Header

CIDTFF flashnews #405 | semana 12 | 25 MAR 2022

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

consultar flashnews anteriores

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

Apresentação do programa “Communication of Science and Technology in Education” na Rádio TerraNova

28 março, 2022 | 10h10

Cecília Guerra (CIDTFF, DEP, UA) e Pedro Pombo (Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro) estarão em direto na rádio TerraNova para falar sobre o programa “Communication of Science and Technology in Education”, financiado pelo “Fulbright Specialists Program”.

---

“Livro a Livro: rega-se o gosto pela ciência” | Campanha de recolha de livros infanto-juvenis em língua portuguesa

28 março - 6 maio, 2022

A campanha de recolha de livros de divulgação de Ciência, novos ou usados em bom estado, visa equipar as estantes de Bibliotecas de escolas de São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, e é organizada pelo CIDTFF no âmbito do trabalho desenvolvido com os parceiros da Cartas com Ciência.

---

Educação à Escuta também disponível como podcast

O primeiro episódio do programa “Educação à Escuta” está também disponível em formato de podcast, para aqueles com menos disponibilidade para acompanhar o programa em vídeo.

Artigo | Educação para os Media nas escolas: referências e recursos para professores

Mariana Bento Lopes (CIDTFF) & António Moreira (CIDTFF) | Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, 2(1), pp. 18-25

---

Artigo | Intercompreensão em línguas para surdos: uma proposta para o desenvolvimento das multiliteracias

Carolina Lúgaro (CIDTFF), Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) & Ana Isabel Silva | Revista Lusófona de Educação, 54(54), pp. 13-34

Questionário “Higher Education Teacher Self-Reflection Survey for Digital Assessment Competence”

Solicita-se a colaboração na resposta, até 5 de abril de 2022, ao questionário elaborado no âmbito do projeto Erasmus+ DIGI-PROF – “Transparent Assessment for Online Learning by Digitally Competent Professors”.

---

Estágio de Pós-doutoramento de Agenor Francisco de Carvalho

Agenor Francisco de Carvalho, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, desenvolverá o seu estágio de pós-doutoramento subordinado ao tema “Transversalidade no ensino da língua portuguesa para o acolhimento de refugiados”, no LabELing, sob orientação da investigadora do CIDTFF Cristina Manuela Sá.

---

1ª Reunião transnacional do projeto ERASMUS+ A-PEL, “Valorização das biografias linguísticas dos alunos – percurso digital”

A 1ª Reunião transnacional do projeto que iniciou em novembro de 2022, decorreu entre 21 e 23 de março de 2022, no Rectorat de Lyon, em França, e contou com a presença de representantes dos vários parceiros europeus do projeto.

---

Projeto EDUdig nas redes sociais

Convidamos a conhecer e a acompanhar a página de Facebook do projeto Erasmus + EDUdig – Enhancing the development of educators digital competencies.

Provas do Programa Doutoral em Educação de Domingos Bento Lupassa Simão

30 março, 2022 | 14h30 | Videoconferência

Tema: Avaliação como motor das aprendizagens na disciplina de educação laboral? Um estudo centrado em Escolas do Lubango em Angola

Orientação: Nilza Costa (CIDTFF, DEP, UA), Simão Agostinho (Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento de Educação da República de Angola – INIDE) e Betina Lopes (CIDTFF, DEP, UA)

---

Provas do Programa Doutoral em Educação de Mário Rui de Gouveia Macedo

7 abril, 2022 | 14h30 | Videoconferência

Tema: Reconstruindo o sentido da avaliação do desempenho docente através do desenvolvimento profissional do professor

Orientação: Ana Isabel Andrade (CIDTFF, DEP, UA) & Fátima Paixão (CIDTFFF, ESE, Instituto Politécnico de Castelo Branco)

CIDTFF e Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro recebem o investigador Bruce Lewenstein para residência sobre comunicação de ciência

Bruce Lewenstein, professor e investigador da Universidade de Cornell, EUA, estará na Universidade de Aveiro até 2 de abril para residência sobre comunicação de ciência e tecnologia na educação.

