Header

CIDTFF flashnews #408 | semana 15 | 14 ABR 2022

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

consultar flashnews anteriores

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

Páscoa Feliz!

Desejamos a todos uma feliz Páscoa, esperando que possam aproveitar para usufruir de bons momentos com aqueles que vos são queridos.

Educação à Escuta | Segundo episódio já disponível

Sobre “Conhecer para educar: o valor da dieta mediterrânica”, conta com moderação de Margarida M. Pinheiro (CIDTFF) e com a participação de Helena Real, José Graça e Sophie Deram.

---

(H)À Educação | Poderá a Matemática contribuir para a fraternidade entre os povos?

A investigadora do CIDTFF, Teresa Neto fala sobre como a aprendizagem de Matemática, associada a elementos culturais de diversas origens, pode permitir o conhecimento e o respeito pela diversidade de culturas e tradições, na mais recente edição da rubrica quinzenal no Diário de Aveiro, (H)À Educação.

---

“Livro a Livro: rega-se o gosto pela ciência” | Campanha de recolha de livros infanto-juvenis em língua portuguesa

até 5 maio, 2022

A campanha de recolha de livros de divulgação de Ciência, novos ou usados em bom estado, visa equipar as estantes de Bibliotecas de escolas de São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, e é organizada pelo CIDTFF no âmbito do trabalho desenvolvido com os parceiros da Cartas com Ciência.

Artigo | Digital proficiency: Sorting real gaps from myths among higher education students

Margarida Lucas (CIDTFF), Pedro Bem-haja, Sandra Santos, Hugo Figueiredo, Marta Ferreira Dias & Marlene Amorim | British Journal of Educational Technology

---

Artigo | Cidadania e Socorrismo

Jorge Bonito (CIDTFF) | Revista Contexto & Educação, 37(117), pp. 63-84

Projeto do Mês | DiCE.Lang relembra um tema recorrente: manipulação de conteúdo

A equipa do projeto do mês de março está de volta para mais um confronto com o Mundo Digital, relembrando um tema recorrente mas sempre atual, e convidando à participação em mais um desafio: a recolha de exemplos de manipulação de imagem, vídeo ou informação.

---

[novo prazo] Questionário “Higher Education Teacher Self-Reflection Survey for Digital Assessment Competence”

Solicita-se a colaboração na resposta, até 25 de abril de 2022, ao questionário elaborado no âmbito do projeto Erasmus+ DIGI-PROF – “Transparent Assessment for Online Learning by Digitally Competent Professors”.

Webinar | Valor educativo de jogos mobile - escala rápida de avaliação

30 abril, 2022 | 10h00 -13h00

Dinamizado pela investigadora do CIDTFF, Margarida Marques a convite de  Marisa Correia, professora da Escola Superior de Educação de Santarém, para apresentação e discutição de resultados de investigação alcançados no âmbito do projeto EduPARK.

---

Investigadoras do CIDTFF participam em Colóquio internacional sobre Língua Portuguesa, Literaturas e Culturas, CLIPO 2022

28 - 30 março, 2022 | Cidade do México

Joana Pinho e Maria Helena Ançã, participaram no “Colóquio sobre Língua Portuguesa, Literaturas e Culturas” (CLIPO 2022) com a comunicação “A relação de imigrantes e refugiados com Portugal, com o português língua de acolhimento e a com a sua aprendizagem”.

---

Seminário temático LabELing & EDUCA_Lab | O acolhimento na sala de aula e o aprimoramento da cooperação acadêmica internacional

13 de abril de 2022 | 16h30 | Formato híbrido

O Seminário temático foi proferido pela investigadora Silvia Garcia Nogueira, em estágio pós-doutoral no CIDTFF/DEP/UA com orientação de Susana Pinto (LabEling) e Betina da Silva Lopes (EDUCA_Lab).

---

PI num minuto

13 maio, 2022 | Online

“Projeto de Investigação num minuto” é uma iniciativa de professores e alunos da Unidade Curricular Seminário de Investigação I do Programa Doutoral em Educação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Até à data do evento, os projetos que serão alvo de debate irão sendo divulgados na página e no facebook.

---

iLRN 2022 | Special Track Self and Co-regulated Learning with Immersive Learning Environments (SCILE)

30 maio - 4 junho, 2022 | Formato híbrido

Integrada na 8th International Conference Immersive Learning Research Network (iLRN 2022), é organizada pelos investigadores Daniela Pedrosa (CIDTFF, DEP, UA), Leonel Morgado (INESC-TEC, UAb) e José Cravino (CIDTFF, UTAD).

