Header

CIDTFF flashnews #349 | semana 1 | 08 JAN 2021

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

consultar flashnews anteriores

#cidtffemcasa #investigaçãoemcasa #feitoemcasa

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

(H)À Educação | O que é que a pandemia me trouxe de Erasmus?

A investigadora do CIDTFF, Margarida M. Pinheiro fala sobre interações e vivências de Erasmus (sem mobilidade) a pandemia, na rubrica quinzenal no Diário de Aveiro, (H)À Educação de 24 de dezembro, 2020.

---

(H)À Educação | Por que é que é fundamental promover a sustentabilidade da investigação científica?

A investigadora do CIDTFF, Cecília Guerra, reflete sobre a importância do investimento na investigação científica, e da promoção da sua sustentabilidade, possibilitando avanços em diferentes campos e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos, na rubrica quinzenal no Diário de Aveiro, (H)À Educação de 7 de janeiro, 2021.

Livro | Matemática com Vida – Diferentes Olhares Sobre a Geometria

Os investigadores do CIDTFF, Isabel Cabrita, Vanda Santos, Teresa B. Neto, e J. Bernardino Lopes coordenam o livro que integra 14 textos de autores que intervieram no encontro “Matemática com Vida – Diferentes Olhares Sobre a Geometria”, maioritariamente da (co)autoria de investigadores do CIDTFF pertencentes aos Lem@tic e Lab_SuA.

---

Livro | Sustainable Pedagogical Research in Higher Education: The Political, Institutional and Financial Challenges

O livro coordenado pelas investigadoras do CIDTFF Cecília Guerra, Amanda Franco e Mónica Seabra, consta ainda com 4 artigos da autoria de vários investigadores do CIDTFF que damos a conhecer.

---

Capítulo | Experiências de ensino da escrita acadêmica na universidade

Conceição Siopa (CIDTFF) & Luísa Álvares Pereira (CIDTFF) |Práticas discursivas em letramento académico: Colocando a mão na massa (Práticas discursivas em letramento acadêmico: questões em estudo V. 3), pp. 49-83

---

Artigo | EduPARK- Jogo Interativo ao Ar Livre com Realidade Aumentada

Maria Luísa Ribeiro Gomes, Lúcia Pombo (CIDTFF), Margarida M. Marques (CIDTFF) | APEduC Revista/ APEduC Journal, Vol 1 Nº 2, pp. 52-72

---

Artigo | Programação tangível e a promoção do Pensamento Computacional: propostas didáticas desenvolvidas no projeto TangIn

Filipe T. Moreira, Isabel Cabrita (CIDTFF), Maria José Loureiro (CIDTFF) & Cecília Guerra (CIDTFF) | Medi@ções, 8, 2, pp. 47-62

---

Artigo | A participatory framework proposal for guiding researchers through an educational mobile app development

Rita Tavares (CIDTFF), Rui Marques Vieira (CIDTFF), & Luís Pedro | Research in Learning Technology, 28, pp. 1-21

---

Artigo | Os títulos no processo de escrita de histórias por alunos do 2.º ano de escolaridade

Luís Filipe Barbeiro, Luísa Álvares Pereira (CIDTFF), Rosa Lídia Coimbra & Eduardo Calil | Revista Portuguesa de Educação, 33(2), pp. 71-94

LoCALL: Semana de Formação Online

18 - 22 janeiro, 2021 | Google Classroom e Zoom

Entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2021 irá ter lugar uma semana de formação online que se realiza no âmbito do projeto Erasmus+ LoCALL - Locall Linguistic Landscapes for Global Language Education in the School Context. Inscrições até 10 de janeiro.

---

Ação de formação e ateliers | O kamishibai plurilingue - Recurso pedagógico de educação para a diversidade linguística e intercultural

18 dezembro 2020 e 4, 5 e 7 janeiro 2021 | Escola EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto, Ílhavo

A investigadora do CIDTFF, Rosa Maria Faneca, a convite da coordenação da Escola EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto, Ílhavo, dinamizou uma ação de formação de curta duração e três ateliers dirigidos aos alunos dos 7º anos, no âmbito da participação na 3ª edição do Concurso kamishibai plurilingue Portugal.

