Header

CIDTFF flashnews #361 | semana 14 | 9 ABR 2021

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

consultar flashnews anteriores

#cidtffemcasa #investigaçãoemcasa #feitoemcasa

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

(H)À Educação | Igualdade ou desigualdade de género?

A investigadora do CIDTFF, Filomena Teixeira, escreve sobre o tema da igualdade de género, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, na mais recente edição rubrica quinzenal no Diário de Aveiro, (H)À Educação.

---

Investigadora do CIDTFF em podcast pelo Dia Internacional do Livro Infantil

Ana Margarida Ramos em entrevista por ocasião do Dia Internacional do Livro Infantil, no podcast Lilliput, por Sandy Gageiro.

---

Investigadora do CIDTFF em entrevista sobre o projeto InclUA na Think College

Marisa Maia Machado (CIDTFF), em entrevista concedida a Rebecca Lazo, responsável pela tradução e disseminação, da Think College, dá a conhecer o projeto de investigação InclUA, estudo-piloto de inclusão na UA, sob orientação científica das Professoras Paula Santos (CIDTFF) e Marilyn Espe-Sherwindt, em “College Options for Students with ID Expand in Portugal”.

Provas do Programa Doutoral em Educação de Gorete Ribeiro

13 abril, 2021 | 14h45 | Videoconferência

Tema: O papel da consciência metalinguística na aprendizagem do alemão língua estrangeira

Orientação: Teresa Alegre (CLLC, DLC, UA) & Maria Helena Ançã (CIDTFF, DEP, UA)

acesso à sessão

Livro | (H)À Educação: rubricas 2020

Já se encontra disponível o o terceiro volume de compilação dos textos publicados na Rubrica (H)À Educação, desta feita referente ao ano de 2020. A obra conta com 28 rubricas assinadas por mais de 30 Investigadores do CIDTFF, aos quais se juntaram alguns parceiros externos.

---

Recursos | Estratégia de responsabilidade social do CIDTFF

Já se encontra disponível no RIA o documento relativo à Estratégia de Responsabilidade Social do CIDTFF, que surge no seguimento do IV Fórum do CIDTFF, intitulado “Investigação em educação e responsabilidade social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?”.

---

Livro | Atas do Seminário Formar Professores Hoje: Partilhar Conhecimentos, Experiências e Desafios

Já se encontra disponível o documento “Seminário Formar Professores Hoje: Partilhar Conhecimentos, Experiências e Desafios – Livro de Atas”, que inclui vários textos da autoria de docentes do Departamento de Educação e Psicologia e de investigadores do CIDTFF.

---

Disponível o Boletim da AIA-CTS n.º 14

Já se encontra disponível o Boletim da AIA-CTS, n.º 14, de março de 2021, que conta com editorial por Isabel P. Martins, investigadora do CIDTFF e atual presidente da AIA-CTS.

Investigadora do CIDTFF integra a Equipa de Coordenação da AC-Educação (Cooperação com a Sociedade) da Reitoria da UA

Lúcia Pombo integra a equipa de coordenação da Área de Cooperação “Educação” sob o eixo “Didática e Tecnologia Educativa” que agora se junta às já existentes áreas de especialização científica e de cooperação da Universidade de Aveiro.

---

Reportagem | Município de Espinho dinamiza atividades em parceria com o projeto BiblioLab

Já se encontra disponível no site e nas redes sociais do BiblioLab a mais recente reportagem feita ao Município de Espinho, um dos seus parceiros institucionais, sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do Dia Mundial da Poesia e da Árvore. [com vídeo]

Seminários Científicos do LALE durante o mês de Abril

14 e 21 abril, 2021 | Online

O LALE do CIDTFF organiza dois Seminários Científicos, subordinados aos temas “La motivación en el aula de lenguas extranjeras y el impacto de la situación del aprendizaje de la lengua extranjera” e “Mediation – duty or opportunity? Exploring teacher’s beliefs towards (cross-linguistic) mediation”.

---

V ENJIE | Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação

16 - 17 abril, 2021 | Online

A quinta edição terá como tema enquadrador “Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores”. Inscrições gratuitas, mas obrigatórias, até 1 de abril, 2021.

