Header

CIDTFF flashnews #328 | semana 29 | 17 JUL 2020

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

consultar flashnews anteriores

#cidtffemcasa #investigaçãoemcasa #feitoemcasa

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

Educação à Escuta | Ep 22. Videojogos para aprender?

Já se encontra disponível a gravação do episódio 22 da rubrica Educação à Escuta, onde a investigadora do CIDTFF, Margarida M. Marques explica como os videojogos, podem ajudar aa crianças a fazer aprendizagens importantes. [+]

Cerimónia entrega de prémios da 2ª edição do Concurso Kamishibai Plurilingue Portugal 2020

20 julho, 2020 | 14h00 - 16h00 | Zoom-Colibri

A 2ª edição do Concurso Kamishibai Plurilingue Portugal foi organizada pelo LALE do CIDTF, parceiro da rede internacional Kamilala.

---

IV Fórum CIDTFF | Responsabilidade Social na Investigação em Educação debatida no CIDTFF

Partilhamos a notícia no Jornal da Universidade de Aveiro sobre o IV Fórum CIDTFF, “Investigação em Educação e Responsabilidade Social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?”, que contou com a presença online de cerca de 80 Investigadores. [+]

---

9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ 2020)

14 - 17 julho, 2020 | Online

O CIDTFF é parceiro do CIAIQ, contando com a participação de investigadores do CIDTFF nas várias comissões do evento. [+]

---

UA Cuida dinamiza novas sessões do E-Colóquio de Barriguitas e do E-Colóquio de Cuidadores

O projeto UACuida organizou mais dois colóquios informais abertos à comunidade geral, focados em esclarecimento de dúvidas e na formação em cuidados de saúde, nos dias 16 e 17 de julho, via zoom-colibri. [+]

---

Novas datas | Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro

24 - 25 setembro, 2020 | Universidade de Aveiro

A organização é da responsabilidade do 1º ano do Programa Doutoral em Educação, ramo de Psicologia da Educação. Integra ainda a comissão organizadora, a investigadora do CIDTFF, Anabela Pereira. [+]

---

Seminário | Conversando sobre a Escrita e Publicação de Artigos Científicos

25 setembro, 2020 | 8h30 - 17h00 | Anfiteatro 5.2.22, Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

Organizado pelo software WebQDA em parceria com o CIDTFF, desenvolve-se em torno de 3 conversas que abordam diferentes perspetivas do tema da escrita e publicação de artigos científicos, e conta com a participação de vários investigadores do CIDTFF. [+]

---

VPCT2020 | Encontro Internacional “A voz dos professores de Ciências & Tecnologias”

5 - 7 novembro, 2020 | Online

A terceira edição do Encontro Internacional VPCT2020 conta com a participação de vários investigadores do CIDTFF nas comissões coordenadora, organizadora e científica. [+]

---

Novas datas | VII Seminário Ibero-americano CTS

19 - 21 novembro, 2020 | Universidade de Valência

Integram a comissão organizadora e científica do evento os investigadores do CIDTFF, Isabel P. Martins, Rui Marques Vieira e Fátima Paixão. Também participam na comissão científica os investigadores J. Bernardino Lopes, Alcina Mendes, Ana V. Rodrigues, Patricia Sá e Celina Tenreiro-Vieira. [+]

ProChild CoLAB | 2 vagas na área de Projetos de Prevenção e de Intervenção em Contexto de Preservação e Reunificação Familiar

• 1 vaga para Mestre em Educação de Infância ou Educação Social ou Psicologia

• 1 vaga para Mestre em Psicologia (especialidade na área da Psicologia Clínica, certificados pela OPP com acreditação em Terapia Familiar)

Candidaturas até 31 agosto, 2020.

Webinar Comunicação de Ciência Online: Como defender o meu projeto/a minha tese

22 junho, 2020 | Zoom

O CESAM, em parceria com o CIDTFF, CICECO e ccTICua, organizou o webinar dinamizado por investigadores especialistas em diferentes componentes da comunicação de ciência, Miguel Leal (CESAM), Maria José Loureiro (ccTICua), Cecília Guerra (CIDTFF) e Nuno Silva (CICECO), e moderado pela Coordenadora Científica do CESAM, Ana Lillebø. [+]

---

ccTICua aposta na dinamização de ações online de apoio e orientação a docentes

O Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro (ccTICua), integrado por vários investigadores do CIDTFF, continua a apostar, em grande escala, na dinamização de todo o tipo de ações que possam servir de apoio e orientação aos docentes, em tempos de Educação a Distância. [+]

---

Oferta formativa do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro

2ª fase de candidaturas entre 20 de julho e 21 de agosto, 2020.

