, DEP, UA & Online)

Dinamizado por Francisco Luís Pereira da Rocha. Inscrições gratuitas, mas obrigatórias, por email para parranca.silva@ua.pt

---

Investigador do CIDTFF com comunicação no I Seminário do Grupo de Medicina de Catástrofe

Mário Talaia, participou com uma comunicação sobre educação para o risco no seminário subordinado ao tema “Pandemias no século XXI: dos Riscos à Medicina de Catástrofe” a ter lugar em Coimbra, entre 7 e 9 de junho, 2022.

---

Café de Ciência "Transição para a parentalidade: uma experiência em tempos de Pandemia"

15 junho, 2022 | 15h00 – 15h45 | Online (Zoom)

Marília Rua (CIDTFF, ESSUA) e Sandra Rodrigues (ESSUA, CHBV e UICISA-E) deram a conhecer o projeto UaCuida e a sua importância para a promoção de competências parentais através da dinamização de atividades para casais, nomeadamente os "e-colóquios de barriguitas".

---

Journée d'études internationale | Plurilinguismes, transculturalités et créativités : Dialogues autour de pratiques éducatives

30 junho, 2022 | Université Paris 8, Amphi X

Integram a comissão científica e diretiva do evento as investigadoras do CIDTFF Helena Araújo e Sá e Rosa Maria Faneca.

---

Evento de Disseminação do projeto KAMILALA

1 julho, 2022 | Université Paris 8

Subordinado ao tema “Les Kamishibaï plurilingues en contexte éducatif : retours, enjeux et perspectives”, o evento visa a divulgação do trabalho realizado no âmbito do projeto Erasmus+ Kamilala. Participação gratuita, com inscrições obrigatórias.

---

VII Jornadas Caminhos de Investigação em Educação – “Inéditos Viáveis”

7 - 8 julho, 2022 | Universidade de Aveiro

Organizadas no âmbito da unidade curricular Seminário de Investigação I do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro, contam com contributos de vários investigadores do CIDTFF.

---

CIAIQ2022 | 11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

12 - 15 de julho, 2022 | Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha, Espanha

A organização deste evento conta com contributos de vários investigadores do CIDTFF nas comissões coordenadora, organizadora, organizadora local, consultiva e científica.

---

Investigadores do CIDTFF organizam Special Tracks na TECH-EDU 2022

31 agosto - 2 setembro, 2022 | NOVA-IMS, em Lisboa

A TECH-EDU conta com 4 special tracks organizadas por investigadores do CIDTFF.

---

Colloque Acedle | Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)

17 - 18 novembro, 2022 | Universidade de Aveiro

O Colóquio da Association des chercheurs et enseignants didacticiens des langues étrangères, subordinado ao tema “Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)”, é organizado pelo CIDTFF em colaboração com a associação.

Tese de antiga investigadora do CIDTFF vencedora do VI Concurso de Teses Académicas do Turismo Centro de Portugal

A tese de doutoramento "Árvores monumentais de Portugal: da compreensão pública a uma literacia científica" de Ana Raquel Lopes, foi a vencedora do VI Concurso de Teses Académicas, promovido pelo Turismo Centro de Portugal, na categoria de Doutoramento.

1ª Conferência Internacional sobre Formação Contínua de Professores (ICTCE 22)

20 - 21 outubro, 2022 | Universidade de Aveiro

O evento promovido pelo continUA conta com a presença de vários investigadores do CIDTFF nas Comissões Organizadora e Científica do evento. Submissão de propostas até 30 junho 2022.

---

New Trends in Qualitative Research | Qualitative Research During and Post-Pandemic

A revista científica New Trends in Qualitative Research convida à submissão ao volume 15, subordinado ao tema “Qualitative Research During and Post-Pandemic”, e que conta com a investigadora Cecília Guerra entre os editores convidados. Submissões até 28 agosto, 2022.

