Header

CIDTFF flashnews #347 | semana 50 | 11 DEZ 2020

CIDTFF - DEP flashnews é uma newsletter semanal do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro para divulgação de temas relativos à área da Educação.

Se pretende ver alguma informação divulgada neste espaço
envie-nos um email para cidtff@ua.pt

consultar flashnews anteriores

#cidtffemcasa #investigaçãoemcasa #feitoemcasa

cidtff    facebook    blog    youtube    twitter

Comunidade científica da área das Ciências Sociais e Humanidades reage a resultado da avaliação da FCT ao Concurso para Financiamento de Projetos de IC&DT em Todos os Domínios Científicos – 2020

O comunicado tem como signatárias 46 instituições do sistema científico nacional da área das Ciências Sociais e Humanidades, entre as quais o CIDTFF.

H(À) Educação | H(À)verá inclusão no Ensino Superior sem suporte familiar?

A investigadora do CIDTFF, Evelyn Santos, tendo em vista a comemoração da Declaração Universal dos Direitos Humanos e do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, fala sobre a inclusão de pessoas com Necessidades Educativas Especiais e apoio familiar na rubrica quinzenal no Diário de Aveiro, (H)À Educação. [+]

---

Educação à Escuta | Ep43. Plano C para a felicidade

Já se encontra disponível a gravação do Episódio 43 da rubrica Educação à Escuta, no qual a investigadora Cristina Felizardo, aluna do Programa Doutoral em Educação, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, fala do seu livro “Plano C para a felicidade”. [+]

Livro | Português Língua de Herança e Formação de Professores

Maria de Lurdes Gonçalves (CIDTFF), Sílvia Melo-Pfeifer (CIDTFF) & Maria José Grosso (orgs.)

---

Capítulo | Filogéneses histórico-cultural e institucional dos números racionais

Isabel Vizinho & Isabel Cabrita (CIDTFF) | Contributos para o desenvolvimento do sentido do número racional, pp. 269-312

---

Artigo | The level of competence of graduating nursing students in 10 European countries — Comparison between countries

Satu Kajander-Unkuri, Sanna Koskinen, Anna Brugnolli, Mª Angeles Cerezuela Torre, Imane Elonen, Viktorija Kiele, Daniela Lehwaldt, Eliisa Löyttyniemi, Jana Nemcová, Célia Simão de Oliveira, Alvisa Palese, Marília Rua (CIDTFF), Leena Salminen, Lenka Šateková, Juliane Stubner, Herdís Sveinsdóttir, Laura Visiers-Jiménez & Helena Leino-Kilpi

Investigadoras do CIDTFF dinamizam oficina para professores no âmbito do XVI ENBE

19 dezembro, 2020 | 10h00 - 13h00 | Online

As investigadoras do CIDTFF Joana Rios, Patrícia Pessoa e Xana Sá Pinto organizam uma das oficinas dirigidas a professores de ciências naturais e biologia, no âmbito do XVI Encontro Nacional de Biologia Evolutiva, a decorrer online entre os dias 16 e 17 de dezembro. Inscrições até 16 de dezembro. [+]

---

LoCALL: Semana de Formação Online

18 - 22 janeiro, 2021 | Google Classroom e Zoom

Entre os dias 18 e 22 de janeiro de 2021 irá ter lugar uma semana de formação online que se realiza no âmbito do projeto Erasmus+ LoCALL - Locall Linguistic Landscapes for Global Language Education in the School Context. [+]

Lançamento de E-book | Redução do Risco de Desastres e a Resiliência no meio Rural e Urbano

16 dezembro, 2020 | 14h00 - 17h00 (Brasil), 17h00 - 20h00 (Lisboa) | Online (Youtube)

O investigador do CIDTFF Mário Talaia participa como convidado no evento de lançamento do livro para o qual contribuiu com dois capítulos. [+]

---

Investigadores do CIDTFF no Seminário “Se esta rua fosse minha” da Câmara Municipal de Ílhavo

No âmbito do Seminário Pontes de Acesso, dinamizado pela Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) no dia 21 de novembro e cuja temática foi o projeto Se esta rua fosse minha, vários investigadores do CIDTFF estiveram presentes enquanto membros da equipa alargada. [+]

---

Investigadores do CIDTFF marcam presença na conferência internacional ELTE-EDiTE

4 - 5 dezembro, 2020 | Online

Subordinada ao tema “International diversity in teacher and higher education research in the 21st century: insights from doctoral students, supervisors, and doctoral school leaders”, contou com a participação de vários investigadores do CIDTFF com comunicações, como chairs de sessões, e dinamizadores de workshops. [+]

---

Investigadoras do CIDTFF participam em congresso internacional de educação e Inovação

No dia 10 de dezembro, as investigadoras do CIDTFF Filomena Teixeira, Ana V. Rodrigues e Diana Oliveira participaram no “XIV CIEI20 – Congresso Internacional de Educação e Inovação”, com uma comunicação, a convite, no Simpósio “Sexualidade, educação e igualdade de género na formação docente”. [+]

---

Conferência do Programa Doutoral em Educação | NaLoC: um projeto do CIDTFF

11 dezembro, 2020 | 17h00 (Hora de Lisboa) | Online

A investigadora do CIDTFF Nilza Costa dinamizou a conferência intitulada "NaLoC: um projeto do CIDTFF", integrada na UC Educação e Contemporaneidade do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro. [+]

---
---

WCQR | 5th World Conference on Qualitative Research

20 - 22 January, 2021 | Faculty of Medicine and Health Sciences University of Barcelona

A Coordenação da WCQR é da responsabilidade dos investigadores do CIDTFF, António Pedro Costa e Fábio Mauro Freitas, e António Moreira (CIDTFF, DEP, UA) integra o Advisory Committee. Vários investigadores do CIDTFF fazem também parte da Comissão Científica do evento.