3ª fase de candidaturas entre 5 e 10 de outubro, 2020

Revista Docent Discunt

Submissões abertas para o v. 1, n. 1 (2020)

O investigador do CIDTFF, Francislê Neri de Souza é um dos editores gerais da revista com submissões abertas para o seu volume inaugural.

Submissão das propostas: 20 de Julho

---

Novo deadline | 5.º Congresso Internacional techLING – Línguas, Linguística e Tecnologia

14 - 16 outubro, 2020 | Online

Organizado pelos investigadores do CIDTFF, Ana Balula, António Moreira, Margarida Lucas e Susana Pinto. Integram ainda a comissão científica os investigadores António Pedro Costa, Jaime Ribeiro, Mónica Lourenço e Sandra Vasconcelos. [+]

Submissão de resumos até 31 julho, 2020.

---

TECH-EDU 2020 | 2nd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education

2 - 4 December, 2020 | Online

Os investigadores do CIDTFF, Daniela Pedrosa e José Cravino integram a comissão organizadora do evento internacional que procura promover todos os aspetos das tecnologias de aprendizagem.

Submissão de comunicações até 31 julho, 2020

---

Special Issue “Current Trends in Game-Based Learning Supported by Mobile Devices”

Esta edição especial do Education Sciences, jornal de acesso aberto indexado na Scopus, Web of Science e ERIC, entre outras bases de dados, tem como editoras convidadas as investigadoras do CIDTFF Margarida M. Marques e Lúcia Pombo. [+]

Submissões até 30 abril, 2021

Livro | Vidas de Professores de Português Língua de Herança

As investigadoras Sílvia Melo-Pfeifer (CIDTFF, Universidade de Hamburgo) e Gláucia V. Silva (Universidade de Massachusetts Dartmouth), são organizadores do livro que reúne uma compilação de vidas de professores deslocalizados a dar aulas de Português como língua de herança pelo mundo. [+]

---

Artigo | Qualificação acadêmica e profissional dos docentes do ensino superior em Angola: instrumento de análise e sua validação

Rangel Domingos, Nilza Costa (CIDTFF) & Diana Oliveira (CIDTFF) | Revista Internacional de Educação Superior, 7(e021020), pp. 1-27

---

Artigo | Paper folding for an active learning of mathematics: an experience with preservice teachers

Isabel Vale, Ana Barbosa & Isabel Cabrita (CIDTFF) | in Quaderni di Ricerca in Didattica / Mathematics (QRDM), 7, pp. 53-60

---

Artigo | Smart School Lab e Cidadania Participativa: O potencial da Internet das Coisas

Manuel Santos (CIDTFF) & Vânia Carlos (CIDTFF) | in Proceedings of the CISTI’2020 – 15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, pp. 1-5

---

The OECD coronavirus (COVID-19) policy hub

Tackling coronavirus (COVID‑19): Contributing to a global effort

---

Blog Article | Overcoming education challenges: The coronavirus crisis turns us all into learners

By Princess Laurentien of the Netherlands, UNESCO Special Envoy on Literacy for Development

---
---

FCT | página de informações sobre Covid-19

Na página será disponibilizada ou indexada toda a informação que a FCT for emitindo, relacionada direta ou indiretamente com a situação atual de pandemia, e que afete de algum modo a atividade das instituições de I&D e comunidade científica geral. [+]

---

Prorrogação dos prazos dos concursos H2020

Para facilitar o acesso às alterações que vão tendo lugar, a Comissão Europeia criou a página “European Research Area (ERA) corona platform” onde são disponibilizadas as atualizações dos prazos de candidaturas dos diferentes concursos. [+]

---

ERC Advanced Grants

Deadline: 20 Agosto, 2020

---

Marie Curie Individual Fellowships - 2020

Tipologias:

• MSCA-IF-GF Global Fellowships

• MSCA-IF-EF-ST Standard European Fellowships

• MSCA-IF-EF-SE Society and Enterprise panel

• MSCA-IF-EF-RI Reintegration panel

• MSCA-IF-EF-CAR Career Restart panel

 Deadline: 9 setembro, 2020

---

Canon Foundation in Europe Research Fellowships

Programa destinado a apoiar financeiramente estadias de investigação no Japão.

Concurso aberto em todos os domínios científicos até 15 de setembro (data suscetível de alteração em função da evolução do SARS-CoV-2).