---

NAER | STE(A)M Education around the world: evidence from the field and from the literature

Margarida M. Marques (CIDTFF, DEP, UA) é editora convidada do jornal de acesso aberto Journal of New Approaches in Educational Research (NAER) e convida a comunidade académica a submeter trabalhos relevantes no âmbito da temática STE(A)M. Submissões até 30 setembro, 2022.

SMART-ER Seed Programme

Supports research career development and the implementation of a shared R&I agenda through the training, mobility and engagement in international, cross-disciplinary and intersectoral collaboration of ECIU University researchers focused on the UN SDG11.

• Promote joint supervision: Co-tutelle of doctoral students and industrial doctorates

• Promote inter-institutional collaboration: Blended mobility to create networks

• Promote high-quality research outputs: SMART-ER Seed Projects

Deadline: 1 July, 2022

---

Manifestação de Interesse ao Comité de Gestão das 70 novas Ações COST aprovadas

O Comité de Gestão promove a participação da comunidade científica nacional e divulgação de oportunidades no âmbito de Ações COST que estejam a decorrer. Proponentes das Ações têm prioridade na nomeação. Deadline: 7 julho, 2022

---

Eurostars joint transnational call for proposals SEP 2022

Funding instrument that supports innovative SMEs and project partners (large companies, universities, research organisations and other types of organisations) by funding international collaborative R&D and innovation projects. Applications from 12 July to 15 September 2022 (12:00 GMT).

---

Horizon Europe: a new initiative for Young Observer

A Comissão Europeia convida estudantes inscritos em programas de mestrado de qualquer universidade de um dos Estados-Membro da União Europeia a tornarem-se “jovens observadores” nas avaliações das propostas ao programa Horizonte Europa. Deadline: 14 dezembro, 2022

---

New European Bauhaus 2022 | Transformation of places of learning

Convocatória da Comissão Europeia para projetos focados na transformação de locais de aprendizagem, que liguem um lugar tangível com métodos pedagógicos inovadores e a comunidade local. Candidaturas até 31 dezembro, 2022

---

Horizonte Europa | Oportunidades de financiamento 2021-2022

A Comissão Europeia publicou o programa de trabalho para 2021-2022 do Horizonte Europa, onde são definidos os concursos, tipologia e objetivos dos projetos a apoiar nesse período. Aceda aqui aos documentos.

---

Atualização dos formulários de candidatura ao Horizonte Europa

Foram introduzidas alterações ao formulário de candidatura ao Horizonte Europa (RIA & IA), incluindo alterações baseadas no feedback dado por proponentes às calls de 2021.

---

Calendarização de concursos FCT 2021-2023

Encontra-se disponível o calendário dos principais concursos previstos para os anos de 2021 a 2023. A informação é atualizada regularmente de modo a refletir qualquer alteração, quer nos instrumentos de financiamento, quer nas datas previstas.

ELOA'2022 Conference | 12th Conference of the ESREA Research Network on Education and Learning of Older Adults

3 - 5 November, 2022 | Bragança, Portugal

Submission deadline: 20 June, 2022

---

IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação | "A Redefinição da Escola Portuguesa"

12 de julho | 9h00 | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Submissão de propostas até 30 junho, 2022

---

IX Colóquio Internacional Olhares sobre o Envelhecimento 2022

28 - 29 novembro, 2022 | Universidade da Madeira, Funchal

Integra a Comissão Científica do evento o investigador do CIDTFF, Rui Neves. Submissão do resumo: 15 julho, 2022

---

Let’s talk about ageing

11 - 12 November, 2022 | Hybrid event

Abstract submission deadline: 31 August, 2022

---

Lillehammer Lifelong Learning ICDE Conference

15 - 17 February 2023 | Lillehammer, Norway

Submission deadline: 15 September, 2022

---
---

Conferência | A Escola da Inteligência: Formação de Pensadores

21 junho, 2022 | 19h00 (hora de Lisboa) | Online (Zoom)

Proferida por  Augusto Cury, é acreditada em 3h para professores, e carece de inscrição obrigatória.

