Header

DEP - CIDTFF flashnews #202 | semana 50 | 2017

DEP - CIDTFF flashnews é uma forma de otimizar a comunicação interna e facilitar a divulgação de informações importantes entre os membros do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro e do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF).

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para o cidtff@ua.pt

consultar flashnews anteriores

cidtff    facebook    blog    youtube

Indagatio Didactica | Volume 9, número 4 | dezembro 2017

A presente edição da Revista é composta por vinte e três artigos, o número mais elevado até à data, distribuídos pelas seguintes secções: dois artigos pertencem à rubrica Avaliação; nove estão incluídos na secção Didática e Desenvolvimento Curricular; quatro trabalhos inseridos na secção Supervisão; e, oito na rubrica Tecnologias da Informação em Educação.

Entre eles, contam-se doze artigos com autoria de investigadores do CIDTFF.

ver mais

---

Artigo | A dimensão afetiva na interação plurilingue – dinâmicas de negociação de imagens e estereótipos na interação romanófona em chat

Sílvia Melo-Pfeifer (CIDTFF) & Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) | in Revista Portuguesa de Educação, 30(2), 111-131

ver mais

---

Artigo | Tackling sustainability: First steps towards co-designing teacher professional development

Maria de Lurdes Santos Gonçalves (CIDTFF) | In Apples – Journal of Applied Language Studies, Vol. 11, 3, pp. 81–99

ver mais

---

Artigo | Teachers’ voices on language awareness in pre-primary and primary school settings: implications for teacher education

Mónica Lourenço (CIDTFF), Ana Isabel Andrade (CIDTFF) & Susana Sá (CIDTFF) | in Language, Culture and Curriculum

ver mais

---

Capítulo | The implementation of Technological projects in Education: guidelines based on an EduLab

Ana Oliveira (CIDTFF) & Lúcia Pombo (CIDTFF) | in Progress in Education, vol 49, pp. 1-52

ver mais

Projeto MIRIADI reconhecido como Label Européen des Langues 2017

O projeto MIRIADI: Mutualisation et Innovation our un Réseau de L’Intércomprehension à Distance (531186-LLP-1-2012-1-FR-KA2-KA2NW), no qual participou uma vasta equipa de investigadores do CIDTFF, foi reconhecido com o prémio ”Label Européen des Langues 2017”.

ver mais

---

ENAbLE e EduPARK reforçam a metodologia de mobile learning na formação inicial

No Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, no âmbito da Unidade Curricular “Didática da História, Geografia e Ciências Naturais”, realizou-se uma saída de campo pela cidade de Aveiro com recurso a Tecnologias de Informação Geográfica e mobile learning, no dia 5 de dezembro, que resultou de uma iniciativa conjunta da docente e investigadora do CIDTFF Ana V. Rodrigues e de Vânia Carlos e Lúcia Pombo, investigadoras dos projetos ENAbLE e EduPARK.

ver mais

Ana Isabel Andrade dinamiza sessão em Colóquio do European Centre for Modern Languages

A investigadora do CIDTFF Ana Isabel Andrade participou no Colóquio EMCL (European Centre for Modern Languages), subordinado ao tema “Teacher education for linguistic diversity: the contribution of the ECML”, que se realizou nos dias 13 e 14 de dezembro, onde dinamizou uma sessão intitulada “Perspectives: towards a reference framework for supporting teachers to develop pluralistic approaches”.

ver mais

---

Isabel P. Martins dinamiza seminário subordinado ao tema “Compreensão Pública da Ciência – uma questão de Cidadania”

A investigadora do CIDTFF Isabel P. Martins dinamizou o seminário “Compreensão Pública da Ciência – uma questão de Cidadania”, no âmbito do Programa Doutoral em Educação, esta sexta-feira, dia 15 de dezembro, no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

ver mais

TEPE 2018 | Teacher Education Policy in Europe

17 - 19 maio, 2018 | Universidade do Minho

A investigadora do CIDTFF Ana Isabel Andrade faz parte da comissão organizadora do evento.

Submissão de artigos até 31 Janeiro, 2018

ver mais

---

4.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning

5 de maio de 2018 | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Coimbra

Da comissão científica do evento fazem parte os investigadores do CIDTFF António Moreira, Isabel Cabrita, Maria João Loureiro e Teresa Bettencourt.

A Submissão de comunicações deverá ser feita até 2 de fevereiro, 2018.

ver mais

---

CIAIQ 2018 | 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

10 - 13 julho 2018 | Fortaleza, Brasil

Na organização deste evento estão envolvidos os investigadores do CIDTFF António Pedro Costa, António Moreira, Francislê Neri de Souza, Isabel Alarcão, Dayse Neri de Sousa e Jaime Ribeiro.

Submissão de artigos até 25 de fevereiro, 2018

ver mais

---

XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação

9 - 10 julho, 2018 | Lisboa

Da comissão científica do evento fazem parte as investigadoras do CIDTFF Gabriela Portugal e Luísa Álvares Pereira.

Submissão de propostas até 8 de abril, 2018.

ver mais

EduPARK em destaque em vários meios de comunicação social

A inauguração e disponibilização ao público da Aplicação EduPARK, no passado dia 6 de dezembro, foi amplamente divulgada por vários meios de comunicação social, sendo destaque na primeira página do Diário de Aveiro.

