Header

CIDTFF flashnews #400 | semana 7 | 18 FEV 2022

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

consultar flashnews anteriores

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

Investigadoras do CIDTFF distinguidas em Cerimónia de Entrega dos Prémios UA de 2022

Várias investigadoras do CIDTFF foram reconhecidas pelo seu trabalho como investigadoras e docentes na Cerimónia de Entrega dos Prémios UA, que decorreu a 15 de fevereiro no Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro. [com vídeo]

Cadernos do LabELing | Línguas e culturas nos discursos educativos: revisões da literatura no âmbito da educação plurilingue e intercultural

Já se encontra disponível, em formato digital, o segundo volume da série “Temas” da coleção “Cadernos do LabELing” da autoria dos investigadores do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá (Coord.), Carolina Lourenço Simões, Pedro Valente, Ricardo Torres e Sara Santos.

---

Artigo | A (in)existência do pensamento crítico em diários de bordo: Uma análise categorial no contexto de investigação qualitativa

Carolina Simões (CIDTFF), Pedro Valente (CIDTFF), Ricardo Torres (CIDTFF) & Sara Santos (CIDTFF) | Internet Latent Corpus, v. 11, n. 2, pp. 50-65

Provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Patrícia Graça Cuamba

28 de fevereiro, 2022 | 9h30 | Sala de Atos Académicos, Edifício da Reitoria, Universidade de Aveiro

Tema: “Fatores que determinam a não prossecução de estudos superiores em Moçambique: sua mitigação através da educação à distância”

Orientação: António Moreira (CIDTFF, DEP, UA) & Ana Carla Amaro (DigiMedia, DeCA, UA)

---

Provas do Programa Doutoral em Educação de Flávia Lamounier Gontijo

28 fevereiro, 2022 | 15h00 | Videoconferência

Tema: “Prática de Documentação Pedagógica em Creche: um Estudo em Portugal e no Brasil”

Orientação: Gabriela Portugal (CIDTFF, DEP, UA) & Luciana Esmeralda Ostetto (Universidade Federal Fluminense)

---

Provas do Programa Doutoral em Educação de Fátima Bandeira Hartwig

2 de março, 2022 | 14h30 | Videoconferência

Tema: “Educação em contexto migratório: desafios para o ensino da língua portuguesa a imigrantes e ou refugiados”.

Orientação: Maria Helena Ançã (CIDTFF, DEP, UA) & Manuel Ferreira Rodrigues (DEP, UA)

Estágio de doutoramento de Emmy Gonzaléz Lillo

Emmy González Lillo, doutoranda da Universitat Pompeu Fabra (Barcelona), estará no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, em estágio internacional até 30 de abril, sob a supervisão das investigadoras Luísa Álvares Pereira e Inês Cardoso (CIDTFF).

---

Projeto do Mês | Equipa do projeto LoCALL faz um convite especial

A equipa do LoCALL, um dos projetos do mês de fevereiro do CIDTFF, convida todos os interessados a participar numa semana de formação totalmente dedicada às paisagens linguísticas, a decorrer de 21 a 25 de fevereiro, 2022.

---

Projeto do Mês | A equipa do LoCALL lança um desafio

O desafio lançado pela equipa do LoCALL, um dos projetos do mês de fevereiro do CIDTFF, está aberto até 25 de fevereiro, 2022.

Educar para os desafios do século XXI: sustentabilidade e diversidade linguística e cultural

16 - 18 fevereiro, 2022 | Online

Evento online no âmbito de dois projetos Erasmus+ nos quais participam vários membros do CIDTFF: o projeto TEDS e o projeto LoCALL.

---

VIII Encontro da Comunidade FOCO CG – FOrmar e COlaborar para a Cidadania Global

23 fevereiro, 2022 | 14h30 - 16h30 | Online

A Comunidade FOCO CG, criada pela investigadora do CIDTFF Mónica Lourenço, visa agregar pessoas com diferentes perfis, que partilham interesses comuns na educação para a cidadania global, e que vão construindo conhecimento e imaginando alternativas aos desafios que as sociedades enfrentam.

