Header

CIDTFF flashnews #386 | semana 43 | 29 OUT 2021

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

consultar flashnews anteriores

#cidtffemcasa #investigaçãoemcasa #feitoemcasa

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

(H)À Educação | CIDTFF apresenta… EDUCA_Lab: como pode um laboratório novo fazer melhor?

António Neto-Mendes e Betina Lopes, investigadores do CIDTFF, dão a conhecer o EDUCA_Lab – Políticas, Avaliação e Supervisão, um dos mais recentes laboratórios do CIDTFF, na mais recente edição da rubrica quinzenal no Diário de Aveiro, (H)À Educação.

PIC-Edu | Abertas candidaturas à edição 2021/22 do Programa de Iniciação Científica para estudantes em Educação da UA

Nesta edição, há 17 projetos a que os estudantes da Licenciatura em Educação Básica e dos mestrados na área de Ensino e/ou Educação oferecidos pelo Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro poderão concorrer. Deadline: 5 novembro, 2021

---

Estágio de Pós-doutoramento de Rejane Dias da Silva

Rejane Dias da Silva (Universidade Federal de Pernambuco) iniciou no dia 27 de setembro, com término no final de junho, o seu estágio pós-doutoral no DEP/CIDTFF, com orientação de Manuela Gonçalves (CIDTFF, DEP, UA).

Provas do Programa Doutoral em Educação de Helane de Fátima Gomes Fernandes

8 novembro, 2021 | 15h00 | Videoconferência

Tema: Língua e justiça social: um estudo sobre formação inicial de professores de português em contexto amazônico

Orientação: Ana Isabel Andrade (CIDTFF, DEP, UA)

---

Provas do Programa Doutoral em Educação de Maria Aurora Barata Boné

18 novembro, 2021 | 14h30 | Videoconferência

Tema: Ensino do Suporte Básico de Vida na disciplina de Ciências Naturais (9.º ano): um estudo de avaliação com alunos

Orientação: Jorge Bonito (CIDTFF, Universidade de Évora)

Capítulo | From TESOL to TOLSE: plurilingual repertoires at the heart of language learning and teaching

Sílvia Melo-Pfeifer (CIDTFF) | Policy Development in TESOL and Multilingualism, pp. 245-256

---

Capítulo | Mon bonheur conversationnel plurilingue avec Jean- François De Pietro

Sílvia Melo- Pfeifer (CIDTFF) | De lalinguistique à la didactique des langues. Dialogues avec Jean-Françoisde Pietro pp. 46-47

Investigador do CIDTFF profere conferência no 19º fórum internacional do currículo de Shanghai

6 novembro, 2021 | Evento híbrido

Alexandre Ventura proferirá uma conferência convidada no “19th Shanghai International Curriculum Forum”, intitulada "Shadow Education in Latin America".

---

Investigadores do CIDTFF como convidados no VI congresso internacional sobre Sexualidade e Educação Sexual

Os investigadores do CIDTFF, Isabel P. Martins e Rui Marques Vieira, participaram como convidados no VI Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual, que decorreu online de 12 a 15 de outubro, 2021.

---

Investigadoras do CIDTFF com apresentação no Congresso internacional de Línguas Pluricêntricas

Tomásia Nhazilo e Maria Helena Araújo e Sá participaram no I PLURI com a comunicação intitulada “Português Língua Pluricêntrica no contexto multilingue Moçambicano: um olhar sobre a política linguística educativa”.

---

Investigadoras do CIDTFF participam em simpósio que aborda a avaliação em Doutoramento

26 - 27 outubro, 2021 | Online

Maria Helena Araújo e Sá, Nilza Costa, Diana Oliveira e Susana Pinto participaram no Simpósio “Examining the doctorate” que juntou as equipas de investigação de dois projetos: “Examining the doctorate: international case studies” e “The Experience of Examining the PhD: An international  comparative study of processes and standards?”.

