Header

CIDTFF flashnews #351 | semana 3 | 22 JAN 2021

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

consultar flashnews anteriores

#cidtffemcasa #investigaçãoemcasa #feitoemcasa

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

Bolsa de Investigação Pós-Doutoral no âmbito do CIDTFF

Candidaturas decorrem entre 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2021.

---

Bolsa de Investigação no âmbito do projeto NaLoC - Políticas Curriculares Nacionais e Locais: Aprendendo de práticas escolares a partir de um estudo de caso

Financiado pelo CIDTFF da Universidade de Aveiro. Podem candidatar-se estudantes inscritos no Mestrado em Educação e Formação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, que pretendam desenvolver a sua dissertação no âmbito do plano de trabalhos indicado no ponto 3 do edital.
Candidaturas entre 25 de janeiro e 5 de fevereiro de 2021.

(H)À Educação | “Se eu sei que não gosto de tomate, porquê provar?”

As investigadoras do CIDTFF, Lisa Afonso, Sara Aboim, Patrícia Pessoa e Xana Sá-Pinto, falam sobre a sua investigação no âmbito do projeto ‘Sabor da Diversidade’ de educação alimentar, que ajuda a a fomentar o gosto e interesse por fruta e vegetais entre as crianças, na rubrica quinzenal no Diário de Aveiro, (H)À Educação.

Livro | Kamishibai plurilingue: da criação à execução: guia de acompanhamento

Já se encontra disponível a versão portuguesa da brochura concebida no âmbito do projeto Erasmus+ Kamilala. Coordenada pela investigadora Rosa Maria Faneca (CIDTFF), contou com o envolvimento dos investigadores do CIDTFF, Ana Isabel Andrade, Ana Raquel Simões, Ângela Espinha, Bruna Batista, Cristina Manuela Sá, Filomena Martins, Francisco Silva, Maria Helena Araújo e Sá, Maria João Silva, Susana Pinto, e Valentina Piacentini.

---

Já disponível | Internet Latent Corpus, v.10, n.1

Já se encontra disponível a mais recente edição da revista Internet Latent Corpus, dedicada ao tema “Inteligência Artificial, Pandemia e a Transformação do Ensino Superior”.

---

Artigo | Conceções de Estudantes Portugueses em Formação Inicial de Professores sobre a Evolução e a Origem da Vida

Bento Cavadas & Xana Sá-Pinto (CIDTFF) | Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 20, pp.1339-1362

---

Artigo | Health education projects in Portuguese schools: A multicases study

Hugo Oliveira & Jorge Bonito (CIDTFF) | ASEAN Journal of Community Engagement, 4(1), pp.55-78

---

Artigo | Análise curricular da formação na área da saúde sobre atividade física em gerontologia - um olhar sobre cinco universidades brasileiras

Andrea Mathes Faustino & Rui Neves (CIDTFF) | Brazilian Journal of Development, 6(2), pp. 104163-104176

Call for Papers | Indagatio Didactica, volume 13, julho 2021

A Revista Online com revisão dupla e cega de pares Indagatio Didactica está a aceitar submissões de propostas de artigos a publicar no volume 13, número regular de julho de 2021. Submissão de propostas até 15 março, 2021.

---

Internet Latent Corpus com submissões abertas

A revista científica Internet Latent Corpus encontra-se a aceitar submissões até 30 de abril, 2021, para a edição de julho de 2021.

---

Special Issue “Current Trends in Game-Based Learning Supported by Mobile Devices”

Esta edição especial do Education Sciences, jornal de acesso aberto indexado na Scopus, Web of Science e ERIC, entre outras bases de dados, tem como editoras convidadas as investigadoras do CIDTFF Margarida M. Marques e Lúcia Pombo. Submissões até 30 abril, 2021.

II Encontro POP – Reflexão sobre as práticas pedagógicas no ensino superior

Teve lugar, no dia 20 de janeiro, o II Encontro POP – Programa de Observação por Pares, no qual se realizou um balanço da 3ª edição do programa decorrido no primeiro semestre do ano letivo de 2020/21.

---

XI Congresso Internacional de Investigação em Didática das Ciências

7 - 10 setembro, 2021 | Online

As investigadoras Fátima Paixão e Isabel P. Martins coordenam, respetivamente, as linhas 8 e 12, e os investigadores do CIDTFF, J. Bernardino Lopes e Rui Marques Vieira integram a comissão científica do evento.

Provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Ivone Almeida

26 de janeiro, 2021 | 14h00 | Videoconferência

Tema: Tecnologias de apoio para limitações cognitivo-motoras em contexto familiar: plano de formação para cuidadores informais

Orientação: Jaime Ribeiro (CIDTFF, I. P. Leiria) e António Moreira (CIDTFF, DEP, UA)

---

Provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Yuxiong Zhang

22 de janeiro, 2021 | 14h30 | Videoconferência

Tema: Potencialidades do uso de uma rede social na aprendizagem de português por falantes chineses

Orientação: António Moreira (CIDTFF, DEP, UA)

Horizonte Europa | Já sabe como se organiza o Programa-Quadro Europeu de I&I para 2021-2027?

Com um orçamento de cerca de 95,5 mil milhões de euros, o Horizonte Europa é o maior programa transnacional de financiamento de atividades de Investigação e Inovação (I&I). A sua estrutura assenta em três pilares complementares, mas interligados, cada um constituído por “subprogramas” de financiamento com âmbitos e regras específicas. Integra, ainda, um pilar de natureza transversal direcionado para o alargamento da participação e reforço do Espaço Europeu da Investigação.