Comunicação de Ciência em Investigação em Educação | 2021

12 janeiro, 2021 | 20h00 - 22h00 | Online

A iniciativa decorrerá no âmbito da unidade curricular de “Teorias e Práticas de Educação” do Mestrado de Educação e Formação (1º ano/1º semestre) do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, e conta com a divulgação e partilha, por Bolseiros de Doutoramento do CIDTFF, dos seus projetos.

---
---

Seminário de Formação inicial de professores em São Tomé e Príncipe no âmbito do projeto PAISE

26 - 27 novembro, 2020 | São Tomé e Príncipe e Online

O Seminário “Formar professores hoje: partilhar conhecimentos, experiências e desafios”, organizado no âmbito do Projeto PAISE-STP,com uma participação significativa da Universidade de Aveiro, da Universidade de São Tomé e Príncipe e de outros atores educativos locais, contou com 80 participantes.

---

Investigadora do CIDTFF participa a convite em webinar sobre o passado, presente e futuro das Comunidades Ciganas

17 dezembro, 2020 | Online

A investigadora do CIDTFF, Rosa Madeira, participou a convite no Webinar do Ciclo de Conferências “Comunidades Ciganas: O caminho que fizemos, o presente que moldamos, o futuro que queremos”, onde proferiu a comunicação "A inclusividade e a interculturalidade como dimensões críticas da educação das crianças e jovens ciganos/as".

---

WCQR | 5th World Conference on Qualitative Research

20 - 22 January, 2021 | Faculty of Medicine and Health Sciences University of Barcelona

A Coordenação da WCQR é da responsabilidade dos investigadores do CIDTFF, António Pedro Costa e Fábio Mauro Freitas, e António Moreira (CIDTFF, DEP, UA) integra o Advisory Committee. Vários investigadores do CIDTFF fazem também parte da Comissão Científica do evento.

---

XI Congresso Internacional de Investigação em Didática das Ciências

7 - 10 setembro, 2021 | Online

As investigadoras Fátima Paixão e Isabel P. Martins coordenam, respetivamente, as linhas 8 e 12, e os investigadores do CIDTFF, J. Bernardino Lopes e Rui Marques Vieira integram a comissão científica do evento.

Special Issue “Current Trends in Game-Based Learning Supported by Mobile Devices”

Esta edição especial do Education Sciences, jornal de acesso aberto indexado na Scopus, Web of Science e ERIC, entre outras bases de dados, tem como editoras convidadas as investigadoras do CIDTFF Margarida M. Marques e Lúcia Pombo. Submissões até 30 abril, 2021.

Provas do Programa Doutoral em Educação de Custódio Soares

14 de janeiro, 2021 | 14h00 | Videoconferência

Subordinado ao tema "Formação de estudantes em ensino clínico: intervenção supervisiva do tutor", o projeto foi desenvolvido sob orientação de Nilza Costa (CIDTFF, DEP, UA) & Wilson Abreu (Escola Superior de Enfermagem do Porto)

EMPREENDE CHALLENGE – “la Caixa“

Apoio ao desenvolvimento de produtos, serviços ou campanhas no âmbito de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo em consideração a nova realidade criada pelaCOVID-19.

Deadlines:

• 26 de fevereiro, 2021 (registo)

• 12 de janeiro, 2021 (submissão de projetos)

---
---

3.ª Edição do Concurso para atribuição de 10 Bolsas de Doutoramento da UA

Candidaturas até 31 janeiro, 2021, deverão ser formalizadas através do endereço de email research@ua.pt.

---

Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual - 4.ª Edição

O concurso está aberto de 29 de janeiro a 26 de fevereiro de 2021 (até às 17:00, hora de Lisboa).

