Header

CIDTFF flashnews #407 | semana 14 | 08 ABR 2022

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

consultar flashnews anteriores

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

(H)À Educação | Como posso reconhecer o que é uma notícia falsa?

Os investigadores Isabel Pinho (UA) e António Pedro Costa (CIDTFF, DEP, UA) falam sobre fake news, desinformação, e da importância do desenvolvimento da literacia em informação e da identificação de fontes de informação de qualidade, na mais recente edição da rubrica quinzenal no Diário de Aveiro, (H)À Educação.

---

“Livro a Livro: rega-se o gosto pela ciência” | Campanha de recolha de livros infanto-juvenis em língua portuguesa

até 6 maio, 2022

A campanha de recolha de livros de divulgação de Ciência, novos ou usados em bom estado, visa equipar as estantes de Bibliotecas de escolas de São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, e é organizada pelo CIDTFF no âmbito do trabalho desenvolvido com os parceiros da Cartas com Ciência.

Livro | Kamishibai plurilingue: da criação à execução: fichas pedagógicas

Rosa Maria Faneca (Coord., CIDTFF), Ara Isabel Andrade (CIDTFF), Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF), Bruna Batista (CIDTFF), Ângela Espinha (CIDTFF), Filomena Martins (CIDTFF), Valentina Piacentini, Susana Pinto (CIDTFF), Cristina Manuela Sá (CIDTFF), Francisco Silva (CIDTFF), Maria João Silva (CIDTFF) & Ana Raquel Simões (CIDTFF)

---

Livro | Jogos Digitais na Promoção do Pensamento Crítico: definições e práticas pedagógicas

Daniela Karine Ramos, Taynara Rubia Campos & Rui Marques Vieira (CIDTFF)

---

Artigo | EduPARK: novo guião educativo para uma geração “mais verde”

Rita Rodrigues (CIDTFF), Lúcia Pombo (CIDTFF) e Teresa Neto (CIDTFF) | Perspetivas y práticas docentes em la Enseñanza de las Ciências, pp. 77-82

Lançamento oficial do projeto CARE: Consumer Awareness for Responsibility to Environment

No passado dia 31 de março, a Universidade de Aveiro esteve presente na reunião inicial do projeto CARE, cofinanciado pelo Programa Erasmus+, da Comissão Europeia, que inclui 7 organizações participantes (universidades, consultoras, centros de formação, empresas especializadas) de 4 países.

---

Projeto do Mês | DiCE.Lang propõe a reflexão sobre a presença online de cada um

A equipa do projeto DICE.Lang – Digital Citizenship Education and Foreign Language Learning, está de volta para mais uma semana de confronto com a realidade digital de cada um, propondo que se reflita sobre a presença no espaço digital.

---

[novo prazo] Questionário “Higher Education Teacher Self-Reflection Survey for Digital Assessment Competence”

Solicita-se a colaboração na resposta, até 25 de abril de 2022, ao questionário elaborado no âmbito do projeto Erasmus+ DIGI-PROF – “Transparent Assessment for Online Learning by Digitally Competent Professors”.

---

Projeto BiblioLab comemora o Dia Internacional do livro infantil

O projeto que oferece recursos educativos que podem ser explorados por alunos do 1º CEB de forma lúdica e autónoma, comemorou o dia 2 de abril com a apresentação da sugestão de leitura de 24 livros infantis.

---

Percurso Científico “TuQ-TuC científico – Química para a Cidade” | Resultado de projeto de mestrado do Departamento de Educação e Psicologia

“TuQ-TuC científico” resulta do projeto de Mestrado em Educação e Formação do DEP, UA de Fátima Pires, intitulado “Chemistry to City (CtoC) – Metals in the City of Oliveira do Bairro”, sob orientação científica de Cecília Guerra, Investigadora do CIDTFF.

PI num minuto

13 maio, 2022 | Online

“Projeto de Investigação num minuto” é uma iniciativa de professores e alunos da Unidade Curricular Seminário de Investigação I do Programa Doutoral em Educação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Até à data do evento, os projetos que serão alvo de debate irão sendo divulgados na página e no facebook.

---

iLRN 2022 | Special Track Self and Co-regulated Learning with Immersive Learning Environments (SCILE)

30 maio - 4 junho, 2022 | Formato híbrido

Integrada na 8th International Conference Immersive Learning Research Network (iLRN 2022), é organizada pelos investigadores Daniela Pedrosa (CIDTFF, DEP, UA), Leonel Morgado (INESC-TEC, UAb) e José Cravino (CIDTFF, UTAD).