---
---

V Jornadas de Educação de Infância | Os livros e as histórias

30 junho, 2022 | 16h00 - 18:30 (GMT+1) | Online

Inscrições obrigatórias. Evento gratuito, com certificado de participação pago.

---
---

XXIV Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE22)

17 -19 novembro, 2022 | Coimbra

Os investigadores do CIDTFF António Moreira e Maria João Loureiro integram a comissão científica do evento.

---

Recherches en didactique des langues et des cultures

V.19, N.2, “Notions en Questions- L'autonomisation”

---

Open Praxis

V. 13, N. 4

---

XV Curso de Verão | Os Diretores Escolares em Ação: Democracia, Autonomia e Performatividade

30 junho - 2 julho, 2022 | Instituto de Educação da Universidade do Minho

Promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho.

---

Ação de formação | Diversidade e inclusão em contextos de ensino e aprendizagem: produção de informação acessível

5 julho, 2022 | 14h30-16h30 | FPCEUP

Inscrição gratuita, mas obrigatória até 20 junho, 2022

---

Hamburg International Summer School 2022 | Language Diversity - Education & Social Participation

11 July - 5 August, 2022 | Online

Applications are open and should be processed within 2–3 weeks.

---

Recrutamento na área da Terapia da Fala para o projeto EKUI

Contrato a termo certo com início a 1 de julho e com a duração de 12 meses. Candidaturas com envio de seu curriculum vitae por email para info@ekui.pt. Candidaturas até 17 junho, 2022

---

Concurso | 1 bolsa de Pós-Doutoramento em Ciências da Educação

Concurso para atribuição de 1 bolsa de pós-doutoramento em Ciências da Educação no Instituto Politécnico de Viseu, no âmbito do Projeto de Financiamento Plurianual UIDP/05507/2020. Candidaturas até 26 junho, 2022 (17h00, hora de Lisboa).

Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2022

• Infância - Apoiar crianças em situação de pobreza | deadine: 27 junho, 2022

---

7.ª edição do concurso BfK Ideas

Promovida pela Agência Nacional de Inovação, esta iniciativa anual pretende distinguir ideias de negócio “nascidas do conhecimento" científico e/ou tecnológico. Candidaturas até 31 julho, 2022.

---

9ª edição do EU Prize for Women Innovators

Prémio da Comissão Europeia, no âmbito do Horizonte Europa, promovido pelo European Innovation Council (EIC) e pela SMEs Executive Agency (EISMEA), celebra as mulheres empreendedoras responsáveis por inovações revolucionárias na Europa. Candidaturas até 18 agosto, 2022.

FCT | Página de informações

Na página será disponibilizada ou indexada toda a informação que a FCT for emitindo, relacionada direta ou indiretamente com a situação atual de pandemia, e que afete de algum modo a atividade das instituições de I&D e comunidade científica geral.

---

Artigo | Salud mental del talento humano vinculado a la Universidad del Tolima en el marco de la pandemia del COVID-19

Nelly Hernández Molina, Enrique Alirio Ortiz Guiza & Martha Beatriz Díaz Lozano | Revista Iberoamericana CTS, V.17, N. 49

---

Artigo | A letter from the IR pandemic “zoomroom”

Vendulka Kubalkova | Academia Letters

---

Asian Talks Podcast | Timor-Leste: 20 Anos - Balanço e Perspetivas

O sexto episódio debate os 20 anos da independência de Timor-Leste, e conta com a moderação de Nuno Canas Mendes, Presidente do Instituto do Oriente e participação do investigador da Universidade de Aveiro, Ângelo Ferreira.

---

Conferência “Isto não é assim tão simples” | Subir na vida não é assim tão simples

8 junho, 2022 | Online

Entrevista a John N. Friedman (Universidade de Brown), moderada por Pedro Pinto