---

Lançamento de livro e Webinar | Tomada de Decisão em Investigação-Ação: Aplicação ao Contexto Académico e Empresarial

31 março, 2021 | Online

“Tomada de Decisão em Investigação-Ação: Aplicação ao Contexto Académico e Empresarial”, dos investigadores do CIDTFF Vânia Carlos e António Pedro Costa. Depois da apresentação do livro por Jorge Remondes, seguiu-se um webinar, conduzido pelos dois autores, que gerou várias participações a propósito dos dois casos práticos que o livro inclui.

---

[SAVE THE DATE] Ciência em Cena 2021

23 de abril, 2021 | Online

"Projeto de Investigação em 1 minuto" é uma ação de divulgação das investigações realizadas no âmbito do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro, organizada pelos alunos de Seminário de Investigação I, regido pelas investigadoras do CIDTFF, Helena Araújo e Sá e Manuela Gonçalves.

---

Seminário online “Estratégias de aprendizagem com jogos digitais no contexto universitário: estudo de caso múltiplo”

23 abril, 2021 |11h00 (Lisboa)

Fernando Pimentel apresentará um seminário sobre o seu projeto de investigação, no âmbito das atividades do estágio pós-doutoral, sob supervisão de Margarida M. Marques, investigadora do CIDTFF.

---

Sessão sobre o Regulamento Geral de Proteção de Dados

30 abril, 2021 | 10h00 | Zoom

Sessão de informação sobre o Regulamento Geral de Proteção de Dados a ser dinamizada pelo Dr. Fernando Batista, Encarregado da Proteção de Dados da Universidade de Aveiro. Destinada exclusivamente aos membros do CIDTFF e estudantes dos Programas Doutorais afetos ao centro.

---

CIAIQ2021 | 10º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

13 - 16 julho, 2021 | Online

Investigadores do CIDTFF integram as comissões coordenadora, consultiva, organizadora e científica do evento.

---

XI Congresso Internacional de Investigação em Didática das Ciências

7 - 10 setembro, 2021 | Online

As investigadoras Fátima Paixão e Isabel P. Martins coordenam, respetivamente, as linhas 8 e 12, e os investigadores do CIDTFF, J. Bernardino Lopes e Rui Marques Vieira integram a comissão científica do evento.

Investigadora do CIDTFF dinamiza uma sessão de formação sobre o Português língua pluricêntrica

26 março, 2021 | Online

Rosa Maria Faneca dinamizou uma sessão de formação intitulada “E nós, usuários… como fazemos? Português língua pluricêntrica: Unidade na heterogeneidade?” para educadores e professores brasileiros.

Call for Papers | Investigar e estudar entre línguas e culturas: vozes de estudantes internacionais de doutoramento na Universidade de Aveiro

As Investigadoras do CIDTFF Susana Pinto e Maria Helena Araújo e Sá encontram-se a organizar um livro que pretende dar voz a estudantes internacionais em doutoramento na Universidade de Aveiro, com relatos sobre as suas experiência enquanto doutorandos num contexto linguístico-cultural diferente do de origem. Os estudantes podem enviar os seus relatos, por email, até 30 de abril, 2021.

---

Internet Latent Corpus com submissões abertas

A revista científica Internet Latent Corpus encontra-se a aceitar submissões até 30 de abril, 2021, para a edição de julho de 2021.

---

Special Issue “Current Trends in Game-Based Learning Supported by Mobile Devices”

Esta edição especial do Education Sciences, jornal de acesso aberto indexado na Scopus, Web of Science e ERIC, entre outras bases de dados, tem como editoras convidadas as investigadoras do CIDTFF Margarida M. Marques e Lúcia Pombo. Submissões até 30 abril, 2021.

---

XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências & International Seminar on Science Education: “Transversalidades: Diálogos e Interações”

16 - 18 setembro, 2021 | Online

Vários investigadores do CIDTFF integram a Comissão Organizadora, Comissão Científica Honorária, e a Comissão Científica dos XIX ENEC e IV ISSE. Submissões de comunicações até 5 maio, 2021.

