Header

CIDTFF flashnews #416 | semana 23 | 09 JUN 2022

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

consultar flashnews anteriores

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

(H)À Educação | Cartas com Ciências são possibilidade para a (co)construção de conhecimento

Mónica Lourenço (CIDTFF, DEP, UA), Capece Tomás (Universidade de Pretória) e Marcelino Có (ADESCOM) falam sobre a desmistificação da ciência, sobre estereótipos associados a “ciência” e “cientista”, e sobre o apoio pedagógico-didático aos professores que participam nos programas de troca de cartas, na mais recente edição da rubrica quinzenal no Diário de Aveiro, (H)À Educação.

---

Livro a livro, rega-se o gosto pela ciência!

No âmbito da parceria entre o CIDTFF e a Cartas com Ciência, foi organizada uma campanha de recolha de livros para a Escola da Trindade de São Tomé e Príncipe e as bibliotecas de escolas básicas e  pré-escolares de Cabo Verde. Venha conhecer os resultados.

Capítulo | Language Learning Hashtags on TikTok in Chinese, Italian, and Russian

Boris Vazquez-Calvo, Leticia-Tian Zhang & Liudmila Shafirova (CIDTFF) | Identity, Multilingualism and CALL: Responding to New Global Realities, pp. 104-134

Investigadora do CIDTFF em Rede de Investigação ECIU sobre Comunidades Resilientes

Susana Ambrósio integra a equipa do projeto coordenado pela Universidade de Aveiro "RESILIENT - Research nEtwork on reSILIEnt commuNiTies", que visa a construção de uma Rede de Investigação sobre Comunidades Resilientes, através do intercâmbio de conhecimentos, e o desenvolvimento de capacidades entre parceiros da rede, bem como a conceção de novas propostas de investigação e formação relacionadas com as comunidades resilientes.

Conférence européenne sur la formation des enseignants et des équipes éducatives à l’éducation au développement durable

13 - 14 junho, 2022 | Evento híbrido (Universidade de Nantes & Online)

A conferência é organizada no âmbito do projeto ERASMUS+ TEDS - Teacher Education for Sustainability, coordenado pelo CIDTFF/UA. Evento gratuito, com inscrições obrigatórias.

---

OQA-DEP | Palavras cruzadas com… Mr. Dheo

15 junho, 2022 | 17h00 | Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

O primeiro evento da rubrica terá como convidado Mr. Dheo, artista urbano, que nos irá falar sobre as relações entre Educação e Arte, com especial referência aquele que tem sido o seu percurso enquanto cidadão e artista. Inscrições gratuitas, mas obrigatórias.

---

Ação COST EuroScitizen realiza Sustainability meeting em Aveiro

20 - 22 junho, 2022 | Universidade de Aveiro

A última grande reunião da COST Action EuroScitizen, organizada localmente por investigadoras do CIDTFF, tem como objetivo desenvolver estratégias para melhorar a sustentabilidade da rede, linhas de investigação e produtos.

---
---

Ciclo de Entrevistas “Questões de Educação” | Escola Pública e Escola Privada

22 junho, 2022 | 18h00 | Evento híbrido (5.3.25, DEP, UA & Online)

A 3ª Entrevista do Ciclo conta com a presença de José Matias Alves, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa do Porto, e moderação de Alexandre Ventura (CIDTFF, DEP, UA).

---

Investigadora do CIDTFF dinamiza conferência sobre desafios da comunicação científica de multilinguismo na investigação em Ciências Socias e Humanas

22 junho, 2022 | Colégio Almada Negreiros, Lisboa

Ana Balula profere a convite, uma comunicação no âmbito do “Seminário Doutorandos IELT: Ciência aberta e multilinguismo na investigação em Ciências Sociais e Humanas”.

---

Journée d'études internationale | Plurilinguismes, transculturalités et créativités : Dialogues autour de pratiques éducatives

30 junho, 2022 | Université Paris 8, Amphi X

Integram a comissão científica e diretiva do evento as investigadoras do CIDTFF Helena Araújo e Sá e Rosa Maria Faneca.

---

Evento de Disseminação do projeto KAMILALA

1 julho, 2022 | Université Paris 8

Subordinado ao tema “Les Kamishibaï plurilingues en contexte éducatif : retours, enjeux et perspectives”, o evento visa a divulgação do trabalho realizado no âmbito do projeto Erasmus+ Kamilala. Participação gratuita, com inscrições obrigatórias.

---

VII Jornadas Caminhos de Investigação em Educação – “Inéditos Viáveis”

7 - 8 julho, 2022 | Universidade de Aveiro

Organizadas no âmbito da unidade curricular Seminário de Investigação I do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro, contam com contributos de vários investigadores do CIDTFF.

