Header

CIDTFF flashnews #401 | semana 8 | 25 FEV 2022

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

consultar flashnews anteriores

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

(H)À Educação | Como formar para a educação para a sustentabilidade?

A investigadora do CIDTFF Ana Isabel Andrade fala sobre formar educadores e professores para a sustentabilidade, assegurando uma educação inclusiva e de qualidade, e dá a conhecer o projeto TEDS, na mais recente edição da rubrica quinzenal no Diário de Aveiro, (H)À Educação.

Já disponível | Internet Latent Corpus Journal, V.11, N.2

A segunda edição de 2022 é dedicada ao tema “Jogos digitais e educação: uma mistura explosiva”, e conta com 8 artigos, entre eles 2 da (co)autoria de investigadores do CIDTFF.

---

Artigo | La energía en las reacciones químicas Lo que piensa el alumnado

Isabel P. Martins (CIDTFF) | Revista Alambique - Didáctica de las Ciencias Experimentales, 107, pp. 8-15

Provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Patrícia Graça Cuamba

28 de fevereiro, 2022 | 9h30 | Sala de Atos Académicos, Edifício da Reitoria, Universidade de Aveiro

Tema: “Fatores que determinam a não prossecução de estudos superiores em Moçambique: sua mitigação através da educação à distância”

Orientação: António Moreira (CIDTFF, DEP, UA) & Ana Carla Amaro (DigiMedia, DeCA, UA)

---

Provas do Programa Doutoral em Educação de Flávia Lamounier Gontijo

28 fevereiro, 2022 | 15h00 | Videoconferência

Tema: “Prática de Documentação Pedagógica em Creche: um Estudo em Portugal e no Brasil”

Orientação: Gabriela Portugal (CIDTFF, DEP, UA) & Luciana Esmeralda Ostetto (Universidade Federal Fluminense)

---

Provas do Programa Doutoral em Educação de Fátima Bandeira Hartwig

2 de março, 2022 | 14h30 | Videoconferência

Tema: “Educação em contexto migratório: desafios para o ensino da língua portuguesa a imigrantes e ou refugiados”.

Orientação: Maria Helena Ançã (CIDTFF, DEP, UA) & Manuel Ferreira Rodrigues (DEP, UA)

Projeto do Mês | A equipa do LoCALL lança um desafio

O desafio lançado pela equipa do LoCALL, um dos projetos do mês de fevereiro do CIDTFF, está aberto até 25 de fevereiro, 2022.

---

Projeto CoMMiTTEd | Dinâmicas desenvolvidas enquanto “Projeto do Mês” de janeiro

O CoMMiTTEd (Covid, Migrants and Minorities in Teacher Education: A Fake News Observatory to promote Critical Thinking and Digital Literacy in Times of Crisis) foi o Projeto do Mês de janeiro de 2022 no CIDTFF.

Investigadora do CIDTFF como convidada em conferência sobre formação de professores a nível europeu

3 março, 2022 | Evento híbrido (Institut des Hautes Études de l’Éducation et de la Formation & online)

Sílvia Melo-Pfeifer participa como convidada em mesa redonda da conferência “Vers un parcours europeen des professeurs” organizada pelo Ministère de l'Education Nationale de la Jeunesse et des Sports.

---

Investigadora do CIDTFF como convidada em ciclo de webinars sobre inclusão social

Rosa Madeira participou a convite no quarto evento do Ciclo de Webinares 2022 “Despir os preconceitos, vestir a inclusão”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL).

---

iLRN 2022 | Special Track Self and Co-regulated Learning with Immersive Learning Environments (SCILE)

30 maio - 4 junho, 2022 | Formato híbrido

Integrada na 8th International Conference Immersive Learning Research Network (iLRN 2022), é organizada pelos investigadores Daniela Pedrosa (CIDTFF, DEP, UA), Leonel Morgado (INESC-TEC, UAb) e José Cravino (CIDTFF, UTAD).

---

Conférence européenne sur la formation des enseignants et des équipes éducatives à l’éducation au développement durable

13 - 14 June, 2022 | Universidade de Nantes

A conferência é organizada no âmbito do projeto ERASMUS+ TEDS - Teacher Education for Sustainability do qual fazem parte vários investigadores do CIDTFF.

---

Investigadora do CIDTFF participa em conferência internacional sobre matemática e tecnologia

Vanda Santos será oradora convidada da conferência 27th Asian Technology Conference in Mathematics, a ter lugar na República Checa, entre os dias 9-12 de dezembro, 2022. Submissão de propostas até 15 junho, 2022.