---

Open Talk com Bruce Lewenstein | O passado, o presente e o futuro do envolvimento do público em ciência

28 março, 2022 | 15h30-16h30 | Auditório da Fabrica Centro de Ciência Viva de Aveiro

O professor e investigador da Universidade de Cornell dinamizará uma “open talk” sobre a História do envolvimento do público em ciência, dirigida a comunicadores e divulgadores de ciência, estudantes universitários, investigadores, professores e educadores.

---

IX Encontro da Comunidade FOCO CG – FOrmar e COlaborar para a Cidadania Global

30 março, 2022 | 14h30 - 16h30 | Online

O próximo encontro da rede criada pela investigadora do CIDTFF Mónica Lourenço tem como objetivos promover o interconhecimento entre os membros do grupo, e planificar o trabalho a desenvolver pelos grupos de trabalho “Aprofundamento conceptual” e “Práticas Pedagógicas”.

---

Antiga investigadora do CIDTFF é convidada a participar em seminário sobre Content and Language Integrated Learning

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da tese de doutoramento, Valentina Piacentini, em colaboração com Olga Heitor (FCSH, Nova de Lisboa), participou no seminário “midterm” da rede “CLIL in Languages Other Than English – Successful Transitions across Educational Stages” com 2 apresentações.

---

“PI num minuto” com página já disponível

13 maio, 2022 | Online

“Projeto de Investigação num minuto” é uma iniciativa de professores e alunos da Unidade Curricular Seminário de Investigação I do Programa Doutoral em Educação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Até à data do evento, os projetos que serão alvo de debate irão sendo divulgados na página e no facebook.

---

iLRN 2022 | Special Track Self and Co-regulated Learning with Immersive Learning Environments (SCILE)

30 maio - 4 junho, 2022 | Formato híbrido

Integrada na 8th International Conference Immersive Learning Research Network (iLRN 2022), é organizada pelos investigadores Daniela Pedrosa (CIDTFF, DEP, UA), Leonel Morgado (INESC-TEC, UAb) e José Cravino (CIDTFF, UTAD).

---

Conférence européenne sur la formation des enseignants et des équipes éducatives à l’éducation au développement durable

13 - 14 June, 2022 | Universidade de Nantes

A conferência é organizada no âmbito do projeto ERASMUS+ TEDS - Teacher Education for Sustainability do qual fazem parte vários investigadores do CIDTFF.

---

CIAIQ2022 | 11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

12 - 15 de julho, 2022 | Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha, Espanha

A organização deste evento conta com contributos de vários investigadores do CIDTFF nas comissões coordenadora, organizadora, organizadora local, consultiva e científica.

---

Colloque Acedle | Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)

17 - 18 novembro, 2022 | Universidade de Aveiro

O Colóquio da Association des chercheurs et enseignants didacticiens des langues étrangères, subordinado ao tema “Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)”, é organizado pelo CIDTFF em colaboração com a associação.

Call for Papers | Edição especial da revista “Estudos Linguísticos e Literários”

Subordinada ao tema “Pluricentrismo linguístico do português: perspectivas para o ensino e a formação de professores(as)”, tem coeditora a investigadora do CIDTFF, Sílvia Melo-Pfeifer e encontra-se a aceitar submissões até 30 de março, 2022.

---

Internet Latent Corpus Journal | Submissões abertas para a edição de julho de 2022

A revista “Internet Latent Corpus Journal” (ICLJ), revista científica online que tem como objetivo publicar investigações cujo corpus de dados tem origem na internet, encontra-se a aceitar submissão de trabalhos até 15 de abril, 2022, a serem integrados na edição de julho de 2022.

Abertura da 5ª chamada a propostas de projetos no âmbito do laboratório AlticeLabs@UA

Concurso dirigido a professores e investigadores da Universidade de Aveiro, os projetos deverão endereçar temas de R&D e Inovação que sejam do interesse das duas entidades. Candidaturas até 31 março, 2022.