---

CIAIQ2022 | 11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

12 - 15 de julho, 2022 | Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha, Espanha

A organização deste evento conta com contributos de vários investigadores do CIDTFF nas comissões coordenadora, organizadora, organizadora local, consultiva e científica.

---

Investigadores do CIDTFF organizam Special Tracks na TECH-EDU 2022

31 agosto - 2 setembro, 2022 | NOVA-IMS, em Lisboa

A TECH-EDU conta com 4 special tracks organizadas por investigadores do CIDTFF.

---

Colloque Acedle | Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)

17 - 18 novembro, 2022 | Universidade de Aveiro

O Colóquio da Association des chercheurs et enseignants didacticiens des langues étrangères, subordinado ao tema “Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)”, é organizado pelo CIDTFF em colaboração com a associação.

Investigador Valentino Parisi, da University of Cassino and Southern Lazio, visita a Universidade de Aveiro

Durante a semana de 30 de maio a 3 de junho, a Universidade de Aveiro teve a visita de Valentino Parisi, investigador e professor da University of Cassino and Southern Lazio, durante a qual foi acompanhado pela investigadora do CIDTFF, Margarida M. Pinheiro.

---

Ajay Gupta, investigador da VES Business School, visita a Universidade de Aveiro

O docente da VES Business School (Mumbai, Índia), parceira da Universidade de Aveiro num projeto de Capacity Building e interessada em novas colaborações, foi acompanhado, no dia 7 de junho, numa visita ao DEP pelos investigadores do CIDTFF, António Pedro Costa e António Moreira.

1ª Conferência Internacional sobre Formação Contínua de Professores (ICTCE 22)

20 - 21 outubro, 2022 | Universidade de Aveiro

O evento promovido pelo continUA conta com a presença de vários investigadores do CIDTFF nas Comissões Organizadora e Científica do evento. Submissão de propostas até 30 junho 2022.

---

New Trends in Qualitative Research | Qualitative Research During and Post-Pandemic

A revista científica New Trends in Qualitative Research convida à submissão ao volume 15, subordinado ao tema “Qualitative Research During and Post-Pandemic”, e que conta com a investigadora Cecília Guerra entre os editores convidados. Submissões até 28 agosto, 2022.

---

NAER | STE(A)M Education around the world: evidence from the field and from the literature

Margarida M. Marques (CIDTFF, DEP, UA) é editora convidada do jornal de acesso aberto Journal of New Approaches in Educational Research (NAER) e convida a comunidade académica a submeter trabalhos relevantes no âmbito da temática STE(A)M. Submissões até 30 setembro, 2022.

Bolsa de Investigação para estudante de mestrado em Informática, no âmbito do projeto EduCITY

Concurso para atribuição de bolsa de investigação, para estudantes inscritos em Mestrado na área da Informática ou afim, no âmbito do projeto “EduCity - Cidades inteligentes e sustentáveis com jogos educativos móveis em Realidade Aumentada criados por e para os Cidadãos” (PTDC/CED-EDG/0197/2021). Candidaturas de 13 junho a 7 julho, 2022.

SMART-ER Seed Programme

Supports research career development and the implementation of a shared R&I agenda through the training, mobility and engagement in international, cross-disciplinary and intersectoral collaboration of ECIU University researchers focused on the UN SDG11.

• Promote joint supervision: Co-tutelle of doctoral students and industrial doctorates

• Promote inter-institutional collaboration: Blended mobility to create networks

• Promote high-quality research outputs: SMART-ER Seed Projects

Deadline: 1 July, 2022

---

Manifestação de Interesse ao Comité de Gestão das 70 novas Ações COST aprovadas

O Comité de Gestão promove a participação da comunidade científica nacional e divulgação de oportunidades no âmbito de Ações COST que estejam a decorrer. Proponentes das Ações têm prioridade na nomeação. Deadline: 7 julho, 2022

---

Eurostars joint transnational call for proposals SEP 2022

Funding instrument that supports innovative SMEs and project partners (large companies, universities, research organisations and other types of organisations) by funding international collaborative R&D and innovation projects. Applications from 12 July to 15 September 2022 (12:00 GMT).

---

Horizon Europe: a new initiative for Young Observer

A Comissão Europeia convida estudantes inscritos em programas de mestrado de qualquer universidade de um dos Estados-Membro da União Europeia a tornarem-se “jovens observadores” nas avaliações das propostas ao programa Horizonte Europa. Deadline: 14 dezembro, 2022

---

New European Bauhaus 2022 | Transformation of places of learning

Convocatória da Comissão Europeia para projetos focados na transformação de locais de aprendizagem, que liguem um lugar tangível com métodos pedagógicos inovadores e a comunidade local. Candidaturas até 31 dezembro, 2022

---

Horizonte Europa | Oportunidades de financiamento 2021-2022

A Comissão Europeia publicou o programa de trabalho para 2021-2022 do Horizonte Europa, onde são definidos os concursos, tipologia e objetivos dos projetos a apoiar nesse período. Aceda aqui aos documentos.

