|
|
CIDTFF flashnews #352 | semana 4 | 29 JAN 2021CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação. Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço envie-nos um email para cidtff@ua.pt consultar flashnews anteriores
#cidtffemcasa #investigaçãoemcasa #feitoemcasa
|
Maria Helena Araújo e Sá, Nilza Costa, Susana Pinto e Diana Oliveira integram um projeto internacional, coordenado por Michael Byram (Universidade de Durham e de Sophia) e Maria Stoicheva (Universidade de Sophia), que tem como produto final a publicação de um livro intitulado "The experience of examining the PhD. An international comparative study of processes and standards".
|
Já se encontra disponível nº 9 da Série “Temas” da Coleção “Cadernos do LEIP”, dos investigadores André Luiz Gaspari Madureira (Universidade do Estado da Baía, Brasil) e Cristina Manuela Sá (CIDTFF, DEP, UA).
|
Bruna Pupatto Ruano, Carla Alessandra Cursino, Dina V. Ramírez Taboada, Taís Vella Cruz & Sílvia Melo-Pfeifer (CIDTFF) | in Movimentos, Memórias e Refúgio: Ensaios sobre as Boas Práticas da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR) na Universidade Federal do Paraná, pp. 180-188
|
A Revista Online com revisão dupla e cega de pares Indagatio Didactica está a aceitar submissões de propostas de artigos a publicar no volume 13, número regular de julho de 2021. Submissão de propostas até 15 março, 2021.
|
16 - 17 abril, 2021 | OnlineA quinta edição terá como tema enquadrador “Investigação em Educação e Responsabilidade Social: vozes dos jovens investigadores”. A submissão de trabalhos decorre até 1 de março de 2021, sendo que informações adicionais serão divulgadas brevemente.
|
A revista científica Internet Latent Corpus encontra-se a aceitar submissões até 30 de abril, 2021, para a edição de julho de 2021.
|
Esta edição especial do Education Sciences, jornal de acesso aberto indexado na Scopus, Web of Science e ERIC, entre outras bases de dados, tem como editoras convidadas as investigadoras do CIDTFF Margarida M. Marques e Lúcia Pombo. Submissões até 30 abril, 2021.
|
Candidaturas decorrem até 5 de fevereiro de 2021.
|
Financiado pelo CIDTFF da Universidade de Aveiro. Podem candidatar-se estudantes inscritos no Mestrado em Educação e Formação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, que pretendam desenvolver a sua dissertação no âmbito do plano de trabalhos indicado no ponto 3 do edital. Candidaturas até 5 de fevereiro de 2021.
|
18 - 22 janeiro, 2021Semana de formação online, realizada no âmbito do projeto Erasmus+ LoCALL, foi composta por sessões síncronas e assíncronas, incluindo várias atividades na Google Classroom e a utilização de plataformas e ferramentas como Padlet, Perusall, zoom, entre outros.
|
No passado dia 21 de janeiro de 2021, Idália Sá-Chaves dinamizou uma palestra online intitulada “Atuando como educador no contexto atual: O papel do educador e sua relação com o educando”.
|
A 5th World Conference on Qualitative Research (WCQR 2021), que se realizou online entre os dias 20 e 22 de janeiro, 2021, contou com contributos de vários investigadores do CIDTFF, que damos a conhecer.
|
27 - 29 janeiro, 2021 | OnlineRaquel Ramos participou no 5º Congresso Internacional da Criança e Adolescente com uma comunicação intitulada "As potencialidades do espaço natureza para a saúde, desenvolvimento e consciência ambiental da criança, na Educação Pré-Escolar".
|
7 - 10 setembro, 2021 | OnlineAs investigadoras Fátima Paixão e Isabel P. Martins coordenam, respetivamente, as linhas 8 e 12, e os investigadores do CIDTFF, J. Bernardino Lopes e Rui Marques Vieira integram a comissão científica do evento.
|
O laboratório colaborativo ProChild, lança uma série podcasts que abordam diferentes temáticas de interesse para crianças, famílias e profissionais, convocando diferentes especialistas a responder a uma questão.
