|
|
CIDTFF flashnews #397 | semana 4 | 28 JAN 2022CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação. Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço envie-nos um email para cidtff@ua.pt consultar flashnews anteriores
#cidtffemcasa #investigaçãoemcasa #feitoemcasa 
|
28 janeiro, 2022 | 16h30 | Sala de Reuniões e Traduções da Reitoria, Universidade de Aveiro“Educação à Escuta” é o título do Programa que o CIDTFF irá desenvolver em estreita parceria com a Bertrand Editora. A cerimónia de assinatura do Protocolo pode ser acompanhada no canal de Youtube da Universidade de Aveiro.
|
28 janeiro, 2022 | 14h30 | VideoconferênciaTema: Interação Professor-Aluno no 1.º CEB: do Diálogo Experiencial à Educação Emocional Orientação: Marlene Miguéis (CIDTFF, DEP, UA) e Anabela Pereira (CIDTFF & Cintesis, DEP, UA)
|
7 fevereiro, 2022 | 14h00 | Sala de Atos Académicos, Edifício da Reitoria, Universidade de AveiroTema: “A Diversidade da Língua Inglesa - o Ponto de Partida para o Desenvolvimento da Competência Plurilingue” Orientação: Gillian Grace Owen Moreira (CLLC, DLC, UA) e Ana Sofia Pinho (CIDTFF, IE, Universidade de Lisboa).
|
Tomásia Nhazilo (CIDTFF) & Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) | Ensino de L2/LE & Políticas Linguísticas, Diversidade e Interculturalidade, pp. 206-235
|
Maria Castelhano, Tânia Araújo, Daniela Pedrosa (CIDTFF), Leonel Morgado & José Cravino (CIDTFF) | Challenges 2021, Desafios do Digital: Livro de atas, pp. 589-600
|
Sara Rocha, Ana Isabel Andrade (CIDTFF) & Ana Raquel Simões (CIDTFF) | Revista ESTREIADIÁLOGOS, v. 6, n.1 e 2, pp. 113-131
|
O Conselho de Centros de Ciências e Políticas de Educação partilha o documento relativo à tomada de posição sobre o financiamento do Concurso de projetos em todos os domínios científicos a abrir proximamente pela FCT, nos termos do debatido em reunião de 4 de janeiro de 2022.
|
O SAL CONSERVA A COVID-19? Fake news? A equipa CoMMiTTEd diz… Elementar, meu caro leitor. Pode utilizar sal à vontade.
|
A equipa do projeto CoMMiTTed convida a preencher, até dia 2 de fevereiro, um questionário, que ajudará a compreender e a mapear aspetos do insidioso mundo das fake news, tendo em vista a construção de recursos de formação docente.
|
2 de fevereiro, 2022 | 10h00 – 13h00 (Portugal) | OnlineOrganizada no âmbito do projeto Erasmus+ DiCE.Lang, incluirá uma apresentação do projeto e uma introdução ao conceito de cidadania digital com dois oradores convidados, Vítor Tomé e Christian Ollivier. Link de acesso à sessão está disponível a todos os interessados.
|
2 fevereiro, 2022 | 14h15 - 15h15 | OnlineA equipa do Projeto CoMMiTTed convida todos os interessados a participarem, pelas 14h15 do próximo dia 2 de fevereiro, numa conversa informal sobre o mundo das fake news.
|
2 fevereiro 2022 | 18h00Organizado pelo ProChild CoLAB, contará com a presença da investigadora do CIDTFF Gabriela Bento entre os convidados. Evento com inscrições gratuitas.
|
4 - 5 fevereiro, 2021| Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria
|
27 janeiro, 2022 | 22h00 (Portugal) | OnlineSilvia Melo-Pfeifer dinamizou a conferência “Arts-based research on plurilingualism: a focus on initial foreign language teacher education” no âmbito do Research Colloquium in Language and Literacies Education.
|
10 Fevereiro, 2022 | 11h00 – 18h00 (GMT) | OnlineFazem parte da equipa do projeto ColLab - Collaborative Platform for Teaching Innovation in Higher Education, os investigadores do CIDTFF, Ana Isabel Andrade, Lúcia Pombo e Rui Vieira.
|
15 fevereiro, 2022 | 18h00 | onlineO Núcleo de Investigadores Bolseiros do CIDTFF convida todos os alunos, professores e investigadores do Centro e do DEP a assistir à Conferência sobre Metodologias Qualitativas de Investigação da autoria de Jessica Nina Lester (Universidade de Indiana).