---

Atualização dos formulários de candidatura ao Horizonte Europa

Foram introduzidas alterações ao formulário de candidatura ao Horizonte Europa (RIA & IA), incluindo alterações baseadas no feedback dado por proponentes às calls de 2021.

---

Calendarização de concursos FCT 2021-2023

Encontra-se disponível o calendário dos principais concursos previstos para os anos de 2021 a 2023. A informação é atualizada regularmente de modo a refletir qualquer alteração, quer nos instrumentos de financiamento, quer nas datas previstas.

9º Congresso Internacional em Saúde | Investigação, Humanização e Superação

27 - 30 Setembro, 2022 | Evento híbrido (Instituto de Educação da Universidade do Minho & Online)

A investigadora do CIDTFF, Cecília Guerra integra a Comissão Científica do evento. Inscrições com valor reduzido até 31 julho, 2022. Submissões até 15 junho, 2022.

---

ELOA'2022 Conference | 12th Conference of the ESREA Research Network on Education and Learning of Older Adults

3 - 5 November, 2022 | Bragança, Portugal

Submission deadline: 20 June, 2022

---

IX Colóquio Internacional Olhares sobre o Envelhecimento 2022

28 - 29 novembro, 2022 | Universidade da Madeira, Funchal

Integra a Comissão Científica do evento o investigador do CIDTFF, Rui Neves. Submissão do resumo: 15 julho, 2022

---

Let’s talk about ageing

11 - 12 November, 2022 | Hybrid event

Abstract submission deadline: 31 August, 2022

Global Innovation Summit 2022

22 - 23 junho, 2022 | Centro de Congressos do Estoril

Inscrições até 12 junho, 2022

---

European Commission | Education and Innovation Summit

23 June, 2022 | 10h00 - 18h00 CEST | Hybrid event

Registration for online participation deadline: 10 June, 2022

---
---
---
---
---
---

VIII ICEI | 8th International Congress on Emotional Intelligence

30 August - 2 September, 2022 | Palazzo Chiaramonte Steri, Palermo

---
---

XXIV Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE22)

17 -19 novembro, 2022 | Coimbra

Os investigadores do CIDTFF António Moreira e Maria João Loureiro integram a comissão científica do evento.

Livro de Atas do 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior

Sandra C. Soares, Fernando Remião, Ana Vaz Martins & Sónia Nunes (coords.) | UA Editora

---
---

Saber & Educar

V.31, N.1, Novas formas de pensar, atuar e partilhar ciência

---

Artigo | Designing assessment for inclusion: an exploration of diverse students’ assessment experiences

Joanna Hong-Meng Tai, Mollie Dollinger, Rola Ajjawi, Trina Jorre de St Jorre, Shannon Krattli, Danni McCarthy & Daniella Prezioso | Assessment and Evaluation in Higher Education

---

Artigo | A micro-credentialing methodology for improved recognition of HE employability skills

Marcelo Fabián Maina, Lourdes Guàrdia Ortiz, Federica Mancini & Montserrat Martinez Melo | International Journal of Educational Technology in Higher Education, 19

---
---

Artigo blog | Our changing nature: Education in a hybrid world

Marta Bertanzetti | OECD Education and Skills Today

Ciclo de Workshops | Ciência inclusiva: Investigação com populações vulnerabilizadas

15 junho, 2022 | 18h00 | Online

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias até 14 junho, 2022

---
---

Ação de formação | Diversidade e inclusão em contextos de ensino e aprendizagem: produção de informação acessível

5 julho, 2022 | 14h30-16h30 | FPCEUP

Inscrição gratuita, mas obrigatória até 20 junho, 2022

---

Hamburg International Summer School 2022 | Language Diversity - Education & Social Participation

11 July - 5 August, 2022 | Online

Applications are open and should be processed within 2–3 weeks.

Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2022

• Infância - Apoiar crianças em situação de pobreza | deadine: 27 junho, 2022

---

9ª edição do EU Prize for Women Innovators

Prémio da Comissão Europeia, no âmbito do Horizonte Europa, promovido pelo European Innovation Council (EIC) e pela SMEs Executive Agency (EISMEA), celebra as mulheres empreendedoras responsáveis por inovações revolucionárias na Europa. Candidaturas até 18 agosto, 2022.

FCT | Página de informações

Na página será disponibilizada ou indexada toda a informação que a FCT for emitindo, relacionada direta ou indiretamente com a situação atual de pandemia, e que afete de algum modo a atividade das instituições de I&D e comunidade científica geral.

---
---
---