---

XI Congresso Internacional de Investigação em Didática das Ciências

7 - 10 setembro, 2021 | Online

As investigadoras Fátima Paixão e Isabel P. Martins coordenam, respetivamente, as linhas 8 e 12, e os investigadores do CIDTFF, J. Bernardino Lopes e Rui Marques Vieira integram a comissão científica do evento.

Special Issue “Current Trends in Game-Based Learning Supported by Mobile Devices”

Esta edição especial do Education Sciences, jornal de acesso aberto indexado na Scopus, Web of Science e ERIC, entre outras bases de dados, tem como editoras convidadas as investigadoras do CIDTFF Margarida M. Marques e Lúcia Pombo. Submissões até 30 abril, 2021.

Provas do Programa Doutoral em Educação de Custódio Soares

14 de janeiro, 2021 | 14h00 | Videoconferência

Subordinado ao tema "Formação de estudantes em ensino clínico: intervenção supervisiva do tutor", o projeto foi desenvolvido sob orientação de Nilza Costa (CIDTFF, DEP, UA) & Wilson Abreu (Escola Superior de Enfermagem do Porto)

---

Aviso de Abertura do Concurso FCT para apoio a Projetos em todos os Domínios Científicos 2021

o Aviso prevê algumas alterações face a edições anteriores do concurso, entre as quais a tipologia de projetos (Projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico e Projetos de investigação de caráter exploratório). A submissão de candidaturas decorrerá entre 28 de janeiro e 10 de março de 2021.

---

FCT | Calendário de Concursos 2020-2022

Calendário de concursos regulares apoiados pela FCT, previstos para os anos 2020, 2021 e 2022 nas vertentes Emprego Científico, Formação Avançada e Projetos de I&D.

Current Issues in Comparative Education

Winter 2021 Open Issue | Volume 23, Issue 1

Submission deadline: 15 December, 2020

---

Studies in the Education of Adults

Special Issue on “Lived experience, learning, community activism and social change”

Submission deadline: 4 January, 2021

---
---

Congreso Nacional de Pedagogía 2021

7-9 de julho, 2021 | Santiago de Compostela

Deadline para a submissão de propostas: 15 de janeiro, 2021

---

OEI | Convocatória para a Publicação e Divulgação de Artigos Científicos sobre Educação, Ciência e Cultura em línguas espanhola e portuguesa

No âmbito do Programa Ibero-americano de Difusão de Língua Portuguesa (PIDLP).

Apresentação das propostas para tradução, publicação e difusão aberta em permanência.

---
---

Webinar SPCE-SEC | Avaliações internacionais de larga escala: Portugal à procura de uma pertença global?

15 de dezembro de 2020 | 16.00 horas (WET) | Online (Zoom)

Apresentação: Teresa Teixeira Lopo, CeiED, U. Lusófona

Comentários: Almerindo Janela Afonso, U. Minho & António Teodoro, U. Lusófona

---

OECD Q&A WEBINARS

How can we support student well-being in the digital age? | 15 December, 2020

Career readiness during COVID: How schools can help students enter the labour market in an economic crisis | 18 December, 2020

---
---

UA Shaping the Future

16 dezembro, 2020 | 09h00 | Online

Evento pretende promover discussão alargada sobre inovação, ensino, empreendedorismo e emprego, com a Academia e em interação com a Sociedade Civil. Inscrições.

---
---

Novas dinâmicas na educação internacional

18 de dezembro e 29 de janeiro

A Reitoria da Universidade de Aveiro (UA) promove um ciclo de cinco sessões de informação sobre programas e projetos de cooperação transnacional em matéria de educação e formação.

A comunidade da UA pode inscrever-se através formulário de online até 15 dias antes de cada sessão.

Online Winter School on Development, Sustainability and Globalization

18 - 22 January, 2021 | Online

Early Bird Submission Deadline: 15 December, 2020

---

MOOC | O Essencial da Gestão de Dados de Investigação

MOCC gratuito, disponível até 31 de dezembro de 2021

Concurso para atribuição de 10 bolsas de doutoramento AISTI em 2021

No âmbito das áreas científicas dos Sistemas e Tecnologias de Informação e áreas afins. Candidaturas até 31 dezembro, 2020

Competition | What can science achieve during pandemics?

Austrian Academy of Sciences (OeAW) shall award a cash prize for each of the three best answers. Submissions sent by email or by post by 31 December, 2020

---

FCT | Página de informações

Na página será disponibilizada ou indexada toda a informação que a FCT for emitindo, relacionada direta ou indiretamente com a situação atual de pandemia, e que afete de algum modo a atividade das instituições de I&D e comunidade científica geral.

---

European Research Area (ERA) corona platform

Para facilitar o acesso às alterações que vão tendo lugar, a Comissão Europeia criou a página “European Research Area (ERA) corona platform” onde são disponibilizadas as atualizações dos prazos de candidaturas dos diferentes concursos.