|
2 fevereiro, 2021 | OnlineLançamento oficial do programa de I&I, Horizonte Europa, Programa-Quadro da Comissão Europeia para o financiamento de I&I durante o período entre 2021 e 2027. Evento no contexto da Presidência Portuguesa do Conselho da EU, e é organizado em estreita colaboração com a Comissão Europeia.
|
O Plano S, promovido pela Science Europe visa assegurar que todas as publicações resultantes de investigação financiada através de fundos públicos sejam publicadas em revistas ou plataformas de acesso aberto, ou tornadas disponíveis através de repositórios de acesso aberto sem embargo.
|
Candidaturas até 31 janeiro, 2021, deverão ser formalizadas através do endereço de email research@ua.pt.
|
O concurso está aberto até 26 de fevereiro de 2021 (até às 17h00, hora de Lisboa).
|
A submissão de candidaturas decorre até 10 de março, 2021, em língua inglesa, através de formulário eletrónico no portal de concursos. Guia de Candidatura.
|
Calendário de concursos regulares apoiados pela FCT, previstos para os anos 2020, 2021 e 2022 nas vertentes Emprego Científico, Formação Avançada e Projetos de I&D.
|
120 bolsas para frequentar estudos de pós-graduação em universidades ou centros de ensino superior de países do Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), América do Norte ou Ásia. Deadline: 11 fevereiro, 2021
|
30 bolsas de doutoramento abertas a concurso para investigadores em início de carreira, de qualquer nacionalidade, que pretendam realizar um programa de doutoramento em qualquer área científica numa universidade ou centro de investigação em Espanha ou Portugal. Deadline: 25 fevereiro, 2021
|
O Instituto Weizmann de Ciências, em colaboração com a Fundação ”la Caixa”, lança um concurso de bolsas para doutorados que tenham obtido o doutoramento nos últimos 5 anos em universidades ou centros de investigação espanhóis ou portugueses. Deadline: 2 março, 2021
|
Programa Movilidad de profesorado universidades del Grupo TordesillasO objectivo das bolsas de curta duração é completar a formação pós-doutoral do pessoal docente dos centros universitários brasileiros e portugueses membros do Grupo Tordesillas. Candidaturas até 5 abril, 2021
|
14 - 15 April, 2021 | Online and on campusSubmission deadline: 15 February, 2021
|
Special Issue on Education and Information TechnologiesSubmission deadline: 16 February, 2021
|
9 - 10 abril, 2021 | OnlineSubmissão de Resumos até 21 fevereiro, 2021
|
5-7 July, 2021 | OnlineSubmission deadline: 18 March, 2021
|
7 - 9 setembro, 2021 | LisboaSubmissão de propostas até 31 março, 2021
|
1 - 5 February 2021 | Online
|
2 February, 2021 | 11h00 (Paris time)
|
2 fevereiro, 2021 | 16h00 - 17h00 | Online (Zoom)
|
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência
|
O Contexto das Políticas Públicas e a Área da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global
|
22 February - 6 June, 2021Free online course.
|
Curso online livre no âmbito da educação inclusiva, na Plataforma DGE. Aberto por tempo indeterminado.
|
Candidaturas até 31 janeiro, 2021Tem como objetivo premiar trabalhos científicos ou técnicos, desenvolvidos por estudantes, investigadores e docentes universitários, que abranjam áreas do trabalho, emprego, formação profissional e relações laborais, segurança social e inclusão das pessoas com deficiência.
|
Candidaturas até 1 de fevereiro, 2021
|
Candidaturas de 1 - 28 de fevereiro, 2021Destinado a jovens investigadores a trabalhar em Portugal com objetivos de investigação centrados no Atlântico. A 2ª edição, para além de incluir as áreas de engenharia/tecnologia e ambiente/ciências naturais, também passa a contemplar as ciências sociais e humanidades.
|
Na página será disponibilizada ou indexada toda a informação que a FCT for emitindo, relacionada direta ou indiretamente com a situação atual de pandemia, e que afete de algum modo a atividade das instituições de I&D e comunidade científica geral.
|
Para facilitar o acesso às alterações que vão tendo lugar, a Comissão Europeia criou a página “European Research Area (ERA) corona platform” onde são disponibilizadas as atualizações dos prazos de candidaturas dos diferentes concursos.
|
|
|
|
|