|
|
CIDTFF flashnews #369 | semana 22 | 4 JUN 2021CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação. Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço envie-nos um email para cidtff@ua.pt consultar flashnews anteriores
#cidtffemcasa #investigaçãoemcasa #feitoemcasa 
|
O nº 5 da Série “Propostas” da Coleção “Cadernos do LEIP”, organizado pela investigadora do CIDTFF Cristina Manuela Sá, divulga projetos de intervenção didática, desenvolvidos no âmbito da prática pedagógica supervisionada articulada com o seminário de orientação educacional.
|
16 junho, 2021 | OnlineA Comunidade FOCO CG, dinamizada pela investigadora do CIDTFF Mónica Lourenço, visa agregar pessoas com perfis diferenciados e interesses comuns no âmbito da educação para a cidadania global, e que, em conjunto, vão (re)construindo conhecimento e (re)imaginando respostas alternativas aos desafios que as sociedades enfrentam atualmente, a nível local e global.
|
O Website “Crescer sem Muros” resulta do projeto de investigação em curso “Articulação de Práticas Educativas em Contextos Exterior e Interior na Educação Pré-Escolar: Inovar e Formar”, da investigadora do CIDTFF Raquel Ramos.
|
9 junho, 2021 | 16h00 - 17h15 (Lisboa) | OnlineCom o tema "Instituições STEAM", conta com Kelli Thomas & Douglas Huffman (University of Kansas) com "How to become a STEAM school?" e Ana V. Rodrigues (CIEC-VNB & CIDTFF-UA) com "Como criar uma instituição com uma abordagem integrada: O caso do CIEC".
|
9 de junho, 2021 | 16h00 – 18h00 (hora de Lisboa)O Centro de Documentação de Ílhavo comemora o Dia Internacional dos Arquivos, com um programa online, que contará com uma apresentação breve apresentação por parte do CIDTFF/Universidade de Aveiro, parceiros no projeto "Se esta rua fosse minha".
|
Raquel Ramos (CIDTFF), Aida Figueiredo (CIDTFF), e Ana Coelho (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra) são coautoras do poster intitulado “Articulação de práticas educativas em contextos exterior e interior na Educação Pré-Escolar: Inovar e Formar” apresentado no Congresso Internacional “Observatório para o Futuro da Educação de Infância”.
|
31 maio - 5 junho, 2021 | OnlineNo âmbito da European Green Week, e com o objetivo de sensibilizar a comunidade académica para as questões ambientais, a Universidade de Aveiro organizou a GREENWEEK@UA, que conta com dois vídeos da autoria de investigadoras do CIDTFF que damos a conhecer.
|
2 junho, 2021 | 15h00 | Lem@tic, DEP, Universidade de AveiroDinamizado pela pela coordenadora do projeto Erasmus “Poly-Universe in Teacher Training Education“, Ilona Téglási, e organizado pela investigadora do CIDTFF, Vanda Santos.
|
16 junho, 2021 | OnlineNo mês de junho 2021, o LabELing (Laboratório de Educação em Línguas) do CIDTFF organiza dois Seminários Científicos.
|
25 junho | 16h00-19h00 | OnlineNo âmbito das "VI Jornadas Caminhos de Investigação em Educação - Diálogos Inconclusos", em parceria com a UACuida realiza-se um e-colóquio dedicado a todos os que sentiram (e sentem) o fenómeno de fadiga pandémica, enquanto cuidadores familiares.
|
1 - 2 julho, 2021 | Online (Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro)Organizado por alunos do 2.º ano do Programa Doutoral em Educação, surge com o propósito de criar um espaço de debate sobre as investigações desenvolvidas pelos doutorandos, como meio para o desenvolvimento de competências de investigação em Educação nos jovens investigadores.
|
13 - 16 julho, 2021 | OnlineInvestigadores do CIDTFF integram as comissões coordenadora, consultiva, organizadora e científica do evento.
|
7 - 10 setembro, 2021 | OnlineAs investigadoras Fátima Paixão e Isabel P. Martins coordenam, respetivamente, as linhas 8 e 12, e os investigadores do CIDTFF, J. Bernardino Lopes e Rui Marques Vieira integram a comissão científica do evento.
|
16 - 18 setembro, 2021 | OnlineVários investigadores do CIDTFF integram a Comissão Organizadora, Comissão Científica Honorária, e a Comissão Científica dos XIX ENEC e IV ISSE.