Também foi notícia em: Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Jogo Online, Jornal de Notícias Online, Notícias ao Minuto Online, Smooth FM Online, o VerPortugal Online, Rádio Terra Nova Online, Rádio Comercial Online, TSF Online.

ver mais

H2020 Work programmes 2018-2020

ver mais

---

Call on Joint Qualifications in Vocational Education and Training (VET)

Under the Erasmus + Programme, Key Action 3 - Support to Policy Reform

Deadline for applications: 31st  January 2018

ver mais

---

ERASMUS+ | Reforço de capacidades no domínio do ensino superior

Deadline: 8 de fevereiro de 2018

Convite à apresentação de candidaturas / call for proposals

Guia do programa

---

ERASMUS+ | Parcerias estratégicas nos domínios da educação e da formação

deadline: 21 de março de 2018

Convite à apresentação de candidaturas / call for proposals

Guia do programa

Colóquio internacional | Regards croisés sur les pratiques en pédagogies actives

21 - 23 março, 2018 | Bruxelas

Submissão de propostas até 15 de janeiro, 2018

ver mais

---

Web of Knowledge: A look into the Past, embracing the Future

17 - 19 May 2018 | Universidade de Évora

Submission deadline: January 31, 2018

ver mais

---

CISPEE 2018 | Changing Higher Education One Teacher at a Time

27 -29 junho, 2018 | Universidade de Aveiro

Submissão de propostas até 9 de fevereiro, 2018

ver mais

---

HEAd'18 | 4th International Conference on Higher Education Advances

20 - 22 June, 2018 | Valencia, Spain

Submission deadline: 9 February, 2018

ver mais

---

VI Congresso Ibero-Americano e o IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação

30 maio - 1 junho, 2018 | Lleida, Espanha

Submissão de resumos até 15 fevereiro, 2018

ver mais

II Encontro - A formação de educador@s e professor@s na UniverCidade de Évora

22 - 23 fevereiro, 2018 | Universidade de Évora

ver mais

---

International Academic Conference e-methodology

15 - 16 March, 2018 | Wrocław, Poland

ver mais

Artigo | La tecnología y el arte en los análisis marcuseanos de la racionalidad social

Romina Contia | Revista Ibero-Americana CTS, volume 12, número 36

ver mais

---

OECD | Educational Opportunity for All

ver mais

---

New publications by Information Age Publishing

Control is Not a Four‐Letter Word! | ver mais

Charting a New Course | ver mais

The Growing Out-of-School Time Field | ver mais

Out-of-School-Time STEM Programs for Females | ver mais

---

Innovating Pedagogy 2017

Exploring new forms of teaching, learning and assessment, to guide educators and policy makers.

ver mais

---

Education and Information Technologies

Volume 22, Issue 6, November 2017

ver mais

---

Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias

15(1), Enero de 2018

ver mais

Curso Avançado “Análise Qualitativa com Apoio do Software webQDA”

23 fevereiro - 23 março, 2018 | UNAVE, Universidade de Aveiro

ver mais

---

Cadin

Curso Intervenção Precoce, Workshops & Conversas com Pais

ver mais

---

Formação | Serviço para a Educação Contínua da FPCEUP

Educação, Género e Cidadania | 9 - 30 janeiro, 2018 | ver mais

Coaching para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais:
Curso inicial | 9 - 15 fevereiro, 2018 | ver mais

Intervenção Precoce - Como criar oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem em contextos inclusivos | 13 janeiro - 10 fevereiro, 2018 | ver mais

---

12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Workshops pré-congresso

24 janeiro, 2018 | ISPA – Instituto Universitário, Lisboa

ver mais

ERC Consolidator Grant

ERC Consolidator Grants are designed to support excellent Principal Investigators at the career stage at which they may still be consolidating their own independent research team or programme. Applicant Principal Investigators must demonstrate the ground-breaking nature, ambition and feasibility of their scientific proposal.

Deadline: 15 February, 2018

ver mais

Prémio Fundação Mário Soares - Fundação EDP 2018

Apresentação de candidaturas até 20 de dezembro de 2017.

decorrer até 20 de dezembro de 2017 o período de apresentação de candidaturas à 20ª edição do Prémio
Está a decorrer até 20 de dezembro de 2017 o período de apresentação de candidaturas à 20ª edição do Prémio Fundação Mário Soares – Fundação EDP 2018.

ver mais

---

Travel Award 2018

Multimodal Technologies and Interaction

Application deadline: 31 January 2018

ver mais

UAveiro Research

Newsletter #91- 2017/12/14

ver mais

---

Rede Alumni UA

newsletter 239 | 13 dez 2017

ver mais

---

UA Online
NEWSLETTER #234 | 15DEZ2017

ver mais

---

EuroScience

December 2017 Newsletter

ver mais

---

Lifelong Learning Platform

Education in a Digital World

ver mais

---

Agenda CES

15/12/2017 a 28/12/2017

ver mais

---

CeiED | Newsletter # 52

ver mais

---

Pro-inclusão

Newsletter n.º 113

ver mais

---

Newsletter da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação

ver mais

Graó Educación

Conteúdos digitais, cursos online, publicações entre outros recursos.

ver mais