---

Conférence européenne sur la formation des enseignants et des équipes éducatives à l’éducation au développement durable

13 - 14 June, 2022 | Universidade de Nantes

A conferência é organizada no âmbito do projeto ERASMUS+ TEDS - Teacher Education for Sustainability do qual fazem parte vários investigadores do CIDTFF.

---

CIAIQ2022 | 11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

12 - 15 de julho, 2022 | Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha, Espanha

A organização deste evento conta com contributos de vários investigadores do CIDTFF nas comissões coordenadora, organizadora, organizadora local, consultiva e científica.

---

Colloque Acedle | Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)

17 - 18 novembro, 2022 | Universidade de Aveiro

O Colóquio da Association des chercheurs et enseignants didacticiens des langues étrangères, subordinado ao tema “Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)”, é organizado pelo CIDTFF em colaboração com a associação.

Internet Latent Corpus Journal | Submissões abertas para a edição de julho de 2022

A revista “Internet Latent Corpus Journal” (ICLJ), revista científica online que tem como objetivo publicar investigações cujo corpus de dados tem origem na internet, encontra-se a aceitar submissão de trabalhos até 15 de abril, 2022, a serem integrados na edição de julho de 2022.

---

Submissões abertas | Investigadores do CIDTFF organizam Special Tracks na TECH-EDU 2022

31 agosto - 2 setembro, 2022 | NOVA-IMS, em Lisboa

As 4 special tracks, seminários especiais parte do programa da conferência com 5 a 6 convidados, organizadas por investigadores do CIDTFF têm submissões abertas até dia 1 de maio, 2022.

---

Indagatio Didactica, volume 14, julho 2022

A Revista Online com revisão dupla e cega de pares Indagatio Didactica está a aceitar submissões de propostas de artigos a publicar no volume 14, número regular de julho de 2021. Submissão de propostas até 6 maio, 2022

---

NAER | STE(A)M Education around the world: evidence from the field and from the literature

Margarida M. Marques (CIDTFF, DEP, UA) é editora convidada do jornal de acesso aberto Journal of New Approaches in Educational Research (NAER) e convida a comunidade académica a submeter trabalhos relevantes no âmbito da temática STE(A)M. Submissões até 30 setembro, 2022.

New European Bauhaus 2022 | Transformation of places of learning

Convocatória da Comissão Europeia para projetos focados na transformação de locais de aprendizagem, que liguem um lugar tangível com métodos pedagógicos inovadores e a comunidade local. Candidaturas até 31 dezembro, 2022

---

Horizonte Europa | Oportunidades de financiamento 2021-2022

A Comissão Europeia publicou o programa de trabalho para 2021-2022 do Horizonte Europa, onde são definidos os concursos, tipologia e objetivos dos projetos a apoiar nesse período. Aceda aqui aos documentos.

---

Atualização dos formulários de candidatura ao Horizonte Europa

Foram introduzidas alterações ao formulário de candidatura ao Horizonte Europa (RIA & IA), incluindo alterações baseadas no feedback dado por proponentes às calls de 2021.

---

Calendarização de concursos FCT 2021-2023

Encontra-se disponível o calendário dos principais concursos previstos para os anos de 2021 a 2023. A informação é atualizada regularmente de modo a refletir qualquer alteração, quer nos instrumentos de financiamento, quer nas datas previstas.

IV Congresso Internacional de Envolvimento dos Alunos na Escola (IVCIEAE)

19 - 22 julho, 2022 | Evento híbrido (Universidad de Castilla-La Mancha, Cuenca, e online)

Integra a comissão científica do evento, a investigadora do CIDTFF, Anabela Pereira. Submissão de propostas até 10 abril, 2022

---

Call for Editor or Editorial Team for ICDE journal Open Praxis

ICDE is now accepting applications for the new Editor/editorial team which will be officially appointed in January 2023. Application deadline: 30 April ,2022

---

8.º CNaPPES | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior

14 - 15 julho, 2022 | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

A investigadora do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá, integra a comissão científica do evento. Submissão de propostas até 7 maio, 2022

---

XXXI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) | Globalização e Saúde

12 - 14 julho, 2022 | Universidade de Coimbra

Submissão de resumos até 20 maio, 2022

---

Educational Philosophy and Theory

Special Issue on “Critical thinking and curriculum: A critical perspective”

Abstract submission deadline: 31 May, 2022

---

Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad

n. 51, “La mirada CTS en la educación”

Submission deadline: 30 June, 2022

---

XXIV Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE22)

17 -19 novembro, 2022 | Coimbra

Os investigadores do CIDTFF António Moreira e Maria João Loureiro integram a comissão científica do evento. Submissão de artigos até 6 junho, 2022.