|
16 - 18 fevereiro, 2022 | OnlineEvento online no âmbito de dois projetos Erasmus+ nos quais participam vários membros do CIDTFF: o projeto TEDS e o projeto LoCALL. Inscrições gratuitas, mas obrigatórias até 14 fevereiro, 2022.
|
31 janeiro - 4 fevereiro, 2022A 5ª edição das Jornadas de Inovação Pedagógica oferece um conjunto de 6 ações de formação para docentes do ensino superior. Entre os formadores, encontram-se as investigadoras do CIDTFF Ana V. Rodrigues e Vânia Carlos. Inscrições abertas, com vagas limitadas.
|
2 e 9 fevereiro, 2022 | OnlineCurso de formação online para docentes de línguas estrangeiras, organizado no âmbito do projeto Erasmus+ DiCE.Lang.
|
Aberta a submissão de textos para integração do volume “Educação em Línguas e Cidadania Global”, coordenado pelas investigadoras Luciana Mesquita e Cristina Manuela Sá (LabELing, CIDTFF, UA). Submissões até 31 janeiro, 2022.
|
13 - 14 June, 2022 | Universidade de NantesA conferência é organizada no âmbito do projeto ERASMUS+ TEDS - Teacher Education for Sustainability do qual fazem parte vários investigadores do CIDTFF. Submissões até 14 fevereiro, 2022.
|
17 - 18 novembro, 2022 | Universidade de AveiroO Colóquio da Association des chercheurs et enseignants didacticiens des langues étrangères, subordinado ao tema “Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s)”, é organizado pelo CIDTFF em colaboração com a associação. Submissão de propostas até 15 fevereiro, 2022
|
12 - 15 de julho, 2022 | Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha, EspanhaA organização deste evento conta com contributos de vários investigadores do CIDTFF nas comissões coordenadora, organizadora, organizadora local, consultiva e científica. Submissão de artigos até 3 março, 2022
|
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de AveiroAbertura do procedimento concursal para a contratação de um Professor Auxiliar, área disciplinar de Educação, subárea de Didática e Tecnologia Educativa, área de especialização em Didática das Ciências Sociais (CD-CTTI-232-SGRH/2021). Deadline: 18 fevereiro, 2022
|
Foram introduzidas alterações ao formulário de candidatura ao Horizonte Europa (RIA & IA), incluindo alterações baseadas no feedback dado por proponentes às calls de 2021.
|
A Comissão Europeia publicou os tópicos de I&I de apoio à implementação das 5 Missões do Horizonte Europa.
|
Candidaturas para peritos independentes para as cinco Missões do Horizonte EuropaDeadline: 2 fevereiro, 2022
|
2 fevereiro, 2022 | 8h30 (Portugal) | OnlineSessão de informação sobre convocatória do programa CERV - Citizens, Equality, Rights and Values, organizada pela Comissão Europeia.
|
3 fevereiro, 2022 | 9h00 - 12h30 | OnlineCada projeto piloto poderá obter até €180.000 de financiamento, para um mínimo de 4 instituições do consórcio da Universidade Europeia ECIU. As condições de participação podem ser consultadas aqui, devendo a inscrição ser formalizada neste link.
|
7 fevereiro, 2022 | 15h00 (Portugal) | OnlineSessão de esclarecimento sobre os programas CERV e Horizonte Europa, co-organizada pelos Pontos de Contacto Nacional destes programas, sobre as oportunidades nesta temáticas em ambos os programas nas áreas da Inclusão Social, Igualdade, Direito e Valores, entre outras.
|
A Comissão Europeia divulgou a calendarização prevista para ações Marie Skłodowska-Curie, em 2021:
• COFUND | Deadline: 10 fevereiro, 2022
• Staff Exchanges | Deadline: 9 março, 2022
|
A ANI está a promover, no âmbito do seu apoio ao Horizonte Europa, a segunda oportunidade para as entidades submeterem as suas propostas à Higher Education Initiative do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT). Deadline: 28 fevereiro, 2022
|
Destinado a contratar 400 doutorados de qualquer nacionalidade ou apátridas detentores de percurso em qualquer área científica que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico em Portugal. Submissão de candidaturas entre 3 fevereiro e 3 março, 2022 (até às 17h00).