---

Conférence européenne sur la formation des enseignants et des équipes éducatives à l’éducation au développement durable

13 - 14 June, 2022 | Universidade de Nantes

A conferência é organizada no âmbito do projeto ERASMUS+ TEDS - Teacher Education for Sustainability do qual fazem parte vários investigadores do CIDTFF.

---

CIAIQ2022 | 11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

12 - 15 de julho, 2022 | Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha, Espanha

A organização deste evento conta com contributos de vários investigadores do CIDTFF nas comissões coordenadora, organizadora, organizadora local, consultiva e científica.

---

Colloque Acedle | Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)

17 - 18 novembro, 2022 | Universidade de Aveiro

O Colóquio da Association des chercheurs et enseignants didacticiens des langues étrangères, subordinado ao tema “Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)”, é organizado pelo CIDTFF em colaboração com a associação.

Internet Latent Corpus Journal | Submissões abertas para a edição de julho de 2022

A revista “Internet Latent Corpus Journal” (ICLJ), revista científica online que tem como objetivo publicar investigações cujo corpus de dados tem origem na internet, encontra-se a aceitar submissão de trabalhos até 15 de abril, 2022, a serem integrados na edição de julho de 2022.

---

Submissões abertas | Investigadores do CIDTFF organizam Special Tracks na TECH-EDU 2022

31 agosto - 2 setembro, 2022 | NOVA-IMS, em Lisboa

As 4 special tracks, seminários especiais parte do programa da conferência com 5 a 6 convidados, organizadas por investigadores do CIDTFF têm submissões abertas até dia 1 de maio, 2022.

---

Indagatio Didactica, volume 14, julho 2022

A Revista Online com revisão dupla e cega de pares Indagatio Didactica está a aceitar submissões de propostas de artigos a publicar no volume 14, número regular de julho de 2021. Submissão de propostas até 6 maio, 2022

---

NAER | STE(A)M Education around the world: evidence from the field and from the literature

Margarida M. Marques (CIDTFF, DEP, UA) é editora convidada do jornal de acesso aberto Journal of New Approaches in Educational Research (NAER) e convida a comunidade académica a submeter trabalhos relevantes no âmbito da temática STE(A)M. Submissões até 30 setembro, 2022.

New European Bauhaus 2022 | Transformation of places of learning

Convocatória da Comissão Europeia para projetos focados na transformação de locais de aprendizagem, que liguem um lugar tangível com métodos pedagógicos inovadores e a comunidade local. Candidaturas até 31 dezembro, 2022

---

Horizonte Europa | Oportunidades de financiamento 2021-2022

A Comissão Europeia publicou o programa de trabalho para 2021-2022 do Horizonte Europa, onde são definidos os concursos, tipologia e objetivos dos projetos a apoiar nesse período. Aceda aqui aos documentos.

---

Atualização dos formulários de candidatura ao Horizonte Europa

Foram introduzidas alterações ao formulário de candidatura ao Horizonte Europa (RIA & IA), incluindo alterações baseadas no feedback dado por proponentes às calls de 2021.

---

Calendarização de concursos FCT 2021-2023

Encontra-se disponível o calendário dos principais concursos previstos para os anos de 2021 a 2023. A informação é atualizada regularmente de modo a refletir qualquer alteração, quer nos instrumentos de financiamento, quer nas datas previstas.

---

8.º CNaPPES | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior

14 - 15 julho, 2022 | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

A investigadora do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá, integra a comissão científica do evento. Submissão de propostas até 7 maio, 2022

---

Educação, Sociedade & Culturas

Número especial "Educação/ensino profissional, trajetórias e mundo(s) do trabalho: políticas, lógicas e práticas"

Submissões de propostas até 15 maio, 2022

---

XXIV Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE22)

17 -19 novembro, 2022 | Coimbra

Os investigadores do CIDTFF António Moreira e Maria João Loureiro integram a comissão científica do evento. Submissão de artigos até 6 junho, 2022.

Conferência | Using Biographical Methods in Adult Education Research

27 abril, 2022 | 18h00 (Portugal) | Online

Com Barbara Merrill (University of Warwick, UK). Inscrições por email para aalmeida@ualg.pt (António Fragoso de Almeida).

---

Apresentação da obra “A investigação e a escrita: Publicar sem Perecer”

28 abril, 2022 | 18h00 | Formato híbrido

Organizada por Paula Sequeiros, Maria José Carvalho & Graça Capinha. sessão zoom

---

Webinar | Administração e Lideranças Escolares no Feminino

29 de abril | 18h00 | Online

Conta com a presença, entre os convidados, da investigadora do CIDTFF, Dora Fonseca. Evento gratuito com inscrições obrigatórias.