---

Research on Teacher Education | Vídeos do seminário da rede ANGEL disponíveis

Estão disponíveis os vídeos do webinar “Research on Teacher Education” no qual a investigadora do CIDTFF, Mónica Lourenço participou como convidada, no papel de coordenadora do Special Interest Group on Teacher Education.

---

Investigadoras do DEP marcam presença em iniciativa da DGE “Líderes Digitais 2021/22”

O lançamento do projeto “Líderes Digitais 2021/22” realizou-se ao longo de 4 eventos, entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro 2022, tendo contado, na primeira sessão, com a presença das investigadoras do ccTICua, sediado no DEP da Universidade de Aveiro, Maria José Loureiro (CIDTFF) e Susana Senos.

---

iLRN 2022 | Special Track Self and Co-regulated Learning with Immersive Learning Environments (SCILE)

30 maio - 4 junho, 2022 | Formato híbrido

Integrada na 8th International Conference Immersive Learning Research Network (iLRN 2022), é organizada pelos investigadores Daniela Pedrosa (CIDTFF, DEP, UA), Leonel Morgado (INESC-TEC, UAb) e José Cravino (CIDTFF, UTAD).

---

Conférence européenne sur la formation des enseignants et des équipes éducatives à l’éducation au développement durable

13 - 14 June, 2022 | Universidade de Nantes

A conferência é organizada no âmbito do projeto ERASMUS+ TEDS - Teacher Education for Sustainability do qual fazem parte vários investigadores do CIDTFF.

Cartas com Ciência integra Plano Operacional para a Promoção e Difusão da Língua Portuguesa

O trabalho desenvolvido pela entidade parceira do CIDTFF é referenciado no eixo de ação “Português, Língua de Ciência e Inovação” do plano da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa de 2021 - 2026 como atividade a apoiar.

CIAIQ2022 | Chamada de Artigos para o 11º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

12 - 15 de julho, 2022 | Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha, Espanha

A organização deste evento conta com contributos de vários investigadores do CIDTFF nas comissões coordenadora, organizadora, organizadora local, consultiva e científica. Submissão de artigos até 3 março, 2022

---

Colloque Acedle | Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)

17 - 18 novembro, 2022 | Universidade de Aveiro

O Colóquio da Association des chercheurs et enseignants didacticiens des langues étrangères, subordinado ao tema “Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)”, é organizado pelo CIDTFF em colaboração com a associação. Submissão de propostas até 15 março, 2022

---

Call for Papers | Edição especial da revista “Estudos Linguísticos e Literários”

Subordinada ao tema “Pluricentrismo linguístico do português: perspectivas para o ensino e a formação de professores(as)”, tem coeditora a investigadora do CIDTFF, Sílvia Melo-Pfeifer e encontra-se a aceitar submissões até 30 de março, 2022.

Concurso para contratação de professor auxiliar em Didática das Ciências Sociais

Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro

Abertura do procedimento concursal para a contratação de um Professor Auxiliar, área disciplinar de Educação, subárea de Didática e Tecnologia Educativa, área de especialização em Didática das Ciências Sociais (CD-CTTI-232-SGRH/2021). Deadline: 18 fevereiro, 2022

---

Concurso para contratação de 1 doutorado na área científica de Educação (CDL-CTTRI-208-SGRH/2021)

Subárea de Didática e Tecnologia Educativa, especialização em Supervisão e Avaliação. No âmbito do projeto “TANDEM+ - Transformation, Acceleration, Networking, Development, Entrepreneurial education and Mentoring+”. Deadline: 24 fevereiro, 2022

---

Concurso para atribuição de 1 Bolsa de Investigação na área das Ciências Biológicas ou Planeamento

Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “EduCITY – Cidades inteligentes e sustentáveis com jogos educativos móveis em Realidade Aumentada criados por e para os Cidadãos” (PTDC/CED-EDG/0197/2021) do CIDTFF. Deadline: 3 março, 2022.