---

Aviso de Abertura do Concurso FCT para apoio a Projetos em todos os Domínios Científicos 2021

o Aviso prevê algumas alterações face a edições anteriores do concurso, entre as quais a tipologia de projetos (Projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico e Projetos de investigação de caráter exploratório). A submissão de candidaturas decorrerá entre 28 de janeiro e 10 de março de 2021.

---

FCT | Calendário de Concursos 2020-2022

Calendário de concursos regulares apoiados pela FCT, previstos para os anos 2020, 2021 e 2022 nas vertentes Emprego Científico, Formação Avançada e Projetos de I&D.

Bolsas de Pós-graduação estrangeiras – “la Caixa”

120 bolsas para frequentar estudos de pós-graduação em universidades ou centros de ensino superior de países do Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), América do Norte ou Ásia.

Deadline: 11 fevereiro, 2021

---

Bolsas de Doutoramento INPhINIT Retaining – “la Caixa”

30 bolsas de doutoramento abertas a concurso para investigadores em início de carreira, de qualquer nacionalidade, que pretendam realizar um programa de doutoramento em qualquer área científica numa universidade ou centro de investigação em Espanha ou Portugal.

Deadline: 25 fevereiro, 2021

---

Bolsas de Pós-doutoramento do Instituto Weizmann - ”la Caixa”

O Instituto Weizmann de Ciências, em colaboração com a Fundação ”la Caixa”, lança um concurso de bolsas para doutorados que tenham obtido o doutoramento nos últimos 5 anos em universidades ou centros de investigação espanhóis ou portugueses.

Deadline: 2 março, 2021

---

Congreso Nacional de Pedagogía 2021

7-9 de julho, 2021 | Santiago de Compostela

Deadline para a submissão de propostas: 15 de janeiro, 2021

---

International SciComm Conference: “Science Communication: Take a Step Back to Move Forward”

16 - 19 novembro, 2021

Submissão de propostas até 1 fevereiro, 2021

---

V SEPOLH | Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança

27 - 30 outubro, 2021 | Barcelona

Submissão de propostas até 28 fevereiro, 2021

---

Congrès AFLA-AILA | ONELA : Outils et Nouvelles Explorations de la Linguistique Appliquée

19 - 21 October, 2021 | Lairdil, Toulouse

Submission deadline: 28 February, 2021

---

OEI | Convocatória para a Publicação e Divulgação de Artigos Científicos sobre Educação, Ciência e Cultura em línguas espanhola e portuguesa

No âmbito do Programa Ibero-americano de Difusão de Língua Portuguesa (PIDLP).

Apresentação das propostas para tradução, publicação e difusão aberta em permanência.

54º Encuentro de Centros Innovadores

27 January, 2020 | Online

---

Novas dinâmicas na educação internacional

29 de janeiro

A Reitoria da Universidade de Aveiro (UA) promove um ciclo de cinco sessões de informação sobre programas e projetos de cooperação transnacional em matéria de educação e formação.

A comunidade da UA pode inscrever-se através formulário de online até 15 dias antes de cada sessão.

---

Relatório Estado da Educação 2019

Conselho Nacional de Educação

---
---

Revista Aula de Innovación Educativa 300

Pedagogía de la vida, la muerte y el duelo en la escuela

FCT | Página de informações

Na página será disponibilizada ou indexada toda a informação que a FCT for emitindo, relacionada direta ou indiretamente com a situação atual de pandemia, e que afete de algum modo a atividade das instituições de I&D e comunidade científica geral.

---

European Research Area (ERA) corona platform

Para facilitar o acesso às alterações que vão tendo lugar, a Comissão Europeia criou a página “European Research Area (ERA) corona platform” onde são disponibilizadas as atualizações dos prazos de candidaturas dos diferentes concursos.

---

Resultados do Ato Eleitoral dos órgãos sociais da SPCE

Ocorrido dia 29 de dezembro de 2020, relativo à eleição dos órgãos sociais da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação para o triénio 2020-2023