---

II Jornadas de Comunicação de Ciência (UMinho 2022)

30 abril, 2022 | Online

Inscrições gratuitas até 28 abril, 2022.

---

Debate | Derecho a la educación, ¿para todos/as? Las Escuelas de Segunda Oportunidad

21 abril, 2022 | 16h00 | Sala 120, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

---
---

IX Seminário de Psicologia da Educação: construção de culturas de paz, saúde psicológica e bem-estar

5 maio, 2022 | Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz

Inscrições até 27 abril, 2022

---

Encontro Ciência'22 | Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal

16 - 18 maio, 2022 | Centro de Congressos de Lisboa

---
---

Atas do V Congresso Internacional - Fenda Digital | “Videojogos, a Ludificação e a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais”

Daniela Gonçalves, Glauco Gomes de Menezes, Jennifer Fernández Rodríguez, Maria Carmen Ricoy Lorenzo, Maria Montserrat Castro Rodríguez, Silvia López Gomez, Jesús Rodríguez & Xosé Manuel Cid Fernández (orgs.)

---

Relatório | Combate a Conferências e Revistas Académicas Predatórias

Relatório publicado pela InterAcademyPartnership (IAP), com sumário disponível em sete línguas, incluindo o português:

• Full Report

• Summary Report (Portuguese)

---
---

Workshop | "Evolution decoded", Public workshop for educators, science communicators and artists

28 April, 2022 | 16h00 - 18h00 CET | Online

Deadline for applications: 25 April, 2022

---
---

II Workshop Escrita Científica e Comunicações em Conferências

23 maio - 31 maio, 2022 | Online

Candidaturas até 18 maio, 2022

---
---

Hamburg International Summer School 2022 | Language Diversity - Education & Social Participation

11 July - 5 August, 2022 | Online

Applications are open and should be processed within 2–3 weeks.

Bolsas de doutoramento FCT - ECIU

A Universidade de Aveiro abre concurso para atribuição de 30 Bolsas de Investigação para Doutoramento, em qualquer área do conhecimento, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI). Candidaturas até 15 abril, 2022 (23h59, Lisboa).

---

2 Bolsas de Investigação para Licenciado em Ciências da Educação

Concurso no âmbito do Financiamento programático para 2020-2023 do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP|UE), para suportar o desenvolvimento do CIEP, contribuindo para a realização de atividades de investigação supervisionadas por investigadores sénior. Candidaturas abertas de 14 a 29 abril, 2022.

---

Faculty Positions in Higher Education

On Professor Positions.com

• Assistant Professor of Early Childhood Education (Hong Kong Metropolitan University, Hong Kong) | Deadline: 21 April, 2022

• Professor of Educational Sciences specialising in research on higher education (Lund University Faculties of Humanities and Theology, Sweden) | Deadline: 30 May, 2022

• Professor of Educational Sciences, Specialising in School and the Teaching Profession education (Lund University Faculties of Humanities and Theology, Sweden) | Deadline: 30 May, 2022

Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2022

• Solidário - Integração sociolaboral e luta contra a exclusão social | deadline: 26 abril, 2022

• Seniores - Envelhecimento ativo e saudável | 27 abril - 23 maio, 2022

• Infância - Apoiar crianças em situação de pobreza | 24 maio - 27 junho, 2022

---

Prémios Arquivo.pt 2022

O Prémio Arquivo.pt tem como objetivo galardoar anualmente trabalhos inovadores realizados com base na informação histórica preservada pelo Arquivo.pt. Candidaturas até 4 maio, 2022.

---

2.ª edição do Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania

A iniciativa destina-se a alunos dos ensinos básico e secundário, privilegiando-se o envolvimento de alunos de diferentes anos de escolaridade. Subordinado ao tema “Os Oceanos” tem candidaturas abertas até 8 maio, 2022.

---

UNESCO Prize for Girls' and Women's Education

The Prize honours outstanding and innovative contributions made by individuals, institutions and organisations to advance girls’ and women’s education throughout the world. Submission of nominations deadline: 20 May, 2022

---

9ª edição do EU Prize for Women Innovators

Prémio da Comissão Europeia, no âmbito do Horizonte Europa, promovido pelo European Innovation Council (EIC) e pela SMEs Executive Agency (EISMEA), celebra as mulheres empreendedoras responsáveis por inovações revolucionárias na Europa. Candidaturas até 18 agosto, 2022.

FCT | Página de informações

Na página será disponibilizada ou indexada toda a informação que a FCT for emitindo, relacionada direta ou indiretamente com a situação atual de pandemia, e que afete de algum modo a atividade das instituições de I&D e comunidade científica geral.

---

Artigo | Faculty as Nonpersons at Pandemic U

Roscoe Scarborough | Academia Letters