---

Concurso para atribuição de 1 Bolsa de Investigação na área da Educação, no âmbito do CIDTFF

Para licenciados ou mestres, inscritos ou que satisfaçam as condições necessárias para se inscrever num dos Programas de Doutoramento afetos ao CIDTFF. Deadline: 4 março, 2022

LoCALL | IV Semana de Formação Online

21 - 25 fevereiro, 2022 | Google Classroom e Zoom

Organizada pela equipa do projeto LoCALL da Universidade de Barcelona coordenada por Melinda Dooly, destina-se a professores universitários, investigadores, professores dos ensinos básico e secundário, alunos de mestrado e doutoramento e a todos os interessados nas temáticas do projeto.

---

Oficina de Formação | Da Literatura à Ciência: o guião didático como ferramenta de apoio aos docentes

4 março - 3 junho, 2022

Acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), destinada a professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Candidaturas até 25 fevereiro, 2022.

ANI | Segunda convocatória da Higher Education Initiative

A ANI está a promover, no âmbito do seu apoio ao Horizonte Europa, a segunda oportunidade para as entidades submeterem as suas propostas à Higher Education Initiative do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). Deadline: 28 fevereiro, 2022

---

Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC Individual) - 5.ª edição

Destinado a contratar 400 doutorados de qualquer nacionalidade ou apátridas detentores de percurso em qualquer área científica que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico em Portugal. Submissão de candidaturas até 3 março, 2022 (até às 17h00).

---

Calls 2021 | Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA)

A Comissão Europeia divulgou a calendarização prevista para ações Marie Skłodowska-Curie, em 2021:

• Staff Exchanges | Deadline: 9 março, 2022

---

FCT | Concurso de Projetos em todos os Domínios Científicos 2022

A FCT publicou a 30 de novembro, o aviso de abertura da edição 2022 do Concurso de Projetos em todos os Domínios Científicos 2022. Submissão de candidaturas até 10 março de 2022 (17h00).

---

Open Calls | SMART-ER Seed Programme

This supports research career development and the implementation of a shared R&I agenda through the training, mobility and engagement in international, cross-disciplinary and intersectoral collaboration of ECIU University researchers focused on the UN SDG11 (Sustainable Cities and Communities). Application submission deadline: 18 March 2022

---

The European Institute of Innovation | Call for the creation of a KIC in the area of culture and creativity

The EIT has launched a Call for Proposals for a new Knowledge and Innovation Community (KIC) for Europe’s Culture and Creative Sectors and Industries. Application submission deadline: 24 March, 2022.

---

Horizonte Europa | Oportunidades de financiamento 2021-2022

A Comissão Europeia publicou o programa de trabalho para 2021-2022 do Horizonte Europa, onde são definidos os concursos, tipologia e objetivos dos projetos a apoiar nesse período. As primeiras calls de 2021 abriram no dia 22 de junho. Aceda aqui aos documentos.

---

Atualização dos formulários de candidatura ao Horizonte Europa

Foram introduzidas alterações ao formulário de candidatura ao Horizonte Europa (RIA & IA), incluindo alterações baseadas no feedback dado por proponentes às calls de 2021.

---

Calendarização de concursos FCT 2021-2023

Encontra-se disponível o calendário dos principais concursos previstos para os anos de 2021 a 2023. A informação é atualizada regularmente de modo a refletir qualquer alteração, quer nos instrumentos de financiamento, quer nas datas previstas.

Congreso Internacional: Educación y Conocimiento (I-CON Edu 2022) | Construyendo el conocimiento de forma colectiva

11-13 May, 2022 | Hybrid

• Symposium submission deadline: 21 February, 2022

• Abstract submission deadline: 1 March, 2022

---

XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | Educação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas

15 - 17 setembro, 2022 | Evento híbrido (Lisboa e online)

Submissão de propostas até 28 fevereiro, 2022

---

IV Colóquio Internacional de Ciências da Educação | A Educação como um bem público: Políticas, Tendências e Controvérsias

12 - 14 maio, 2022 | Presencial (Instituto de Educação da Universidade do Minho) & Online

Submissão de propostas até 28 fevereiro, 2022

---

31st EECERA Conference 2022 | Cultures of Play: Actors, Affordances and Arenas

23 - 26 August, 2022 | Glasgow, Scotland

Submission deadline: 2 March, 2022

---

Adult education in times of crisis and change: perspectives on access, learning careers and identities