CIAIQ2022 | Chamada de Artigos para o 11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

12 - 15 de julho, 2022 | Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha, Espanha

A organização deste evento conta com contributos de vários investigadores do CIDTFF nas comissões coordenadora, organizadora, organizadora local, consultiva e científica. Submissão de artigos até 3 março, 2022

---

Colloque Acedle | Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)

17 - 18 novembro, 2022 | Universidade de Aveiro

O Colóquio da Association des chercheurs et enseignants didacticiens des langues étrangères, subordinado ao tema “Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)”, é organizado pelo CIDTFF em colaboração com a associação. Submissão de propostas até 15 março, 2022

---

Call for Papers | Edição especial da revista “Estudos Linguísticos e Literários”

Subordinada ao tema “Pluricentrismo linguístico do português: perspectivas para o ensino e a formação de professores(as)”, tem coeditora a investigadora do CIDTFF, Sílvia Melo-Pfeifer e encontra-se a aceitar submissões até 30 de março, 2022.

---

Internet Latent Corpus Journal | Submissões abertas para a edição de julho de 2022

A revista “Internet Latent Corpus Journal” (ICLJ), revista científica online que tem como objetivo publicar investigações cujo corpus de dados tem origem na internet, encontra-se a aceitar submissão de trabalhos até 15 de abril, 2022, a serem integrados na edição de julho de 2022.

Concurso para atribuição de 1 Bolsa de Investigação na área das Ciências Biológicas ou Planeamento

Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “EduCITY – Cidades inteligentes e sustentáveis com jogos educativos móveis em Realidade Aumentada criados por e para os Cidadãos” (PTDC/CED-EDG/0197/2021) do CIDTFF. Deadline: 3 março, 2022.

---

Concurso para atribuição de 1 Bolsa de Investigação na área da Educação, no âmbito do CIDTFF

Para licenciados ou mestres, inscritos ou que satisfaçam as condições necessárias para se inscrever num dos Programas de Doutoramento afetos ao CIDTFF. Deadline: 4 março, 2022

Oficina de Formação | Da Literatura à Ciência: o guião didático como ferramenta de apoio aos docentes

4 março - 3 junho, 2022

Acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), destinada a professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Candidaturas até 25 fevereiro, 2022.

ANI | Segunda convocatória da Higher Education Initiative

A ANI está a promover, no âmbito do seu apoio ao Horizonte Europa, a segunda oportunidade para as entidades submeterem as suas propostas à Higher Education Initiative do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). Deadline: 28 fevereiro, 2022

---

Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC Individual) - 5.ª edição

Destinado a contratar 400 doutorados de qualquer nacionalidade ou apátridas detentores de percurso em qualquer área científica que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico em Portugal. Submissão de candidaturas até 3 março, 2022 (até às 17h00).

---

Calls 2021 | Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA)

A Comissão Europeia divulgou a calendarização prevista para ações Marie Skłodowska-Curie, em 2021:

• Staff Exchanges | Deadline: 9 março, 2022

---

FCT | Concurso de Projetos em todos os Domínios Científicos 2022

A FCT publicou a 30 de novembro, o aviso de abertura da edição 2022 do Concurso de Projetos em todos os Domínios Científicos 2022. Submissão de candidaturas até 10 março de 2022 (17h00).

---

Open Calls | SMART-ER Seed Programme

This supports research career development and the implementation of a shared R&I agenda through the training, mobility and engagement in international, cross-disciplinary and intersectoral collaboration of ECIU University researchers focused on the UN SDG11 (Sustainable Cities and Communities). Application submission deadline: 18 March 2022

---

The European Institute of Innovation | Call for the creation of a KIC in the area of culture and creativity

The EIT has launched a Call for Proposals for a new Knowledge and Innovation Community (KIC) for Europe’s Culture and Creative Sectors and Industries. Application submission deadline: 24 March, 2022.

---

Horizonte Europa | Oportunidades de financiamento 2021-2022

A Comissão Europeia publicou o programa de trabalho para 2021-2022 do Horizonte Europa, onde são definidos os concursos, tipologia e objetivos dos projetos a apoiar nesse período. As primeiras calls de 2021 abriram no dia 22 de junho. Aceda aqui aos documentos.

---

Atualização dos formulários de candidatura ao Horizonte Europa

Foram introduzidas alterações ao formulário de candidatura ao Horizonte Europa (RIA & IA), incluindo alterações baseadas no feedback dado por proponentes às calls de 2021.

---

Calendarização de concursos FCT 2021-2023

Encontra-se disponível o calendário dos principais concursos previstos para os anos de 2021 a 2023. A informação é atualizada regularmente de modo a refletir qualquer alteração, quer nos instrumentos de financiamento, quer nas datas previstas.