---

FCT | Concurso para projetos I&D para o Parque Natural do Montesinho

Concurso de apoio a Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico para a promoção de atividades de I&D de âmbito interdisciplinar e pluridisciplinar a realizar na região do Parque Natural do Montesinho. [+]

Candidaturas abertas até 30 de setembro de 2020.

---

Bolsa de peritos para avaliar projetos ERASMUS+

Candidaturas até 30 de setembro, 2020

---

FCT | Calendário de Concursos 2020-2022

Calendário de concursos regulares apoiados pela FCT, previstos para os anos 2020, 2021 e 2022 nas vertentes Emprego Científico, Formação Avançada e Projetos de I&D.

Revista Educação, Sociedade & Culturas

Número especial: "Responsabilidade Social da Universidade: Uma questão de diversidade, de inclusão e de qualidade"

Submissão de resumos até 25 julho, 2020

---

OBCIG | Chamada para a apresentação de Dissertações de Mestrado, Teses de Doutoramento e Projetos de Investigação

Com o intuito de dar continuidade à "Coleção Olhares".

Candidaturas até 25 julho, 2020

---

International diversity in teacher and higher education research in the 21st century Conference: insights from doctoral students, supervisors, and doctoral school leaders

4 - 5 dezembro, 2020 | Budapeste, Hungria

Submissão de propostas de resumo ou de propostas de workshops, destinado a estudantes e/ou orientadores, até dia 30 de setembro, 2020.

---

Revista Educação, Sociedade & Culturas

Número especial “Tecnologias digitais e educação escolar em contexto de pandemia (COVID-19): Experiências, sentidos e efeitos”

Submissões até 30 setembro, 2020

---

Revista Lusófona de Educação

Dossier Temático: Educação e Intervenção Social e Comunitária: novos contextos de aprendizagens, subjetivação e organização sociocomunitária.

Submissão de propostas até 15 outubro, 2020

---
---

European Early Childhood Education Research Journal

Special Issue “Pedagogical documentation: Researching a powerful and evolving idea”

Submission deadline: 11 January, 2021

---

TQR 12th Annual Conference

12-15 January, 2021 | Online

Open submissions.

Seminários Virtuais CLACSO

Espaço de formação virtual da Red CLACSO de Posgrados oferece um conjunto de seminários virtuais dirigidos a investigadores, sobre os mais diversos temas e disciplinas das ciências sociais. [+]

---
---
---

eucen University Lifelong Learning Open Fora

• 2 - 6 November, 2020 | The Role of University Lifelong Learning in Learning Cities

• 9 - 13 November, 2020 | Higher Education Work-based learning in a Changing World

• 16 - 20 November, 2020 | Digital learning in continuing learning – The aftermath of COVID-19

• 23 - 27 November, 2020 | Bridging active citizenship and University Lifelong Learning

Foro de Educación

V. 18, N. 2 | Transferencias, transnacionalización y transformaciones de las políticas educativas (1945-2018)

---

Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria

V. 14, N. 1, Values ​​and professional ethics

---

Revista Saber & Educar, N. 27

Compromissos Educativos na construção de uma Cidadania Saudável

---

Systematic Reviews in Educational Research: Methodology, Perspectives and Application

Olaf Zawacki-Richter, Michael Kerres, Svenja Bedenlier, Melissa Bond, Katja Buntins (eds.)

---

Youth report 2020

Inclusion and education: all means all

---

Revista Aula 295

Patios con una mirada feminista

European Schoolnet Academy | STEM MOOC Package

STEM is Everywhere! Rerun’ MOOC | início a 7 setembro, 2020

Integrated STEM teaching MOOCs | início a 26 outubro, 2020

---

Online micro-course on Open education, copyright, and open licensing in a digital world (LiDA103)

9 September, 2020 | Online

UNESCO has partnered with the OERu and the International Council for Open and Distance Education (ICDE) to provide free access a professional development opportunity is open for all educators.

Professores / Formadores para São Tomé e Príncipe no âmbito do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP)

Instituto Marquês de Valle Flôr

• Língua Portuguesa

• Matemática

11ª edição Fraunhofer Portugal Challenge 2020

Candidaturas até 31 Julho, 2020

---

UAveiro Research

Newsletter #209

Destacamos a publicação "Researching across languages and cultures: a study with doctoral students and supervisors at a Portuguese University" pelas investigadoras do CIDTFF, Susana Pinto e Maria Helena Araújo e Sá.

---

UA Online

Newsletter # 349 | 17JUN2020

---