---

3.ª Edição do Concurso para atribuição de 10 Bolsas de Doutoramento da UA

Candidaturas até 31 janeiro, 2021, deverão ser formalizadas através do endereço de email research@ua.pt.

---

Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual - 4.ª Edição

O concurso está aberto de 29 de janeiro a 26 de fevereiro de 2021 (até às 17:00, hora de Lisboa).

---

Aviso de Abertura do Concurso FCT para apoio a Projetos em todos os Domínios Científicos 2021

o Aviso prevê algumas alterações face a edições anteriores do concurso, entre as quais a tipologia de projetos (Projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico e Projetos de investigação de caráter exploratório). A submissão de candidaturas decorrerá entre 28 de janeiro e 10 de março de 2021.

---

FCT | Calendário de Concursos 2020-2022

Calendário de concursos regulares apoiados pela FCT, previstos para os anos 2020, 2021 e 2022 nas vertentes Emprego Científico, Formação Avançada e Projetos de I&D.

Bolsas de Pós-graduação estrangeiras – “la Caixa”

120 bolsas para frequentar estudos de pós-graduação em universidades ou centros de ensino superior de países do Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), América do Norte ou Ásia.

Deadline: 11 fevereiro, 2021

---

Bolsas de Doutoramento INPhINIT Retaining – “la Caixa”

30 bolsas de doutoramento abertas a concurso para investigadores em início de carreira, de qualquer nacionalidade, que pretendam realizar um programa de doutoramento em qualquer área científica numa universidade ou centro de investigação em Espanha ou Portugal.

Deadline: 25 fevereiro, 2021

---

Bolsas de Pós-doutoramento do Instituto Weizmann - ”la Caixa”

O Instituto Weizmann de Ciências, em colaboração com a Fundação ”la Caixa”, lança um concurso de bolsas para doutorados que tenham obtido o doutoramento nos últimos 5 anos em universidades ou centros de investigação espanhóis ou portugueses.

Deadline: 2 março, 2021

XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação| Revolução, Modernidade e Memória: Caminhos da História da Educação

20 - 23 julho 2021 | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Submissões até 31 janeiro, 2021

---

Open Praxis

v. 13, n. 2

Submission deadline: 31 January, 2021

---

7th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN 2021)

17 May - 10 June, 2021 | Online

Submission deadline: 15 February, 2021

---

III Congresso Internacional "Direitos Humanos e Escola Inclusiva"

16 - 17 abril, 2021

Submissão de propostas até 28 fevereiro, 2021

---

4th International Conference on Education, Innovation, and Learning Technologies

20 - 23 April, 2021 | Online

Submission deadline: 13 April, 2021

---
---

8º Congreso Internacional de Buenas Prácticas con TIC

19 - 21 October, 2021 | Online

Abstract submission deadline: 15 June, 2021

---
---

Docência+ Impacto

28 - 29 janeiro, 2021 | Online

Universidade de Aveiro e Universidade do Minho promovem iniciativa online de partilha dos conhecimentos adquiridos nas sessões de formação anteriores. Inscrições até 26 de janeiro, 2021.

---

Cibersegurança e Ensino a Distância: Resultados de inquérito à comunidade docente

Resultados do Inquérito dirigido aos professores sobre Cibersegurança e Ensino a Distância, realizado pelo Observatório de Cibersegurança, do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), com o apoio da DGE.

---

EERA Summer School 2021

14 - 16 junho, 2021 | Online

Applications deadline: 30 January, 2021

---

Curso na modalidade de autoformação | Faça Você Mesmo: Produtos de Apoio para alunos com necessidades específicas

Curso online livre no âmbito da educação inclusiva, na Plataforma DGE. Aberto por tempo indeterminado.

---

Fundação Calouste Gulbenkian | Cursos presenciais para professores

Previstos e com marcações disponíveis: cursos presenciais que exploram a natureza, o ar livre e o ambiente.

Global Education Research Award

Applications deadline: 25 January, 2021

---

5.ª edição do Prémio António Dornelas

Candidaturas até 31 janeiro, 2021

Tem como objetivo premiar trabalhos científicos ou técnicos, desenvolvidos por estudantes, investigadores e docentes universitários, que abranjam áreas do trabalho, emprego, formação profissional e relações laborais, segurança social e inclusão das pessoas com deficiência.

---
---

2ª edição do FLAD Science Award Atlantic

Candidaturas de 1 - 28 de fevereiro, 2021

Destinado a jovens investigadores a trabalhar em Portugal com objetivos de investigação centrados no Atlântico. A 2ª edição, para além de incluir as áreas de engenharia/tecnologia e ambiente/ciências naturais, também passa a contemplar as ciências sociais e humanidades.

SEAMEO Webinar Series

Launched in order to provide a platform for experts, education stakeholders, and educators to discuss the response to the COVID-19 pandemic. The webinars cover topics from "Making distance learning, open education resources" and "Quality Learning" to "Lifelong Learning" and "Resilience".

---
---

FCT | Página de informações

Na página será disponibilizada ou indexada toda a informação que a FCT for emitindo, relacionada direta ou indiretamente com a situação atual de pandemia, e que afete de algum modo a atividade das instituições de I&D e comunidade científica geral.

---

European Research Area (ERA) corona platform

Para facilitar o acesso às alterações que vão tendo lugar, a Comissão Europeia criou a página “European Research Area (ERA) corona platform” onde são disponibilizadas as atualizações dos prazos de candidaturas dos diferentes concursos.