|
A FCT publicou a 30 de novembro, o aviso de abertura da edição 2022 do Concurso de Projetos em todos os Domínios Científicos 2022. Submissão de candidaturas entre 8 fevereiro e 10 março de 2022 (até às 17h00).
|
The EIT has launched a Call for Proposals for a new Knowledge and Innovation Community (KIC) for Europe’s Culture and Creative Sectors and Industries. Application submission deadline: 24 March, 2022.
|
This supports research career development and the implementation of a shared R&I agenda through the training, mobility and engagement in international, cross-disciplinary and intersectoral collaboration of ECIU University researchers focused on the UN SDG11 (Sustainable Cities and Communities).
|
Horizonte Europa | Oportunidades de financiamento 2021-2022A Comissão Europeia publicou o programa de trabalho para 2021-2022 do Horizonte Europa, onde são definidos os concursos, tipologia e objetivos dos projetos a apoiar nesse período. As primeiras calls de 2021 abriram no dia 22 de junho. Aceda aqui aos documentos.
|
Encontra-se disponível o calendário dos principais concursos previstos para os anos de 2021 a 2023. A informação é atualizada regularmente de modo a refletir qualquer alteração, quer nos instrumentos de financiamento, quer nas datas previstas.
|
6 - 7 maio, 2022 | ESEB, IPB, BragançaSubmissão de propostas até 31 janeiro, 2022
|
27 April, 2022 | Montréal, Quebec, CanadaSubmission deadline: 1 February, 2022
|
26 February - 26 March, 2022 | OnlineSubmission deadline: 5 February, 2022
|
12 - 14 maio, 2022 | Evento híbrido (Instituto de Educação da Universidade do Minho e Online)Submissão de propostas até 15 fevereiro, 2022
|
13 - 15 julho, 2022 | Braga, PortugalSubmissão de propostas até 28 fevereiro, 2022
|
4-6 July, 2022 | Palma de Mallorca, SpainSubmission deadline: 17 March, 2022
|
1-2 July, 2022 | Universidade de LisboaSubmission deadline: 20 May, 2022
|
Special issue “Stereotypes and Prejudice in School”Submission deadline: 31 October, 2022
|
17 Janeiro - 1 fevereiro, 2022 | 18h00 | OnlineInscrições gratuitas, mas obrigatórias, para receção da informação de acesso. Próximas sessões:
• 31 de janeiro | Brincar e infância: proscrição, prescrição e participação
• 1 de fevereiro | Hiperburocracia: organizações educativas sob dominação digital
|
1 February, 2022 | 15h00 – 18h00 (CET) | Online
|
16 Fevereiro, 2022 | Auditório do Conselho Nacional de Educação, LisboaO interesse em participar, presencialmente ou online, deverá ser manifestado por email até 28 de janeiro parateresa.lopo@ulusofona.pt, indicando nome, afiliação e contactos (e-mail e telefone).
|
21 - 26 April, 2022 | San Diego, California, USA
|
International Commission on the Futures of Education
|
Olimpia Niglio | Academia Letters
|
17 - 18 February, 2022 | Online
|
11 - 15 July, 2022 | University of Porto & University of Minho (13 July), PortugalApplications deadline: 31 January, 2022
|
Todos os concursos decorrem até 31 janeiro 2022, para o ano académico 2022/2023.
|
10 bolsas de pós-doutoramento de curta duração para o ano académico 2022/2023. Candidaturas até 4 abril, 2022
|
For Researchers with 2-7 years of experience (Starting) or 7-12 years (Consolidator) since PhD, a good scientific track and an excellent research proposal. Deadlines in January and March 2022.
|
A Universidade de Mons (Bélgica) e a AUF, através do seu Institut de la Francophonie pour l'ingénierie de la connaissance et la formation à distance (IFIC), uniram forças para atribuir o Prémio Louis D'Hainaut para a melhor tese de doutoramento em tecnologia educacional. Maria João Loureiro integra a comissão científica. Deadline: 1 Fevereiro, 2022
|
The International Standing Conference for the History of Education (ISCHE) invites historians of education to contribute to and reflect on new ways of studying the past and imagine how present and future research on education and pandemics should or will be carried out – also in terms of developing new relationships between the past and our anticipated futures.
|
Na página será disponibilizada ou indexada toda a informação que a FCT for emitindo, relacionada direta ou indiretamente com a situação atual de pandemia, e que afete de algum modo a atividade das instituições de I&D e comunidade científica geral.
|
|
|
|
|