---

New European Bauhaus 2022 | Transformation of places of learning

Convocatória da Comissão Europeira para projetos focados na transformação de locais de aprendizagem, que liguem um lugar tangível com métodos pedagógicos inovadores e a comunidade local. Candidaturas até 31 dezembro, 2022

---

Horizonte Europa | Oportunidades de financiamento 2021-2022

A Comissão Europeia publicou o programa de trabalho para 2021-2022 do Horizonte Europa, onde são definidos os concursos, tipologia e objetivos dos projetos a apoiar nesse período. As primeiras calls de 2021 abriram no dia 22 de junho. Aceda aqui aos documentos.

---

Atualização dos formulários de candidatura ao Horizonte Europa

Foram introduzidas alterações ao formulário de candidatura ao Horizonte Europa (RIA & IA), incluindo alterações baseadas no feedback dado por proponentes às calls de 2021.

---

Calendarização de concursos FCT 2021-2023

Encontra-se disponível o calendário dos principais concursos previstos para os anos de 2021 a 2023. A informação é atualizada regularmente de modo a refletir qualquer alteração, quer nos instrumentos de financiamento, quer nas datas previstas.

Revista Lusófona de Estudos Culturais

Vol. 9, n.º 2, "Novos Domínios do Binómio Ciência-Sociedade"

 Submissão de artigos até 30 março, 2022

---

VI Simpósio Internacional de Ensino das Ciências (SIEC 2022)

13 - 16 junho, 2022 | Online

Submissão de propostas até 30 março, 2022

---

IV Congreso Internacional de Educación y Desarrollo Profesional Docente

2 - 4 June, 2022 | Online

Submission deadline: 8 April, 2022

---

IV Congresso Internacional de Envolvimento dos Alunos na Escola (IVCIEAE)

19 - 22 julho, 2022 | Evento híbrido (Universidad de Castilla-La Mancha, Cuenca, e online)

Integra a comissão científica do evento, a investigadora do CIDTFF, Anabela Pereira. Submissão de propostas até 10 abril, 2022

---

GROW.UP: Jovens a Crescer em Regiões de Fronteira

8 - 9 junho, 2022 | FPCEUP

Submissão de trabalhos até 11 abril, 2022

---
---

8.º CNaPPES | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior

14 - 15 julho, 2022 | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

A investigadora do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá, integra a comissão científica do evento. Submissão de propostas até 7 maio, 2022

---

2nd International Symposium “Music for and by Children: Perspectives from Composers, Performers and Educators”

28 - 30 September, 2022 | Universidade de Aveiro

Abstract submission deadline: 31 May, 2022

---

XXIV Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE22)

17 -19 novembro, 2022 | Coimbra

Os investigadores do CIDTFF António Moreira e Maria João Loureiro integram a comissão científica do evento. Submissão de artigos até 6 junho, 2022.

---

Revista Lusófona de Educação

"Identidade e desafios da Educação Social"

Submissão de artigos até 30 Outubro, 2022

---

Encontro de Práticas de Promoção da Aprendizagem Ativa (e mais!) no Ensino Superior (EPPAA+)

1 abril, 2022 | Online

O evento conta com a participação de Isabel Huet (CIDTFF, Universidade Aberta) na Mesa Redonda “Construção de conhecimento pedagógico no Ensino Superior”, e integram a comissão científica do evento as investigadoras do CIDTFF, Betina Lopes, Cecília Guerra, Gabriela Portugal, Mónica Lourenço e Vânia Carlos. Inscrições até 30 março, 2022

---

Webinar | Maintaining quality in teacher education: A contemporary global challenge?

5 Abril, 2022 | 14h00

Com Ian Menter, Oxford University, UK. Evento gratuito, com inscrições obrigatórias.