---

Investigadoras do CIDTFF marcam presença em Simpósio sobre o Ensino de Português como Língua de Herança

Várias investigadoras marcaram presença no V Simpósio sobre o Ensino de Português como Língua de Herança, que teve lugar em Barcelona entre os dias 27 e 30 de outubro, nomeadamente como keynote speaker. Conheça as suas intervenções.

---

[SAVE THE DATE] Apresentação do livro “Educação à Escuta: vozes do CIDTFF na Rádio Terra Nova”

17 novembro, 2021 | 17h00 - 18h00 | Híbrido (online e na Universidade de Aveiro)

Coordenado pelas investigadoras do CIDTFF Maria Helena Araújo e Sá e Susana Ambrósio, compila os textos dos investigadores do CIDTFF que deram origem às entrevistas no âmbito do podcast “Educação à Escuta” na Rádio Terra Nova.

---

X Simpósio de Organização e Gestão Escolar

19 - 20 novembro, 2021 | Online

Sob o tema “A gestão da incerteza na Educação: (des)continuidades e desafios”, pretende promover, no campo das Políticas Educativas e da Administração Educacional, a reflexão e discussão sobre os processos educacionais no tempo contemporâneo marcado por elevados níveis de incerteza e imprevisibilidade.

---

Special Track “Technologies to promote Self and Co-Regulation of Learning” do ICITL 2021 com submissões abertas

29 novembro - 1 dezembro, 2021 | Online

A Special Track integrada na International Conference of Innovative Technologies and Learning é organizada pelos investigadores Daniela Pedrosa (CIDTFF, Universidade de Aveiro), Leonel Morgado (INESC-TEC, Universidade Aberta), e José Cravino (CIDTFF, UTAD).

---

WCQR2022 | 6th World Conference on Qualitative Research

26 - 28 janeiro, 2022 | Barcelona

Investigadores do CIDTFF integram a coordenação e as comissões consultiva e científica do evento

Educação e Formação - Cadernos Didáticos | Educação em Línguas e Cidadania Global

Encontra-se aberta a submissão de textos para integração do volume “Educação em Línguas e Cidadania Global”, da coleção "Educação e Formação - Cadernos Didáticos", coordenado pelas investigadoras Luciana Mesquita e Cristina Manuela Sá (LabELing, CIDTFF, UA). Submissões até 13 dezembro, 2021.

Questionário | Inventário de Competências de Resolução Colaborativa de Problemas — Professores

Alexandra Ataíde (CIDTFF, DEP, UA), orientada por Anabela Pereira (CIDTFF, DEP, UA) e Feliciano Veiga, convida docentes de todos os níveis de ensino até ao secundário a participarem ativamente na validação de um instrumento de uma investigação-ação de doutoramento na área da resolução colaborativa de problemas complexos na Escola.

Eurostars programme

O Eurostars programme é um programa entre a rede EUREKA e a Comissão Europeia, destinado a projetos de I&D industrial liderados por PMEs inovadoras, em consórcio internacional com outras empresas e organismos de I&D. Candidaturas até 4 novembro, 2021.

---

Calls 2021 | Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA)

A Comissão Europeia divulgou a calendarização prevista para os 5 tipos de ações Marie Skłodowska-Curie, em 2021:

• Doctoral Networks | Deadline: 19 novembro, 2021

• COFUND | Deadline: 10 fevereiro, 2022

• Staff Exchanges | Deadline: 9 março, 2022

---

Horizonte Europa | Oportunidades de financiamento 2021-2022

A Comissão Europeia publicou o programa de trabalho para 2021-2022 do Horizonte Europa, onde são definidos os concursos, tipologia e objetivos dos projetos a apoiar nesse período. As primeiras calls de 2021 abriram no dia 22 de junho. Aceda aqui aos documentos.

---

FCT | Calendário de Concursos 2020-2022

Calendário de concursos regulares apoiados pela FCT, previstos para os anos 2020, 2021 e 2022 nas vertentes Emprego Científico, Formação Avançada e Projetos de I&D.