Ciclo de Seminários sobre Garantia da Qualidade nas Instituições de Ensino Público | A definição de indicadores de desempenho para as instituições de ensino superior: estratégias e desafios

13 abril, 2022 | 16h00 | Sala de Atos Académicos, Universidade de Aveiro

Com Ana Isabel Melo, Professora Coordenadora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro (ESTGA-UA).

---

Ciclopedaleiros: processos educativos decorrentes da estruturação de um empreendimento de economia solidária

13 abril, 2022 | 16h00 | Sala 1, CES, Coimbra

Com Andreia Cordeiro Mecca e Luiz Gonçalves Junior.

---
---
---
---
---

“Inclusive Excellence” – a Global Approach for European Higher Education?

11 May 2022 | 13h00 - 17h00 CEST | Hybrid event

Registrations will open on 11 April, 2022.

---

O 1º Congresso da Rede Nacional em Estudos Culturais (RNEC) | Cartografias, Desafios e Possibilidades

26 - 27 maio, 2022 | Sala de Atos da Universidade de Aveiro

Organizado pela RNEC e pelo Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro.

---

Encontro Ciência'22 | Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal

16 - 18 maio, 2022 | Centro de Congressos de Lisboa

---
---
---

Relatório | National Developments in Learning and Teaching in Europe

International Association of Universities

A report from the Leadership and Organisation for Teaching and Learning at European Universities (LOTUS) project

---

Artigo | The role of culture, education, media and sport in the fight against racism – policy recommendations

Bert-Jan Buiskool, Andrea Giannetto, Bastiaan Verberne

Includes recommendations developed to provide the Members of the European Parliament's Committee on Culture and Education (CULT) with expertise for an own-initiative report (INI) on “The role of culture, education, media and sport in the fight against racism” (concomitant expertise).

---
---

IIPE-UNESCO Global Campus

Offers a range of online courses and programmes to address training needs in educational planning and management. Designed to strengthen both individual and institutional capacities, this platform reinforces national education systems and helps countries achieve their education goals.

---

II Workshop Escrita Científica e Comunicações em Conferências

23 maio - 31 maio, 2022 | Online

Candidaturas até 18 maio, 2022

---
---

Hamburg International Summer School 2022 | Language Diversity - Education & Social Participation

11 July - 5 August, 2022 | Online

Applications are open and should be processed within 2–3 weeks.

Bolsas de doutoramento FCT - ECIU

A Universidade de Aveiro abre concurso para atribuição de 30 Bolsas de Investigação para Doutoramento, em qualquer área do conhecimento, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI). Candidaturas até 15 abril, 2022 (23h59, Lisboa).

Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2022

• Solidário - Integração sociolaboral e luta contra a exclusão social | deadline: 26 abril, 2022

• Seniores - Envelhecimento ativo e saudável | 27 abril - 23 maio, 2022

• Infância - Apoiar crianças em situação de pobreza | 24 maio - 27 junho, 2022

---

Prémios Arquivo.pt 2022

O Prémio Arquivo.pt tem como objetivo galardoar anualmente trabalhos inovadores realizados com base na informação histórica preservada pelo Arquivo.pt. Candidaturas até 4 maio, 2022.

---

2.ª edição do Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania

A iniciativa destina-se a alunos dos ensinos básico e secundário, privilegiando-se o envolvimento de alunos de diferentes anos de escolaridade. Subordinado ao tema “Os Oceanos” tem candidaturas abertas até 8 maio, 2022.

---

UNESCO Prize for Girls' and Women's Education

The Prize honours outstanding and innovative contributions made by individuals, institutions and organisations to advance girls’ and women’s education throughout the world. Submission of nominations deadline: 20 May, 2022

---

9ª edição do EU Prize for Women Innovators

Prémio da Comissão Europeia, no âmbito do Horizonte Europa, promovido pelo European Innovation Council (EIC) e pela SMEs Executive Agency (EISMEA), celebra as mulheres empreendedoras responsáveis por inovações revolucionárias na Europa. Candidaturas até 18 agosto, 2022.

FCT | Página de informações

Na página será disponibilizada ou indexada toda a informação que a FCT for emitindo, relacionada direta ou indiretamente com a situação atual de pandemia, e que afete de algum modo a atividade das instituições de I&D e comunidade científica geral.

---
---

Portugal for Ukraine | Website de apoio à Ucrânia criado Governo português

Plataforma que visa congregar todas as ações do Estado Português em relação ao conflito na Ucrânia, nas dimensões de ação internacional, do envio de apoio humanitário e da integração e acolhimento em Portugal de pessoas deslocadas.

---