---

ECSPM Symposium Language(s) and the construction of knowledge in European HE

8 - 9 April 2022 | Online

A investigadora do CIDTFF Sílvia Melo-Pfeifer é oradora convidada no painel “Multilingualism in research and teaching practices in HE”.

---

Jornadas Formativas Tecnología para una Escuela Inclusiva

21 - 22 abril, 2022 | Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Málaga

---
---

Encontro Ciência'22 | Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal

16 - 18 maio, 2022 | Centro de Congressos de Lisboa

---

Lillehammer Lifelong Learning ICDE Conference

15 - 17 February, 2023 | Lillehammer, Norway

Relatório | Global Thinking. ON-MERRIT recommendations for maximising equity in open and responsible research

Nicki Lisa Cole, Stefan Reichmann & Tony Ross-Hellauer

Publicação das conclusões e recomendações do projeto europeu ON-MERRIT – Observing and Negating Matthew Effects in Responsible Research & Innovation Transition.

---
---

Artigo | Why is the gender ratio of teachers imbalanced?

OECD | Education Indicators in Focus, 81

---
---
---

Hamburg International Summer School 2022 | Language Diversity - Education & Social Participation

11 July - 5 August, 2022 | Online

Applications are open and should be processed within 2–3 weeks.

1 Bolsa de Investigação em “Educação e Inclusão Social”

Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

Candidaturas até 29 março, 2022

---

Convocatória de bolsas do programa de mobilidade de professores universitários do Grupo Tordesillas - Fundación Carolina

10 bolsas de pós-doutoramento de curta duração para o ano académico 2022/2023. Candidaturas até 4 abril, 2022

---

FCT | Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2022

Destinado a apoiar investigadores, em qualquer área do conhecimento, que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de Doutor. Candidaturas até 7 abril, 2022 (17h00), via portal myFCT.

2ª edição do Prémio Oeiras Valley

Pretende reconhecer e premiar projetos desenvolvidos por alunos e professores de licenciatura, mestrado e pós-graduação com enfoque em inovação e empreendedorismo nas seguintes áreas estratégicas: Soluções Sustentáveis de Mobilidade, Smart Cities, Economia do Mar, Gestão territorial inteligente, Cidades CiberSeguras. Inscrições até 31 março, 2022.

---

Horizon Impact Award 2022

Iniciativa da Comissão Europeia que pretende premiar 6 projectos FP7 ou H2020 cujos resultados tenham tido um verdadeiro impacto na sociedade, no valor de 25000€ cada. Candidaturas até 6 abril, 2022.

---

Prémios BPI Fundação ”la Caixa” 2022

• Solidário - Integração sociolaboral e luta contra a exclusão social | deadline: 26 abril, 2022

• Seniores - Envelhecimento ativo e saudável | 27 abril - 23 maio, 2022

• Infância - Apoiar crianças em situação de pobreza | 24 maio - 27 junho, 2022

---

Prémios Arquivo.pt 2022

O Prémio Arquivo.pt tem como objetivo galardoar anualmente trabalhos inovadores realizados com base na informação histórica preservada pelo Arquivo.pt. Candidaturas até 4 maio, 2022.

---

2.ª edição do Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania

A iniciativa destina-se a alunos dos ensinos básico e secundário, privilegiando-se o envolvimento de alunos de diferentes anos de escolaridade. Subordinado ao tema “Os Oceanos” tem candidaturas abertas até 8 maio, 2022.

FCT | Página de informações

Na página será disponibilizada ou indexada toda a informação que a FCT for emitindo, relacionada direta ou indiretamente com a situação atual de pandemia, e que afete de algum modo a atividade das instituições de I&D e comunidade científica geral.

---

Mapeamento de Iniciativas de Ciência Cidadã em Portugal

A Rede Portuguesa de Ciência Cidadã, através do seu Grupo de Trabalho de Mapeamento de Iniciativas de Ciência Cidadã, encontra-se a mapear os projetos e iniciativas de ciência cidadã existentes em Portugal. As iniciativas podem ser registadas até final de março de 2022, neste formulário.

---