International Review of Education – Journal of Lifelong Learning (IRE) | Call for special issue proposals

IRE currently invites proposals for guest-edited special issues on: Education for sustainable development and environmental education; global/active citizenship education; the future of lifelong learning; global governance of education.

Deadline: 5 november, 2021

---

Revista Lusófona de Educação

Dossiê Temático: Educar nas (Ultra)periferias: identidades, poderes, desafios

Submissão de propostas até 15 novembro, 2021

---

16th annual International Technology, Education and Development Conference (INTED 2022)

7 - 9 March, 2022 | Valencia (Spain)

Deadline: 18 November, 2021

---

EuroScience Open Forum (ESOF2022)

13 - 16 July 2022 | Leiden, The Netherlands

Submission deadline: 15 November, 2021

---

[save the date] VI ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | Futuros da educação – ciência cidadã e cocriação

4 -5 fevereiro, 2021| Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria

Submissão de resumos até 30 novembro, 2021

Webinars ECIU sobre “Citizen Science”

27 setembro - 15 novembro, 2021 | 9h30 - 10h45 | Online

Próximo webinar a 1 de novembro, 2021

---
---

Aula Aberta | Pobre não fala português: situação sociolinguística de Cabo Verde e a sua influência no ensino da Língua Portuguesa

3 novembro, 2021 | 17h00-18h00 | evento híbrido

inscrições para o email madalenatvdteixeira@ua.pt até 2 novembro, 2021.

---

European Online and Distance Learning Week

3-10 November, 2021 | Online

---
---

The NATO Innovation Network Conference | The Value Chain of Innovation

9 November 2021 | 7h00 - 14h00 (Eastern Time) | Online

---

Language diversity and participation across generations and contexts

10 - 11 December, 2021 | Online

Inscrições até 1 de novembro.

Ciclo de Formação “Publicar sem perecer: sobreviver ao turbilhão” | Kick-Off 2021/2022

2 - 3 novembro, 2021 | BGUC & Bibliotecas da FDUC, FLUC e FPCEUC

---

Assistant Professor with expertise in qualitative research methodologies

Qualitative Research Program in the Department of Lifelong Education, Administration, and Policy at the University of Georgia

Application deadline: 4 November, 2021

Prémio Investigador da Universidade de Aveiro 2021

Visa relevar o trabalho realizado na área de investigação que se realiza na Universidade e reconhecer, anualmente, o mérito do Investigador ou Equipa de Investigação cujo trabalho se tenha destacado, a nível nacional e ou internacional. Candidaturas até 18 novembro, 2021

---

I Edição do Prémio Ibero-americano de inovação educacional

Organizado pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID). A 1.ª edição tem 2 temas: competências digitais na educação de infância e inclusão.

Deadline: 19 janeiro, 2022

---

Prix Louis D’Hainaut de la meilleure thèse en technologie éducative : édition 2022

A Universidade de Mons (Bélgica) e a AUF, através do seu Institut de la Francophonie pour l'ingénierie de la connaissance et la formation à distance (IFIC), uniram forças para atribuir o Prémio Louis D'Hainaut para a melhor tese de doutoramento em tecnologia educacional. Maria João Loureiro integra a comissão científica.

Deadline: 1 Fevereiro, 2022

FCT | Página de informações

Na página será disponibilizada ou indexada toda a informação que a FCT for emitindo, relacionada direta ou indiretamente com a situação atual de pandemia, e que afete de algum modo a atividade das instituições de I&D e comunidade científica geral.

---

European Research Area (ERA) corona platform

Para facilitar o acesso às alterações que vão tendo lugar, a Comissão Europeia criou a página “European Research Area (ERA) corona platform” onde são disponibilizadas as atualizações dos prazos de candidaturas dos diferentes concursos.

---

GoGenius | Primeira app de ensino e aprendizagem de Português Europeu

Chama-se GoGenius e promete revolucionar a forma como se aprende Português, assim como quebrar as barreiras linguísticas das pessoas recém chegadas a Portugal.