Congresso Internacional “Escola, Identidades e Democracia”

7 - 9 julho, 2022 | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Submissão de resumos até 4 março, 2022

---

Conferência Final do Projeto BO(U)NDS | Education, Gender and Prevention

24 - 25 março, 2022 | Online

Submissão de propostas até 4 março, 2022

---
---

IFCU 7th International Psychology Congress | Psychology in Dialogue: Three paths, one goal

7 - 9 July, 2022 | Faculty of Education and Psychology, Universidade Católica Portuguesa Porto

Abstract submission deadline: 6 March, 2022

---

Porto International Conference on Research in Education 2022 (ICRE’22)

20 - 22 Julho, 2022 | Evento híbrido (Porto & Online)

Submissões até 6 março, 2022

---

XI Conferência Internacional “Investigação, Práticas e Contextos em Educação” (IPCE 2022)

6 -7 maio, 2022 | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria

Submissão de propostas até 14 março, 2022

---

E-REI – E-Revista de Estudos Interculturais

N.º 10, maio 2022

Submissões até 14 março, 2022, para cei@iscap.ipp.pt

---

Revista Educação, Sociedade & Culturas

Edição especial “Educação/ensino profissional, trajetórias e mundo(s) do trabalho: políticas, lógicas e práticas”

Submissão de resumos até 22 março, 2022

---

IV Congresso Internacional de Envolvimento dos Alunos na Escola (IVCIEAE)

19 - 22 julho, 2022 | Evento híbrido (Universidad de Castilla-La Mancha, Cuenca, e online)

Integra a comissão científica do evento, a investigadora do CIDTFF, Anabela Pereira. Submissão de propostas entre 1 março e 10 abril, 2022

---

8.º CNaPPES | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior

14 - 15 julho, 2022 | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

A investigadora do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá, integra a comissão científica do evento. Submissão de propostas até 7 maio, 2022

---

RUA-L | Revista da Universidade de Aveiro-Letras

volume de 2022: Novas abordagens em Linguística Contrastiva

Submissões até 31 maio, 2022

---

XXIV Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE22)

17 -19 novembro, 2022 | Coimbra

Os investigadores do CIDTFF António Moreira e Maria João Loureiro integram a comissão científica do evento. Submissão de artigos até 6 junho, 2022.

---
---

Creativity Talks 06 | Inventar de novo a escola

17 março, 2022 | 18h (GMT) | Anfiteatro Nobre da FEUP (B032)

Por António Sampaio da Nóvoa. Inscrições

---
---
---

Convocatória de bolsas do programa de mobilidade de professores universitários do Grupo Tordesillas - Fundación Carolina

10 bolsas de pós-doutoramento de curta duração para o ano académico 2022/2023. Candidaturas até 4 abril, 2022

---

FCT | Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2022

Destinado a apoiar investigadores, em qualquer área do conhecimento, que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de Doutor. Candidaturas entre 8 março e 7 abril, 2022 (17h00), via portal myFCT.

New European Bauhaus Prizes 2022

Prémios Novo Bauhaus Europeu e Estrelas em Ascenção Novo Bauhaus Europeu em quatro categorias: Reestabelecer uma ligação com a natureza; Reconquistar um sentimento de pertença; Priorizar os lugares e as pessoas que mais precisam; Moldar um ecossistema industrial circular e Promover o pensamento centrado no ciclo de vida. Candidaturas até 28 fevereiro, 2022

---

Horizon Impact Award 2022

Iniciativa da Comissão Europeia que pretende premiar 6 projectos FP7 ou H2020 cujos resultados tenham tido um verdadeiro impacto na sociedade, no valor de 25000€ cada. Candidaturas até 8 março, 2022.

---

FLAD Science Award Atlantic

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento lança a 3ª edição do prémio para o estudo do Atlântico nas suas diferentes vertentes, destinado a jovens investigadores a trabalhar em Portugal, no valor de 300 mil euros. Candidaturas até 25 março, 2022.

---

Prémios Arquivo.pt 2022

O Prémio Arquivo.pt tem como objetivo galardoar anualmente trabalhos inovadores realizados com base na informação histórica preservada pelo Arquivo.pt. Candidaturas até 4 maio, 2022.

FCT | Página de informações

Na página será disponibilizada ou indexada toda a informação que a FCT for emitindo, relacionada direta ou indiretamente com a situação atual de pandemia, e que afete de algum modo a atividade das instituições de I&D e comunidade científica geral.

---
---

NAU | Ensino e Formação Online para Grandes Audiências

A NAU é uma plataforma de suporte ao ensino e formação, dirigido a grandes audiências, que permite a criação de cursos em formato MOOC, cursos abertos e acessíveis a todos, produzidos por entidades reconhecidas e relevantes na sociedade, que contam com a participação de milhares de pessoas.

---