|
17 - 18 setembro, 2021 | OnlineIntegra a comissão organizadora do evento, a investigadora do CIDTFF, Isabel Malaquias.
|
19 - 20 novembro, 2021 | OnlineSob o tema “A gestão da incerteza na Educação: desafios e (des)continuidades”, o X Simpósio de Organização e Gestão Escolar, pretende promover, no campo das Políticas Educativas e da Administração Educacional, a reflexão e discussão sobre os processos educacionais no tempo contemporâneo marcado por elevados níveis de incerteza e imprevisibilidade.
|
21 - 22 outubro, 2021 | OnlineSubmissão de resumos até 14 junho, 2021
|
6 de julho de 2021 | OnlineA quinta edição do Fórum do CIDTFF será dedicada ao tema “Dinâmicas investigativas no CIDTFF – problematizar o paradigma da investigação face ao Desenvolvimento Sustentável”. A submissão de trabalhos decorre até dia 22 de junho.
|
26 - 28 janeiro, 2021 | BarcelonaInvestigadores do CIDTFF integram a coordenação e as comissões consultiva e científica do evento.
• Propostas de painéis de discussão até 5 setembro, 2021
• Submissão de resumos até 11 outubro,2021
|
O trabalho desenvolvido pelo investigador do CIDTFF Ângelo Ferreira, no âmbito da tese intitulada “Escola, identidade e resistência em Timor. O caso do externato de São José durante a ocupação indonésia”, continua em destaque em vários meios de comunicação social.
|
em vigor a partir de 7 junho, 2021A FCT publicou a 2 de junho as novas Normas para Atribuição e Gestão de Bolsas no âmbito de Projetos de I&D, Projetos de infraestruturas, Programa de Financiamento Plurianual de Unidades de I&D e de outros instrumentos de financiamento da FCT - Versão 2021.
|
Já são conhecidas as datas dos concursos de 2021 das Ações Marie Skłodowska-Curie, financiadas no âmbito do Pilar I do Horizonte Europa:
• MSCA Doctoral Networks | Deadline: 16/11/2021
• MSCA Postdoctoral Fellowships | Deadline: 15/09/2021
• MSCA & Citizens | Abertura: 17/06/2021 | Deadline: 07/10/2021
• MSCA Staff Exchanges | Abertura: 07/10/2021 | Deadline: 09/03/2022
• MSCA COFUND | Abertura: 12/10/2021 | Deadline: 10/02/2022
|
Calendário de concursos regulares apoiados pela FCT, previstos para os anos 2020, 2021 e 2022 nas vertentes Emprego Científico, Formação Avançada e Projetos de I&D.
|
1 - 3 setembro, 2021 | Montevidéu, UruguaiSubmissão de resumos até 15 junho, 2021
|
13 - 16 outubro, 2021 | OnlineSubmissão de resumos até 15 junho, 2021
|
Adult and Continuing Education during the Covid-19 Pandemic: Challenges and PerspectivesSubmission Deadline: 1 July, 2021
|
8 - 10 june, 2021 | Online
|
12 Junho, 2021 | 14h00 | OnlineEvento anual da Portuguese Association of Researchers and Students in the UK (PARSUK).
|
24 June, 2021 | 13h00 - 15h00 (GMT) | Online ( Zoom)Education Sub Saharan Africa (ESSA) and the Research for Equitable Access and Learning (REAL) Centre at the University of Cambridge, in consultation with researchers featured in the African Education Research Database (AERD), are organizing a virtual conference on the urgent need for additional funding in African education research.
|
25 June, 2021 | OnlineRegistration deadline: 23 June, 2021
|
n.8, 2020 | Traduire la culture : transfert et créativité
|
EuroScientist | 3 May, 2021
|
EuroScientist | 29 April, 2021
|
30 junho - 30 julho, 2021 | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
|
5 - 30 July, 2021 | OnlineApplications are open
|
University of Cambridge, Faculty of Education News
|
Na página será disponibilizada ou indexada toda a informação que a FCT for emitindo, relacionada direta ou indiretamente com a situação atual de pandemia, e que afete de algum modo a atividade das instituições de I&D e comunidade científica geral.
|
Para facilitar o acesso às alterações que vão tendo lugar, a Comissão Europeia criou a página “European Research Area (ERA) corona platform” onde são disponibilizadas as atualizações dos prazos de candidaturas dos diferentes concursos.
|
Atividades educativas dirigidas a escolas e professores para o final do ano letivo.
|
|
|
|
|