---

Revista Práxis Educacional: Métodos, metodologias de pesquisa em educação

A Revista Práxis Educacional tem submissões abertas para o dossier temático “Métodos, metodologias de pesquisa em educação”, organizado pelas investigadoras Nilma Crusoé (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e Patrícia Sá (CIDTFF, DEP, UA). Submissões até 31 maio, 2021

ProChild Colab | Vaga para Mestre em Psicologia

Candidaturas até 11 abril, 2021

---

Concurso | 2 Bolsas de Investigação para estudantes de doutoramento na área de Ciências da Educação

O segundo concurso no âmbito do Protocolo de Colaboração celebrado entre a FCT e o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) estará aberto até 30 de abril, 2021 (23h59, hora de Lisboa).

Horizonte Europa | Próximos eventos em preparação pela Comissão Europeia

A Comissão Europeia encontra-se a trabalhar na organização de vários eventos relativos ao novo programa-quadro de I&I. Serão também divulgados na secção ‘notícias’ do Funding and Tenders Portal, gerido pela Comissão, assim como na página da rede PERIN – Portugal in Europe Research and Innovation Network.

---

Horizonte Europa | Calls 2021 Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA)

Já são conhecidas as datas dos concursos de 2021 das Ações Marie Skłodowska-Curie, financiadas no âmbito do Pilar I do Horizonte Europa:

• MSCA Doctoral Networks | Abertura: 18/05/2021 | Deadline: 16/11/2021

• MSCA Staff Exchanges | Abertura: 07/10/2021 | Deadline: 09/03/2022

• MSCA Postdoctoral Fellowships | Abertura: 18/05/2021 | Deadline: 15/09/2021

• MSCA COFUND | Abertura: 12/10/2021 | Deadline: 10/02/2022

• MSCA & Citizens | Abertura: 17/06/2021 | Deadline: 07/10/2021

---

FCT | Concurso CEEC Institucional - 2ª edição

Candidaturas até 16 de abril de 2021.

---

ERC Consolidator Grants

Destinatários: investigadores de qualquer nacionalidade e área científica, com 7 a 12 anos de experiência desde a conclusão do grau de Doutor, que possuam um histórico científico relevante e de excelência que evidencie capacidade de liderança, que pretendam estabelecer ou consolidar equipas de investigação.

Deadline: 20 de abril, 2021

---

FCT | Calendário de Concursos 2020-2022

Calendário de concursos regulares apoiados pela FCT, previstos para os anos 2020, 2021 e 2022 nas vertentes Emprego Científico, Formação Avançada e Projetos de I&D.

Journal of Computers in Education

Springer

Submissions are welcome. Guidelines.

---

13th International Conference on Knowledge Discovery and Information Retrieval

25 - 27 October, 2021 | Online

Submission Deadline: May 18, 2021

---

Quality Assurance in Education

Special Issue on External Evaluation of University Quality in Latin America

Proposal submission deadline: 30 May, 2021

---

The Irish Journal of Adult and Community Education: The Adult Learner, 2022

Measuring success in Adult, Community, and Further Education

Submission deadline: 25 June, 2021

AERA 2021 Annual Meeting Professional Development Courses

13 - 16 April, 2021 | Online

• Teaching and Learning Qualitative Research Methods Principles Through Popular Film Clips

• Advanced Meta-Analysis

• Multilevel Modeling with International Large-Scale Assessment Databases Using the HLM Software Program

• Advancing Qualitative and Mixed Methods Data Collection and Analysis with Visual Displays

---

Prémio Arquivo.pt 2021

Candidaturas até às 13h00 (Hora de Lisboa) de 4 de maio, 2021.

FCT | Página de informações

Na página será disponibilizada ou indexada toda a informação que a FCT for emitindo, relacionada direta ou indiretamente com a situação atual de pandemia, e que afete de algum modo a atividade das instituições de I&D e comunidade científica geral.

---

European Research Area (ERA) corona platform

Para facilitar o acesso às alterações que vão tendo lugar, a Comissão Europeia criou a página “European Research Area (ERA) corona platform” onde são disponibilizadas as atualizações dos prazos de candidaturas dos diferentes concursos.