14 - 16 julho, 2022 | Universidade do Algarve

Submission deadline: 15 March, 2022

---

Revue Action didactique n.10

December 2022

Abstract submission deadline: 15 March, 2022

---

IV Congresso Internacional de Envolvimento dos Alunos na Escola (IVCIEAE)

19 - 22 julho, 2022 | Evento híbrido (Universidad de Castilla-La Mancha, Cuenca, e online)

Integra a comissão científica do evento, a investigadora do CIDTFF, Anabela Pereira. Submissão de propostas entre 1 março e 10 abril, 2022

---

8.º CNaPPES | Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior

14 - 15 julho, 2022 | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

A investigadora do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá, integra a comissão científica do evento. Submissão de propostas até 7 maio, 2022

---

XXIV Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE22)

17 -19 novembro, 2022 | Coimbra

Os investigadores do CIDTFF António Moreira e Maria João Loureiro integram a comissão científica do evento. Submissão de artigos até 6 junho, 2022.

Ciclo de Workshops | Open Materials: Partilha de Materiais de Investigação

23 fevereiro, 2022 | 18h00 | Online

Evento gratuito, com inscrições obrigatória até 22 fevereiro, 2022

---

MetaRed Portugal | Webinar sobre Gestão de Passwords

23 fevereiro, 2022 | 14h30

Iniciativa está integrada no Kit Sensibilização para a Cibersegurança desenvolvido pela MetaRed em colaboração com as Instituições de Ensino Superior, denominada de #ProtegeOTeuCampus.

---

Conferência final do projeto GROW.UP Jovens a Crescer em Regiões de Fronteira

8 - 9 junho, 2022 | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

---
---

Ação de Formação de Curta Duração | Desafios e Caminhos da Escola Digital

19 fevereiro, 2022 | 9h30 - 18h00 | Auditório da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra

---

Convocatória de bolsas do programa de mobilidade de professores universitários do Grupo Tordesillas - Fundación Carolina

10 bolsas de pós-doutoramento de curta duração para o ano académico 2022/2023. Candidaturas até 4 abril, 2022

---

FCT | Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2022

Destinado a apoiar investigadores, em qualquer área do conhecimento, que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de Doutor. Candidaturas entre 8 março e 7 abril, 2022 (17h00), via portal myFCT.

New European Bauhaus Prizes 2022

Prémios Novo Bauhaus Europeu e Estrelas em Ascenção Novo Bauhaus Europeu em quatro categorias: Reestabelecer uma ligação com a natureza; Reconquistar um sentimento de pertença; Priorizar os lugares e as pessoas que mais precisam; Moldar um ecossistema industrial circular e Promover o pensamento centrado no ciclo de vida. Candidaturas até 28 fevereiro, 2022

---

Horizon Impact Award 2022

Iniciativa da Comissão Europeia que pretende premiar 6 projectos FP7 ou H2020 cujos resultados tenham tido um verdadeiro impacto na sociedade, no valor de 25000€ cada. Candidaturas até 8 março, 2022.

---

FLAD Science Award Atlantic

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento lança a 3ª edição do prémio para o estudo do Atlântico nas suas diferentes vertentes, destinado a jovens investigadores a trabalhar em Portugal, no valor de 300 mil euros. Candidaturas de 25 fevereiro a 25 março.

---

Prémios Arquivo.pt 2022

O Prémio Arquivo.pt tem como objetivo galardoar anualmente trabalhos inovadores realizados com base na informação histórica preservada pelo Arquivo.pt. Candidaturas até 4 maio, 2022.

FCT | Página de informações

Na página será disponibilizada ou indexada toda a informação que a FCT for emitindo, relacionada direta ou indiretamente com a situação atual de pandemia, e que afete de algum modo a atividade das instituições de I&D e comunidade científica geral.

---
---

Artigo blog | Education Outside the Classroom – An Innovative Teaching Concept During COVID-19

Christoph Mall, Leslie Bernhardt & Jan Ellinger | EERA, NW 27 Didactics - Learning and Teaching, NW 3 Curriculum Innovation